OUÇA: RÁDIO PULSAR - PITANGA PR

............................................................................................................................................................ Web Rádio Pulsar, a Rádio que Pulsa no Coração do Paraná.






sexta-feira, 14 de junho de 2024

CAMPOS DE LAVANDA NO PARANÁ ATRAEM MILHARES E GERAM MILHÕES EM RECEITA

Os campos de lavanda estão se tornando uma parte significativa da paisagem no Paraná, com 12,5 hectares cultivados atualmente.

A Rota das Lavandas, organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em 2022.

Inclui propriedades em Araucária, Carambeí, Londrina, Palmeira, Toledo e Umuarama, atraindo 152 mil visitantes e gerando R$ 7 milhões em receita desde sua criação.
O Lavandário Het Dorp, em Carambeí, é um destaque, administrado pela família Los, que cultiva 1,5 hectare de lavanda e oferece aos turistas uma experiência completa com girassóis, produtos cosméticos, queijaria e café. A principal variedade plantada é a lavanda francesa, que floresce o ano inteiro.
A Rota das Lavandas tem impulsionado o turismo na região, estimulando a troca de experiências entre os produtores.

Em Toledo, Rosilene Welter diversificou a propriedade com o cultivo de lavanda, girassóis e canola, promovendo ecoturismo rural e oferecendo um espaço para piqueniques e trilhas.
Rosilene destaca a importância da capacitação para quem deseja entrar no turismo rural, recomendando cursos e apoio de órgãos como o IDR-Paraná.

A família Los, por sua vez, ganhou o prêmio Orgulho da Terra em 2022 por sua transição bem-sucedida entre gerações, integrando lavanda, produção de leite e queijos na propriedade.
Redação/Maria Eduarda Farias
Com/Ag. Estadual de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário