terça-feira, 25 de novembro de 2025

OPERAÇÃO NO PARANÁ PRENDE GRUPO QUE USAVA VIATURAS CLONADAS PARA TRANSPORTAR DROGAS

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagraram nesta terça-feira (25).

Uma operação para cumprir 13 mandados judiciais contra uma organização criminosa especializada no transporte interestadual de grandes cargas de drogas utilizando viaturas clonadas e veículos oficiais adulterados.

A ação ocorre em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, no Paraná, e em Joinville (SC)

Ao todo, estão sendo cumpridas sete prisões preventivas e seis mandados de busca e apreensão. Cães de faro da PCPR também participam das diligências para reforçar a eficiência das buscas.

As investigações começaram em junho de 2025, após a apreensão de 762 kg de maconha dentro de um Renault Duster branco que imitava a identidade visual da Polícia Científica do Paraná. O veículo havia ignorado uma ordem de parada da PRF e foi abandonado após colidir na BR-277, em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo o delegado Victor Loureiro, o caso revelou a existência de uma estrutura criminosa estável, hierarquizada e com divisão clara de funções, responsável por múltiplos transportes ilícitos entre Foz do Iguaçu, Curitiba e outras cidades do interior paranaense. 

Os criminosos utilizavam automóveis batedores, placas falsas e caracterizações visuais inspiradas em órgãos públicos para tentar dissimular os crimes.

Durante as apurações, foram identificados pelo menos quatro outros episódios envolvendo veículos adulterados, totalizando mais de 1,4 tonelada de maconha e 150 kg de cocaína apreendidos. 

O primeiro deles ocorreu em abril de 2025, em Guarapuava, quando foram encontrados 562 kg de maconha em um carro com placas falsas e símbolos fraudulentos do Poder Executivo Federal. 

Um segundo veículo, que atuava como batedor, também foi localizado.

A operação segue em andamento com o objetivo de desarticular completamente o grupo.

Fonte: AENPR

Da redação/ Maria Farias

Sem comentários:

Enviar um comentário