sexta-feira, 21 de março de 2025

FRIO CHEGA AO PARANÁ E DEIXA CIDADES COM TEMPERATURAS HISTÓRICAS EM 2025

O frio já começou a marcar presença no Paraná, com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrando, na madrugada desta sexta-feira (21), a temperatura mais baixa do ano em dez cidades do estado. 

De acordo com os dados, as temperaturas mais baixas foram:

  • Cambará: 15,1°C
  • Campo Mourão: 15,3°C
  • Cândido de Abreu: 15,9°C
  • Cornélio Procópio: 15,5°C
  • Guaraqueçaba: 16,1°C
  • Jaguariaíva: 12,1°C
  • Laranjeiras do Sul: 13,8°C
  • Londrina: 16,7°C
  • Paranavaí: 19,2°C
  • Telêmaco Borba: 12,1°C

A chegada do frio estava prevista com a aproximação de uma frente fria logo no início do outono, que iniciou oficialmente às 6h01 de quinta-feira (20). 

A estação outonal é marcada pela grande amplitude térmica, o que resulta em madrugadas mais frias, muitas vezes com nevoeiros, seguidas por tardes mais quentes.

De acordo com Samuel Braun, meteorologista do Simepar, as temperaturas devem permanecer elevadas no Oeste e Noroeste do Paraná ainda nesta sexta-feira, com máximas entre 32°C e 34°C. 

Nestas regiões, os índices de umidade relativa do ar podem ficar abaixo de 40%, o que aumenta a sensação de calor.

O sábado (22) trará mais características típicas do outono, com manhãs amenas e possibilidade de nevoeiros, principalmente nas regiões Centro Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. 

Já nas demais áreas, o sol deve predominar e o aquecimento será mais expressivo no Oeste e Noroeste, com temperaturas máximas podendo superar os 34°C em algumas cidades.

No domingo (23), a situação climática deve mudar, com a formação de um sistema de baixa pressão entre o Sul do país, Norte da Argentina e Paraguai, que pode contribuir para a formação de áreas de instabilidade. 

A previsão é de que o dia comece com chuva, especialmente no Noroeste, Oeste e Sudoeste do estado, com possibilidade de chuvas isoladas ao longo do dia nas outras regiões do Paraná.

A instabilidade do clima deve continuar ao longo da próxima semana, com o tempo abafado e a chance de chuvas mais frequentes em todo o estado.

O Simepar continua monitorando as condições climáticas com sua estrutura de 120 estações meteorológicas, três radares e cinco sensores de descargas meteorológicas. 

Informações detalhadas sobre a previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site do Simepar (www.simepar.br), com atualizações diárias sobre as condições de temperatura, chuva, umidade do ar e vento.

Fonte:  Simepar 

Da redação/ Maria Farias

Sem comentários:

Enviar um comentário