sexta-feira, 8 de outubro de 2021

PITANGA - CRECHE ELZA LERNER REALIZA DRIVE THRU COM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS

Copel oferta bônus para troca de 25 mil kits de lâmpadas LED

 Terá início quarta-feira (13) a última etapa do projeto Trocou, Economizou, realizado pela Copel para oferta de bônus na troca de eletrodomésticos, a fim de tornar mais eficiente o uso da energia elétrica nas unidades consumidoras atendidas pela distribuidora. O projeto, que já proporcionou a troca de mais de 21 mil eletrodomésticos, desta vez oferece desconto em um kit com sete lâmpadas LED, vendido exclusivamente para a substituição da mesma quantidade de lâmpadas incandescentes, halógenas ou fluorescentes, que consomem mais energia.

O projeto é executado pela rede varejista Lojas Colombo, vencedora da concorrência promovida pelo Programa de Eficiência Energética da Copel. As lâmpadas estarão à venda apenas nas lojas físicas da rede, e ficam disponíveis enquanto durar o estoque em cada localidade. Ao todo, são 25 mil kits de lâmpadas disponíveis.

No ato da compra, é preciso fazer a entrega das lâmpadas usadas, em funcionamento. Valerão as incandescentes ou halógenas com potência mínima de 40 watts, e fluorescentes compactas de, no mínimo, 20W. Também será solicitada a apresentação de uma conta de luz, impressa ou digital, e de um documento que comprove a identidade do responsável pela fatura, como RG ou carteira de motorista. Para participar, a unidade consumidora não pode ter débitos pendentes com a Copel.

O kit contém cinco lâmpadas de 8 watts e duas lâmpadas de 6 watts e será vendido ao preço de R$ 5,00 em compras limitadas a cinco kits por unidade consumidora. O projeto também tem disponíveis cerca de mil bônus para a troca de aparelhos de ar condicionado antigos, de janela, por um modelo split com capacidade de 9 mil BTUs e tecnologia inverter.

TITULAR - O gerente de Inovação Diego Munhoz, responsável pelo projeto na Copel, orienta sobre os cuidados básicos para garantir o distanciamento social ainda necessário. “A troca deve ser feita pela pessoa titular da conta de luz. Então, sugerimos que a visita à loja seja feita por apenas este membro da família, tomando todos os cuidados que a pandemia ainda exige, incluindo o uso de máscara”, comenta. 

RECICLAGEM - Todos os equipamentos entregues na troca são encaminhados para o descarte ambientalmente correto. O projeto já destinou para reciclagem, portanto, 21 mil geladeiras de uma e duas portas, freezers e aparelhos de ar-condicionado, além de 147 mil lâmpadas que acompanharam as vendas, em  kits como estes que agora serão vendidos de forma avulsa.

CURSO PARA ECONOMIZAR – Esta etapa do projeto prevê, ainda, a oferta de um curso online sobre eficiência energética, com noções básicas de gestão do consumo de energia, fontes geradoras e composição tarifária, entre outros tópicos. O curso é gratuito e tem carga horária de duas horas, com emissão de certificado aos participantes. O conteúdo estará disponível a partir desta quarta (13), no site www.copel.com.

“Estas são informações importantes para toda a sociedade, principalmente neste momento de grave estiagem que estamos atravessando. É uma formação rápida, mas bastante relevante para gestores públicos, privados e do terceiro setor, além de estudantes, síndicos condominiais, e mesmo para quem quer controlar melhor o consumo em casa”, explica Diego Munhoz.

PROGRAMA  – O Programa de Eficiência Energética da Copel completou 20 anos de atividades, sob regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Neste período, mais de R$ 530 milhões foram investidos para a redução dos desperdícios de energia elétrica em todos os municípios atendidos pela distribuidora. O programa realiza chamadas públicas regularmente, e atualmente incentiva projetos que beneficiarão 11 hospitais, 275 instituições de ensino e 27 mil pontos de iluminação pública, com um consumo de energia mais eficiente.

Fonte: AEN/PR

SUPERPÃO E AS OFERTAS DESTA SEXTA-FEIRA





 

Inmetro alerta sobre importância do selo de conformidade de brinquedos

O diretor substituto de Avaliação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Leonardo Rocha, alertou sobre a necessidade de atenção na hora da compra de presentes, principalmente brinquedos, para o Dia das Crianças. Em entrevista nesta quinta-feira (7) à Agência Brasil, Rocha disse que a principal recomendação é verificar, no ato da compra, a presença do Selo de Conformidade do Inmetro.


“A presença desse selo significa que o produto passou por um processo de avaliação e demonstrou cumprir com os requisitos de segurança”, afirmou Rocha, ao lembrar que a avaliação é feita pelo Inmetro, pelos organismos de certificação e laboratórios de ensaio uma vez por ano nas fábricas e que a responsabilidade pela manutenção da conformidade recai, portanto, sobre o próprio fabricante.

Em entrevista ontem ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o presidente do Inmetro, Marcos de Oliveira Júnior, falou sobre o assunto. Segundo Oliveira Júnior, todos os brinquedos comercializados no Brasil, nacionais ou importados, têm que ter o selo do instituto. “Eles precisam passar pela certificação do Inmetro, têm que ter o selo do Inmetro e, junto com ele, o logotipo do organismo que faz a certificação desse brinquedo.”

Mercado formal

Já Leonardo Rocha destacou que as compras devem ser feitas preferencialmente em estabelecimentos legalmente constituídos, evitando camelôs e feiras, locais em que, geralmente, são vendidos produtos que não atendem aos requisitos de segurança e, muitas vezes, são piratas. É importante que, no caso de produtos sem o selo, isso seja denunciado à Ouvidoria do Inmetro, pelo número 0800-23851818. Segundo Rocha, isso permite que o instituto encaminhe equipes de fiscalização ao local para recolher os produtos irregulares no mercado.

Obrigatório em brinquedos desde 1992, o selo do Inmetro é concedido depois que o produto passa por vários ensaios em laboratórios. São analisados itens de segurança como impacto e queda (bordas cortantes e pontas agudas); mordida (partes pequenas que podem ser levadas à boca); toxicidade (metais e substâncias nocivos à saúde); inflamabilidade (risco de combustão em contato com o fogo); e ruído (níveis acima dos limites estabelecidos pela legislação).

Faixa etária

Também é importante observar à questão da restrição da faixa etária, que tem a ver com segurança. Já a indicação de faixa etária está relacionada ao aspecto cognitivo: os brinquedos são classificados por faixa etária. Rocha destacou que alguns brinquedos não são indicados para crianças de até 6 meses ou de até 3 anos, por exemplo, por questões de segurança. “São brinquedos que têm peso incompatível com a idade da criança, têm uma ponta ou alguma coisa incompatível com a faixa etária”. Há idades, porém, em que as crianças já conseguem brincar melhor e extrair o máximo do que o brinquedo pode oferecer a elas, ressaltou.

Para os pais que têm mais de uma criança em casa, de idades diferentes, Rocha recomendou que fiquem atentos para que a mais nova não use o brinquedo da mais velha e que haja uma supervisão mínima por parte dos pais. “Isso também é importante.”

Na entrevista à Voz do Brasil, o presidente do Inmetro ressaltou que é preciso ter atenção com produtos comprados pela internet. “A regra é a mesma”, afirmou Oliveira Júnior. Ele lembrou que nos sites de venda virtual, há fotos dos produtos, de vários ângulos, e que o responsável deve procurar observar se tem o selo do Inmetro ali.

“Se ficar na dúvida, pergunte para quem está vendendo no chat, na mensagem, se tem o selo do Inmetro. Se não tiver, o produto é irregular”. Oliveira Júnior disse que uma boa dica é: “se não tem o selo do Inmetro, comunique à própria plataforma que está vendendo, para que ela tome as providências”.

Nota fiscal

Pais e responsáveis devem exigir também a nota fiscal, não só para brinquedos, mas para qualquer produto. “Exigir a nota fiscal para, em caso de qualquer problema, poder requerer a troca do brinquedo.” Leonardo Rocha destacou a importância da ajuda da população para, na eventualidade de algum acidente no caso de produtos com selo do Inmetro e comprados em estabelecimento comercial legalizado, denunciar o fato ao instituto.

“Temos o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo e, a partir desses relatos, promovemos melhorias e aperfeiçoamento na nossa regulamentação e nas ações de fiscalização”, ressaltou. Nesses casos, o problema é considerado risco para o consumidor e é investigado de forma diferente. Para produtos sem o selo de conformidade, a ação é de fiscalização e de repressão.

O Inmetro iniciou no fim de setembro uma ação de fiscalização relativa à venda de produtos para o Dia das Crianças que irá até o dia 12. “Temos operações ao longo do ano e uma ação especial voltada à fiscalização de brinquedos no mercado em geral, no país todo.” Essa ação é feita em parceria com os institutos estaduais de Pesos e Medidas, de maneira simultânea, para evitar a comercialização de produtos irregulares, principalmente nesse período e perto do Natal.

Cerca de 15% das reclamações que chegam ao Inmetro são referentes a brinquedos, disse Rocha.

Pop-its e orbeez

Leonardo Rocha afirmou que o alerta vale igualmente para os pop-its orbeez. Pop-its são produtos coloridos e maleáveis, para uso de crianças, com a finalidade de interagir e aliviar o estresse. Destinados a crianças de até 14 anos, por serem lúdicos, são considerados brinquedos. Por isso, devem ser comercializados no Brasil com o selo do Inmetro em suas embalagens.

Já o orbeez é um brinquedo que tem em seu interior diversas microbolinhas macias e é contraindicado para crianças de até 3 anos, que costumam levar produtos à boca. Como são destinados ao público infantil, valem as mesmas orientações: aquisição no mercado formal, presença do Selo de Conformidade do Inmetro e restrição de faixa etária, acrescentou.

Marcos de Oliveira Júnior reforçou que os pais devem ter os mesmos cuidados quando adquirirem tal tipo de brinquedo. “Os pop-its também são brinquedos e têm que ter a certificação do .Inmetro. Têm que ter o selo visível na embalagem, e o que nós observamos é que tem muitos aí sendo vendidos no mercado informal, em compras pela internet, que não têm esse cuidado.” |Tais brinquedos sem o Selo de Conformidade podem ser tóxicos, disse o presidente do Inmetro, reiterando que essa certificação significa que o brinquedo passou pelos testes e verificou-se que não tem nenhum problema de toxicidade para as crianças.

Segundo Oliveira Júnior, muitos pais preferem pagar menos por brinquedos similares, embora isso “gere risco para a criança”. Muitas vezes, esse tipo de produto mostra-se, mais tarde, defeituoso e com problemas. Ele admitiu que é possível encontrar em camelódromos produtos com selo falsificado do Inmetro. Nesse caso, a orientação é denunciar o fato ao site do Inmetro e aos institutos de Pesos e Medidas dos estados, “para que se possa fazer a atuação correta de vigilância de mercado e retirar esses produtos que causam risco”.

Oliveira Júnior destacou que as crianças são muito criativas e sempre encontram um jeito novo de usar os brinquedos. Por isso, sugeriu que, para evitar riscos, os pais sempre verifiquem se elas estão usando o brinquedo corretamente. Mesmo que o produto tenha o selo do Inmetro, é preciso ler as instruções porque, “ na criatividade que têm, as crianças são capazes de fazer coisas inimagináveis”.

Fonte: Agência EBC

Terremoto no Japão deixa pelo menos 32 feridos

Trinta e duas pessoas ficaram feridas em um tremor de terra que abalou a área de Tóquio. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) estima magnitude de 6,1 e diz que não havia risco de tsunami.

Sentido em grande parte do leste do Japão, o tremor agitou edifícios e disparou alarmes nos telefones das pessoas para lhes dar tempo de procurar abrigo.

O epicentro do tremor de terra foi registado a 80 quilômetros de profundidade, na província de Chiba (a leste de Tóquio), de acordo com a JMA.

Na última madrugada em Lisboa, a Agência de Gestão de Catástrofes e Incêndios disse que 32 pessoas ficaram feridas, a maioria delas menores.

Foram comunicados incêndios em um edifício e em duas refinarias, mas todos contidos, acrescentaram as autoridades.

Linhas de trens locais e de alta velocidade foram imediatamente suspensas como medida de precaução.

Estão sob controle as centrais nucleares, sem relatórios imediatos de quaisquer anomalias.

"Por favor, tome medidas para proteger a sua vida enquanto se mantém a par das últimas informações" apelou o novo primeiro-ministro nipónico, Fumio Kishida.

O Japão situa-se no "Anel de Fogo" do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica que se estende pelo Sudeste Asiático e a bacia do Pacífico.

Na semana passada, um terremoto de magnitude 6.1 foi sentido ao largo da costa noroeste do país, mas não causou anos.

O Japão continua marcado pelo devastador terremoto e tsunami de 2011 (mais de 18.500 mortos), que levou ao desastre nuclear de Fukushima.

Fonte: Agência EBC

NOVA TEBAS - POLÍCIA MILITAR (ROTAM) APREENDEU CERTA QUANTIA DE DROGAS

Por volta das 20h00min do último dia 06 de outubro, a equipe de Policiamento de Rotam da 3ª Cia/PM, após ter conhecimento e realizar levantamento de informações, que um homem de 34 anos, residente no Distrito de Catuporanga, no município de Nova Tebas, há alguns meses estaria fazendo uso e comércio de entorpecentes. 

Sendo que, nesta data a equipe logrou êxito em abordar o suspeito em frente à sua residência. 

Em revista pessoal e na residência foi localizada uma certa quantia de maconha, a qual após pesagem resultou em 90 gramas. 

O indivíduo foi conduzido com a droga apreendida até a Delegacia de Manoel Ribas.

Fonte: Polícia Militar

PITANGA - OBRA DE UBS FOI ALVO DE FURTO

Por volta de 13h35m de ontem (07), a Polícia Militar recebeu umas solicitação da responsável pela obra da UBS do Bairro Maristela, qual informou que a referida obra teria sido alvo de furto.

No local, foi constatado o fato, onde em contato com a solicitante esta informou que durante a noite houve furto da fiação elétrica sendo levados: 4 refletores 400 WATTS, 12 luminárias de emergência e ainda interruptores, tomadas e disjuntores foram danificados. Não foi possível precisar o horário exato do furto.

A equipe realizou patrulhamentos porém não logrou êxito na localização dos autores até o momento da lavratura do Boletim de Ocorrência.

Fonte: Polícia Militar

Governo publica novas regras para registro de defensivos agrícolas

O governo federal publicou no Diário Oficial da União de hoje (8) o Decreto 10.833, de 7 de outubro de 2021, que simplifica os processos de pesquisa, análise e registro comercial de defensivos agrícolas para uso no Brasil.

Segundo nota publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a alteração nas leis que regem o uso de agrotóxicos no país visa a modernizar os processos referentes ao uso de defensivos agrícolas nas plantações brasileiras, que são originalmente dispostos na Lei 7.802 de 1989.

Apesar de tornar mais rápida e menos burocrática a análise de novos produtos, a legislação também endurece a fiscalização e punição às más práticas na agricultura nacional e o uso de substâncias não reguladas em lavouras e plantações. O novo decreto inclui aditivos próprios para cultivos certificados como orgânicos, além de facilitar a produção de agrotóxicos genéricos - aqueles que usam princípios ativos idênticos aos patenteados por laboratórios.

Pesquisas, estudos e levantamentos na área de defensivos agrícolas serão facilitados com a nova lei. Segundo a pasta, análises com substâncias e ingredientes ativos que já foram aprovados pelos órgãos reguladores do setor - Ministério da Agricultura, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - poderão ser viabilizados sem necessidade de uma licença especial temporária que era exigida antes do decreto.

“As novas regras facilitam as atividades de pesquisa e experimentação com ingredientes ativos já registrados, realizadas por empresa ou entidade de ensino, extensão e pesquisa ou por entidade credenciada”, informa o Mapa. Apenas pesquisas em ambientes hídricos ou florestas nativas mantêm a exigência.

“A entrega de documentos e estudos ficará concentrada no órgão competente para a análise, sem a possibilidade de duplicidade. O Ministério da Agricultura faz a análise agronômica, o Ibama faz a análise ambiental e a Anvisa, a análise toxicológica. A excelência e a robustez do sistema de registro [de agrotóxicos] brasileiro permanecem inalteradas”, afirmou o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Bruno Cavalheiro Breitenbach.

Sobre a quantidade de novos defensivos agrícolas que poderão entrar em circulação, Breitenbach afirmou que ainda não é possível prever, já que o novo processo permite que um único número de registro de defensivo agrícola abarque uma linha de produtos comerciais - mudança avaliada como “evolução no processo”.

O coordenador-geral do ministério lembrou que o Brasil tem o código regulatório de agrotóxicos mais avançado da América Latina, no mesmo patamar, segundo ele, de legislações equivalentes em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a União Europeia. O novo texto desburocratiza a produção nacional de defensivos exclusivamente para exportação.

Orgânicos

Com a publicação, não apenas novos produtos para lavouras convencionais poderão ser disponibilizados no mercado, mas também defensivos fitossanitários para plantações com certificação orgânica. “A nova alteração permitirá que outros produtos, de base biológica, possam - se aprovados - ser permitidos para uso em orgânicos”, afirmou Breitenbach.

Capacitação para uso

O texto do decreto prevê ainda a criação de um registro de aptidão para aplicadores de agrotóxicos e cursos de capacitação para funcionários do setor.

Sobre o uso de defensivos ilegais e não regulamentados no Brasil, o coordenador-geral do Mapa afirmou que a nova legislação prevê, além de medidas educativas e de conscientização, formas mais onerosas de punição para infratores. “A alteração vai permitir que a fiscalização se torne mais rigorosa e mais punitiva. Dessa maneira, esperamos intensificar o combate ao comércio ilegal de agrotóxicos e punir o uso incorreto desses produtos, tornando a agricultura brasileira mais sustentável e ainda mais segura”.

Registro público

O novo decreto mantém a exigência de registros públicos para novos agrotóxicos. A mudança é o meio de publicação. Os novos produtos deixam de ser listados no Diário Oficial da União e passam a integrar o Sistema de Informações Sobre Agrotóxicos (SIA), que fica responsável por divulgar mudanças no setor.

Fonte: Agência EBC

ATENÇÃO - SÉRIE ROUND 6 QUE VEM FAZENDO A CABEÇA DE CRIANÇAS E JOVENS TRAZ CONTEÚDO EXPLÍCITO PARA ESTA FAIXA ETÁRIA

Uma série lançada na NETFLIX no dia 17 de setembro deste ano intitulada de "ROUND 6".

Esta série coreana, tem classificação etária de 16 anos e em menos de um mês vem batendo recordes de audiência, inclusive nas redes sociais como: Facebook, Instagram e TikTok, bastante comentada pela boneca presente na série que representa como algo inocente a primeira vista.

O conteúdo da série contém: violência explícita, tortura psicológica, suicídio, tráfico de órgãos, cenas de sexo, pederastia, palavras de baixo calão entre outras coisas tem sido assunto entre as crianças. 

A série utiliza brincadeira simples de criança como "batatinha frita 1, 2, 3", "cabo de guerra", "bolas de gude" e outras, para assassinar a "sangue frio" as pessoas que não atingem um objetivo final. 

Sabemos e respeitamos a decisão de cada família. Contudo, acreditamos ser nosso papel alertar aos pais e responsáveis pelas nossas crianças, " Porque nem tudo que brilha é ouro".

Pais fiquem atentos para aquilo que seus filhos assistem analisem o conteúdo para ter certeza do tipo de informação que nossas crianças tem recebido.

Assistam ao menos ao trailer antes de permitir que crianças sob sua tutela tenham acesso à esse tipo de conteúdo.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

PARANÁ - Carro colide em ônibus e deixa duas vítimas na BR-470

Na manhã desta quinta-feira, 7, ocorreu um acidente envolvendo a colisão traseira entre um carro Hyundai Creta, e um ônibus. 

O acidente aconteceu por volta das 7h, na BR-470, quilometro 86, próximo ao trevo da cidade de Rodeio.

Além de deixar a parte frontal do carro destruída, o acidente deixou duas vítimas.

O condutor, que estava preso dentro do carro e ficou com ferimentos médios, e, a passageira, também presa dentro do carro e com ferimentos médios. 

Ambos foram retirados do carro, atendidos no local pelos bombeiros e pelo Samu de Acurra, e em seguida encaminhados para o hospital de Timbó.

O motorista do ônibus não sofreu nenhum ferimento.

Trabalharam na ocorrência os Bombeiros Voluntários de Ascurra, Apiúna e Rodeio, Samu de Ascurra e PRF de Blumenau.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fonte: O Município

ALIANÇA INFORMA: NOTA DE FALECIMENTO FAMILIA SANTOS

A funerária Aliança comunica o falecimento Ana Maria dos santos de 86 anos.

Moradora do rio Piquiri.

Tá sendo velado em Santa Maria do oeste.

Na igreja do bairro Rio das pingas

Seu sepultamento será às 16:00.

Com pesar que comunicamos o falecimento de Ana Maria dos santos

Informou Plano Aliança

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 


PARANÁ - Saúde distribui 583,6 mil vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou a distribuição de mais 583.660 vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (6). 

Os imunizantes foram descentralizados do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para as 22 Regionais de Saúde e serão usados para aplicação de segundas doses (D2) e dose reforço (DR).

São 225.410 vacinas da CoronaVac/Butantan e 196.790 doses da AstraZeneca, ambas integralmente para segunda dose, e 161.460 da Pfizer/BioNTech, sendo 141.570 para D2 e 19.890 DR de trabalhadores da saúde.

As doses para D2 referem-se às 31ª, 33ª, 35ª, 36ª e 51ª pautas do Ministério. 

Dentre os imunizantes estão dez doses da CoronaVac doadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

A logística de distribuição dos imunizantes ocorre por meio terrestre para as regionais de Paranaguá, Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Apucarana, Ivaiporã e Telêmaco Borba. Recebem por avião as regionais mais distantes da Capital: Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo.

DESCENTRALIZAÇÃO – Este é a segunda distribuição de vacinas pela Sesa somente nesta semana. 

Na segunda-feira (4), a pasta já havia descentralizado 390.880 imunizantes para as Regionais, sendo 194.250 vacinas para D2, 19.960 para primeira dose (D1) e 176.670 para DR. Somando o envio desta quarta-feira (6), 974.540 imunizantes foram distribuídos em três dias.

NOVAS DOSES – O Ministério da Saúde já confirmou o envio de mais 124.020 vacinas da Pfizer/BioNTech ao Paraná nesta quinta-feira (7). 

As doses devem chegar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 19h10, no voo LA4721. Os imunizantes fazem parte da 57ª pauta de distribuição e devem ser destinados integralmente para D2 da 37ª e 38ª pautas.

AVANÇO – Segundo os dados do Vacinômetro Nacional, o Paraná registra 13.762.509 vacinas contra a Covid-19 aplicadas, sendo 8.215.866 primeiras doses (D1) e 5.480.273 D2 e dose única (DU). 

Até agora, o Estado atingiu 97,93% da população adulta, estimada em 8.720.953 pessoas, com a D1 ou DU e 62,84% deste público está completamente imunizado com a D2 ou DU.

Confira a distribuição de doses enviadas nesta quarta-feira (6):


DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 

Terremoto mata pelo menos 20 no Paquistão; centenas estão feridos

Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu o sul do Paquistão nas primeiras horas desta quinta-feira (7), matando pelo menos 20 pessoas, a maioria mulheres e crianças, e ferindo cerca de 300, no momento em que a maioria das vítimas dormia, informaram autoridades.

O terremoto ocorreu a uma profundidade de 20 quilômetros (km), com epicentro a 102 km a leste da cidade de Quetta, disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

"Eu estava dormindo quando, de repente, minha casa inteira balançou", disse Munir Shah, de 40 anos, morador do distrito de Harnai, na província do Balochistão, à Reuters por telefone.

"Levei meus filhos e minha esposa para fora. Foi uma situação aterrorizante, pois as casas em Harnai estavam desabando, minha casa também foi danificada", acrescentou.

"Encontrei várias pessoas sob os escombros, algumas delas podiam estar mortas."

Mais de 100 casas desabaram e muitos prédios ficaram danificados, informou a autoridade distrital Sohail Anwar. Imagens de televisão mostraram prédios com rachaduras, telhados danificados e muros caídos.

Muitas pessoas foram mortas pela queda de telhados e de muros no bairro de Babu Mohallah, no mesmo distrito, disse Nawab Khan, um jornalista local.

"A cidade inteira é uma cena de devastação, pois nenhuma casa parece segura, milhares de pessoas ficaram desabrigadas e estão ao relento", disse Khan, acrescentando que 70% do suprimento de energia para o distrito foram interrompidos.

O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, determinou uma avaliação imediata dos danos e manifestou condolências às famílias que perderam parentes, acrescentando: "Determinei ajuda imediata, de forma emergencial, para as vítimas do terremoto".

Fonte: Agência EBC

ATENÇÃO - POSTE DE ILUMINAÇÃO QUASE CAINDO PRÓXIMO AO MERCADO REGINA

Um poste de iluminação está quase caindo próximo ao Mercado Regina, muita atenção ao passar pelo local.

Equipes da COPEL já foram acionadas para solucionar o problema.

PARANÁ - Morre menina que foi internada após acidente na BR-369

Uma menina, de 9 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo durante a noite desta terça-feira (5), no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), de Cascavel, Paraná. 

A criança foi vítima de um acidente na BR-369, na última sexta-feira (1º). 

Os pais dela também morreram na colisão, que envolveu o carro da família e um caminhão. 

Segundo as informações do hospital, a menina estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. 

Ela teve morte encefálica. Ainda conforme a instituição, a família autorizou que os órgãos da garota sejam doados. 

Conforme o HU, os órgãos que poderão ser captados são coração, rins, fígado, válvula cardíaca e tecido ocular.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fonte: TNONLINE

 

PARANÁ - Menino de 11 anos tem 70% do corpo queimado após explosão em churrasqueira

Um menino de 11 anos foi socorrido em estado grave na tarde desta quarta-feira, 6, após sofrer queimaduras em 70% do corpo durante a explosão de uma churrasqueira. 

O acidente ocorreu em São Tomé (a 98 quilômetros de Maringá). 

O menino foi encaminhado por familiares até uma Unidade Hospitalar da cidade e após receber os primeiros atendimento, o Aeromédico Samu foi acionado para auxiliar no socorro.

Após ter sido estabilizada, a criança foi transferida de helicóptero até o Hospital Universitário Regional de Maringá.

Segundo o médico Maurício Lemos (Samu), o menino corre risco de morte. 

A criança deverá ser transferida nas próximas horas, para a ala de queimados do HU de Londrina.

De acordo com o que foi apurado junto ao Samu, o menino teria jogado álcool em uma churrasqueira e houve a explosão.

Em desespero, a mãe do menino jogou água gelada na vítima, fato que segundo os médicos, agrava ainda mais as lesões. 

O menino permanece internado em estado grave.

Fonte: Repórter Corujão 

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

HOJE GRANDES OFERTAS DO SUPERMERCADO SUPERPÃO COMPRE MAIS DE PITANGA E REGIÃO

 OFERTAS DO SUPERMERCADO SUPERPÃO COMPRE MAIS 

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

PARANÁ - Governo notifica 627 mil pessoas a devolver auxílio emergencial

O Ministério da Cidadania vai notificar, até esta terça-feira (5), 650 mil pessoas a devolver, voluntariamente, os recursos recebidos por meio do auxílio emergencial, programa que atende pessoas em situação de vulnerabilidade, afetadas pela pandemia de covid-19.

As mensagens de celular, tipo SMS, estão sendo enviadas desde ontem (4) pelos números 28041 ou 28042. “Qualquer SMS enviado de números diferentes desses, com este intuito, deve ser desconsiderado”, alertou o ministério.

De acordo com a pasta, as mensagens são para trabalhadores que receberam recursos de forma indevida.

Por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa ou que, ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Já geraram documento de arrecadação de receitas federais (DARF) para restituição de parcelas do auxílio, mas que ainda não efetuaram o pagamento.

Este é o segundo lote de mensagens no ano de 2021.

Segundo o ministério, após o envio do primeiro lote de SMS, em agosto, foram devolvidos aos cofres públicos cerca de R$ 40,6 milhões até o dia 21 de setembro. 

As restituições foram feitas por meio do pagamento de DARF em aberto e pela geração e pagamento de guias de recolhimento da União (GRU).

Entre as pessoas que não atendem aos critérios de elegibilidade estão aquelas com indicativo de recebimento de um segundo benefício assistencial do governo federal.

Como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

O grupo inclui também os que tinham vínculo empregatício na data do requerimento do auxílio emergencial e os identificados com renda incompatível com o recebimento do benefício, entre outros casos.

As mensagens enviadas pelo Ministério da Cidadania contêm o registro do CPF do beneficiário, ou NIS.

No caso do público do Bolsa Família, e o link para fazer a regularização da situação, iniciado com gov.br. 

Os avisos serão enviados, exclusivamente, pelos números 28041 ou 28042.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1423623&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1423623&o=node

Como devolver

Todos aqueles que receberem a mensagem de texto relativos aos DARFs em aberto deverão efetuar o pagamento ou acessar o endereço eletrônico gov.br/dirpf21ae para denunciar fraude, se for o caso, ou informar divergência de valores.

Quem não tem DARF em aberto, mas tem valores a devolver, precisa acessar o site gov.br/devolucaoae e inserir o CPF do beneficiário. 

Depois de preenchidas as informações, será emitida uma GRU, e o cidadão poderá fazer o pagamento nos canais de atendimento do Banco do Brasil ou em outros bancos, caso selecione essa opção ao solicitar a emissão da GRU no sistema.

Para denunciar fraudes, o cidadão pode acessar a plataforma fala.br, da Controladoria-Geral da União. 

Além disso, o Portal da Transparência traz a relação pública de quem recebeu o auxílio emergencial. 

A ferramenta permite a pesquisa por estado, município e mês, ou por nome e CPF.

Fonte: Agência Brasil

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 

PARANÁ - IML procura por familiares de idoso vítima de homicídio na Palmeirinha

O Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava está procurando por familiares e amigos de Amantino Rodrigues de Souza, de 73 anos. 

O idoso foi vítima de homicídio no dia 21 de setembro, no distrito guarapuavano da Palmeirinha. 

Apesar de o corpo de Amantino, que é natural de Espumoso, no Estado do Rio Grande do Sul.

Já estar identificado oficialmente, ninguém procurou o IML até esta quarta (06) para providenciar o sepultamento. 

Caso ninguém procure o IML para a liberação, o corpo será sepultado no espaço no cemitério destinado para indigentes.

Fonte: Gmais Notícias

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 

PITANGA - SALA DE ENTREVISTA - LUCÉLIA DZIUBATE DIRETORA DO CEEP

 SALA DE ENTREVISTA

REPORTAGEM/ SANDRA LACIUK

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PARANÁ - Jovem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Distrito da Palmeirinha

No dia 05 de outubro, às 20h45min, durante patrulhamento no Distrito da Palmeirinha.

A equipe policial visualizou um indivíduo transitando a pé pela via quando ao avistar a viatura demonstrou nervosismo levantando a suspeição.

Momento em que foi abordado, feito busca pessoal e localizado em sua cintura uma arma de fogo do tipo pistola sem marca aparente calibre .22, municiada com uma munição CBC intacta e mais duas munições do mesmo calibre no bolso.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao autor, 19 anos, e encaminhado até a delegacia.

Fonte: PM/ Blog do Elói

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 

MANOEL RIBAS - SETE PRESOS FUGIRAM DA CADEIA POR UM BURACO NO BANHEIRO

Por volta das 09h do dia 5 de outubro de 2021, na Cadeia pública de Manoel Ribas, foi informado pela delegacia que na madrugada do dia 05/10/2021 ocorreu a fuga de alguns presos.

Foi notado pela parte da manhã e feito a conferência, chegando à conclusão que 07 detentos haviam fugido por um buraco feito no banheiro com a saída para o pátio.

Sendo eles - Alan Batista dos Santos, Everton Luiz dos Santos, Matheus Enrique da Silva, Antonio Carlos Moreira, Leandro Pedroso Terres, Valdir Leal, Maicon Emilio Pereira.

A Polícia realizou buscas porém até o momento da confecção do boletim de ocorrência nenhum foi localizado.

Fonte: CR3

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Já está rolando! Confira todas as ofertas do Outubro Encantado Superpão Compre Mais. *Válido até 13/10/2021.


DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS 

terça-feira, 5 de outubro de 2021

PITANGA - Nosso Bispo Dom Amilton Manoel da Silva vai estar em Pitanga para as Celebrações da Novena de Nossa Senhora Aparecida.

 Já estamos pensando num PodCast

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PARANÁ - Faleceu na tarde desta terça-feira (05) o médico Dr Marcos Gevert, diretor geral do Hospital do Rim de Ivaiporã.

Segundo informações o profissional não resistiu após alguns problemas de saúde relacionado ao câncer.

Muito querido pela comunidade local e regional, sua morte gerou muita tristeza e comoção. 

Dr Marcos, era esposo da ex-vereadora Sueli e deixa um legado de boas ações durante a sua trajetória. 

A informação da sua morte, foi confirmada pela amiga Rosineia Pires.

Informações de velório e sepultamento não foram divulgados. Aos familiares e amigos, nossas profundas condolências.

Fonte: TV Web IVAIPORà

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA - Você sabia que nas lojas Quero-Quero você pode pagar suas contas? Água, luz, telefone entre outros boletos.

Atenção!!  Você sabia que nas lojas Quero-Quero você pode pagar suas contas? Água, luz, telefone entre outros boletos.  

E se você precisar de um 💰 dinheiro rápido, fácil e parcelas que cabem no seu bolso. 

Me chama no WhatsApp, com o cartão Quero-Quero você pode fazer sacar seu dinheiro sem burocracia. #vempraQueroQuero.

Com o aplicativo Quero-Quero Pag, você tem muitas facilidades. 

Anota aí mais uma: você pode pagar seus boletos direto pela conta digital. 

É ou não é uma super vantagem? Baixe o app acessando lojasqq.link/QQPag!


DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS