Os contrastes entre as cores dos rios Iguaçu e Paraná, na região do Marco das Fronteiras, têm despertado a atenção de internautas, moradores e turistas.
O repórter fotográfico Marcos Labanca registrou a confluência dos rios nas últimas 24 horas.
O Rio Iguaçu, cujo nome significa "água grande" na língua guarani, é o maior rio totalmente paranaense, com um curso de 1.320 quilômetros.
Ele é formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba, na parte leste do município de Curitiba, no limite com o município de Pinhais.
Destaca-se as Cataratas do Iguaçu, um conjunto de uma das maiores quedas-d’água do planeta, que desaguam em uma profunda fenda após um extenso processo de vulcanismo ocorrido há cerca de 250 milhões de anos.
Após as Cataratas do Iguaçu, o rio percorre 23 quilômetros até a divisa das Três Fronteiras, no Marco das Três Fronteiras.
Já o Rio Paraná, cujo nome significa "parecido com o mar", é o oitavo maior rio do mundo em extensão, com 4.880 quilômetros.
Sua nascente fica na confluência dos rios Paranaíba e Grande, na região de divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Seus principais afluentes são os rios Tietê, Paranapanema e Iguaçu, todos na margem esquerda, e os rios Suruí, Verde e Pardo, na margem direita.
Sem comentários:
Enviar um comentário