🔴 RÁDIO PULSAR - SUA RÁDIO CATÓLICA NO CENTRO DO PARANÁ

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Segunda dose da vacina da AstraZeneca pode gerar eficácia de até 90%, aponta estudo

Ofertas disponíveis para esta sexta-feira no Superpão Compre Mais

CONFIRA ESTE FESTIVAL DE OFERTAS QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR HOJE NO SUPERPÃO COMMPRE MAIS.

ANTECIPE SUAS COMPRAS DO FINAL DE SEMANA, VÁ HOJE MESMO E APROVEITE.


PREFEITURA DE PITANGA PEDE A COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO PARA O COMBATE À PROPAGAÇÃO DO COVID 19

O município de Pitanga está passando pelo pior momento desde o início da pandemia do covid 19,com uma explosão nos números de casos e pessoas precisando de atendimento médico.
por isso é hora de toda a população se unir em prol de um só objetivo, conter a propagação do vírus e isso será possível com a colaboração de todos.

Precisamos cumprir todos os protocolos de cuidados, que o Ministério da Saúde nos orienta, especialmente com o uso de máscaras adequadamente, álcool em gel, distanciamento social e o fundamental evitar aglomerações de qualquer natureza.

Lembrando que todas as ações sejam para combater, ou aquelas com irresponsabilidade refletirá não apenas em uma pessoa, mas sim no coletivo.

Por isso a Prefeitura Municipal de Pitanga, através da Vigilância Epidemiológica pedem a colaboração da população, caso você tenha conhecimento de alguma festa clandestina ou aglomerações, DENUNCIE e você pode fazer isso sem se identificar, ligue para a Polícia Militar no 190, ou também no 192 ou (42) 3646- 1434.

Pinhãoense poderá ser santificada pela igreja

Na manhã da segunda-feira, 17 de maio, seguindo todos os protocolos de higienização que a pandemia da Covid-19 exige, aconteceu no Cemitério da Caroba, a 16 km da sede do município de Pinhão/PR a benção do túmulo da pinhãoense Dolores de Jesus Camargo.

A jovem Dolores de Jesus Camargo nasceu em 1932 no município de Pinhão e sempre foi uma filha muito obediente, alegre, de muita fé.

Bem jovem, foi estudar no Colégio Nossa Senhora do Belém, no município de Guarapuava/PR, com o intuito de ser freira.

Com 13 anos, em uma das férias que veio passar no sítio da família, sofreu uma doença que provocou a paralisia do seu corpo do pescoço para baixo.

Mesmo paralisada, a menina manteve sua alegria e sua fé, sempre ensinando as crianças da família a rezarem.

No dia 8 de agosto de 1959, com 27 anos, Dolores faleceu.

Muitas pessoas amigas e da família dizem que rezam pedindo pela intercessão da jovem em momentos de dificuldades e já alcançaram graças.

O padre André Ricardo Santos Lima explicou que o ato, naquele momento para a igreja, era a benção a um túmulo encontrado e restaurado.

Para a família, um momento também de resgate da história da jovem Dolores, que em sua história há sinais de virtudes e santidade. 

Uma jovem de virtudes

O padre André destacou as virtudes da jovem e sua fé diante da doença.

Após a benção, as sobrinhas de Dolores, Evani Camargo e Neusa Maria Amaral de Camargo, a Neusinha, falaram sobre a tia e sua fé no anjo Gabriel e fizeram uma oração que ela ensinava às crianças da família.

A Diocese inicia uma investigação

Após a benção, o padre André explicou que, com a autorização do bispo da diocese, Dom Amilton, eles estarão recolhendo os relatos das graças recebidas pela intercessão da jovem Dolores.

Fonte: Jornal Fatos do Iguaçu

Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

GUARAPUAVA - HOMEM INVADIU VELÓRIO E ROUBOU CELULAR

No dia 21 maio 21, por volta de 02h50min, uma equipe deslocou até a Rua Cândido Xavier, bairro Boqueirão. Onde entrado em contato com populares que relataram que estavam dentro da igreja onde estava ocorrendo um velório e que um homem teria adentrado o local forçando uma das portas e na sequencia fez menção de estar portando uma arma de fogo, momento este que tomou da mão da vítima de 38 anos, seu celular LG K11, e na sequência fugiu do local. 

A equipe realizou patrulhamento nas imediações porém não logrou em encontrar o autor. 

A vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

GUARAPUAVA - CRIANÇA ENGASGADA FOI SALVA GRAÇAS À AÇÃO DA MÃE ORIENTAÇÃO DA POLÍCIA

 Por volta das 14h50min, uma equipe policial, deslocou até a Rua Capitão Rocha, Bairro Trianon, em Guarapuava para prestar atendimento a uma situação de criança afogada por um objeto estranho, onde a equipe encontrava-se na Sede do 16º BPM realizando entrega de documentações (boletins), quando a atendente do Plantão 190, atendeu uma chamada onde segundo a solicitante relatava que sua filha de 9 meses estaria engasgada, apresentando sinais de obstrução de via respiratória. 

Diante dos fatos narrados, a equipe com a autorização do Adjunto ao Copom, dando prioridade a esta situação, saiu da OPM fazendo uso de sinais sonoros e luminosos, deslocando o mais breve possível em direção ao endereço, enquanto a atendente 190 realizava as orientações via telefone da manobra de Heimlich. 

A equipe chegando no local, já em contato com a genitora da bebê pode constatar que a bebê já se encontrava com as vias desobstruídas, sendo informado pela mãe, que teria engolido um adesivo marcador de página, sendo que em determinado momento, esta chegou a expelir sangue e ficou cianótica. 

A solicitante seguiu as instruções da atendente 190 e conseguiu retirar o adesivo marcador de página da garganta da bebê e imediatamente esta voltando a respirar. 

Diante dos fatos, foi orientado a mãe para que fizesse o encaminhamento da bebê para melhor avaliação médica.

Fonte: Polícia Militar

Avião com 106 brasileiros deportados do EUA pousa hoje em BH

Todos seriam detidos após entrarem naquele país de forma ilegal

Chega na tarde de hoje (21), no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, o voo fretado pelo governo dos Estados Unidos para trazer de volta ao Brasil 106 brasileiros deportados daquele país. Todos teriam sido detidos após entrarem de forma ilegal em território norte-americano. É o primeiro voo que deporta brasileiros desde que Joe Biden assumiu a presidência dos EUA.

A política de deportação dos EUA foi intensificada em 2019 pelo então presidente norte-americano Donald Trump que endureceu a legislação contra imigrantes ilegais. Segundo o Itamaraty, “o processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos”.

A deportação ocorre quatro meses após o presidente dos EUA, Joe Biden, assumir como chefe de governo e enviar, ao Congresso, uma proposta de reforma das leis de imigração que, se aprovada, permitirá ao governo, futuramente, implementar ações de regularização da condição de milhões de imigrantes que vivem sem documentos no país.

Fonte: Agência EBC

Operação Interceptor: PF desarticula "piratas do asfalto" no Paraná

A Polícia Federal deflagrou hoje (21) a Operação Interceptor, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa formada por falsos policiais conhecidos como “piratas do asfalto” devido a roubos praticados em rodovias.

Segundo a PF, cerca de 60 policiais participam da operação em quatro cidades das regiões oeste e noroeste do Paraná. Iniciada há aproximadamente seis meses pela delegacia da PF em Guaíra, a investigação aponta que, além de roubos, o grupo praticava outros crimes na região de fronteira entre Paraná e Paraguai, como tráfico internacional de drogas, armas, contrabando e descaminho de eletrônicos e medicamentos.

Sete ordens de prisão preventiva foram emitidas pela Justiça Federal de Guaíra em Cianorte, Umuarama e Terra Roxa, além de Guaíra. A polícia ainda emitiu 11 mandados de busca e apreensão. A Justiça autorizou o sequestro de pelo menos cinco imóveis adquiridos pelos investigados. Quinze veículos foram apreendidos e 50 contas bancárias foram bloqueadas com o objetivo de descapitalizar o grupo.

De acordo com os investigadores, um contrabandista de Cianorte adquiria produtos importados do Paraguai, como cigarros, eletrônicos e medicamentos, por preços muito inferiores aos que são praticados até mesmo no país vizinho – o que levou a suspeitas, posteriormente confirmadas, de que se tratava de produtos roubados.

Ao longo das investigações, foi identificado um grupo criminoso especializado na prática de roubos nas rodovias e às margens do Rio Paraná, que tinham como alvos preferenciais contrabandistas e traficantes que atuam na região da fronteira. Os roubos acabavam facilitados pelo fato de os criminosos se passarem por policiais, inclusive usando falsos uniformes, distintivos, coletes e até mesmo falsas viaturas, em abordagens feitas de forma “extremamente violenta e com emboscadas e sequestro das vítimas”.

“Os investigados também contavam com a cumplicidade de olheiros e batedores que agiam como verdadeiros agentes duplos, atuando em prol de traficantes e repassando informações aos denominados piratas”, informa a PF. As drogas, medicamentos e outros produtos ilícitos roubados pelo grupo eram reintroduzidos no mercado por receptadores.

Ainda segundo os investigadores, o principal receptador e operador financeiro do grupo apresentou movimentação que ultrapassou R$ 9 milhões apenas nos últimos seis meses. Durante as investigações foram apreendidas armas curtas e longas adaptadas para aumentar o poder lesivo. Algumas com kit rajada e com adaptador para submetralhadora. Também foram apreendidos coletes balísticos e uniformes semelhantes aos que são utilizados pela polícia, além de outros acessórios.

“A investigação revelou, ainda, que grupo fazia remessas semanais de valores através de depósitos bancários para uma facção criminosa sediada em São Paulo e com ramificações na região de fronteira com o Paraguai”, detalha a PF.

Fonte: Agência EBC

Fotos: Polícia Federal

Receita cria assistente virtual para orientar preenchimento de IRPF

Com o prazo para entrega da declaração de imposto de renda chegando ao fim e a alta procura para tirar dúvidas, a Receita Federal criou um assistente virtual para orientar o preenchimento do documento.

O Assistente Virtual da Receita Federal está disponível nas versões do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. Quem já tem o aplicativo instalado, precisa atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar a dúvida.

A Receita explica que o assistente virtual, que também é conhecido como ChatBot, usa uma inteligência artificial que vai tentar responder diretamente à pergunta, ou então vai direcionar o contribuinte para o menu de assuntos sobre o tema.

O órgão explica que como toda ferramenta de inteligência artificial, o assistente virtual precisa de um tempo para aprender as informações e isso vai acontecer no dia a dia. Algumas questões podem ficar sem uma resposta no início, e quanto mais usuários, mais exatas serão as informações com o tempo.

O prazo para a entrega da declaração vai até o dia 31 deste mês. A expectativa da Receita é que sejam entregues cerca de 32 milhões de documentos.

Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Fonte: Agência EBC

quinta-feira, 20 de maio de 2021

PARANÁ - Chefe de família executada já tinha escapado de atentado há um mês

Uma organização criminosa pode estar envolvida no assassinato de três pessoas, incluindo um bebê de dois anos, que aconteceu na madrugada desta quinta-feira (20), em Paranaguá, no litoral do Paraná. 

O casal Jhonatan Nunes Lourenço e Kailane Freitas Santana e a filha foram mortos a tiros. 

O outro filho do casal, de 5 anos, conseguiu fugir. 

A Polícia Civil já busca testemunhas e imagens de câmeras de segurança para incluir no inquérito. 

O delegado da Polícia Civil Nilson Diniz disse em entrevista à Banda B, que há um mês, tentaram matar Jonathan. 

"A gente já tinha um inquérito policial instaurado aqui na Delegacia de um fato ocorrido há um mês em que esse masculino de 26 (anos) também foi vítima de tentativa de homicídio. Naquele procedimento, já forma verificados alguns indícios de organização criminosa comandando o crime”, afirmou o delegado. 

“A gente tomou conhecimento dessa ocorrência durante a madrugada, a equipe de investigadores se deslocou até o local e constatou que de fato haviam três vítimas de disparo de arma de fogo. Um indivíduo do sexo masculino de 26 anos, uma mulher de 27 e uma criança de 2 anos”, disse. 

“A morte da criança traz o sinal que possivelmente os executores eram conhecidos da família, não há sinal de arrombamento na residência, então, possivelmente eles já se encontravam dentro da residência antes do crime”, comentou.

 “Neste momento, equipes da Polícia Civil já estão nas ruas identificando testemunhas e coletando imagens para o inquérito policial”. 

Os corpos foram encaminhados para a perícia.

O menino de 5 anos que escapou porque estava em outro quarto e conseguiu correr, foi levado para o Conselho Tutelar do município.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fonte: Banda B

 

Paraná - Adolescente de 13 anos fica grávida de trigêmeos

Em Luiziana, região centro-oeste do Paraná, uma adolescente de 13 anos está grávida de trigêmeos, segundo o Conselho Tutelar. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) investiga o caso.

Conforme a família, a menina está gravida de um mês e meio e não revelou quem é o pai. A mãe da adolescente se encontra desempregada.

De acordo com o Conselho Tutelar, a menor está passando por atendimento médico e apresenta boa saúde. 

Os familiares contaram ainda que ela está sendo acompanhada por um psicólogo.

Em nota, o MP-PR informou que o caso corre em segredo de justiça e, portanto, para preservar tanto a mãe-adolescente, quanto os nascituros, não é possível passar mais detalhes.

O MP-PR ainda comunicou que qualquer ato libidinoso (que inclui conjunção carnal) praticado contra menores de 14 anos é considerado estupro de vulnerável, mesmo tendo havido consentimento. 

A promotoria concluiu que está acompanhando os desdobramentos desta gravidez.

Fonte: G1.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 

PITANGA – Vem ai "Quero - Quero" a maior rede em número de lojas no ramo de material de construção no Brasil com muitas vantagens para você cliente

Sou a Grazielly das lojas Quero-Quero.

Estamos chegando e quero que você seja nosso cliente.

Somos a maior rede em número de lojas no ramo de material de construção no Brasil.

E teremos muitas vantagens para você cliente. 

Trabalhamos com material de construção, móveis e eletro.

Não fique de fora e faça já o seu cadastro para obter nossas ofertas e condições especiais.

Basta acessar o link e fazer seu cadastro.

https://www.queroquero.com.br/landing-pages/cartaoqueroquero?cp=1&si=B5831F9B219422E0E0531500000A8609&utm_source=PAD&cn=2



DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PARANÁ - “Não tem mais o que fazer”, diz diretor clínico do Hospital São Vicente de Guarapuava

O filho que morreu deu lugar à mãe na UTI da covid-19 no Hospital São Vicente em Guarapuava. 

Nessa mesma unidade, outro filho, intubado, com gestos pergunta da mãe que já não está mais aqui. 

Em outra sala, a equipe se prepara para contar aos familiares que uma jovem de 22 anos, grávida, encontra-se em estado crítico. 

Entretanto, estas são apenas três de centenas de histórias que permeiam a ‘sala vermelha’ da covid-19 no hospital filantrópico. 

De acordo com a provedoria até ontem (19) a UTI tinha 18 pacientes, quando a capacidade é oito. 

Outros cinco, em estado grave, aguardavam leitos e recebiam atendimento no Pronto Socorro. 

Enquanto a enfermaria e apartamentos somavam 27 pacientes. 

Todavia, o que chama a atenção é que a UTI está com 180% da lotação ocupada. 

Entretanto, para quem não está nos bastidores da doença, há um ano e dois meses, fica difícil dimensionar a gravidade do quadro. 

E é nesse sentido que o diretor clínico do São Vicente, Eduardo Borges, clama pela colaboração da população. 

“Não tem mais o que fazer. A situação é dramática, pois há alguns dias o nosso sistema de saúde chegou à capacidade máxima.” 

Conforme Borges, se continuar nessa escalada há o risco de não ter mais como atender. 

“Não temos espaço e nem mais equipes”. 

CADA VEZ MAIS JOVENS Conforme Eduardo Borges a UTI está recebendo cada vez mais pessoas jovens. 

“São pessoas entre 20 e 25 anos. E nas duas últimas semanas também recebemos gestantes jovens com risco de morte da mãe e do bebê”. 

Assim, o médico pede que as pessoas usem máscara, higienizem as mãos com álcool gel e façam o distanciamento social. 

De acordo com médica intensivista Fernanda Ziger Borges, se faz necessário que as pessoas acreditem na doença. 

“Ela [a doença] existe, não é mentira. 

Está entre nós e mata. E as coisas só podem melhorar se a população colaborar.” 

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fonte: RSN

OFERTAS DO SUPERÃO COMPRE MAIS DE PITANGA, O MELHOR PREÇO DA REGIÃO

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

ATENÇÃO NOVO ENDEREÇO PARA ATENDIMENTO DE CASOS SUSPEITOS , SINTOMÁTICOS E COLETA DE EXAME DO COVID 19

 Atenção você que está com suspeita de Covid 19 ou já testou positivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga está informando que houve alteração no endereço do local de atendimento para casos suspeitos e confirmados.

É importante que perante qualquer sintoma suspeito, o paciente procure o local específico, evitando procurar o posto de saúde para o qual pertence.

No banner abaixo consta o endereço correto, onde em suspeita ou caso tenha testado positivo, o paciente deverá se dirigir:



PITANGA - NOVO DECRETO JÁ ESTÁ EM VIGOR

Está valendo no município de Pitanga o novo Decreto Municipal, visando conter a propagação do vírus do covid 19.

Acompanhe:


 





Fonte: Prefeitura Municipal de Pitanga

PITANGA - 54 NOVOS CASOS DE COVID FORAM REGISTRADOS ONTEM

Ontem (19) mais uma vez o município de Pitanga bateu mais um recorde nos números de casos de COVID 19 registrados nos últimos dias, confirmaram-se cinquenta e quatro novos casos.

Vinte e quatro casos do sexo masculino e trinta casos do sexo feminino, com idades entre 11 e 74 anos.

Vinte cinco pacientes com histórico de contato com caso confirmado e vinte e nove sem vínculo epidemiológico. Os pacientes encontram-se em isolamento e acompanhamento domiciliar.

Os novos casos foram confirmados por teste rápido validado por Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde, INCQS.

Veja o Boletim detalhado:



SANTA MARIA DO OESTE - PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA

 No dia 19 de maio, por volta das 18h45min, policiais militares deslocaram em atendimento de ocorrência na localidade de Lagoa, onde conforme denúncia estariam tentando atear fogo em uma residência.

Verificado que havia uma pilha de madeira na porta lateral da residência em chamas. Que as chamas já estavam consumindo toda a porta. 

De imediato, foi começado a tentativa de apagar o fogo utilizando alguns materiais que tinham próximo, mas como as chamas estariam se alastrando foi solicitado aos vizinhos baldes e coletada água de um tanque de peixe próximo, sendo contido o foco de incêndio. 

Feito buscas no local para tentar localizar os possíveis autores, porém sem êxito. Em conversa com os moradores próximos, estes informaram que viram algumas pessoas e que após o início do incêndio perceberam que alguns desses correram em direção ao mato e que também escutaram barulho de uma motocicleta que possivelmente estaria sendo utilizada pelos autores. 

Após, foi deslocado ao Destacamento para confecção dos documentos, sendo que compareceu ao DPM uma senhora de 57 anos, relatando que a referida residência é de sua propriedade, também informou que o imóvel está com ação judicial para retirar os posseiros que estão no local e que nesta data o juiz teria determinado a desocupação de uma das casas, mas que de fato não teria como saber a autoria.

 Diante dos fatos foi orientada.

Fonte: Setor de Comunicação 16º BPM

PITANGA - FURTO DE TÊNIS EM LOJA

Por volta de 16h15m de ontem (19), a equipe em patrulhamento recebeu a informação de populares de que um indivíduo havia praticado furto de um tênis em uma loja localizada na Av Getúlio Vargas.

Realizado patrulhamento nas imediações e abordado um indivíduo com as mesmas características repassadas, porém com o mesmo nada foi localizado, no entanto a funcionária relatou que logo após o furto ela conseguiu pegar o tênis e o autor saiu correndo.

Em seguida foi identificado o abordado como sendo um adolescente de 16 anos, qual também foi reconhecido pela vítima.

Diante dos fatos, a equipe entrou em contato com o Conselho Tutelar e o autor foi encaminhado para Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o objeto recuperado, sendo necessário encaminhá-lo no compartimento traseiro da viatura (camburão) para evitar fuga, sendo dispensado o uso de algemas.

Fonte: Polícia Militar

 

BLITZ EDUCATIVA CAMPANHA MAIO AMARELO EM PITANGA

Ontem, dia 19 de maio de 2021 por volta das 13h30min, a Polícia Militar de Pitanga juntamente com a 48º Ciretran realizaram no centro do município de Pitanga a Blitz Educativa referente a Campanha do Maio Amarelo, que este ano tem como tema “Respeito e Responsabilidade - Pratique no Trânsito”.  

Na ocasião foram  entregues aproximadamente 60 kits educativos e 100 panfletos. A blitz teve a participação do comandante da 3ª Companhia Capitão Zarpelon, policiais Militares da Companhia, chefe da 48º Ciretran Renilson Pereira de Oliveira e funcionários.




 Fonte: Polícia Militar

PITANGA- ACIDENTE EM VIA PÚBLICA FOI REGISTRADO NAS ÚLTIMAS HORAS

Por volta de 18h40m de ontem (19), a Polícia Militar de Pitanga atendeu a uma ocorrência e acidente de transito em via pública, no cruzamento da Rua Pedro Repula com a Rua Vinte e Quatro de Julho.

O acidente foi do tipo colisão traseira envolvendo o veículo GM Corsa, o qual veio a colidir na traseira de automóvel VW Saveiro, qual estava estacionado no local.

O condutor precisou ser encaminhado par o Hospital São Vicente de Paulo, pela equipe do Corpo de Bombeiros.

A equipe confeccionou o Boletim de Ocorrência pertinente ao acidente e apreendeu o o veículo Corsa por pendencias no licenciamento e feitas as notificações pendentes.

Fonte: Polícia Militar



PITANGA - POLÍCIA RECUPEROU OBJETO E PRENDEU AUTORES LOGO APÓS O FURTO

Por volta de 01h30m da madrugada de hoje 20 de maio, a Polícia Militar de Pitanga recebeu uma solicitação via Central de Operações, onde o solicitante relatou que deixou sua carreta estacionada em frente à uma determinada Cooperativa e em dado momento, visualizou dois indivíduos subtraindo a bateria de sua carreta.

De imediato, a equipe deslocou até as proximidades do endereço citado onde visualizou dois indivíduos em atitude suspeita escondendo um objeto entre os arbustos.

Diante do fato, foi dado voz de abordagem e identificados os dois, como sendo uma pessoa de 28 anos e outra de 21 anos, sendo que com uma delas foi encontrado um alicate sem marca aparente, possivelmente usado para retirar a bateria.

Indagado os mesmos sobre a origem da bateria que foi localizada a alguns metros da abordagem, estes confessaram a autoria do furto, porém ao ser dado voz de prisão ambos resistiram com empurrões sendo necessário o uso de força moderada e técnicas de mobilização, utilizando algemas para  resguardar a integridade física da equipe e evitar fuga dos abordados.

Em seguida, os autores foram reconhecidos pela vítima, bem como a bateria pertencente ao mesmo da marca INTERBAT 150 AH. 

Os autores foram encaminhados até a Delegacia de Polícia Civil de Pitanga, no banco traseiro da viatura.

A vítima, juntamente com o objeto do furto também foi encaminhada para os demais procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

Roubos e furtos têm queda expressiva no primeiro trimestre de 2021 no Paraná

O número de roubos teve uma redução de 38,5% no Paraná no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado – passou de 11.193 para 6.844 registros, ou seja, 4.349 casos a menos. A diminuição foi verificada em todo Estado. O número de furtos caiu 13,7%. Neste ano foram 35.334 registros, contra 40.968 nos três primeiros meses de 2020, o que representa menos 5.634 crimes nesta modalidade.

As informações são do Relatório Estatístico Criminal do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (20).

O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirma que a redução da criminalidade no Paraná é resultado de muito trabalho e planejamento estratégico entre a pasta e suas instituições vinculadas, que além de aumentar o policiamento nas ruas e as investigações destes crimes, também realizam constantes ações para combater a criminalidade.

“Semanalmente nos reunimos com representantes das forças policiais para analisar e discutir as melhores ações em todas as áreas da segurança pública, focados nos nossos acertos e em que podemos melhorar”, explica. “Também aumentamos nosso efetivo nas ruas e as operações policiais de combate à criminalidade, conciliando com os trabalhos de investigação para identificar e punir os criminosos. Queremos dar pronta resposta à população para que os cidadãos se sintam cada vez mais seguros de viver no Paraná”.

ROUBOS – Houve redução de roubos em todas as 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), que abrangem os 399 municípios do Paraná. A 20ª AISP (Londrina), que também contempla outros quatro municípios da região Norte, teve a maior redução: 53,1%, de 962 para 451. Na sequência, a 23ª AISP (Jacarezinho), que também abrange outros 21 municípios, com 45,2% (de 148 foi para 81).

Em Curitiba, pertencente à 1ª AISP, houve diminuição de 43,6% nos casos de roubo no primeiro trimestre de 2021 – de 4.524 para 2.551. Já a 2ª AISP (São José dos Pinhais e RMC) reduziu de 1.947 para 1.190 ocorrências neste crime, ou seja, 38,8%. 

Em todo o Estado, o mês de janeiro foi o que registrou maior incidência de roubo em 2021, com 2.463 registros. Isso aconteceu também na 1ª AISP, com 932 ocorrências, e na 2ª AISP, com 421 casos. 

A Polícia Militar aumentou o efetivo nas ruas e intensificou operações para combater os crimes, pois mesmo em meio à pandemia, que tende a reduzir a circulação de pessoas, o crime continua acontecendo, conforme afirmou o subcomandante-geral da corporação, coronel Rui Noé Barroso Torres.

“Tivemos nesses três meses várias operações de reforço na segurança pública e o reflexo dessas ações repressivas culmina na diminuição dos índices de furto e roubo. Graças a operações e à presença maciça de policiais militares, conseguimos reduzir esses índices”, afirmou.

FURTOS – No caso dos furtos, a 18ª AISP (Apucarana), que também abrange outros 25 municípios do Vale do Ivaí, foi a que teve maior redução, de 26,4%. Foram 1.199 casos no primeiro trimestre do ano passado e 882 neste ano. Na sequência, segue a 19ª AISP (Rolândia), que contempla outros 15 municípios da região Norte, com redução de 25,8% (de 1.004 para 745).

Já na 3ª AISP (Paranaguá), que abrange o Litoral, a redução foi 23,9%, passando de 1.867 para 1.420 ocorrências. Apenas a 8ª AISP (Laranjeiras do Sul), que inclui outras nove cidades da região Centro-sul, teve aumento nos casos de furtos, de 78%. 

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, o trabalho da corporação tem sido pautado em planejamento a médio e longo prazo. “As ações da Polícia Civil estão voltadas às atividades de investigação e o que a polícia tem feito é exatamente isso, identificar grupo ou quadrilhas que são responsáveis por uma quantidade significativa de furtos e roubos e direcionar os nossos esforços para esse tipo de investigação”, afirmou. 

AMBIENTES PÚBLICOS – De acordo com os dados, a maior redução no período foi de roubos em ambiente público. No primeiro trimestre de 2020 foram 7.619 ocorrências e no mesmo período de 2021 houve 4.462 registros (menos 41,4%). Nessa categoria, a 20ª AISP (Londrina) foi a que apresentou maior queda de roubo em ambiente público, com 336 ocorrências de janeiro a março de 2021 e 758 no mesmo período de 2020, o que representa uma diminuição de 55,6%. Já em relação a furtos em ambiente público, houve queda de 37,7%, de 7.816 para 4.862 neste trimestre de 2021.

COMÉRCIOS – O Paraná também teve redução nos registros de furtos e roubos ao comércio, de 33,9% e 32,3%, respectivamente. Foram 5.099 furtos de janeiro a março de 2020 e 3.370 no mesmo período em 2021. Em roubo a diferença foi de 1.662 (2020) ocorrências para 1.124 (2021).

VEÍCULOS – No primeiro trimestre de 2021 também houve redução no número de furtos e roubos de veículos no Paraná. Foram 1.170 ocorrências a menos, de 3.924 para 2.754 (29,8%). No caso de roubos, nesta categoria, a redução foi de 25,8%: 1.426 para 1.058.

RESIDÊNCIAS – De janeiro a março deste ano foram registradas 7.405 ocorrências de furtos em residências, contra 9.950 no ano passado. A redução foi de 25,5%. O número de roubos caiu de 958 para 761 (20,5%). 

“Devido à pandemia, muitos segmentos estão trabalhando home office e isso faz com que mais pessoas estejam em casa, o que também tem sua parcela de inibição para prática de furtos e roubos à residência. No entanto, também atribuímos esse resultado à presença ostensiva dos policiais militares e às constantes operações realizadas”, ressaltou o subcomandante da PM, coronel Barroso. 

CAPITAL – A 1ª AISP Curitiba, além de apresentar redução nas ocorrências de roubo, também teve expressiva queda nos casos de furto em ambiente público (52%); furtos em comércios (45,6%); furtos em residências (32,6%); e furtos a veículos (45,8%). 

“Nosso planejamento é feito com ações concretas e direcionadas, atacando sempre as causas ou fatores que estão correlacionados. São investigações de natureza complexa, às vezes um pouco mais demoradas, mas que levam à desarticulação de grupos ou redes de apoio a crime, o que acaba refletindo na redução das ocorrências, não só em Curitiba, mas em diversos pontos do Estado”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach.

Confira o relatório completo da Segurança Pública.

Fonte: AEN/PR

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Produtor rural presta atenção neste dica especial da Casa Rural para o manejo do seu rebanho

 Produtor Rural, você melhor que ninguém sabe o quanto é importante o cuidado e a atenção para com seu rebanho em todas as épocas do ano e especialmente no inverno, por isso precisa estar atento a todos os cuidados, pois um maior rendimento associado ao custo benefício fazem toda a diferença. 

Por isso aproveite a Campanha de Maio em medicamentos veterinários que a Casa Rural disponibilizou para você, com preços e prazos imperdíveis venha conhecer.

Presta atenção nesta super dica da Casa Rural, especialmente para você produtor rural.










Pitanga - Polícia Militar cumpre mandado de prisão nas últimas horas

 No dia 18 de maio, por volta de 22h, a equipe Rotam deslocou até a Rua Saldanha Marinho, Bairro Jardim Maristela, após ter conhecimento que um homem de 22 anos, foragido da cadeia pública de Pitanga e com um mandado de prisão pelo crime de tráfico e associação criminosa, encontrava-se na residência de seu pai. 

No local foi abordado o indivíduo e após consulta ao sistema foi confirmado o mandado de prisão em seu desfavor. 

Diante dos fatos foi realizada a sua prisão e encaminhado o até a Delegacia de Polícia Civil de Pitanga.

Fonte: Polícia Militar

QUINTA-FEIRA (20) TEM CORUJÃO DA VACINAÇÃO CONTRA O COVID 19 EM PITANGA, VEJA QUE PODE SE VACINAR

 A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga informa que nesta quinta-feira é dia de Corujão da Vacinação contra a Covid-19.

A Vacinação ocorre das 8:00hrs às 11:30hrs e 13:00hrs às 21:00hrs no ESF G3.

Poderão tomar a primeira dose da vacina, pessoas de acima de 40 anos portadoras das seguintes comorbidades:
  • Diabetes tipo 1 e 2
  • Pneumopatia crônicas (DPOC/Asma/ fibrose cística)
  • Hipertensão arterial

  • Doenças cardiovasculares (portadores de marca-passo, insuficiências cardíacas com cardiopatias, aneurismas, valvopatias, cardiopatias hipertensivas e síndromes coronarianas)

  • Doenças cérebrovasculares (AVC/ demência vascular)
  • Doença renal crônica
  • Imunossuprimidos (pessoas com HIV/ pacientes oncológicos/ pessoas em uso de
imunossupressores ou com imunodeficiências)
  • Anemia falciforme
  • Obesidade mórbida com IMC acima de 40.
  • Cirrose hepática A/ B OU C
Para receber a vacina, o paciente precisa levar:
  • Atestado médico / laudo médico comprovando a doença / receita de medicação de uso contínuo.
  • Carteira de vacinação e cartão SUS
  • RG E CPF

PITANGA - MAIS VINTE E QUATRO CASOS DE COVID NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; O MUNICÍPIO PASSA PELO PIOR MOMENTO DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

Ontem (18), confirmaram-se vinte e quatro casos de COVID-19 em nosso município.

2057º caso, sexo masculino, 43 anos, sintomático, contato com caso 1684.

2058º caso, sexo masculino, 41 anos, sintomático leve, contato com caso 2001.

2059º caso, sexo masculino, 36 anos, sintomático leve, contato com caso 2059.

2060º caso sexo feminino, 23 anos, sintomática leve, vínculo epidemiológico não identificado.

2061º caso, sexo feminino, 18 anos, sintomático leve, contato com caso 1907.

2062º caso, sexo masculino, 44 anos, sintomático, vínculo epidemiológico não identificado.

2063º caso, sexo feminino, 39 anos, sintomático, vínculo epidemiológico não identificado.

2064º caso, sexo masculino, 29 anos, sintomático, vínculo epidemiológico não identificado.

2065º caso, sexo feminino, 54 anos, sintomática, vínculo epidemiológico não identificado.

2066º caso, sexo masculino, 68 anos, sintomático, contato com caso 1968.

2067º caso, sexo masculino, 64 anos, sintomático leve, contato com caso 1968.

2068º caso, sexo feminino, 43 anos, sintomático, vínculo epidemiológico não identificado.

2069º caso, sexo masculino, 21 anos, sintomático leve, contato com caso 1943.

2070º caso, sexo feminino, 56 anos, sintomática leve, vínculo epidemiológico não identificado.

2071º caso, sexo masculino, 62 anos, assintomático, contato com caso 2071.

2072º caso, sexo masculino, 84 anos, sintomático leve, contato com caso 2071.

2073º caso, sexo feminino, 39 anos, assintomática, contato com caso 2071.

2074º caso, sexo masculino, 39 anos, sintomático leve, vínculo epidemiológico não identificado.

2075º caso, sexo feminino, 20 anos, assintomático, contato com caso 2051.

2076º caso, sexo feminino, 54 anos, sintomática leve, contato com caso 2060.

2077º caso, sexo feminino, 39 anos, sintomática, vínculo epidemiológico não identificado.

2078ºcaso, sexo feminino, 42 anos, sintomática, contato com caso 1943.

2079º caso, sexo masculino, 45 anos, sintomático, contato com caso 1943.

2080º caso, sexo feminino, 51 anos, sintomática leve, vínculo epidemiológico não identificado

Os pacientes encontram-se em acompanhamento e isolamento domiciliar.

Os novos casos foram confirmados por teste rápido validado por Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde, INCQS.

O município de Pitanga passa pelo pior momento desde o início da pandemia, com um número de casos positivos muito alto, também ouve um crescimento nas internações e transferências, o hospital está lotado, o centro de triagem está recebendo um número alto de pacientes por dia e até os laboratórios particulares estão encontrando dificuldades na realização dos exames, visto um número muito alto de procura pelo teste.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde estamos a beira do colapso em nossa cidade.

Por isso se for possível fique em casa, mas se você precisa sair para trabalhar ou qualquer outra situação, use máscara, álcool em gel, evite aglomerações e mantenha o distanciamento social.

Unidos venceremos!