Após a conclusão da licitação de duplicação da PR 466, trecho Turvo/Pitanga, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), divulgou que vai licitar a restauração em concreto das rodovias PRC-487 e PR-460, onde liga Nova Tebas e Pitanga.
No total são 51,52 quilômetros de extensão.
Contempla-se no presente edital o trecho que se inicia na PRC-487, na ponte sobre o Rio Muquilão, que fica entre os municípios de Nova Tebas e Iretama, e segue até o entroncamento com a PR-460 no acesso para Manoel Ribas.
A partir daí a obra vai contemplar o trecho da PR-460 deste entroncamento até chegar na futura duplicação, em Pitanga.
Será utilizada a técnica whitetopping em todo o trecho, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é aproveitado como base para a execução de placas de pavimento rígido de concreto, garantindo uma pista de ótima qualidade e vida útil de cerca de 20 anos.
Também serão implantadas terceiras faixas do mesmo material em todos os pontos críticos, e acostamentos igualmente de concreto, com 2 metros de largura exceto quando há faixa adicional, onde os acostamentos ficam com 1,2 metros em um dos lados.
O projeto também prevê a construção de um viaduto no entroncamento das duas rodovias, acesso para o município de Manoel Ribas, e duas rótulas alongadas fechadas, uma no acesso a Nova Tebas e a outra no perímetro do distrito de Catuporanga.
Ainda serão realizadas melhorias geométricas em curvas, e correção de faixas adicionais existentes que terminam antes do fim da rampa.
Será implantada nova iluminação viária nas três interseções mencionadas, realizadas melhorias em quatro pontes, implantado novo sistema de drenagem de águas, nova sinalização e dispositivos de segurança, entre outros.
O prazo contratual é de 810 dias (27 meses), com o projeto devendo ser elaborado nos primeiros quatro meses, e os serviços iniciais de terraplenagem já iniciando no quarto mês.
Fonte: AEN/PR
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