sábado, 23 de abril de 2022

CABO DA PM QUE FOI BALEADO EM ATAQUE, MORRE NO HOSPITAL

A morte foi anunciada hoje (23), pela Polícia Militar. 

O cabo Ricieri Chagas, foi baleado na cabeça, durante ataque à empresa Proforte em Guarapuava. 

Ele estava internado no Hospital São Vicente em Guarapuava.

A morte cerebral foi confirmada pelo novo comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Major Flávio Ferraz.

Os nossos Sentimentos a todos os Familiares e amigos

DA REDAÇÃO/MARIA FARIAS

Fonte: Marcio Mello

OFERTA DO SUPERPÃO COMPRE MAIS DE PITANGA E REGIÃO

 SUPERPÃO COMPRE MAIS

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

quarta-feira, 20 de abril de 2022

FESTA NA COMUNIDADE DE BORBOLETA ABAIXO

A comunidade Ucraniana de Borboleta Abaixo, Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, convida a todos para prestigiarem a festa que se realizará no dia 15 de maio.

Serão várias atrações durante o dia.

Todos estão convidados a participar.


 

ESPOSAS DE POLICIAIS MILITARES ORGANIZAM MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO 16°BATALHÃO EM GUARAPUAVA

Esposas de Policiais Militares da cidade de Guarapuava, estão organizando uma manifestação, nesta quinta-feira, dia 21/04, às 7h, em frente ao 16° Batalhão. Elas também convidam a toda comunidade que quiser participar.

Entre as pautas, da referida manifestação, está mostrar para a população a verdade do que ocorreu em nossa cidade no domingo de Páscoa. Pois não havia um plano de contingência. Tudo ocorreu por bravura e iniciativa de cada policial, inclusive aqueles que estavam de folga e da reserva.

Também será exposta a real situação sobre as condições de trabalho dos policiais, em relação ao armamento inferior, Viaturas ruins, falta de efetivo etc.

Segundo as organizadoras a população precisa saber a real condição da nossa Polícia Militar, para que algo seja feito pelo governo e não mais haja sangue de policiais militares e cidadãos de bem, derramado por causa do descaso.

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELAS EQUIPES DE POLÍCIA MILITAR DE PITANGA E PALMITAL

PITANGA

Fornecer produtos de dependência física/química - A Polícia Militar de Pitanga atendeu uma solicitação do monitor de uma instituição de ensino estadual, o qual relata que dois alunos de 15 anos, ambos estudantes do segundo ano do ensino médio, quando em atividade fora da escola, compraram e ingeriram bebida alcoólica do tipo pinga, sendo que apresentam vários sinais de embriaguez alcoólica, como vestes desalinhadas, dificuldade na fala e alteração motora.

O solicitante, ainda relatou que indagou o proprietário do estabelecimento se teria vendido bebida alcoólica, o qual afirmou que sim.

Diante de todos os fatos, foram conduzidos todos os envolvidos para a 45 DRP para os devidos esclarecimentos.

Os adolescentes foram conduzidos pelos seus responsáveis e o comerciante, sem qualquer tipo de coação, foi levado no banco de trás da viatura sem uso de algemas.

Seguindo orientação do Delegado de Polícia, foi realizado exame etilométrico nos adolescentes, sendo constatada a presença de álcool no organismo de ambos.

 PALMITAL

Violência doméstica - Após várias ligações, as quais davam conta de que uma mulher estava sendo agredida no endereço supracitado.

Diante do fato a equipe deslocou de imediato, no local em contato com a mesma, esta confirmou que havia sido agredida por seu convivente e relatou ainda que acabaram se desentendendo por causa de um carregador de celular, mas não tinha interesse na representação e que iria retornar para Santa Catarina onde reside.

A mesma foi orientada quanto as medidas cabíveis.

MANOEL RIBAS - EMBRIAGADO, HOMEM AMEAÇA A MÃE E A ESPOSA, POLÍCIA MILITAR FOI CHAMADA

Por volta das 18h45min a central da 3ª CIA em Pitanga, repassou que uma pessoa teria solicitado a presença da equipe policial em seu sítio, pois segundo ela seu filho estaria quebrando os móveis da sua casa, e ameaçando ela e a sua nora de morte, também que estaria portando uma arma de fogo, do tipo espingarda de calibre .36, em deslocamento até o local, foi recebido nova informação da referida pessoa de que seu filho já teria se evadido da residência e se embrenhado no meio do mato atrás da sua casa, perdendo o contato visual com ele.

Já no local, a equipe policial localizou a solicitante, a qual mostrou a equipe os danos causados por seu filho, também relatando que não seria a primeira vez que tal fato ocorre, e que ele sempre fica extremamente agressivo após ingerir bebida alcoólica, também foi conversado com a esposa do mesmo a qual também relatou que frequentemente sofre com as ameaças impostas pelo seu marido, e que sente medo em procurar ajuda.

No local também foi realizado buscas pelo sítio, não localizando o autor, visto que o sítio possui uma grande área de mata fechada e oferece pouca luminosidade, não sendo possível localizar na casa a arma citada anteriormente pela solicitante que provavelmente estaria com o autor em meio ao mato.

Diante disso, foi acompanhado a esposa do acusado até a sua casa para a retirada de seus pertences pessoais, pois teme pela sua segurança e iria retornar para Pitanga conviver com os seus pais, posteriormente orientando as partes quanto aos demais procedimentos.

Cabe ressaltar que a solicitante optou em não sair de sua casa, pois estaria cuidando de seu esposo, e que caso seu filho retornasse para a casa, ligaria imediatamente para a polícia.

Fonte: Polícia Militar

MANOEL RIBAS - ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE

Por volta das 12h15min de ontem 19 de abril, a equipe recebeu uma ligação informando de que um homem havia sido encontrado morto na rua 31 de março.

Diante do fato, a equipe policial deslocou-se até o local, onde visualizou em frente à referida residência o carro da funerária, a qual já haviam removido o corpo do local, sendo que o motorista desta informou que estaria levando o corpo deste homem de 42 anos até o hospital da cidade, para o médico lavrar o atestado de óbito.

No local estava presente também uma mulher, qual informou a equipe, de que o seu tio já havia sofrendo de problemas de saúde há algum tempo, e que por volta das 11h00min desta data, teria se queixado de dores no seu peito, e que após isso caiu ao chão, sofrendo um possível ataque cardíaco, posteriormente entrando em óbito, relatou ainda que, teria tentado acionar as equipes da saúde do município e do SAMU, porém, sem êxito segundo ela.

Diante dos fatos foi lavrado o boletim de ocorrência e orientado a mesma quanto aos demais procedimentos.

Fonte: Polícia Militar

GUARAPUAVA - POLÍCIA ENCONTRA CASA QUE ERA USADA PARA DEPÓSITO DE ENTORPECENTES

Por volta de 04h30m da manhã de hoje (20) a Polícia Militar de Guarapuava atendeu a uma ocorrência no bairro Cascavel.

A equipe rádio patrulha realizava patrulhamento pela via, quando avistou um indivíduo pulando o muro da residência, o qual trajava blusa de capuz na cor preta e calça escura, sendo dada voz de abordagem ao mesmo porém este não acatou a ordem legal.

Diante do exposto foi adentrado o pátio da residência e efetuado contato com a moradora mulher, 33 anos, a qual relatou para a equipe que de fato ouviu barulhos nos fundos da residência, porém não soube relatar se a pessoa que se evadiu da equipe adentrou algum cômodo do local devido estar em obras e algumas peças da casa não possuir forro, solicitando para a equipe para que fossem efetuadas buscas no local, visto que a mesma reside sozinha no endereço a apenas aproximadamente 30 dias e que não possui amigos ou familiares na cidade.

Diante dos fatos a equipe efetuou adentramento tático na residência e buscas no local, porém não foi localizado o autor, no entanto notou-se que um dos quartos estava com a luz acesa e com a porta trancada; solicitado para que a moradora abrisse a referida porta para que a equipe efetuasse buscas também neste cômodo, porém, ela muito nervosa e com a atitude muito suspeita começou a se contradizer, relatando que não sabia o que teria no quarto visto que nunca abriu tal porta, o que gerou suspeição por parte da equipe que passou a indagar sobre tal fato; que diante das perguntas efetuadas pela equipe ela acabou relatando que é do estado de São Paulo e que havia sido contratada para residir e cuidar do local para um masculino, o qual a mesma não sabe relatar o nome completo, e que em troca moraria no local sem custos de aluguel, luz, água a e internet; que em dias alternados ele avisava que "apareceriam" pessoas desconhecidas no local e solicitariam a chave do quarto trancado.

A equipe conseguiu visualizar pela fresta da porta uma balança de precisão e algumas embalagens que costumam ser utilizadas para embalar entorpecentes.

 Em buscas no local foram localizadas duas prensas industriais, e várias peças de ferro ou metal utilizados nas prensas, 04 logotipos utilizados comumente para marcar tabletes de cocaína, em cima de uma mesa foram localizados 03 pacotes plásticos contendo em seu interior substancia análoga a cocaína pesando 2.055 kg, 01 pacote plástico contendo em seu interior droga do tipo "MD" ou "cristal" pesando 600 gramas, 03 porções de substância análoga a crack embaladas em plástico filme e metade de um tablete da mesma substância que posteriormente pesados totalizaram 628, vários rolos de plástico filme, pacotes de embalagens para acondicionar as drogas, alguns rolos de fita adesiva nas cores amarela e vermelha, um liquidificador que era utilizado para misturar e produzir os entorpecentes e ainda uma espécie de estufa que estava sendo utilizada para secagem de uma porção não embalada da droga conforme foto em anexo, que pesada totalizou 897 gramas e ainda um carregador de pistola 9mm com capacidade para 50 munições.

Diante dos fatos foi solicitado o guincho no local para encaminhar as prensas até a Delegacia e dado voz de prisão a mulher pelo crime de tráfico de drogas e encaminhada juntamente com os ilícitos e objetos apreendidos, até a Delegacia para procedimentos cabíveis

Fonte: Setor de Comunicação 16° BPM

UEL divulga primeira convocação do Vestibular 2022 com 2.303 candidatos

2.303 candidatos foram chamados nesta terça-feira (19) na 1ª convocação do Vestibular 2022 da UEL. A lista completa pode ser acessada no Portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS). Os aprovados devem fazer a pré-matrícula até o dia 26 de abril, no Portal do Estudante. Os novos alunos iniciam as aulas a partir de 1º de agosto, quando começa o ano letivo 2022.

Além da pré-matrícula, os aprovados na 1ª convocação precisam fazer a postagem de documentos acadêmicos e pessoais junto à Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), conforme previsto no Manual. Outra observação importante é a necessidade de confirmação de matrícula, que deverá ser realizada na primeira semana de aulas. O procedimento é totalmente online e necessário para todos os novos alunos.

Já os candidatos não aprovados nesta terça-feira deverão manifestar interesse pela vaga no período entre 19 e 26 de abril. O objetivo é garantir o nome nas demais chamadas do vestibular. A manifestação de interesse deve ser feita via internet, no site da COPS.

A UEL publica no dia 28 de abril, às 14 horas, a relação dos candidatos que declararam interesse na Lista de Espera do Vestibular 2022 e no dia 5 de maio, a partir do meio-dia, a 2ª convocação dos aprovados. Os estudantes ainda poderão conferir as notas por meio do Boletim de Desempenho do Candidato, divulgado no site da Cops.

Segundo a Cops, os estudantes já estão habituados quanto à necessidade de manifestação de interesse para garantir a vaga nas chamadas posteriores do concurso. Ela explica que o processo é simples.

A novidade deste ano são as cotas para estudantes deficientes. Pela primeira vez a UEL realizou um Vestibular com 5% do total das vagas reservadas para pessoas com deficiência, em obediência à Lei Estadual 20.443/2020. Nesta primeira experiência, 86 candidatos se inscreveram pelo sistema de cotas para deficientes. De acordo com resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), os candidatos deficientes aprovados deverão posteriormente comprovar a sua condição física por meio de atestado médico, que deverá ser apresentado no ato da pré-matrícula. Uma comissão multidisciplinar analisará a documentação garantindo o direito do estudante.

Pelo segundo ano consecutivo a universidade realizou o Vestibular em fase única. A prova foi realizada no último dia 6 de março, com 50 questões objetivas e mais a prova de Redação. O concurso registrou 30% de abstenções – 6,7 mil candidatos de um total de 22.587 inscritos. O total de 15.069 candidatos prestaram o Vestibular. Este ano a UEL ofereceu 2.509 vagas, mais 616 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.125, em 52 cursos de graduação.

VESTIBULAR 2023 – O CEPE aprovou o retorno do modelo tradicional do Vestibular da UEL, que em 2023 será realizado em duas etapas – dia 5 de março (1ª fase) e dias 2, 3 e 4 de abril (2ª fase). O Conselho também aprovou a data da Prova de Habilidade Específica destinada aos candidatos ao curso de Música, que será aplicada em 4 de dezembro deste ano. De acordo com o cronograma aprovado, o resultado final do Vestibular será divulgado em 2 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023.

A 1ª fase será realizada no dia 5 de março, com 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática). A 2ª fase terá três dias: 2 de abril – questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Já o dia 3 de abril é destinado para prova discursiva de Conhecimentos Específicos e dia 4 de abril, Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.

Confira AQUI a lista da 1ª convocação.

Confira o Calendário do Vestibular de matrículas e convocações.


Fonte: AEN/PR

Com aumento de casos, Paraná declara epidemia de dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) declarou nesta terça-feira (19) situação de epidemia de dengue no Paraná devido ao aumento do número de casos. De agosto de 2021 até o momento, o Estado contabiliza mais de 80 mil notificações e cinco mortes pela doença. O boletim divulgado hoje registra 14.964 novas notificações em relação à semana anterior. 

“Em cada boletim semanal os números apontavam para este desfecho. Apesar do nosso constante monitoramento, por parte da Vigilância Ambiental, os números subiram e agora precisamos reverter a situação. Não queremos que os casos aumentem e, principalmente, que ocorram novos óbitos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Já realizamos um trabalho efetivo de combate à doença, com apoio da sociedade, e convocamos a população novamente para este enfrentamento”.

De acordo com a Sesa, os números do boletim semanal da dengue mostram que os casos prováveis e confirmados estão acima do esperado para o período epidemiológico – por isso a configuração de um cenário epidêmico.

São 80.004 casos notificados, 14.964 a mais em relação à semana anterior. Os dados são do 34º Informe Epidemiológico, do atual período sazonal da doença, que iniciou em 1º de agosto e segue até julho de 2022.

O documento informa ainda que 365 municípios possuem casos notificados, sendo que 287 tiveram confirmações. Em uma semana foi registrado o aumento de 39,86% nos casos confirmados, passando de 16.560 para 23.161, sem registro de novos óbitos.

As Macrorregiões Oeste e Norte concentram maior o maior número de casos confirmados. Francisco Beltrão, Medianeira, Arapongas, Cascavel, Salto do Lontra, Ampére, Catanduvas, Iracema do Oeste e Realeza foram os municípios com mais casos confirmados nas últimas seis semanas.

EPIDEMIA – Epidemia é a manifestação coletiva de uma doença que rapidamente se espalha, por contágio direto ou indireto, até atingir um grande número de pessoas em um determinado território e que depois se extingue após um período.

O Diagrama de Controle é um dos métodos utilizados para a verificação de ocorrência de uma epidemia. Ele consiste na representação gráfica, considerando uma série histórica de 12 anos, sugerindo limites máximo e mínimo de casos absolutos esperados.

Entre 2019 e 2020, o Paraná enfrentou uma das piores epidemias de dengue da sua história, desde que começou a ser monitorada, em 1991. Naquele período foram registrados 227.724 casos confirmados da doença, com 177 mortes. Até então, o pior período havia sido entre 2015 e 2016, com pouco mais de 56 mil casos e 61 mortes.

“Nossas equipes já estão em campo nas regiões onde prevalece o maior número de casos, orientando a população. Estamos promovendo tutoriais voltados aos médicos para esse enfrentamento, para que haja o diagnóstico assertivo”, complementou o secretário. “Precisamos reavivar os métodos de combate da dengue. Aquele vaso de água, de entulho, na cisterna de captação de água, pois o criadouro do mosquito pode estar lá”.

TRANSMISSÃO – O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é causador também de outras doenças chamadas de arboviroses, caso da zika e chikungunya. De acordo com o boletim semanal desta terça, houve 210 notificações de chikungunya, com 12 casos confirmados.

Confira o boletim semanal da dengue.


Fonte: AEN/PR

terça-feira, 19 de abril de 2022

COLUNA JONEI FARIAS - GUERRA EM GUARAPUAVA

 NOITE DE GUERRA EM QUARAPUAVA

Vejo alguns Criticando a PM, por falta de armamento e veículos, mas poucos sabem que muitos dos PMs usam seus carros próprios, sua pistola talvez já bem "surrada" e deixam a comida no prato para sair correndo para ocorrência.

Um rapaz disse em tom irônico: "Bandidos com Fuzil e PMs de Pistola, uma vergonha" disse ele.
Eu digo: "Que Orgulho, Orgulho por usar a Pistola, Revólver ou qualquer meio para nós defender...
Orgulho porque o Fuzil não intimida um PM.
Orgulho porque os que estavam de folga não ficaram em casa descansando, deixaram sua família chorando e no desespero, para vir nos defender, Orgulho porque um Soldado (Cabo) tomou um tiro na cabeça para nós defender, ele não se escondeu na viatura, não abandonou o posto, não tirou o dedo do gatilho".
Orgulho por um PM "tocar" uma viatura sem pneus até o hospital, para salvar a vida do colega de farda".
Parabenizo todas as Forças de Segurança de Guarapuava e Região, Deus os projeta, nem que seja para isso, preciso usar um celular como escudo.
Jonei Farias

PITANGA JÁ REGISTROU MAIS DE 200 CASOS DE DENGUE; SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE SUSPEITA E TAMBÉM COMO PREVINIR

O município de Pitanga, está vivendo uma fase bem crítica no que se refere à dengue, pois nas últimas semana estamos vendo, um recorde na incidência de caos confirmados, da doença e o preocupante é o fato de este serem todos autóctones, ou seja, casos a circulação do vírus dentro do município, onde pessoas infectadas não saíram daqui nos últimos quinze dias ates de terem testado positivo para a doença.

Pitanga já registrou 229 casos da doença, com mais 285 notificações, e se não cuidarmos tudo isso pode aumentar ainda mais.

Lembrando que apenas a fêmea do mosquito é que contrai o vírus após ter contato com uma pessoa infectada, ou seja, ela não contém o vírus e sim só adquire, após picar uma pessoa infectada, então a partir daí passa a infectar outra pessoas.

A dengue é um problema sério, pois em alguns casos, pode se agravar, levando inclusive a morte da pessoa.

 Combate - Mas a boa notícia de tudo isso, é que o combate está em nossas mão, pois se unirmos esforços e cada um fazer a sua parte, podemos vencer este vírus,  faça uma vistoria no quintal da sua casa, jogue fora o que não é utilizado, tire água dos pratos de plantas, guarde garrafas vazias de cabeça para baixo, tampe tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água, mantenha os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas e incentive familiares e vizinhança a fazer o mesmo.

bromélia de sol
Reservatórios de água que merecem atenção especial: bandeja atrás da geladeira, onde por ser um lugar que acumula água e este e mais propício para a proliferação do mosquito, pois aquece com o calor do motor algo que é favorável ao aedes aegypti, as calhas também são um problema, caixa e reservatórios de água em especial aquelas que captam agua da chuva, pois mesmo estando bem trancadas o mosquito pode entrar pelo espaço do cano, outro reservatório é as bromélias uma planta que depende do tamanha pode acumular cerca de meio litro de agua, um local de difícil controle, visto que não se pode colocar qualquer produto e nem há condições de higienização.

Outro detalhe é que vale a pena prestar atenção, pois os ovos do mosquito resistem até um ano em recipiente seco e a partir do momento em que entra em contato com a água ele irá eclodir, por exemplo, se você tem um recipiente e apenas derrama a água e guarda sem lavá-lo, os ovos do mosquito ficam na parede do objeto e lá resistem a este período e quando acontece um novo contato com a água eles voltam a ser problema.

Tratamento - Em caso de suspeita de dengue, procure imediatamente uma unidade de saúde para fazer o teste, a automedicação pode ser um grande fator de risco, pois nesse caso há vários medicamentos que podem fazer com que o problema se agrave, um destes que é muito comum as pessoas usarem no caso de incidência de dor ou febre é o Ibuprofeno que pode agravar ainda mais os sintomas da doença. o paracatemaol é um dos únicos medicamentos que podem ser tomados, para o controle da febre e dor

Ingerir bastante líquido ajuda bastante, para atenuar os sintomas.

Mas não esqueça em caso de suspeita da doença procure antes de tudo, a unidade de saúde.

 


ATENDIMENTO REALIZADO PELO CORPO DE BOMBEIROS EM PITANGA

Por volta de 19:00h de ontem (18), a equipe do corpo de Bombeiros de Pitanga foi acionada para prestar atendimento á uma criança, qual tinha sofrido uma queda de mesmo nível.

O fato ocorreu na Rua José Bonifácio, onde uma menina de onze anos ficou ferida após esta queda e precisou ser socorrida pelos homens do Corpo de Bombeiros, os quais realizaram todos os procdiemntos cabíveis ao fato.

OCORRÊNCIAS REGISTRADAS PELAS EQUIPES DE POLÍCIA MILITAR DE PITANGA E LARANJAL

PITANGA:

Vias de fato - Por volta das 23h de ontem (18) atendendo a solicitação do COPOM a equipe policial deslocou até o endereço supracitado para averiguar uma situação de violência doméstica.

No local em contato com a solicitante de 21 anos, a qual relatou que mora junto com seu marido, e sua sogra e que nessa data acabou se desentendendo com sua sogra que segundo ela fica se metendo na vida do casal disse ainda que a sogra veio a puxar seu cabelo e que para se soltar precisou dar um tapa que acabou pegando no rosto da mesma.

A solicitante relatou ainda que seu com os ânimos exaltados seu marido precisou separar as duas.

Em conversa com a mesma, ela disse não ter interesse em representação nem contra a sogra nem contra o marido disse que já haviam combinado que ele à levaria até a casa de sua mãe e lá passaria a noite.

Diante dos fatos ambas as partes foram orientadas quanto aos procedimentos cabíveis.

LARANJAL:

Furto qualificado -  Eram 18h50min de ontem 18 abril, quando compareceu no Destacamento de Polícia Militar uma pessoa relatando que se ausentou da sua casa na sexta feira dia 15/04, por volta das 19hrs e ao retornar no domingo por volta 21hrs , notou que janela do quarto estava aberta e de imediato constatou que foram subtraídos um celular da marca SAMSUNG da cor preta , 01 notebook da cor vermelho marca dell, 01 revolver taurus calibre 38 oxidado nº serie ace88863971 nº sirnam 1496767 expedida em 29/07/2021. Diante dos fatos a equipe orientou a vítima quanto as medidas cabíveis.

Furto qualificado - Compareceu no Destacamento da Polícia Militar um senhor relatando que na data de 13 de abril, por volta de 16h da tarde quando chegou em sua casa se deparou com a janela lateral arrombada, e que do interior da mesma foi subtraído aproximadamente 30kg de carne de gado e porco, além de 2 litros de pinga.

Relatou ainda, que ninguém nas proximidades viu nada.

Diante do relato o mesmo foi orientado quanto aos procedimentos.

Ameaça – Por volta das 18hrs do dia 18 abril uma solicitante compareceu na unidade policial de Laranjal, relatando que durante um baile na associação foi ameaçada por uma pessoa a qual possui relacionamento continuo com seu pai, um senhor de 81 anos a solicitante relata que a mesma também proferiu várias palavras de baixo calão contra sua pessoa.

Ainda segundo a solicitante, a aproximadamente 04 anos esta pessoa vem extorquindo financeiramente seu pai.

Diante dos fatos deixa registro ficando orientada quanto as medidas cabíveis ao fato.

Fonte: Polícia Militar

Cursinho pré-vestibular da Unicentro está com as inscrições abertas

Iniciar um curso superior gratuito é desejo de muitos estudantes paranaenses. Para isso, o primeiro passo é ser aprovado em um processo seletivo, como o vestibular ou o Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada do governo federal. É pensando em contribuir para a aprovação desses estudantes que o Curso Pré-Vestibular da Unicentro vem trabalhando há mais de 12 anos.

Para a turma deste ano, estão sendo ofertadas 80 vagas. A inscrição tem o valor de R$ 50,00 e pode ser feita pelo site da Unicentro até o dia 30 de maio. As aulas não têm custo e são realizadas no campus Cedeteg da Unicentro, no período noturno, entre 19h e 22h.

“O objetivo do projeto é uma formação complementar aos alunos do ensino médio para ingressarem no ensino superior. O público-alvo são alunos em atividade, mas também aqueles que já finalizaram o ensino médio em escola pública”, afirma a coordenadora.

“Não existe mensalidade, é somente o valor da inscrição que o aluno paga. O candidato efetua o pagamento e, aí, ele vai passar por um processo seletivo. É um pouco diferente dos anos anteriores, porque nós tínhamos a entrevista socioeconômica e, neste ano, nesta edição, não temos mais essa entrevista. Então, é somente a prova de conhecimentos gerais e redação”, completa Mônica.

Mônica destaca ainda que os professores que ministram as aulas são alunos de graduação e pós-graduação, voluntariamente. "As disciplinas que são ofertadas são as disciplinas que têm no ensino médio. É uma complementação da formação que o aluno recebe no colégio”, complementa.

O índice de aprovação de alunos nos vestibulares tem surpreendido ao longo dos anos, segundo ela. Os bons resultados, reforça, refletem a qualidade do trabalho desempenhado por todos os envolvidos no projeto. “Nos últimos anos, tivemos aprovações que chegaram a 90%, não só no vestibular da Unicentro, mas em outras instituições tanto da cidade quanto de fora. Isso, para nós, é um orgulho por saber que estamos no caminho certo, que podemos contribuir com a formação desses alunos”, arremata.


Fonte: AEN/PR

Brasil defende a permanência da Rússia no G20, diz Carlos França

O Brasil defenderá a permanência da Rússia no G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do planeta, disse hoje (18) o ministro das Relações Exteriores, Carlos França. Essa postura está sendo adotada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, nas reuniões do G20, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial que ocorrem em Washington nesta semana.

“Ao G20, já manifestamos claramente a posição para que a Rússia pudesse participar da cúpula de líderes. A exclusão da Rússia não ataca o verdadeiro problema, que é o conflito”, disse o ministro, em entrevista coletiva ao lado da diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala.

Hoje, os Estados Unidos anunciaram que pretendem retirar-se das reuniões do G20 em que estiverem presentes diplomatas e demais membros do governo russo. Na última quinta-feira (14), o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes, tinha dito que o Brasil pretende evitar “atitudes emocionais” e evitar destruir as “pontes diplomáticas” com qualquer governo durante a guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Romper canais de comunicação, a gente vê como uma maneira de você não ter como discutir o problema e buscar as soluções. Independentemente de quem seja, queremos que canais de comunicação estejam funcionando”, afirmou o secretário do Ministério da Economia na semana passada.

De hoje (18) até sábado (23), ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais reúnem-se na capital norte-americana. O ministro da Economia, Paulo Guedes, que participou virtualmente dos eventos nos dois últimos anos por causa da pandemia de covid-19, está participando presencialmente dos encontros do FMI, do Banco Mundial e do G20.

Fertilizantes

Na reunião de hoje com a diretora-geral da OMC, em Brasília, o ministro Carlos França informou que o Brasil pediu a interferência da organização contra as sanções para os fertilizantes e insumos agrícolas importados da Rússia. Segundo o chanceler, o organismo internacional deve atuar para evitar o agravamento dos desequilíbrios alimentares em todo o planeta, já que a Rússia é um dos principais produtores mundiais de fertilizantes químicos.

De acordo com Carlos França, é necessário manter o livre fluxo das matérias-primas para a agricultura e impedir a interrupção das cadeias de produção de alimentos. Além da Rússia, as sanções abrangem as importações de Belarus, outro grande produtor de insumos agrícolas.

Sobre o pedido de interferência da OMC, a diretora-geral do órgão prometeu que analisará a questão. “Vou trabalhar nisso e ver o que pode ser feito”, declarou Ngozi Okonjo-Iweala. Em sua primeira viagem à América Latina, ela afirmou ter pedido a Carlos França e ao presidente Jair Bolsonaro que o Brasil venda ao exterior parte dos estoques reguladores de alimentos para regular a oferta de comida em momentos de escassez.

O chanceler brasileiro respondeu que o Brasil busca ampliar o papel na segurança alimentar do planeta e disse que o agronegócio do país manteve as exportações até nos momentos mais críticos da pandemia de covid-19 e não deixou de vender ao exterior. “Os contratos foram mantidos e honrados”, ressaltou.

Fonte: Agência EBC

segunda-feira, 18 de abril de 2022

CINCO PESSOAS FICAM FERIDAS APÓS ACIDENTE ENTRE MAUÁ DA SERRA E FAXINAL

Um acidente foi registrado na tarde de domingo (17) na rodovia que liga Mauá da Serra a Faxinal, mais precisamente próximo ao conhecido pontilhão da PR-272. 

Conforme pode ser observado na imagem o veículo Ford-K caiu em barranco ficando com danos consideráveis. 

Pelo menos cinco pessoas teriam ficado feridas, mas apenas uma foi levada para um Hospital de Faxinal.

As demais, foram liberadas no local.  

Fonte: Repórter do vale

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

OFERTA DO SUPERPÃO COMPRE MAIS DE PITANGA E REGIÃO

 SUPERPÃO COMPRE MAIS

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

MENINA DE 6 ANOS É ATINGIDA POR TIRO ACIDENTAL NA CABEÇA AO BRINCAR COM ARMA

Uma criança de 6 anos foi vítima de disparo acidental de arma de fogo na tarde de domingo (17), durante um encontro de Páscoa em Caçador, no Oeste catarinense. 

A família informou à Polícia Militar (PM) que ouviu o tiro vindo do cômodo onde a menina estava brincando com os primos.

O estado de saúde dela é considerado instável.

Segundo a PM, a corporação foi acionada pela própria família, que, após escutar o barulho do disparo, viu a menina no chão, com ferimento na cabeça. 

Os pais, então, levaram a menina para atendimento de emergência ao Hospital Maicé, em Caçador.

De acordo com os policiais, que conversaram com o médico no hospital, o disparo atingiu a região occipital da criança, com possibilidade de ter atingido massa encefálica. 

Segundo o relato da PM, divulgado no fim da noite de domingo, a criança passou pelo centro cirúrgico, e o estado de saúde era considerado instável.

O hospital informou, na manhã desta segunda-feira (18), que a criança foi transferida. 

O nome do novo hospital não foi divulgado.

Os policiais conversaram com o pai da menina, que relatou à guarnição que estavam passando o domingo de Páscoa com familiares, em um sítio no interior, e que os primos estavam brincando em um dos cômodos da casa. Havia mais três crianças, de cinco, quatro e dois anos.

Investigação

O projétil que atingiu a vítima foi entregue à guarnição, que o repassou à Polícia Civil. 

A arma de fogo, um revólver calibre .38, com quatro munições intactas, foi apreendido. A equipe recolheu também uma munição deflagrada.

A Polícia Científica esteve no local para perícia criminal. 

O proprietário da arma de fogo, um homem de 76 anos, foi levado até a Delegacia de Polícia.

O g1 SC tentou contato com a Polícia Civil, mas não teve retorno até a última atualização da matéria.

Fonte: G1

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

AÇÃO SOCIAL "TOCA DO COELHO" DA KITUDO PRESENTES E DECORAÇÕES ATENDEU MAIS DE 500 CRIANÇAS

A ação social  de Páscoa realizada pela Kitude Presentes e Decorações e parceiros nesta última semana, mais uma vez foi um sucesso.

Foram dois dias da ação Toca do Coelho realizada em frente a Loja, sendo na quinta-feira (14) e sábado (16), onde por lá passaram cerca de 400 crianças, aonde tiraram foto com o coelhinho da Páscoa, ganharam chocolates e fizerama festa.

Mas toda esta ação não parou por aí, pois graças à parceria da Kitudo Presentes e Decorações com as empresas: Ac Engenharia e Arquitetura, Bistro Del Vinho, Clínica Reabilitar, Imobiliária Claudinho Imóveis,  Influencer Digital Ivana Paula, Marmoraria Nossa Senhora Aparecida, Nexus Cloud Sistemas, Palácio da Economia, Pet Shop Chiq e Tosa, Pingo de Gente, R'Sisters, Rações Dorum, Ruzam Parafusos e Ferramentas e TV Impactus, onde foi possível preparar mais de 500 kits de chocolates para as crianças.

Além das 400 crinças que passaram na loja, no final da ação social restaram ainda cerca de 150 kits, os quais no sábado a tarde foram distribuídos no Bairro Padre Mioto e em algumas ruas dos Bairros Santa Rosa e Santa Izabel.


"É gratificante demais ver o sorriso estampado no rosto das crianças, se eu pudesse viveria só praticando obras sociais". Disse a proprietária da Kitudo Presentes e Decorações Mariele Mazur.

Mariele disse ainda, que já está peraparando a Ação Social do Dias das Crianças, na qual pretende buscara mais parceiros, para assim poder atingir muito mais crianças neste ano.




GOVERNO ANUNCIA FIM DA EMERGÊNCIA SANITÁRIA POR COVID-19 NO PAÍS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em pronunciamento de rádio e TV, na noite deste domingo (17), o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia. 

Segundo o ministro, o anúncio foi possível por causa da melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda segundo o ministro, nos próximos dias será editado um ato normativo sobre a decisão. 

Queiroga afirmou que a medida não significa o fim da covid-19. “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal.”

VACINAÇÃO

No pronunciamento, o ministro falou que o país realizou a maior campanha de vacinação de sua história, com a distribuição de mais de 476 milhões de doses de vacina. 

Foi ressaltado que mais de 73% dos brasileiros já completaram o esquema vacinal contra a covid-19 e 71 milhões receberam a dose de reforço.

O ministro também destacou os investimentos feitos na área nos últimos dois anos. 

“O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, fortaleceu o SUS, com a expansão da capacidade de vigilância, ampliação na atenção primária e especializada à saúde. Foram mais de R$ 100 bilhões destinados exclusivamente para o combate à pandemia, além dos mais de R$ 492 bilhões para o financiamento regular da saúde desde 2020”, disse Queiroga.

EMERGÊNCIA SANITÁRIA

O Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no final de fevereiro de 2020, enquanto a Europa já registrava centenas de casos de covid-19. 

No dia 3 de fevereiro de 2020 o ministério declarou a covid-19 como uma emergência de saúde pública de importância nacional.

A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença no país. 

Segundo último balanço, divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo, o Brasil registrou, desde o início da pandemia, 5.337.459 casos de covid-19 e 661.960 mortes. 

Há 29.227.051 pessoas que se recuperaram da doença, o que representa 96,6% dos infectados. 

Há ainda 363.607 casos em acompanhamento.

Fonte: Ag. Brasil

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS