O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um alerta de tempestades severas que devem atingir o Estado entre sexta-feira (7) e sábado (8).
De acordo com o boletim atualizado em conjunto com a Defesa Civil, há previsão de chuva de granizo, ventos fortes e descargas elétricas, especialmente nas regiões Oeste, Noroeste, Sudoeste e parte do Norte do Paraná.
Segundo o Simepar, as chuvas continuam intensas e devem retornar com força já na sexta-feira.
No início da tarde, tempestades mais severas devem se concentrar nas regiões Sudoeste e Oeste, espalhando-se para outras áreas do Estado ao longo da tarde e noite.
Em alguns locais, o acúmulo de chuva pode ultrapassar entre 50 e 60 milímetros, com fortes rajadas de vento e queda de granizo em curto período de tempo.
Ventos acima de 90 km/h
O sistema de baixa pressão que se forma sobre o Paraná já provoca instabilidade e rajadas de vento intensas.
Na madrugada desta quarta-feira (5), foram registradas rajadas de até 91,8 km/h em Altônia e 82,4 km/h em Guaíra, de acordo com dados do Simepar.
Até as 11h da manhã, o volume de chuva já ultrapassava 30 milímetros em cidades como Apucarana, Altônia e Guaíra.
Após uma rápida trégua na quinta-feira (6), com tempo mais estável em parte do Estado, as chuvas fortes retornam com intensidade a partir de sexta-feira, acompanhadas de trovoadas e risco de temporais localizados.
Orientações
A Defesa Civil do Paraná orienta a população a redobrar os cuidados, evitando se abrigar sob árvores, desligando aparelhos eletrônicos durante as tempestades e mantendo atenção a estruturas que possam ser danificadas por ventos fortes.
Fonte: Massa.com.br / Simepar / Defesa Civil do Paraná


Sem comentários:
Enviar um comentário