🔴 RÁDIO PULSAR - SUA RÁDIO CATÓLICA NO CENTRO DO PARANÁ

sábado, 31 de julho de 2021

PITANGA - Venham aproveitar o SEMANAÇO das Lojas Quero-Quero. Estamos no mês de Aniversário e preparamos para você essas ofertas.

 Venham aproveitar o SEMANAÇO das Lojas Quero-Quero
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Fecha mês Superpão Compre Mais de Pitanga. Ofertas validas para Hoje 31/07/2021

Chocolate é bom, mas você já experimentou levar pra casa essa delícia com preço especial? É melhor ainda! 🍫

Venha conferir e levar todos os sabores para casa.

*Válido até 03/08/2021.


DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

sexta-feira, 30 de julho de 2021

PITANGA - NESTA SEMANA SÃO 73 VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR, CONFIRA

 A Agência do Trabalhador de Pitanga, atualizou na manhã de hoje (30), as vagas disponíveis nesta semana, são um total de 73 vagas que estão disponíveis para as mais variadas funções.

Se você se encaixa em uma destas vagas, dirija-se até a Agência do trabalhador de Pitanga, localizada na Av Interventor Manoel Ribas em frente à Panificadora Pão de mel, portando seus documentos pessoais, atualize seu cadastro e solicite o encaminhamento para a vaga.

Confira as vagas disponíveis:

MOTORISTA DE ÔNIBUS- 1 VAGA: Com experiência, CNH categoria D.
OPERADOR DE ORDENHA MECÂNIZADA - 1 VAGA: Com experiência, residir no sítio.
AUXILIAR ADMINISTRATIVO - 1 VAGA: Com experiência, cursando ou concluído Administração, Contábeis ou Economia. (Apresentar currículo).
MECÂNICO INDUSTRIAL - 1 VAGA: Com experiência. (Apresentar currículo).
MOTORISTA DE CAMINHÃO - 1 VAGA: Com experiência, CNH categoria D. (Apresentar currículo).
DOMÉSTICA - 1 VAGA: Com experiência, que saiba cozinhar.
OPERADOR DE MOTOSSERRA - 2 VAGAS: Com experiência.
AUX. SERVIÇOS GERAIS - 40 VAGAS: Com CNH categoria B. (Apresentar currículo).
RECEPCIONISTA DE HOTEL - 1 VAGA: Ensino médio completo, noções de informática básica e disponibilidade de horário.
AUXILIAR ADMINISTRATIVO / CREDIÁRIO - 1 VAGA: Com experiência, noções de informática básica, ensino médio completo.
AUXILIAR ADMINISTRATIVO - 1 VAGA: Com experiência em vendas, cursando ou concluído o ensino médio, noções de informática básica.
SUPERVISOR DE VENDAS - 1 VAGA: Com experiência em gestão, coordenação ou supervisão de loja. Experiência no segmento de materiais de construção, eletro, móveis e/ou serviços financeiros. Com disponibilidade para viagens. Ensino médio completo, desejável ensino superior.
LATOEIRO - 1 VAGA: Com experiência.
SOLDADOR - 1 VAGA: Com experiência.
CONFEITEIRO / SALGADEIRO - 1 VAGA: Com experiência.
ARMADOR DE FERRAGENS - 3 VAGAS: Disponibilidade de horário e viagem.
PEDREIRO - 3 VAGAS: Disponibilidade de horário e viagem.
REPRESENTANTE COMERCIAL - 2 VAGAS: Com experiência em vendas, ensino médio completo, possuir veículo próprio e ter disponibilidade para viagens.
SERVENTE DE PEDREIRO - 3 VAGAS: Disponibilidade de horário e viagem.
CARPINTEIRO - 2 VAGAS: Disponibilidade de horário e viagem.
VENDEDOR - 1 VAGA: Com experiência em vendas de material de construção, ensino médio completo.
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO EM FERRAMENTAS, MÁQUINA E EQUIPAMENTOS - 1 VAGA: Com experiência, cursando ou concluído ensino médio.
VENDEDOR P LOJA DE MÓVEIS - 1 VAGA: Ensino médio completo, noções de informática básica, com experiência em vendas.
VENDEDOR - 1 VAGA: Ensino Médio completo, noções básicas de informática e disponibilidade para viagens.

Desejamos boa sorte a todos os candidatos!

Taxa de informalidade no mercado de trabalho sobe para 40%, diz IBGE

 A taxa de informalidade no mercado de trabalho do país subiu para 40% da população ocupada no trimestre finalizado em maio de 2020. O dado, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, foi divulgado hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, entre os 86,7 milhões de pessoas ocupadas no Brasil, 34,7 milhões eram trabalhadores sem carteira assinada, pessoas que trabalham por conta própria sem CNPJ e aqueles que trabalham auxiliando a família.

A taxa de informalidade de maio é superior aos 39,6% do trimestre imediatamente anterior (encerrado em fevereiro deste ano) e aos 37,6% do trimestre findo em maio de 2020.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 29,8 milhões de pessoas, uma queda de 4,2% (menos 1,3 milhão de pessoas) frente ao mesmo período de 2020.

Já os empregados sem carteira assinada no setor privado somaram 9,8 milhões de pessoas, contingente 6,4% maior (mais 586 mil pessoas) ante a igual trimestre de 2020.

Os trabalhadores por conta própria chegaram a 24,4 milhões, 3% acima do frente ao trimestre anterior (mais 720 mil pessoas) e 8,7% superior (mais 2 milhões de pessoas) ao trimestre findo em maio de 2020.

Subutilização

A população subutilizada, isto é, os desempregados, aqueles que trabalham menos do que poderiam e as pessoas que poderiam trabalhar mas não procuram emprego, chegou a 32,9 milhões de pessoas, estável em relação a fevereiro deste ano mas 8,5% superior a maio de 2020 (mais 2,6 milhões de pessoas).

A taxa de subutilização ficou em 29,3% em maio deste ano, estável em relação a fevereiro deste ano e superior aos 27,5% de maio de 2020.

A população subocupada por insuficiência de horas trabalhadas (7,36 milhões de pessoas) foi recorde da série histórica iniciada em 2012, com altas de 6,8% (mais 469 mil pessoas) ante fevereiro deste ano e de 27,2% (mais 1,6 milhão de pessoas) na comparação com maio de 2020.

Fonte: Agência EBC

Incerteza da economia recua 3 pontos em julho, diz FGV

O Indicador de Incerteza da Economia brasileira, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 3 pontos de junho para julho deste ano. Com isso, o indicador chegou a 119,3 pontos, retornando ao nível de maio de 2021.

Os dois componentes do índice apresentaram queda. O componente de Mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza na imprensa, recuou 2,8 pontos, para 118,9 pontos.

O componente de Expectativas, que mede a previsão de analistas econômicos para os 12 meses seguintes, recuou pela quarta vez consecutiva. A queda foi de 2,5 pontos e levou a expectativa para 113,2 pontos, menor nível desde janeiro de 2020 (112,5).

“A melhora dos números da pandemia no Brasil e a recuperação gradual da atividade econômica motivaram a redução do nível de incerteza no mês”, disse a economista da FGV Anna Carolina Gouveia. “Para um recuo mais expressivo das incertezas neste segundo semestre de 2021, é preciso que os fatores que motivaram a queda do indicador em julho continuem melhorando de forma sustentável nos próximos meses”.

Fonte: Agência EBC

Adolescentes com deficiência entram para grupo prioritário de vacinação

 O Governo Federal incluiu definitivamente gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidade, no grupo prioritário de imunização contra a covid-19. A alteração na Lei 14.124, que trata do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação foi publicada Diário Oficial da União desta sexta-feira (30).

Pela norma, crianças e os adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade também passam a fazer parte do grupo prioritário de vacinação contra covid-19 "conforme se obtenha registro ou autorização de uso emergencial de vacinas no Brasil para pessoas com menos de 18 anos de idade".

A inclusão de gestantes e adolescentes no grupo foi motivada por uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinava ao Ministério da Saúde a análise da inclusão dos adolescentes no Plano Nacional de Imunização (PNI). Mendes argumentou que, diante da existência de adolescentes com comorbidades e da adequação da vacina da Pfizer a esse público, não faria sentido limitar a vacinação apenas a maiores de idade.

A vacina contra a covid-19 da Pfizer foi a primeira a receber o registro definitivo no Brasil. Em junho, o imunizante da farmacêutica americana contra o novo coronavírus, primeiro a ter registro definitivo no Brasil, obteve o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em grupos com 12 anos de idade ou mais.

Na última terça-feira (27), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que assim que for concluída a vacinação de maiores de 18 anos, o Brasil iniciará a vacinação de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos.

Fonte: Agência EBC

SALDÃO FECHA MÊS DO SUPERPÃO COMPRE MAIS DE PITANGA

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS 

PARANÁ - Caminhoneiro assaltado na região de Manoel Ribas é libertado em Jardim Alegre

Em Jardim Alegre, um roubo com cárcere privado foi registrado, por volta das 04 horas da madrugada, de 2021.

Houve acionamento pela madrugada, para a Polícia Militar deslocar até a Rodovia PR-466, saída para Ivaiporã em frente o Motel Laluna.

Onde foi encontrado um homem enrolado em um cobertor branco, na beira da rodovia. 

Ele disse que é motorista da Empresa JK Perussolo Transportes e fazia uma viagem de Inácio Martins até Maringá, com o caminhão Volvo/FH 520, 6X2T, de cor prata placa MMI-6510.

Carregada com madeira cerrada de, aproximadamente, 31 toneladas, mas quando estava passando pelo município de Pitanga, sentido Manoel Ribas.

Na noite de 29 de julho, parou em um ponto de ônibus, nas proximidades da Coamo, para apertar as catracas da carga e verificar uma que aparentava estar quebrada. 

Ao abrir a caixa de ferramentas e pegar uma cinta com ganchos, jogou a cinta por cima da carga e foi do outro lado para fixar o gancho, mas, ao voltar, foi surpreendido por, aproximadamente, 3 homens.

Um deles portando uma pistola, rendendo o motorista e o empurrando com o cano da arma e dizendo: “anda, anda e entra dentro do caminhão”. 

Eles entraram com o condutor, tiraram a fronha de um travesseiro e colocaram na cabeça da vítima, os quais trafegaram por, aproximadamente, 1 hora, de Pitanga sentido Ivaiporã.  

Ao parar o caminhão, dois assaltante desceram, juntamente, com o motorista, e o terceiro continuou dirigindo tomando rumo ignorado. 

O cidadão ficou em cárcere privado, encapuzado, com 2 assaltante, no meio de uma lavoura de milho por cerca de 5 horas.

Até que chegou um carro, modelo Sedan branco, o colocaram dentro e o trouxeram até entre Jardim Alegre e Ivaiporã.

Neste instante, foi libertado. Os marginais jogaram um cobertor, pediram para ele esperar uma meia noite, para somente depois acionar a PM. 

Também que iriam deixar um celular no pé de uma placa de sinalização. 

Ao perceber que os bandidos haviam ido embora, saiu das margens da via, pegou seu celular onde prometeram deixar e acionou a PM. 

Os motorista não sabia informar muitos detalhes dos meliante e nem do carro que o transportou, dizendo apenas que era um Sedam bonito. 

O caso está sendo apurado.  

Fonte: Blog do Berimbau

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

SENAC E PREFEITURA DE PITANGA OFERECEM O CURSO GRATUITO DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO DE CLIENTE

Atenção você que deseja estar sempre em busca de qualificação e conhecimento, ou precisa melhorar seu currículo, saiba que toda qualificação conta pontos na disputa por uma vaga de trabalho, por isso não perca as oportunidades.

O SENAC em parceria com a Prefeitura de Pitanga estão oferecendo o curso QUALIDADE NO ATENDIMENTO DE CLIENTE, oferecido na modalidade à distancia e com carga horária de 40 horas.

Requisitos para participar, do curso: o aluno precisa ter acesso a computador e/ou dispositivo móvel com navegador instalado e acesso à internet.

Período do curso: 12/08 a 30/09 – Horário: 19h00 às 22h00, as aulas ocorrem na terça e quinta-feira, mas atenção apesar de ser à distancia é preciso ter disponibilidade para participar nos dias e horários informados.


As inscrições devem ser feitas pelo site: https://www.pr.senac.br/cursos/?uep=7&tc=202100069 até o dia 02 de agosto.

Maiores informações: Secretaria de Industria e Comércio de Pitanga e/ou SENAC GUARAPUAVA pelo telefone (42)) 3626 -7500.

PARANÁ - Pitbull ataca as donas e vizinhos salvam vítimas oferecendo carne para distrair o animal

Duas mulheres de 52 e 74 anos ficaram feridas, no fim da tarde desta quinta-feira (29), em Campo Mourão.

Após serem atacadas pelo próprio pitbull. Elas foram socorridas pelos bombeiros e encaminhadas para atendimento médico. 

Um homem que tentou ajudar teve ferimentos leves.

O animal atacou as mulheres e só parou quando os vizinhos ofereceram carne para distraí-lo. 

Na sequência as vítimas correram para a casa e conseguiram se trancar até a chegada da PM e bombeiros.

Um veterinário prestou apoio e aplicou um sedativo para conter o animal. 

A orientação é para que cães violentos sejam mantidos de focinheira mesmo dentro do quintal.

Fonte: Tribuna do Interior

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Paraná - Menino tem traumatismo craniano após ser atingido por trave de gol

Uma criança, de 6 anos, ficou gravemente ferida após ser atingida pela trave de um gol em um campo de futebol de Doutor Camargo, na região de Maringá, no Paraná. 

O acidente aconteceu por volta das 17h desta quinta-feira, 29. 

A trave atingiu a cabeça da criança e o menino teve traumatismo craniano grave, segundo informações do Samu. 

O menino precisou ser entubado no local pela equipe do Aeromédico Samu. 

Fonte: GMC Online

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 

Palmital - Mulher morre após ser atacada com golpes de facão

Por volta das 17h00 desta quinta-feira (29) a equipe de serviço de plantão do posto de saúde de Palmital.

Ligou para a equipe policial informando que um homem da localidade Campo Velho.

Havia desferido golpes de facão contra a senhora de 45 anos, sua cunhada, causando grave lesão da cabeça.

A equipe policial deslocou até a localidade juntamente com a equipe médica, no caminho próximo ao local do fato, um homem 38 anos, o qual conduzia o veículo VW/Gol, estava socorrendo a vítima.

A mulher foi transferida para ambulância e transportada pela equipe médica até o posto de saúde de Palmital, a qual foi atendida pelo médico de plantão.

Diante da gravidade, o médico acompanhou a vítima, a qual seria transferida com a máxima urgência.

Para hospital ou de Guarapuava ou Pitanga, informação essa repassada pelas enfermeiras.

A equipe policial deslocou até a residência do autor do fato, o qual estava em sua residência sentado na varanda, dado voz de abordagem o mesmo acatou as ordens policiais e disse “e a mulher morreu, eu matei mesmo”. 

A equipe informou que ela havia sido hospitalizada em estado grave, e o autor, surpreso, disse “mas eu dei para matar mesmo, dei umas 3 ou 4 facãozada”. 

O mesmo recebeu voz de prisão e foi encaminhado até ao Pelotão da Policia Militar para os procedimentos cabíveis. 

Ana Moraes não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.

FONTE: PM (Central de Noticias)

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA - MULHER CHAMOU A POLÍCIA APÓS TER CHAMINÉ DA SUA RESIDÊNCIA FURTADA

A Polícia Militar de Pitanga nas últimas horas recebeu uma solicitação Via 190, na uma senhora relatou que seu vizinho furtou um chaminé de sua propriedade, sendo que,  o autor adentrou no pátio da sua residência, desinstalou o equipamento de seu fogão e se evadiu levando o objeto.

Diante do fato, a equipe realizou patrulhamentos pelas proximidades e em determinado ponto foi possível visualizar em via pública uma pessoa carregando nas costas um chaminé, sendo então, dado voz de abordagem à referida pessoa, qual empreendeu fuga, sendo acompanhado pela equipe, onde em certo ponto o indivíduo adentrou em uma residência, momento em que foi possível realizar a abordagem e realizar a identificação do mesmo, sendo este, um menor de 17 anos, qual confessou ser o autor do furto e relatou que estaria tentando fazer a venda do utensílio .

Dando seguimento à ocorrência a equipe deslocou-se até a residência do pai do menor, qual acompanhou a equipe policial e seu filho durante a situação, sendo em seguida deslocado até a residência da vítima, qual reconheceu o autor. 

Todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Pitanga para os demais procedimentos.

Fonte: Polícia Militar

Fecha mês Superpão Compre Mais de Pitanga. A loja Mais barata da cidade e região. Ofertas validas para Hoje 30/07/2021

  Superpão Compre Mais de Pitanga



DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Paraná abriu 118.316 postos de trabalho no primeiro semestre, melhor resultado desde 2011

 O Paraná foi o quarto estado brasileiro que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2021, com um saldo de 118.316 vagas abertas entre janeiro e junho. É o melhor desempenho do Estado para o período desde 2011, e também a primeira vez que o saldo nos primeiros seis meses do ano ultrapassa a marca de 100 mil vagas formais.

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho, o Estado também atingiu um bom resultado no mês de junho, com a criação de 15.858 postos de trabalho com carteira assinada, maior saldo da região Sul e também a quarta posição no País. Foi também o melhor desempenho para o mês nos últimos 11 anos.

“Temos comemorados resultados históricos na geração de empregos a cada período. Tivemos o melhor trimestre, o melhor quadrimestre e agora também o melhor semestre da história do Paraná”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Isso demonstra que o Estado está se recuperando que forte impacto da pandemia na economia, graças à força do nosso setor produtivo e o trabalho intenso do Governo do Estado na atração de investimentos e no auxílio aos trabalhadores”, destaca.

O saldo do semestre se refere à diferença entre as 752.694 admissões e 634.378 desligamentos no período. Já no mês passado, 117.295 pessoas foram contratadas do Paraná, enquanto 101.437 foram demitidas. No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo de empregos formais no Estado é de 219.370 vagas.

O Estado acumula saldos positivos na geração de empregos ao longo de todo o ano de 2021. Os 118.316 postos formais abertos nos semestres são a somatória dos meses de janeiro (25.105), fevereiro (41.453), março (10.600), abril (9.773), maio (15.527) e junho (15.858). No mesmo período do ano passado, quando o impacto da pandemia de Covid-19 foi mais forte no setor produtivo, o Estado fechou o semestre com saldo negativo de 49.708.

“Os números do Paraná estão excelentes em relação à empregabilidade. Em junho ficamos atrás, na geração de empregos, de apenas três estados que são bem mais populosos, e fomos o número 1 na região Sul”, salientou o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

“Também fomos o estado brasileiro o que mais ofertou vagas através das Agências do Trabalhador, com 90 mil empregos intermediados pelas 216 agências espalhadas pelos municípios”, disse.

Leprevost destacou o papel da pasta na qualificação dos trabalhadores, que reflete nos bons números. “Nossa equipe tem sido incansável no trabalho de qualificação profissional. O trabalhador que está bem preparado, bem qualificado, tem melhores oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou. “Também temos que agradecer a confiança das empresas paranaenses, o governo não tem medido esforços para atrair investimentos ao Paraná”, reforçou.

MELHOR SEMESTRE – Até então, o melhor desempenho do Paraná no acumulado dos primeiros seis meses tinha sido em 2011, quando 93.085 postos foram abertos no Estado. Os números foram baixando gradualmente nos anos seguintes, até atingir saldo negativo de -16.512 vagas no primeiro semestre de 2016.

A retomada na abertura dos postos de trabalho nos anos seguintes foi interrompida pela pandemia. De janeiro a junho de 2020, 49.708 vagas foram fechadas no Estado. A recuperação, porém, veio nos meses seguintes, até culminar nas 118.316 vagas abertas do último semestre.

O Paraná também comemora o melhor mês de junho na criação de postos de trabalho desde 2011. Naquele ano, o melhor até então, o número de vagas criadas foi bem inferior ao atual: 6.777. Após cinco anos com saldos negativos no mês, o Estado vem há três anos melhorando o desempenho. O saldo em junho de 2019 foi de 158 postos, passou para 2.829 em junho de 2020 e chegou às 15.884 neste ano.

Série histórica do Estado. Fonte: Sejuf

MUNICÍPIOS – Dos 399 municípios paranaenses, 367 (92%) tiveram saldo positivo na abertura de vagas do semestre. Em três deles – Arapuã, Espigão Alto do Iguaçu e Santo Antônio do Paraíso – o número de contratações foi o mesmo das demissões, e apenas 29 (7,2%) fecharam os primeiros seis meses do ano com saldo negativo.

As 10 cidades paranaenses que lideraram a criação de empregos formais no período foram Curitiba (27.187), Cascavel (6.002), Maringá (5.398), Londrina (4.751), São José dos Pinhais (3.830), Toledo (3.392), Pato Branco (1.999), Ponta Grossa (1.867), Umuarama (1.736) e Cambé (1.715).

Em junho, 283 municípios (71%) tiveram números positivos na abertura de vagas, em 21 o total de contratações e desligamentos foi o mesmo e 93 fecharam o mês com saldo negativo. Os dez principais foram Curitiba (3.182), Londrina (1.298), São José dos Pinhais (1.031), Cascavel (835), Maringá (726), Campo Largo (406), Apucarana (279), Toledo (268), Umuarama (248) e Ponta Grossa (227).

PAÍS – No Brasil, 1.536.717 postos de trabalho foram abertos nos primeiros seis meses do ano, 309.114 somente em junho. O acumulado é bastante superior ao primeiro semestre do ano passado. Impactado pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o País apresentou saldo negativo de 1.198.363 vagas naquele período.

Entre os estados que lideraram a abertura de vagas, o Paraná ficou atrás apenas de São Paulo (491.021), Minas Gerais (185.578) e Santa Catarina (126.111). Das 27 unidades da federação, apenas Alagoas teve saldo negativo no semestre (-5.565).

Em junho, apenas São Paulo (105.547), Minas Gerais (32.818) e Rio de Janeiro (16.002) ficaram à frente do Paraná. Todas as 27 unidades da federação fecharam o mês com números positivos.

Fonte: AEN/PR

Ministério da Saúde confirma novo lote com 332,9 mil vacinas contra a Covid-19 ao Paraná

 O lote é composto de 180.180 vacinas Comirnaty, da parceria Pfizer/BioNTech, e 152.800 da CoronaVac (Butantan/Sinovac), sendo metade D1 e metade D2, uma vez que o intervalo de aplicação desse imunizante é de apenas 21 dias. Todas as primeiras aplicações serão destinadas ao calendário por faixa etária, dentro da previsão de completar a vacinação em adultos já em agosto.

O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta quinta-feira (29) o tamanho do novo lote de vacinas contra a Covid-19 destinadas ao Estado. São 332.980 imunizantes, 256.580 destinados à primeira aplicação (77%). Ainda não há data de chegada. O rito seguirá o mesmo, com envio direto para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e distribuição célere aos municípios após a organização e checagem.

O lote é composto de 180.180 vacinas Comirnaty, da parceria Pfizer/BioNTech, e 152.800 da CoronaVac (Butantan/Sinovac), sendo metade D1 e metade D2, uma vez que o intervalo de aplicação desse imunizante é de apenas 21 dias. Todas as primeiras aplicações serão destinadas ao calendário por faixa etária, dentro da previsão de completar a vacinação em adultos já em agosto.

O Paraná recebeu nesta semana 649.420 doses. Em 24 horas, todas as D1 foram direcionadas aos municípios, que já retomaram a vacinação. A última remessa, com 118.170 doses, que chegou ao Paraná às 20h30 de quarta, já está nas 22 Regionais de Saúde. As demais serão distribuídas assim que a data de vacinação de segunda dose se aproximar.

De acordo com o vacinômetro do Ministério da Saúde, atualizado em tempo real pelos municípios, até o final da manhã desta quinta 7.869.688 doses tinham sido aplicadas no Estado. 5.968.661 paranaenses receberam ao menos uma dose de vacina, representando 68,4% da população adulta. Entre as que completaram o ciclo imunológico, foram 2.201.226 pessoas, um quarto da população vacinável.

CALENDÁRIO – O Governo do Estado vai vacinar todos os paranaenses adultos com a primeira dose ou dose única até 30 de setembro. A expectativa é de alcançar no próximo mês 80% desse público.

Fonte: AEN/PR

quinta-feira, 29 de julho de 2021

PARANÁ - Mulher sofre sequestro relâmpago e perde R$ 18 mil, em Prudentópolis

Uma mulher registrou na manhã de hoje (29), um Boletim de Ocorrência dando conta de que teria sofrido um sequestro relâmpago.

E que um casal suspeito do crime teria ficado com seu cartão bancário, a senha e documentos. 

Mais tarde houveram três retiradas da sua conta fechando o valor de R$ 18 mil.

A situação teria começado na terça-feira (27), enquanto a noticiante transitava pela região central de Prudentópolis e foi abordada por um homem baixo, gordo, moreno de cabelos pretos curtos, com dentes faltando e queixo “puxado”. 

O qual solicitou informações sobre uma seguradora sob alegação de ter R$ 1,5 milhões pra receber, mas que não possuía conta bancária. 

Momento em que uma senhora gorda, com cerca de 1,60m de altura, cabelos curtos, se aproximou dizendo estar disposta a ajudar.

O homem disse que daria 10% para cada do montante a receber. A vítima ofereceu-se para disponibilizar a conta bancária, mas relatou estar com o cartão em sua casa. 

Após os três embarcaram em um Fiesta Sedan, de cor cinza, imediatamente o indivíduo que sentou no banco de trás anunciou o sequestro tendo em posse uma arma de fogo para ameaçar a senhora.

Os três foram até a casa da vítima, que é na área rural de Prudentópolis, pegaram o cartão bancário e os documentos, retornaram a área urbana.

Sendo que estacionaram o carro na rua São Josafat, tomaram o cartão, a senha e os documentos da senhora e a deixaram ali.

A vítima ainda relatou que em determinado momento a sequestradora vinculou o celular à conta dela, que mais tarde, apresentou três retiradas que totalizaram o valor de R$ 18 mil.

Diante das informações apresentadas a polícia civil procederá com a investigação do caso.

Fonte: Nossa Gente

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA - SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE PITANGA ACOLHE MORADORES DE RUA DEVIDO A FORTE ONDA DE FRIO

 

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fecha mês Superpão Compre Mais de Pitanga. Ofertas validas para Hoje 29/07/2021

 Superpão Compre Mais de Pitanga
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA VIROU NOTÍCIA APÓS O REGISTRO DE OCORRÊNCIA DE CHUVA CONGELADA NO DIA DE ONTEM

Na manhã de ontem (28), muitos pitanguenses registraram o momento em que houve a ocorrência de chuva gelada no município, onde muitos até se assustaram achando que seria ocorrência de neve.

O município de Pitanga tornou-se notícia pela região, onde inclusive o assunto foi comentado no Jornal da RPC de ontem a noite, vinculado em outros sites de notícia e também está registrado no site do Clima Tempo, onde consta as cidades da região sul que tiveram ocorrências de chuva congelada ou neve.
 
Este fato que foi registrado em apenas três cidades no estado do Paraná sendo, Araraura região  Noroeste do Paraná, Telêmaco Borba região do Campos Gerais e na cidade de Pitanga. 

Segundo os meteorologistas este evento não tão comum, ocorre quando a precipitação na forma de chuva passa de uma massa de ar quente para uma massa relativa de ar frio com temperatura do ar menor que 0° C.

A chuva que mantém seu estado líquido em temperaturas abaixo de zero o torna super-resfriado, essas gotículas de chuva super-resfriadas congelam quando entram em contato com o solo ou outra superfície exposta, se a temperatura da superfície estiver abaixo de 0 ° C.

A Chuva congelada também ocorreu 20 cidades do estado do Rio Grande do Sul, onde também em várias cidades houve ocorrências de neve.

Já na madrugada de hoje (29) o que tomou conta de grande parte do estado do Paraná foram as fortes geadas e o recorde no declínio de temperatura, em Pitanga por exemplo, os termômetros chegaram a registrar -4° graus.


PITANGA - AO OA TENTAR FUNCIONAR SEU CAMINHÃO HOMEM PERCEBE QUE NEM O FRIO COM TEMPERATURAS NEGATIVAS IMPEDIU FURTO DE BATERIAS

Por volta de 07h40m de hoje (29), a equipe de Polícia Militar de Pitanga foi acionada por um morador da Rua Santos Andrade no Bairro Maristela, o qual informou uma situação de furto.

No local em conato com o mesmo este relatou que durante a madrugada, mesmo com esta temperatura que chegou a -4 graus na cidade, alguém veio a furtar uma das baterias do caminhão da empresa que o mesmo trabalha, o qual estava estacionado em frente à residência do solicitante, sendo esta, uma bateria da marca MERCEDES BENZ MOURA DE 150A.

A equipe realizou buscas pela região porém se êxito, a vítima foi orientada quanto aos procedimentos.

Fonte: Polícia Militar

  

PITANGA - RAPAZ SOLICITOU A POLICIA MILITAR APÓS CONSTATAR O FURTO DE SEU NOTEBOOK

Ontem (28), compareceu à Sede da 3ª CIA um homem de 21 anos, o qual passou a relatar que na data do dia 25 de julho , por volta de 17:00h o mesmo percebeu que teriam adentrado em sua residência e subtraído uma mochila preta da marca ADIDAS, contendo um notebook da marca ACCER com tela de 15,6 polegadas.

Diante dos fatos, foi confeccionado o Boletim de Ocorrência e orientado o solicitante a se dirigir até a Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar


PITANGA - A ganhadora do "Quiz Acerte e Ganhe " da lojas Quero-Quero foi a Aurea Antunes, dona do número de celular com final 2290.

Lojas Quero-Quero em Pitanga

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS 

PITANGUENSE DESAPARECIDO HÁ 30 DIAS É LOCALIZADO

Ericson Ryan Munhoz dos Santos 17 anos, morador do Conjunto Santa Regina.

Estava desaparecido desde 28 de Junho, na noite de hoje (28 de Julho).

A família recebeu a informação que o jovem está em Laranjeiras do Sul.

O Conselho Tutelar de Pitanga irá se deslocar para trazer o jovem para casa.

O motivo do desaparecimento não foi informado.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fecha mês ARRASADOR - Venha aproveitar as ofertas nesta quinta, sexta e sábado. Válido de 29/07 até 31/07/2021.

 As ofertas continuam no Superpão Compre Mais.

*Válido para 29/07/2021.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

MANOEL RIBAS - PROPRIEDADE RURAL FOI ALVO DE ROUBO

Por volta das 22h30min de ontem (28), a equipe recebeu uma ligação do solicitante de 64 anos, informando que possui um sítio na entrada do Localidade Rural Assentamento Nova Itaúna, Localidade KM 17 e que teria sido informado por seu caseiro que foi vítima de um roubo em sua propriedade, onde quatro indivíduos teriam adentrado no sítio, rendendo e amarrando sua esposa e seu filho de 06 anos no interior da residência; em seguida solicitando para que ele os acompanhassem para abrir o galpão aonde estaria armazenado alguns venenos agrícolas. 

Durante a ação um desses indivíduos teria relatado que conhecia o dono deste sítio e que sabia que ali teriam alguns insumos agrícolas e alguns objetos de valor. 

O caseiro conseguiu escapar junto com sua família, saindo em busca de ajuda em uma localidade vizinha, distante ao sítio. 

Em ato contínuo, a equipe deslocou até o local, encontrando o barracão qual ficam armazenados os insumos agrícolas com indícios de arrombamento, estando alguns galões de veneno jogados ao chão, dentre outros objetos. 

A casa do proprietário e a do caseiro estavam toda revirada, com seus objetos jogados ao chão. 

Diante do exposto, pelo fato de não ter ninguém no sítio que pudesse repassar maiores informações, e características dos autores, sequer os objetos que foram subtraídos do local, a equipe contatou o solicitante via telefone, sendo informada por este, que deslocará no dia de hoje (29) ao sítio, visto que reside na cidade de Londrina, para fazer o levantamento dos seus objetos que teriam sido levados, orientando este em comparecer até a Delegacia de Polícia Civil para repassar maiores informações.

Fonte: Polícia Militar

118.170 doses da Pfizer chegam ao Paraná, completando a remessa da semana

 O último lote das vacinas contra a Covid-19 enviadas nesta semana pelo Ministério da Saúde chegou ao Paraná no início da noite desta quarta-feira (28). São 118.170 doses do imunizante Comirnaty, produzido pela Pfizer/BioNTech.

Parte dele (50.310) é destinado a dar continuidade à vacinação com a primeira dose e o restante (67.860) é para a segunda aplicação em pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas vacinadas no primeiro semestre. 

Com essa nova remessa, que chegou às 20h30 no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), o Estado completa o recebimento de 649.420 doses de imunizantes em dois dias. A maioria (80%), no entanto, é destinada à segunda aplicação e as demais darão continuidade à imunização por faixa etária.

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde iniciou o processo de distribuição das primeiras 85 mil doses aos municípios. A pasta já preparou a logística de entrega desses outros 50.310 imunizantes para a quinta-feira (29), possibilitando que as prefeituras tenham mais doses disponíveis para continuar reduzindo o calendário.

As demais 514 mil doses dessa remessa são todas para a segunda aplicação e ficarão armazenadas no Cemepar, com distribuição programada para as próximas semanas, dentro da necessidade de respeitar o ciclo vacinal de quem já foi vacinado. 

Com essa última remessa, o Paraná recebeu 9.671.370 doses de vacinas do Ministério da Saúde, sendo que 7.830.008 já foram aplicadas nos braços dos paranaenses. Até agora, 5.951.781 pessoas foram vacinadas no Paraná, o que corresponde a 68,2% da população adulta do Estado, sendo que um quarto já está completamente imunizada.

Fonte: AEN/PR

Estado começa a distribuir 85 mil vacinas contra a Covid-19 para primeira dose

 As doses fazem parte do pacote de 170 mil Coronavac do envio realizado ao Paraná nesta terça-feira (27), mas serão repassadas aos municípios respeitando o esquema vacinal completo, com metade para D1 agora e metade para segunda dose (D2) daqui a duas semanas, ou seja, as outras 85 mil ficarão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

O Paraná iniciou na tarde desta quarta-feira (28) o envio de 85 mil vacinas contra a Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde do Estado. As doses são da CoronaVac/Butantan, destinadas à primeira aplicação (D1) e fazem parte da 32ª Remessa do Ministério da Saúde, composta por 649.420 vacinas (mas apenas 20% delas são para D1). 

As doses fazem parte do pacote de 170 mil imunizantes CoronaVac do envio realizado ao Paraná nesta terça-feira (27), mas serão repassadas aos municípios respeitando o esquema vacinal completo, com metade para D1 agora e metade para segunda dose (D2) daqui a duas semanas, ou seja, as outras 85 mil ficarão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

Do lote integral o Estado já recebeu 531.250 doses, entre 170 mil CoronaVac e 298.250 AstraZeneca, restando somente a chegada de 118.170 da Pfizer/BioNTech, que devem pousar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 19h10 desta quarta-feira (28).

Dentre as vacinas da Pfizer, 50.310 doses são destinadas à D1 e 67.860 à D2 dos grupos de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas, atendidas com a D1 no primeiro semestre.

Considerando que essas mais de 50 mil D1 chegam à noite, a Secretaria de Saúde já preparou a logística de distribuição dos imunizantes para essa quinta-feira (29), possibilitando que os municípios tenham mais doses disponíveis para a primeira aplicação.

"Dessa vez tivemos que dividir as entregas por causa da logística do governo federal. Distribuímos nesta quarta tudo o que recebemos na terça e a partir de quinta o que chegar nesta quarta. Todas as primeiras doses serão direcionadas para acelerar a imunização nos públicos que ainda não receberam a vacina", disse o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

As vacinas da AstraZeneca são destinadas exclusivamente para a D2, aos grupos de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte aéreo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento e forças armadas. Essas doses serão enviadas na próxima semana. 

Confira a distribuição das doses que estão sendo enviadas nesta quarta-feira (28), por Regional de Saúde: 

1ª RS – Paranaguá – 1.550

2ª RS – Metropolitana – 30.573

3ª RS – Ponta Grossa – 4.730

4ª RS – Irati – 1.651

5ª RS – Guarapuava – 3.862 

6ª RS – União da Vitória – 1.253 

7ª RS – Pato Branco – 2.233

8ª RS – Francisco Beltrão – 2.732

9ª RS – Foz do Iguaçu – 1.174

10ª RS – Cascavel – 3.200

11ª RS – Campo Mourão – 2.415

12ª RS – Umuarama – 2.120

13ª RS – Cianorte – 1.203

14ª RS – Paranavaí – 1.948

15ª RS – Maringá – 5.364

16ª RS – Apucarana – 2.599

17ª RS – Londrina – 7.462

18ª RS – Cornélio Procópio – 1.284

19ª RS – Jacarezinho – 2.230

20ª RS – Toledo – 2.968

21ª RS – Telêmaco Borba – 1.468

22ª RS – Ivaiporã – 981

TOTAL – 85.000 CoronaVac

Fonte: AEN/PR