O Hospital Instituto São José, fundado em 2005 em Laranjeiras do Sul, Paraná, realizou sua primeira captação de órgãos para transplante no dia 4 de agosto, com a autorização da Secretaria da Saúde do Paraná e o auxílio da equipe médica do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan).
A logística foi coordenada pela Central Estadual de Transplantes e a Organização de Procura de Órgãos de Cascavel, com apoio das aeronaves do Governo do Estado.
Este marco histórico para o hospital e a região contou com a declaração do diretor Jacson Luan dos Santos, que espera que esse seja o primeiro de muitos órgãos captados.
O Paraná, líder em doações de órgãos por milhão de população no Brasil, registrou 648 notificações de potenciais doadores e 242 doações efetivas entre janeiro e junho de 2024, além de realizar 431 transplantes de órgãos no mesmo período.
A constante capacitação de equipes pelo Sistema Estadual de Transplantes é destacada pela coordenadora Juliana Ribeiro Giugni, que vê a habilitação de mais um hospital como um avanço significativo para a região e o estado.
Sem comentários:
Enviar um comentário