quarta-feira, 15 de outubro de 2025

GOVERNO PAGA LOTE EXTRA DO ABONO SALARIAL NESTA QUARTA (15); VEJA QUEM TEM DIREITO

Cerca de 1,6 milhão de trabalhadores começam a receber, a partir desta quarta-feira (15).

lote extra do abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2023. 

O pagamento, no valor total de R$ 1,5 bilhão, foi autorizado para pessoas que tiveram inconsistências nos dados enviados pelos empregadores, o que impediu o recebimento no calendário regular.

O valor do benefício pode variar de R$ 126,50 a R$ 1.518,00, de acordo com o número de meses trabalhados em 2023. 

Os recursos ficarão disponíveis até 29 de dezembro de 2025.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o pagamento foi viabilizado pela Resolução Codefat nº 1.013/2025, que permitiu às empresas corrigirem e reenviar dados até 20 de junho deste ano. 

A medida contempla somente os trabalhadores que já atendiam aos critérios do programa, mas foram prejudicados por falhas ou atrasos no envio de informações à Rais ou ao e-Social.

Quem tem direito:

Estar inscrito no PIS/Pasep ou no CNIS há pelo menos 5 anos;

Ter trabalhado com carteira assinada por ao menos 30 dias em 2023;

Ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos no período;

Ter os dados corrigidos e informados corretamente pelo empregador.

Quem não tem direito:

Empregados domésticos;

Trabalhadores rurais ou urbanos contratados por pessoa física;

Empregados de pessoa física equiparada à jurídica.

Como consultar:

Carteira de Trabalho Digital (app ou site gov.br): vá em “Benefícios” > “Abono Salarial”;

Aplicativos Caixa Trabalhador ou Caixa Tem (PIS);

Central Alô Trabalho (telefone 158, ligação gratuita).

Como será feito o pagamento:

PIS (iniciativa privada) – via Caixa Econômica Federal:

Crédito em conta Caixa;

Poupança Social Digital (Caixa Tem);

Saque com Cartão Cidadão ou presencial nas agências.

Pasep (servidores públicos e estatais) – via Banco do Brasil:

Crédito em conta BB;

TED/PIX para outros bancos;

Saque presencial nas agências.

Quem acredita ter direito e não foi incluído no pagamento pode registrar recurso diretamente no app Carteira de Trabalho Digital.

Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 158, por e-mail (trabalho.uf@economia.gov.br) ou nas superintendências regionais do Trabalho.

Fonte: Agência Brasil

Da redação/ Maria Farias

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