OUÇA: RÁDIO PULSAR - PITANGA PR

........................................... Web Rádio Pulsar, a Rádio que Pulsa no Coração do Paraná.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

EMISSÃO DA PRIMEIRA VIA DO RG PODERÁ SER FEITA PELA INTERNET NO PARANÁ

A previsão é que o novo serviço esteja disponível para a população no fim deste ano.

Depois da Polícia Civil do Paraná (PCPR) ter possibilitado a confecção da segunda via do RG de forma online, a primeira via do documento de identificação também vai poder ser solicitada pela internet no estado. 

A previsão é de que o novo serviço esteja disponível para a população até o fim deste ano, segundo o diretor do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), delegado Marcus Vinicius Michelotto.

“A primeira via fácil é um projeto que estamos desenvolvendo com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e espero que ele esteja pronto no máximo até o final do ano. Todos os RGs vão pode ser solicitados pela internet e acaba de uma vez com qualquer dificuldade de emitir o documento”, explicou à Banda B Michelotto.

Nenhum outro estado brasileiro oferece a possibilidade de emissão de todas as vias do RG de forma totalmente online.

O serviço da 2ª Via Fácil do RG já é uma realidade no Paraná e só no ano passado foram 188 mil documentos solicitados pelo site da PCPR. 

Com ele, sem sair de casa, pela internet o cidadão pode alterar fotografia, assinatura e dados biográficos do RG, tais como nome, sobrenome e filiação. 

A ida a um dos postos do identificação é necessária somente para a retirada do documento.

Paraná lança 2ª Via Fácil que permite pedido de novo RG sem sair de casa

Para solicitar a emissão da 2ª Via Fácil a população pode utilizar o aparelho celular, tablet ou computador. 

O sistema está hospedado na página www.policiacivil.pr.gov.br, na aba “documentos”, ou diretamente neste link.

Dificuldades para emitir o RG

Ainda de acordo com o diretor do IIPR, as reclamações por conta da dificuldade para agendar dia e horário nos postos de atendimento para a confecção da primeira via do documento se tornaram coisa do passado.

“Tivemos um reforço, por parte do governo estadual no final do ano passado, com muitos terceirizados que foram contratos e atuam nos postos de atendimento de todo o estado. Com isso, acabou o problema de falta de vagas para fazer o RG no estado do Paraná. Hoje o agendamento é aberto e fica com horários disponíveis por até seis horas, antigamente isso durava 15, 40 minutos no máximo. Hoje estamos com sobra de vagas”, afirmou ele. 

A partir de novembro deste ano, o RG será substituído pela Carteira de Identidade Nacional.

O novo documento tem o objetivo de padronizar o registro nas 27 unidades da federação e vai usar o CPF como o único número de registro nacional. 

A emissão do documento seguirá acontecendo da mesma.

Fonte: Banda B

Da redação/ Maria Farias

Sem comentários:

Enviar um comentário