OUÇA: RÁDIO PULSAR - PITANGA PR

............................................................................................................................................................ Web Rádio Pulsar, a Rádio que Pulsa no Coração do Paraná.






quarta-feira, 19 de junho de 2024

COLHEITA DE MILHO EM PITANGA SE DESTACA NO PARANÁ, REVELA RELATÓRIO DO DERAL

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal sobre as condições de clima e cultivo no estado.

Segundo o levantamento, 29% das lavouras de milho segunda safra já foram colhidas, um avanço em relação aos 13% registrados na semana anterior.

O restante das lavouras está dividido entre 23% em frutificação e 77% em maturação.
Os técnicos do Deral classificaram 52% das áreas como em boas condições, 31% como médias e 17% como ruins, mantendo-se estáveis em comparação com os últimos levantamentos.
As regiões mais adiantadas na colheita são Pitanga (64%), Pato Branco (53%), Campo Mourão e Toledo (52%), Ponta Grossa (50%), Cascavel e Itari (40%).
Entretanto, a situação varia em diferentes partes do estado. No Norte, onde não chove há mais de 20 dias, a falta de precipitação está afetando as culturas remanescentes, resultando em produções abaixo do esperado.
Na região Noroeste, a falta de chuvas também está causando quebras na produtividade, levando muitos produtores a acionarem o seguro agrícola.
Por outro lado, nas regiões Oeste e Centro-Oeste, o tempo seco está favorecendo a colheita, com produtividades satisfatórias.

Contudo, ainda é esperada uma redução na produtividade final devido à irregularidade das chuvas.
No Sudoeste, a colheita está progredindo bem e de forma adiantada em comparação com o ano anterior. Na região Sul, as produtividades estão superando as expectativas.

Apesar do avanço na colheita, os desafios climáticos continuam a influenciar a produção de milho no Paraná."
Redação/Maria Eduarda Farias

Sem comentários:

Enviar um comentário