O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e a Defesa Civil emitiram, nesta quinta-feira (6),.
Um alerta para o agravamento das condições do tempo entre a tarde de sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8) em várias regiões do Estado.
De acordo com o Boletim de Gestão de Riscos, há previsão de tempestades severas, com rajadas de vento acima de 80 km/h, chuva superior a 50 mm, descargas elétricas e queda de granizo.
As regiões Oeste e Sudoeste devem ser as primeiras a registrar temporais, que se espalharão para as demais áreas do Paraná ao longo da tarde e noite de sexta.
O risco é classificado como muito alto no Oeste e alto no Leste do Estado.
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, o calor intenso e um sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do país favorecem o desenvolvimento das tempestades.
As temperaturas podem ultrapassar os 30°C em cidades do Norte e Oeste antes da chegada da frente fria associada a um ciclone extratropical.
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica.
A partir do sábado (8), com o avanço do ciclone para o oceano, o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba podem registrar ventos entre 40 e 70 km/h, além de agitação marítima.
Os paranaenses podem acompanhar os alertas vigentes em www.defesacivil.pr.gov.br/alertas-vigentes e receber notificações gratuitas pelo celular enviando o CEP da região para o número 40199.
Fonte: Agência Estadual de Notícias

.png)
Sem comentários:
Enviar um comentário