quinta-feira, 19 de setembro de 2024

PARANÁ INVESTE EM RODOVIAS DE CONCRETO PARA MELHORAR LOGÍSTICA

O Paraná está implementando rodovias de concreto para melhorar a durabilidade e reduzir os custos de manutenção.

Comparadas ao asfalto, essas estradas têm o dobro da vida útil e menores custos de manutenção ao longo do tempo.

No estado, 13 trechos somam cerca de 340 quilômetros de pavimento rígido, incluindo projetos na região de Guarapuava e Pitanga.

Entre os principais projetos estão a duplicação da rodovia entre Guarapuava e Pitanga, e a revitalização da PRC-280 entre General Carneiro e Pato Branco.

O pavimento rígido é inspirado em modelos americanos e alemães e oferece vantagens como menor necessidade de reparos e melhor desempenho para tráfego pesado.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) estão conduzindo esses projetos, que visam modernizar a infraestrutura viária e proporcionar maior segurança e eficiência no transporte.
Lista de obras em concreto:

- Três lotes da revitalização da PRC-280 (General Carneiro a Pato Branco)
- Revitalização da ligação entre Goioerê e Quarto Centenário
- Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel
- Duplicação da ligação entre Guarapuava e Turvo (três lotes)
- Duplicação da ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná
- Pavimentação da ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais
- Revitalização da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira
- Corredor Metropolitano da Capital - Novo Contorno Sul de Curitiba
Redação/Maria Eduarda Farias, com informações/AEN PR.

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