OUÇA: RÁDIO PULSAR - PITANGA PR

............................................................................................................................................................ Web Rádio Pulsar, a Rádio que Pulsa no Coração do Paraná.






sexta-feira, 14 de junho de 2024

PARANÁ AUMENTA PLANTIO DE AMENDOIM EM 26%, MAS PRODUÇÃO CAI; DESCUBRA OS MOTIVOS

O Paraná deverá plantar 2,7 mil hectares de amendoim na safra 2023/24, um aumento de 26% em relação à temporada anterior, conforme o Departamento de Economia Rural (Deral).

Essa área é a maior dos últimos 12 anos.

No entanto, a produção esperada é de 8 mil toneladas, uma queda de 2% em comparação à safra passada, representando cerca de 1% da produção nacional.

A região de Paranavaí é a principal produtora no estado, com mais de 77% da área plantada e 81% da produção.

Historicamente, até a década de 1970, o amendoim era principalmente usado para produção de óleo de cozinha.

Com a popularização da soja, uma opção mais barata para extração de óleo, o amendoim passou a ser direcionado para a confeitaria e consumo humano, especialmente em produtos tradicionais das festas juninas.

Desde 2014, a área plantada de amendoim no Brasil tem crescido, com um aumento médio anual de 11%.

Na safra atual, o país deve plantar 255,4 mil hectares, a segunda maior área desde 1976, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No entanto, a produção nacional prevista é de 737,8 mil toneladas, uma redução de 17,4% em relação à temporada anterior.

São Paulo lidera a produção nacional com 80% do total, seguido por Mato Grosso do Sul com 11%, enquanto o Paraná é o quarto maior produtor, atrás de Minas Gerais.

Redação/Maria Eduarda Farias

Sem comentários:

Enviar um comentário