sábado, 4 de dezembro de 2021

CONFIRA AS GRANDES OFERTAS DE NATAL DO SUPERPÃO COMPRE MAIS. A LOJA MAIS BARATA DE PITANGA E REGIÃO

  OFERTAS DE NATAL DO SUPERPÃO COMPRE MAIS
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

PODCAST- CONHEÇA A HISTORIA DE LUIZ MATOS, COMUNICADOR E POLITICO, UM GRANDE EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E CONQUISTAS. (Comente e compartilhe e concorra a prêmios).

 APRESENTADOR/ JONEI FARIAS

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Mulher é enganada ao comprar mini porco em SP e animal vira 'princesa' com 250 kg: 'Querem comer ela'


Uma porca de 250 kg é criada como animal de estimação por uma moradora de Peruíbe, no litoral de São Paulo. O animal foi comprado por Rosângela Martins dos Santos de Lara, de 50 anos, que achava que ela não cresceria, mas ficou gigante, e conquistou a tutora. 'Lilica', como é chamada, tem o próprio colchão, come cerca de 5 kg de comida por dia e recebe toda a atenção da família.

Lilica foi comprada há cerca de três anos como um mini porco. Ao g1, Rosângela contou que viu a irmã do animal na casa de uma amiga, se apaixonou e foi convencida a comprar, já que havia a promessa de que não cresceria. “O moço [vendedor] me enganou, falou que ela ia ficar pequena. Ela era o filhote menor que tinha. Peguei como mini porco”, explica.

Com o passar do tempo, a mulher percebeu que o bicho continuou a crescer. “Ela foi crescendo, crescendo, e fui vendo que de mini porco não tinha nada. Agora, está esse 'monstro'”, brinca. Com uma alimentação variada, que inclui frutas, legumes e ração, ela pesa atualmente 250 kg e mede 1,60 metro. Às vezes, Rosângela precisa de ajuda de outras pessoas para conseguir alimentá-la.

Mesmo com todo esse tamanho, a porca é criada dentro de casa, como animal de estimação, e divide o quarto com Rosângela e o marido. Ela tem o próprio colchão, dorme com o ventilador ligado para se refrescar e chega a ser mais adestrada que os cachorros da família, pois faz as necessidades no lugar certo, e aprendeu a voltar do passeio sozinha.

Lilica chama atenção por onde passa, no bairro Ribamar, onde mora com a tutora, e conquistou a maioria dos moradores. Mas, a criação da porca também divide opiniões: tem gente que acha graça, que acha bonito, e também quem acredita que Rosângela é louca por tê-la como animal de estimação, conforme relata a dona.

Fonte: G1 

Além disso, ela até já recebeu propostas de venda do animal para consumo da carne. “Chegaram a me oferecer R$ 1.500 para matá-la e comer. Mas eu disse: minha porquinha não está à venda. Quem quiser comer, vai no frigorífico”, finaliza.

NÃO PERCAM UMA ENTREVISTA SURPREENDENTE COM LUIZ MATOS NA TV IMPACTUS HOJE AS 21:00HRS.

 TV IMPACTUS
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Mulher cai de trator e rodado passa em cima de seu corpo em Dionísio Cerqueira

O Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira atendeu um acidente com máquina agrícola no final da tarde de quinta-feira (02), na zona rural do município.

De acordo com os bombeiros, a guarnição foi acionada por volta das 18h17 para atender uma ocorrência de atropelamento na Linha Araras.

No local, os bombeiros foram informados que a mulher de 55 anos sofreu uma queda do trator e em seguida uma das rodas do veículo passou em cima da vítima. 

Ela estava consciente e orientada, sem grandes hemorragias, não apresentava fraturas, apenas escoriações nos braços e nas pernas.

A vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira para avaliação médica.

Fonte: PPnews

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 

ACIDENTE ENTRE DOIS VEÍCULOS NA MANHÃ DESSA SEXTA-FEIRA(03), EM GUARAPUAVA

Na manhã desta sexta-feira (3), dois carros colidiram na rua Marechal Floriano Peixoto, no cruzamento com a rua Pedro Alves, no Centro de Guarapuava. 

Ninguém ficou ferido.

Um veículo VW/Gol, conduzido por um homem (20 anos), se deslocava pela rua Pedro Alves.

Quando colidiu com um Citroen/C3, conduzido por uma mulher (46 anos), que se deslocava pela rua Marechal Floriano Peixoto.

Fonte e foto/ Correio do Cidadão

 DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Óbitos por Covid-19 reduziram 94% desde março; 199 cidades estão há 2 meses sem mortes

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizado nesta quinta-feira (02).

Aponta que 344 óbitos ocorreram em novembro em decorrência da Covid-19, número 94,6% menor do que os registros de março deste ano, pico até então, quando 6.453 paranaenses faleceram após contraírem a doença.

Este é o quinto mês consecutivo que o Paraná registra queda nas mortes: foram 2.602 em julho, 1.564 em agosto, 1.326 em setembro, 783 em outubro e 344 em novembro. 

A última vez que o Estado tinha registrado menos de 400 óbitos em 30 dias tinha sido em maio de 2020 (119).

A redução também foi observada no número de casos confirmados. 

Em novembro, 12.154 exames detectaram a presença do vírus Sars-CoV-2 no Estado, 93,7% abaixo dos dados de maio, os piores até então, com 195.165 testes positivados. 

É o terceiro mês consecutivo em número de casos de Covid-19 – foram 60.320 em setembro, 28.515 em outubro e 12.154 em novembro – e o menor número também desde maio do ano passado (5.117).

“Não há dúvidas de que essas reduções estão diretamente ligadas com a vacinação. 

O Paraná tem feito seu papel neste enfrentamento levando a vacina até o braço das pessoas e contamos com a colaboração da população para que continuem se vacinando e mantendo os cuidados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo a Sesa, 287 municípios não registraram óbitos pela doença em novembro. 

O número representa quase 73% dentre as 399 cidades do Estado. Destes, 199 (quase 50%) estão há pelo menos 60 dias sem registro de mortes.

VACINAÇÃO – Dados do Vacinômetro nacional mostram que 17.296.176 vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Paraná. 

Destas, 8.874.149 primeiras doses (D1), 7.590.315 segundas doses (D2) ou doses únicas (DU), 55.914 doses adicionais (DA) e 775.798 doses reforço (DR).

A população adulta do Estado estimativa pelo Ministério da Saúde ema 8.720.953 de pessoas, já foi integralmente convocada para a D1 e 87% estão completamente imunizados com a D2 ou DU. 

Já com relação aos adolescentes, estima-se que o Paraná tenha 936.296 jovens de 12 a 17 anos. Destes, pelo menos 690.611 receberam a D1, atingindo mais de 73,7% do público-alvo.

LEITOS – Com o avanço da vacinação e a diminuição no número de casos da Covid-19.

A média de ocupação dos leitos exclusivos para atendimento à doença também tem baixado. 

Somente nos leitos de UTI, a média diária de novembro foi a menor em 19 meses no Paraná.

Segundo a Regulação Estadual de Leitos, nesta quinta-feira (2), 777 pacientes estão internados em leitos de UTI exclusivos e 798 em leitos de enfermaria. 

A taxa de ocupação é de 31% e 25% respectivamente.

Pensando na retomada de procedimentos cirúrgicos eletivos e continuidade no atendimento de urgência e emergência, o Governo do Estado, em conjunto com gestores municipais e hospitalares, optou por desabilitar parte dos leitos exclusivos para que estas unidades voltem para a Rede. 

Desde o início da desativação programada em 8 de julho deste ano, 1.230 leitos de UTI e 2.116 de enfermaria foram desabilitados do atendimento exclusivo para a doença.

Fonte: G1

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


O NATAL DA KITUDO PRESENTES E DECORAÇÕES É O MELHOR DA CIDADE

Através de bilhete menina pede ajuda ao denunciar padrasto por estupro, no Paraná

Uma menina, de 12 anos, escreveu um bilhete pedindo ajuda ao denunciar o padrasto por estupro, em Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná. 

Segundo a Polícia Civil, o suspeito, de 36 anos, foi preso. 

O  papel foi encontrado em frente ao banheiro feminino da escola onde a vítima estuda, e o caso foi levado à delegacia pela direção. 

De acordo com o delegado do caso, Rafael Guimarães, parte do bilhete dizia: “Eu sou abusada e estuprada. Socorro, ajuda.” 

Apesar do papel não ter identificação, a direção conseguiu descobrir quem era a vítima, que relatou ser estuprada desde os 7 anos de idade.

Conforme o laudo do Instituto Médico-Legal (IML), foram constatados indícios de violência sexual na garota. 

Por isso, o suspeito foi indiciado por estupro de vulnerável. Segundo a polícia, a vítima disse que o padrasto abusava dela enquanto a mãe saía para trabalhar. 

Após o registro do caso, a Justiça determinou que o suspeito se afastasse do lar e evitasse contato com a vítima.

Entretanto, como isso não ocorreu, o delegado representou a prisão preventiva do mesmo, que foi decretada pelo poder judiciário. 

Ao ter conhecimento do mandado, a defesa do suspeito apresentou o cliente espontaneamente. 

O suspeito negou o crime. Conforme o delegado, a menina será ouvida em juízo, em depoimento especial e acompanhada de psicóloga.

Fonte: G1

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 

PRF faz leilão virtual de veículos retidos no Paraná

Com lances mínimos entre R$ 20 e 25 mil, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná faz o 9º leilão on-line de veículos de 2021. 

As sessões públicas ocorrem entre os dias 3 e 11 de dezembro de 2021 pelo link.

(https://www.kronbergleiloes.com.br). 

Além disso, ocorre na Região de Guarapuava. Bem como nas regiões de Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Londrina, Maringá, Pato branco e Ponta Grossa. Há veículos classificados como conservados (recuperáveis), sucata com motor aproveitável e sucata aproveitável com motor estragado. 

Bem como retidos, abandonados, removidos ou recolhidos que se encontram há mais de 60 dias nos pátios das Unidades Operacionais vinculadas à PRF no Paraná. 

Dentre os 590 veículos ofertados, 285 são conservados e podem estar em via pública. 

Assim, há 305 considerados sucata, aqueles que estão impedidos de circulação em vias públicas e se destinam exclusivamente ao desmonte e ao reaproveitamento das peças. 

Dessa forma, pessoas físicas ou jurídicas podem adquirir os veículos. 

Conforme o artigo 328 do Código de Trânsito, o veículo recolhido que não tiver reclamação pelo proprietário dentro de um prazo de dois meses pode ir a leilão. 

O lote mais caro do leilão é um Scania G 420 A6x4, ano 2011, com lance mínimo de R$ 25 mil. 

Também há um Fiat Palio Attract 1.0, ano 2014, R$ 12 mil o lance mínimo e um Landrover Freelander 2 S I6, ano 2010, com lance mínimo de R$ 8 mil. 

Todos esses veículos são conservados, isto é, após a regularização, podem voltar a circular. 

Visitas e exames dos veículos Os interessados podem examinar os carros visualmente nos locais onde se encontram.

Conforme endereços que constam no edital de segunda a sexta, das 8 às 18h, no período de cinco dias úteis que antecedem cada uma das respectivas datas previstas.

Fonte: RSN

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

OPRTUNIDADES DE TRABALAHO EM PITANGA

Termine o ano da melhor forma garantindo a sua vaga de trabalho na Agência do Trabalhador de Pitanga, onde estão disponíveis mais de 20 vagas de trabalho e uma destas pode ser a sua.

Confira:

AÇOUGUEIRO - 1 VAGA: Com experiência.
REPOSITOR DE MERCADORIAS - 2 VAGAS.
OPERADOR DE CAIXA - 1 VAGA: Com experiência.
AUXILIAR ADMINISTRATIVO - 1 VAGA: Com experiência, ensino médio completo, noções de informática básica.
AUXILIAR DE SOLDADOR - 1 VAGA:
LAVADOR DE VEÍCULOS - 1 VAGA.
SECRETÁRIA / RECEPCIONISTA - 1 VAGA: Com experiência, ensino médio completo, disponibilidade de horário.
TRABALHADOR AGROPECUÁRIO - 1 VAGA: Disponibilidade p trabalhar em Nova Tebas PR.
FISCAL DE LOJA - 1 VAGA: Ensino médio completo, disponibilidade de horário, com experiência na área.
MOTORISTA DE CAMINHÃO CAÇAMBA - 1 VAGA: CNH categoria C, com experiência.
AUXILIAR DE COZINHA - 1 VAGA: Com experiência, disponibilidade de horário.
PIZZAIOLO - 2 VAGAS: Com experiência em cozinha, disponibilidade de horário.
AUXILIAR ADMINISTRATIVO - 1 VAGA: Ensino médio completo, CNH categoria B.
GARÇOM - 1 VAGA: Com disponibilidade de horário, com experiência.
PEDAGOGO / ADMINISTRADOR - 1 VAGA: Ensino superior completo.
BABÁ - 1 VAGA: Com referência
EMPR. DOMÉSTICA - 1 VAGA: Com experiência / referência.
AUXILIAR ADMINISTRATIVO - 1 VAGA: Com experiência, ensino médio completo, noções de informática básica.
VENDEDOR INTERNO - 1 VAGA: Com experiência, ensino médio completo.
AUXILIAR DE PRODUÇÃO - 1 VAGA: Com experiência.
RECEPCIONISTA DE HOTEL - Com experiência, ensino médio completo.
SERIGRAFISTA - 1 VAGA:
PROJETISTA - 1 VAGA: Informática básica, curso de AutoCad e SolidWorks.

Para maiores informações, ou para se candidatar a uma das vagas , dirija-se até a Agência do Trabalhador de Pitanga na Av, Interventor Manoel Ribas, atualize seu cadastro e solicite o encaminhamento para a referida vaga.

MANOEL RIBAS - MULHER FOI VÍTIMA DO GOLPE DO WATSSAPP

Uma moradora de Manoel Ribas de 57 anos, procurou ontem (02), a Polícia Militar relatando que foi vítima do famoso golpe do watsapp.

Segundo a vítima, eram por volta de 10:00h da manhã desta data, quando recebeu uma mensagem via watsapp onde uma pessoa se passando pelo seu filho pediu desesperadamente que a mesma depositasse uma quantia de R$ 750,00, alegando que precisaria urgentemente pagar o aluguel, sendo que a mesma assim o fez e só depois, percebeu que se tratava de um golpe.

A vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

CONFIRA AS GRANDES OFERTAS DE NATAL DO SUPERPÃO COMPRE MAIS. A LOJA MAIS BARATA DE PITANGA E REGIÃO

 OFERTAS DE NATAL DO SUPERPÃO COMPRE MAIS

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA O FIM DE SEMANA

Final de semana chegando e você já está pensando naquele descanso merecido, mas antes de planejar confira a previsão do tempo e evite aqueles imprevistos indesejáveis.

Nesta sexta-feira (03) dia deverá ser de sol com algumas nuvens com névoa ao amanhecer, a noite com poucas nuvens, não há possibilidade de chuva para hoje.

Amanhã sábado, também não há previsão de chuva, sendo um dia de sol com poucas nuvens no céu e temperatura oscilando entre 13º e 29º graus.

Já no domingo, as temperaturas aumentam um pouco mais e deveremos ter um dia de sol com aumento de nuvens durante o dia e noite com pancadas de chuva. Temperatura mínima de 14º e máxima de 30º.

Aproveite seu final de semana que vai estar propício para curtir, mas com muita responsabilidade.

FAMÍLIA PEDROSO COMUNICA FALECIMENTO

 A Família Pedroso comunica o falecimento do senhor Mario Pedroso de 86 anos, pai do Preto e do Verci da Frigodasko.

Seu corpo está sendo velado em sua residência no Bairro Pitanguinha, e o sepultamento será na tarde de hoje no Cemitério da Borboleta Anjo da Guarda.

Nossos sentimentos á toda família e amigos.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

CONFIRA AS GRANDES OFERTAS DE NATAL DO SUPERPÃO COMPRE MAIS. A LOJA MAIS BARATA DE PITANGA E REGIÃO

 OFERTAS DE NATAL DO SUPERPÃO COMPRE MAIS

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PRF aponta adolescente como responsável pelo acidente no viaduto em Guarapuava

O Corpo de Bombeiros atualizou as informações referentes ao acidente ocorrido na tarde dessa terça (30). 

De acordo com as novas informações, um adolescente de 16 anos, dirigia um VW Gol 1.0 em alta velocidade no sentido a Palmital. 

No entanto, sobre o viaduto da BR-277, perímetro urbano de Guarapuava, ele bateu contra uma BMW. 

Até ontem, os bombeiros informavam que eram três vítimas.

Todavia, hoje a informação é de que, também havia uma passageira no VW Gol. 

Além disso, uma mulher atropelada, pressionada contra uma mureta, também teve ferimentos moderados. 

Totalizando quatro feridos. 

O acidente ocorreu, segundo a Polícia Rodoviária Federal, quando o adolescente tentou desviar de um caminhão, que entrava na rodovia. 

Dessa forma, o Gol, em alta velocidade, colidiu frontalmente com uma BMW. 

De acordo com a PRF, o adolescente sofreu ferimentos graves e a passageira do VW Gol, de 24 anos teve ferimentos moderados. 

Já o motorista de 30 anos da BMW teve ferimentos leves. 

Por fim, os feridos foram encaminhados ao Hospital Santa Tereza

Fonte: RSN

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

O MAIOR LOCUTOR DE RODEIO, MARCO BRASIL ESTEVE EM PITANGA VISITANDO SARGENTO MORAES

 

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Mulher de 58 anos é agredida pelo próprio filho, no interior de Palmital

FOTO/ ILUSTRATIVA
Ontem por volta das 09h00min, uma equipe da Polícia Militar (PM) foi acionada pelo pronto socorro municipal de Palmital.

Dando conta que tiveram uma solicitação de uma mulher (58 anos), a qual relatava que havia sido agredida pelo seu filho e apresentava corte na cabeça. 

A mulher é residente em um assentamento.

De posse das informações, a equipe deslocou à localidade, sendo que no caminho encontrou a ambulância do posto de saúde.

No local, em conversa com um dos filhos da vítima, este relatou que seu irmão (25 anos), que mora no mesmo sítio, mas em casa vizinha, se desentendeu com o mesmo e com sua mãe.

Vindo a pegar um facão e tentar lhe acertar, momento em que sua mãe entrou no meio e foi empurrada por seu irmão, vindo a cair com a cabeça em uma pedra causando-lhe ferimento. 

Sendo que o mesmo com um cabo de enxada conseguiu tirar o facão de seu irmão e correr pedir ajuda nos vizinhos. 

O rapaz disse ainda que o autor, após o ocorrido, fugiu em um VW/Gol de cor branca sentido ao município de Laranjal.

Fonte: Douglas Souza

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 

Estado de SP confirma o terceiro caso da variante Ômicron no Brasil; confira os principais sintomas da doença

A Secretaria de Estado de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (1º) o terceiro caso da variante Ômicron no Brasil. Trata-se do passageiro da Etiópia que desembarcou em Guarulhos no último sábado quando testou positivo para Covid-19. A amostra foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz do Governo de SP.

O homem de 29 anos foi testado no aeroporto pelo laboratório CR Diagnósticos ao desembarcar no país e não apresentava sintomas. Ele é vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer. Em isolamento domiciliar desde o último sábado, sem sintomas e sendo acompanhado pela vigilância do município de Guarulhos, local que reside.

Os dois primeiros caso da variante Ômicron foram confirmados pelo Lutz na tarde de ontem, após sequenciamento genético realizado pelo laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein. Os casos são de homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul. Eles desembarcaram no Brasil no dia 23 e fizeram exame antes de embarcar novamente no dia 25. Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR coletado no laboratório do Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos antes de viagem à África do Sul. Nesta quarta-feira (1), a vigilância municipal da Capital atualizou as informações dos pacientes para a pasta estadual e informou que ambos foram vacinados com o imunizante da Janssen na África do Sul, corrigindo a informação inicial que não haviam sido imunizados.

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o território estadual. A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético. A pasta acompanha e auxilia nas investigações, em tempo real de todas as Variante de Preocupação (VOC = Variant Of Concern), tais como Delta, Alpha, Beta, Gamma e, agora, a Ômicron. Todo e qualquer agravo inusitado é monitorado pela vigilância estadual, seja proveniente de aeroportos ou portos.

As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel) e a vacinação contra a COVID-19.

“É importante salientar que o comportamento de um vírus pode ser diferente em locais distintos em virtude de fatores demográficos e climáticos, por exemplo. Aproveitamos para reforçar a importância da vacinação, principalmente aquelas 3,9 milhões de pessoas que ainda não tomaram a sua segunda dose, pois somente desta forma estarão totalmente protegidas”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Para os que já completaram o ciclo vacinal, tem mais de 18 anos e um intervalo de 5 meses entre as doses da Coronavac/Butantan, AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer, podem procurar os postos de vacinação para a dose adicional. Quem tomou a dose única da Janssen podem se imunizar com a dose adicional a partir de dois meses.

SOBRE OS SINTOMAS:

A médica africana Angelique Coetzee, que atendeu a vários pacientes com a nova variante antes de ela ser descoberta, percebeu uma mudança nos sintomas apresentados pelos doentes. Segundo ela, que também é presidente da Associação Médica da África do Sul, os sintomas da Ômicron relatados pelos pacientes foram:

    • Cansaço;
    • Dores musculares;
    • "Coceira na garganta" ou "garganta arranhando";
    • Febre baixa (em poucos casos);
    • Tosse seca (poucos casos).
    Fonte: saopaulo.sp.org

    Pitanga e municípios da região central estão inclusos no Projeto Caminhos do Peabiru que visa resgatar trilha histórica e fomentar o turismo no Paraná

     O Paraná vai resgatar a trilha histórica do Caminho do Peabiru, um trecho de 1.550 quilômetros de extensão que percorre 86 municípios e 29 distritos administrativos.

    E dentre estes municípios estão Pitanga, Nova Tebas Manoel Ribas, Boa ventura de São Roque e Turvo.

     O projeto foi apresentado pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva, e pela superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a prefeitos, deputados e parceiros da iniciativa privada nesta quarta-feira (1º), no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON). 

    O Caminho do Peabiru visa resgatar, proteger e fomentar o turismo e a cultura das cidades que circundam a trilha histórica. Os caminhos são ramificados e vão de Paranaguá a Peabiru (800 km passando por 30 municípios), de Peabiru a Foz do Iguaçu (450 km e 36 municípios) e de Peabiru a Guaíra com (300 km e 18 cidades).

    “Os incas e os guaranis se comunicavam por esta trilha no período conhecido como Antes de Cristo, guiados pela Via Láctea. Para os guaranis, era a terra sem mal e para os incas era o caminho para a busca da nascente do sol. Temos no Paraná uma maravilha de conexão humana, social, espiritual, econômica e histórica”, destacou Guto Silva.

    A apresentação buscou o engajamento das prefeituras no projeto, que será lançado oficialmente no ano que vem. A Fundação O Boticário e o Sebrae já formalizaram apoio. As prefeituras não terão custo, mas serão responsáveis por ajudar no desenho do caminho em cada município.

    “A expectativa é que a partir do momento que tivermos esse caminho com infraestrutura, portais, sinalização para o viajante, e indicações de hotéis, restaurantes, comércio e atrações no entorno, vamos poder sincronizar os ativos empresariais de cada cidade com o caminho nos municípios, gerando mais empregos e mais renda”, disse Guto Silva.

    O Governo do Paraná ficará responsável por toda a sinalização, pelos portais e também pela tecnologia a ser oferecida aos turistas, como aplicativos de celular. “Quando começarmos a contar essa história teremos um grande potencial econômico nos municípios”, reforçou o chefe da Casa Civil.

    Para a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a iniciativa tem tudo para para se somar às atrações turístico-culturais do Paraná, levando desenvolvimento e fomento a dezenas de cidades. "A história e a memória dos povos originários se encontram com recursos naturais que cortam o solo deste Estado. Não tenho dúvida de que este é um grande projeto deste governo, que se converterá em um legado para as próximas gerações", disse Luciana Casagrande Pereira.

    As secretarias da Educação e do Esporte e do Desenvolvimento Sustentável estão envolvidas diretamente no projeto. A SEED vai colocar no currículo dos alunos da rede estadual a história do caminho do Peabiru e a superintendência de Esportes vai promover caminhadas e eventos esportivos nos locais. A Paraná Turismo, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), irá fazer a gestão das atividades turísticas a serem desenvolvidas em todos os municípios participantes.

    “É um momento importante para alavancar o desenvolvimento dos municípios, com geração de emprego e renda. O Caminhos do Peabiru hoje é um projeto cultural, com entendimento da existência dos ancestrais, e isso será transformado em um produto turístico”, disse o secretário Márcio Nunes. 

    Um grupo de trabalho da Sedest analisará cada trecho. O diagnóstico identificará a necessidade de sinalização, suporte de infraestrutura, apoio aos empresários para que possam se adequar para receber os turistas. Serão estudados também os setores possíveis de exploração em cada região, como a possibilidade de implantar o cicloturismo, cavalgadas, entre outros.

    CAMINHO – Os caminhos do Peabiru fazem parte da milenar rota transcontinental que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico, atravessando o Brasil, passando por Paraná, São Paulo e Santa Catarina e Paraguai, Bolívia e Peru. A região conta com vestígios arqueológicos que ultrapassam 3 mil quilômetros, carregados de histórias, lendas e aventuras.

    O percurso histórico, criado pelos índios guaranis, integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas) do governo federal e foi declarado Patrimônio de Natureza Cultural e Imaterial Paranaense a Rota Transcontinental Caminhos do Peabiru.

    As rotas sinalizadas pelo projeto vão estimular a economia criativa, atrair turistas nacionais e internacionais, incrementar as redes de restaurantes, pousadas, hotéis, artesanato e o comércio local; estimular a saúde pelo contato com a natureza, jogos, caminhadas, cavalgadas, dentre outros eventos, inclusive, divulgação dos pratos típicos.

    PRESENÇAS – Também participaram da apresentação do projeto prefeitos dos municípios da rota e os deputados estaduais Alexandre Amaro, Galo e Gilson de Souza.

    Confira as cidades/regiões participantes:

    Altamira do Paraná, Alto Alegre do Iguaçu, Altônia, Anahy, Antonina, Araruna, Assis Chateaubriand, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Boa Ventura do São Roque, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Campina da Lagoa, Campina Grande do Sul, Campo Bonito, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Carambeí, Castro, Catanduvas, Céu Azul, Colombo, Corumbataí do Sul, Curitiba, Farol, Fênix, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Alves, Goioerê, Guaíra, Ibema, Iguatu, Iratema, Janiópolis, Jesuítas, Juranda, Lindoeste, Luiziana, Mamborê, Manoel Ribas, Maripá, Marmeleiro, Matelândia, Medianeira, Nova Cantu, Nova Prata do Iguaçu, Nova Santa Rosa, Novas Tebas, Palmeira, Palotina, Paranaguá, Peabiru, Pinhais, Piraí do Sul, Piraquara, Pitanga, Planalto, Ponta Grossa, Prudentópolis, Quarto Centenário, Quatro Barras, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Realeza, Reserva, Roncador, Salto do Lontra, Santa Izabel Do Oeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha do Itaipu, São José dos Pinhais, São Luiz do Purunã, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa, Tibagi, Três Barras do Paraná, Turvo e Ubiratã.


    Fonte: AEN/PR

    Ferramenta Gov.Br envia mensagens para ofertar serviços públicos digitais

    O governo federal iniciou testes de ferramenta que vai ofertar serviços públicos digitais aos cidadãos. O Notifica Gov.Br, do Ministério da Economia, entrou em fase de testes. Nesta primeira fase, motoristas receberão orientações para obter descontos de até 40% em pagamentos de multas de trânsito.

    Segundo o Ministério da Economia, 40 mil motoristas do país começaram a receber mensagens com orientações do Gov.Br para o pagamento de multas de trânsito dentro do prazo e com descontos de até 40%.

    Caso não realizem defesa prévia ou entrem com recurso contra a autuação, os condutores notificados obtêm os 40% de desconto sobre o valor da multa.

    Nesta primeira etapa, a iniciativa atenderá condutores com infrações de trânsito ainda a pagar. Os motoristas receberão as mensagens pelo aplicativo Gov.Br, por e-mail e SMS no celular. Outros serviços serão contemplados na sequência, informou o ministério.

    Atualmente, o Gov.Br tem 116 milhões de usuários. A solução foi desenvolvida por equipes da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e do Serpro, com apoio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério da Infraestrutura.

    “Com o Notifica Gov.Br, mudamos a lógica da comunicação entre o Estado e a população, pois começamos a oferecer serviços de forma antecipada. Nos tornamos mais preditivos. Ou seja, não é só o cidadão que vem atrás do serviço público no Gov.Br. Nós começamos a oferecê-los a partir da personalização da experiência do usuário com a plataforma Gov.Br”, explica o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz, em nota.

    A iniciativa faz parte da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, que prevê a ampliação da notificação ao cidadão em, no mínimo, 25% dos serviços digitais. Atualmente, 72% dos 4,8 mil serviços do governo brasileiro são totalmente digitais.

    Sistema Eletrônico de Notificações

    O ministério acrescenta que os alvos deste teste são aqueles condutores que ainda não aderiram ao Sistema Eletrônico de Notificações (SNE), disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou pelo portal de serviços da Senatran. Eles serão orientados a aderir.

    O serviço vale para todas as multas aplicadas, seja no âmbito do município, dos estados ou da União. Mas quem já tiver multa vencida não participa.

    Fonte: Agência EBC

    quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

    Comunicamos o falecimento de Dona Maria Neduziak (conhecida como Dona Marica).

    Faleceu hoje, Dona Maria Neduziak conhecida como dona Marica.

    Aos 74 anos, no hospital São Vicente de Guarapuava.

    Ela trabalhou por muitos anos no posto de saúde no centro de Pitanga.

    Seu velório será na capela mortuária, apartir das 18hrs.

    Seu sepultamento será na Borboleta.

    É Com muita dor no coração, que comunicamos o falecimento da Dona Marica.

    Descanse em paz nos braços do pai. Uma grande pessoa uma mãe dedicada, uma grande amiga.

    Uma mulher guerreira.

    Nós da família Farias e Blog Jonei Farias e TV Impactus.

    Nossas sinceras condolência a família.

    DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

     


    CONFIRA AS GRANDES OFERTAS DO SUPERPÃO COMPRE MAIS. A LOJA MAIS BARATA DE PITANGA E REGIÃO

     OFERTAS DO SUPERPÃO COMPRE MAIS

    DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

    LÍDER ESPIRITUAL É PRESO SUSPEITO DE MANTER RELAÇÕES SEXUAIS COM PROMESSA DE CURA

    Um líder espiritual foi preso suspeito de manter relações sexuais com a promessa de cura, em Maringá, no norte do Paraná, segundo a Polícia Civil. A prisão ocorreu nesta terça-feira (30).

    De acordo com o delegado do caso, Rodolfo Vieira, o também capoeirista foi preso preventivamente e deve responder por violação sexual mediante fraude, importunação sexual e assédio sexual.

    As vítimas apresentavam alguma vulnerabilidade, seja por idade, classe social ou por dificuldade momentânea, como um problema de saúde, conforme a polícia.

    Sete mulheres, entre elas uma adolescente, foram ouvidas e relataram histórias parecidas à polícia.

    “Uma vez identificada essa vulnerabilidade, ele oferecia uma revolução espiritual, um tratamento para esse problema, de uma maneira que ele, como líder supremo dessa cultura e como ‘mestre de ventre’, poderia mediante a conjunção carnal passar essa energia, que iria melhorar e curar essas vítimas", disse o delegado.

    A RPC tentou contato com a defesa do suspeito, mas, até a última atualização desta reportagem, não tinha conseguido retorno. 

    Em interrogatório à polícia, o líder espiritual negou os crimes.

    “Ele não confessou, ele negou. Ele falou que nunca praticou nenhum ato sexual durante o ministério da religiosidade dele. Porém, foram ouvidas várias vítimas e várias testemunhas, os relatos são bem similares, com detalhes que causam bastante confiança, tanto que o juiz deferiu uma medida grave, que é uma prisão preventiva, com base nesses depoimentos."

    Crime

    Conforme a investigação, o suspeito preso se aproveitava da condição de autoridade espiritual perante a comunidade para ter relações sexuais com mulheres com a promessa de cura, tratamento ou até de evolução espiritual.

    A Polícia Civil informou que isso tudo ocorria durante rituais, que duravam horas, em salas reservadas, em um local de prática religiosa, nos fundos da casa dele.

    "Algumas vítimas, felizmente, perceberam que se tratava de uma fraude e se evadiram. Eu tive que ouvir duas fora do Paraná porque têm medo de voltar para cá. Porém, algumas se submetiam a essa sessão dessas relações sexuais com fins terapêuticos, acreditando de verdade que seria a única forma de se curar ou de curar alguém da sua família, alguém muito querido", explicou o delegado.

    Segundo o delegado, os abusos também ocorriam durante a realização de banhos terapêuticos, que eram indicados de forma diferente para homens e para mulheres.

    “Ele oferecia banhos, só que quando ele oferecia banho para um integrante homem, ele dava simplesmente as ervas, o banho pronto para a pessoa tomar em casa. Quando eram vítimas mulheres que ele tinha o interesse de praticar esses atos criminosos, ele mesmo dava o banho e ele dava o banho desnudo, o que já é totalmente fora de qualquer padrão de religião.”

    Fonte: G1 - PR / RPC Maringá

    DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

     

    TERMINA HOJE (01) AS INCRIÇÕES PARA O PSS DA PREFEITURA DE PITANGA

     Atenção você professor que deseja realizar o Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura Municipal de Pitanga, não perca tempo porque hoje é o último dia para as inscrições.

    São 170 vagas para professor com carga horária de 20 horas, com salário de 1372,48.

    Os requisitos mínimos para a inscrição Formação de nível médio Formação de Docentes (magistério) ou formação de nível superior em Graduação Plena em Pedagogia.

    Para saber mais e realizar sua inscrição acesse o edital: www.pitanga.pr.gov.br/pss-semece


    FEIRA DE FILHOTES PARA ADOÇÃO RESPONSÁVEL EM PITANGA

    Estamos com muitos filhotes resgatados em lares temporários.

    Venha conhecer seu novo melhor amigo pra sempre. 

    ADOTAR FAZ BEM PRA ALMA

    Está acontecendo HOJE no posto de combustível em frente à Fermancon.

     

    DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS