A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) alerta para o aumento de casos de doenças diarreicas agudas (DDA) no estado, com 389.422 registros de diarreia de janeiro a outubro, incluindo 56.839 em crianças até 5 anos. De janeiro a outubro de 2024, o Paraná já registrou mais casos e surtos de DDA do que em todo o ano de 2023. As DDAs são causadas por vírus, bactérias e parasitas, com transmissão por alimentos e água contaminados.
A Sesa reforça a importância da prevenção, como a vacinação contra o rotavírus para bebês, disponível no SUS. A vacina tem cobertura de 90,22% no estado e ajuda a prevenir a desidratação em crianças. A orientação é para que gestantes e pais de crianças com menos de 5 anos redobrem os cuidados, principalmente com a higiene e alimentos, para evitar surtos.
O Laboratório Central do Estado (Lacen) está intensificando a pesquisa de bactérias e vírus, com um aumento expressivo no número de exames realizados. A capacitação de profissionais também tem sido reforçada para melhorar a resposta aos surtos.
Sem comentários:
Enviar um comentário