Com a chegada do feriado prolongado da Páscoa, seguido pelo Dia de Tiradentes, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.
Está reforçando o apelo à população para que doe sangue e ajude a manter os estoques em níveis adequados.
O alerta é especialmente importante entre os dias 18 e 21 de abril, período em que muitas unidades de saúde operam com horários diferenciados e há aumento nos deslocamentos por conta das celebrações familiares, o que historicamente eleva a demanda por transfusões, especialmente devido ao maior número de acidentes e emergências.
As unidades da Hemorrede em todo o estado estarão funcionando em regime especial, com dias e horários específicos para coleta.
O objetivo é garantir o atendimento às demandas regionais e manter os estoques abastecidos durante o feriado.
O agendamento prévio da doação é essencial e pode ser feito pelo site oficial do Hemepar ou por telefone.
Com isso, o atendimento é mais organizado e todos os tipos sanguíneos podem ser distribuídos conforme a necessidade.
"Pedimos às pessoas que têm a possibilidade de colaborar que se dirijam aos pontos de coleta", destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
“A Páscoa é um momento de celebração para as famílias, e como muitas pessoas estarão trafegando pelas rodovias, nossos estoques de sangue precisam estar à disposição para os atendimentos. Por isso, contamos com a colaboração de todos na doação de sangue”.
Quem pode doar sangue
Para ser doador, é necessário:
Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal);
Pesar no mínimo 51 kg;
Estar alimentado, hidratado e descansado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação);
Apresentar documento oficial com foto.
Homens podem doar sangue a cada dois meses (até quatro vezes ao ano) e mulheres a cada três meses (até três vezes ao ano).
Funcionamento das unidades de coleta durante o feriado
As unidades do Hemepar em todo o estado terão funcionamento especial nos dias 17, 19 e 21 de abril, com horários variando conforme a regional de saúde.
Em algumas cidades, como Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina, haverá atendimento estendido em determinados dias para garantir maior cobertura.
Já a 22ª Regional de Saúde, com sede em Ivaiporã, não realizará coletas neste período.
A população pode consultar a programação completa no site do Hemepar e agendar a doação conforme a unidade mais próxima.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde
Sem comentários:
Enviar um comentário