RUZ

sábado, 5 de dezembro de 2020

PITANGA- POLÍCIA É CHAMADA PARA ATENDER OCORRÊNCIA DE AGRESSÃO E RECUPERA MOTO FURTADA

 Eram por volta de 15h45m de ontem (04), quando a equipe de Polícia Militar recebeu uma solicitação de que um homem estaria agredindo o seu pai, um senhor de 71 anos.

Diante do fato , a equipe deslocou-se ao local, onde foi constatado que a motocicleta HONDA CG 125 de cor vermelha, que estava no local em frente ao portão possui alerta de Furto/Roubo.

Em conversa com o senhor de 71 anos, este relatou que seu filho de 33 anos chegou em casa com a referida motocicleta bastante alterado, pulou o protão da residência indo no quarto onde o idoso estava passando a exigir certa quantia de dinheiro, porém o senhor disse não ter esta quantia.

Relatou ainda, que seu filho disse que voltaria para matá-lo, que por outra vezes já foi ameaçado e agredido pelo mesmo, que em data anterior seu filho já havia ameaçado com uma arma branca, que iria matá-lo caso não lhe desse dinheiro para quitar dívida de drogas.

A equipe deu voz de abordagem ao homem de 33 anos a qual não foi acatada, onde o mesmo dizia que a Polícia não poderia abordá-lo que ele não era ladrão.

Diante disso, foi necessário o uso de força moderada para imobilizá-lo, bem como o uso de algema para garantir a integridade física da equipe e de ambos. O mesmo foi colocado no banco de trás da viatura.

A motocicleta e as partes foram encaminhadas para a Delegacia de polícia Civil de Pitanga para os demais procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

JÁ ESTÁ EM VIGOR O NOVO DECRETO DA PREFEITURA DE PITANGA PARA O ENFRENTAMNETO DO CORONA VÍRUS

O Prefeitura Municipal de Pitanga, decretou ontem (04), o Estado de Contingência de Saúde Pública, estágio de alerta epidemiológico,  no período de 04 à 21 de dezembro de 2020, no município.

Através deste decreto de número 264/2020 fica resolvido: 

Ficam suspensos todos os eventos: 

Comemorativos domiciliares, residenciais ou familiares, em salões de condomínios, associações,  clubes,  chácaras: reuniões, churrascos, confraternizações, amigo secreto, batizados, festas de aniversário, casamentos, células religiosas( novenas de Natal) que resultem em aglomerações de mais de um núcleo familiar, ou grupo de amigos.

B) Abertos ou fechados/ casamentos, festas de 15 anos, jantares, formaturas, eventos infantis, dentre outros, a partir do dia 04 de dezembro

c) Esportivos, a partir do dia 04 de dezembro

Aos estabelecimentos comerciais essenciais e não essenciais, devem redobrar as medidas sanitárias vigentes, junto aos clientes e funcionários:

- Organizar a entrada única, de acesso primando o controle de fluxo.

- Permitir a entrada de apenas um membro da família como em mercados, mercearias, farmácias lotéricas, bancos e similares.

- Autorizar a entrada de pessoas  usando máscaras e fiscalizar a utilização durante a permanência no local.

- Manter a disponibilização de álcool em gel ( 70%) e acompanhar e fiscalizar  a utilização na entrada

- Manter a demarcação de distanciamento de no mínimo  2 metros nas entradas de estabelecimentos, guichês, mesas cadeiras e bancos.

- Estabelecer fluxo de atendimentos evitando a aglomeração no interior do estabelecimento.

- Fica obrigatório o uso de máscaras em locais fechados e abertos, em ruas, praças, parques, bancos, estabelecimentos comerciais, taxis, ônibus, carros de aplicativos, e terminais rodoviários.

- Ficam proibidas as entradas e permanência  de crianças menores de doze anos em estabelecimentos comerciais de prestação de serviços.

Parágrafo único: Eventos já agendados, programados, ou previamente autorizados pelo município poderão ser mantidos desde que, sejam coordenados por um profissional autorizado pela Secretaria Municipal de Saúde, além da apresentação da ficha de evento e plano de contingência.

Todos os estabelecimentos/ comércio de comidas e bebidas devem obrigatoriamente cumprir:

- Horário das 06 às 23 horas, permitindo a entrada no estabelecimentos apenas até as 22:00h , sendo vedado a comercialização de bebidas após às 22 horas.

- Lotação máxima de 50% de capacidade útil do local de forma que o número de cadeiras seja condizente com o público, que deverão permanecer sentados evitando aglomerações.

Parágrafo único: Estabelecer agendamento para público e clientes evitando filas de espera.

- Espaços de beleza, consultórios médicos e outro espaços que se encaixam nesta categoria, clínicas de saude e de exames, deverão deverão manter agendamento, evitando assim aglomerações e fluxo de pessoas no local.


- Fica proibida abertura de espaços Kids existentes em restaurantes, lanchonetes ou centros de eventos.

Academias, escolas de danças, ginástica, artes marciais, quadras sintéticas, ginásios deverão:

- Adotar restrição de público 50% da capacidade e manter o distanciamento de no mínimo 2 metros.

- Verificar a temperatura de todos na chegada e não permitir o acesso caso a pessoa este com temperatura acima de 37°.

- Exigir o uso de máscara durante as atividades.

 - Realizar agendamentos para evitar aglomerações.

- Não permitir a utilização por revezamento de aparelhos antes que sejam devidamente higienizados.

- Manter cadastro dos clientes com CPF, telefone, registro de horário de entrada e saída, para para eventual solicitação da Vigilância Epidemiológica e identificação de contactantes.

Recomenda-se o isolamento de crianças menores de 12 anos e idosos por pertencimento ao grupo de risco.

Recomenda-se evitar viagens a passeio/ turístico ou recreação para evitar a propagação do Vírus da Covid 19.

Recomenda-se que as igrejas ou templos religiosos redobrem as medidas de prevenção, não permitindo lotação acima de 70% do local , bem como proíbam qualquer espécie de contato físico (abraços, apertos de mão) e compartilhamento de objetos entre as pessoas durante as missas, cultos, ou encontros.

Parágrafo único: Fica proibido o acesso de crianças menores de doze anos, idosos, gestantes, lactantes, ou pessoas que possuam comorbidades, e que se encaixam no grupo de risco.

Os servidores públicos do município poderão ser convocados para colaborar com a fiscalização das medidas de enfrentamento da Covid 19.

A população poderá esclarecer dúvidas , pedir orientações ou realizar denúncias via telefone com a Ouvidora Geral do município, (42) 3646- 1346 ou com a polícia Miliar via 190.

Todas as dúvidas referentes às normas contidas nos Decretos Municipais serão respondidas exclusivamente através do e-mail: vigilanciapitanga@hotmail.com  ou admpitanga2013@gmail.com.

Os veículos de passageiros utilizados para transporte coletivo deverão ser utilizados com a capacidade máxima de 50% de capacidade devendo ser reforçado todas as medidas de higienização no interior dos mesmos.

Art. 2º. O descumprimento das medidas de enfrentamento dos decretos vigentes e neste, resultarão em penalidades administrativas previstas no artigo 11 do Decreto Municipal N 58/2020 quais sejam:

- Advertência

- Suspenção de Alvará de Funcionamento

- Cassação de Alvará de funcionamento

 § 1º Inexistindo penalidade específica por descumprimento das medidas de que trata o presente decreto fica estabelecida multa no valor de R$ 300,00 a R$ 5.000.00.

 § 2º O sistema de aplicação das penalidades previstas neste artigo se orientará pelo estabelecido na Lei Complementar N ° 07 /2007 e Lei Complementar n ° 08/2009.

Este Decreto entra em vigor da data de sua publicação.

Informações mais detalhadas sobre este referido Decreto clique no link: http://www.pitanga.pr.gov.br/atos-normativos-covid-19.

Da redação/ Sandra Laciuk


sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

PM aponta arma para o rosto de outro policial no centro de SP

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram dois policiais durante uma briga da Santa Efigênia, no centro de São Paulo, nesta sexta-feira (4). 

Nas imagens um agente chega a apontar uma arma para o rosto do colega.

A região, conhecida pelo comércio popular de eletrônicos, estava lotada nesta manhã quando os dois agentes começaram um discussão na esquina da rua Santa Efigênia com a rua Timbiras.

Um deles acaba sacando a arma e apontado para o rosto do outro policial. 

Durante toda a discussão ele continua com arma apontada.

Populares, que filmavam a briga, gritam para que os agentes tenham cuidado já que as ruas estão lotadas. 

Mesmo assim os dois acabando trocando socos no meio da rua. Ainda não se sabe o motivo que iniciou a discussão. 

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) classificou a ocorrência como "gravíssima e repulsiva". "A atitude viola frontalmente os valores

Fundamentais da Instituição, especialmente a disciplina, a hierarquia, o profissionalismo, a honra e a dignidade humana, exigindo assim punições severas, na medida de sua gravidade", completou o órgão.

 DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Ônibus cai de viaduto na BR-381 em João Monlevade; segundo bombeiros, há 16 mortos

Um ônibus caiu de um viaduto conhecido como "Ponte Torta", no km 350 da BR-381 em João Monlevade, perto da entrada para Dom Silvério, em Minas Gerais. 

O acidente aconteceu por volta de 13h30 desta sexta-feira (4). 

Há suspeita de falha no freio do veículo.

Às 19h15, a informação dos bombeiros era de 16 mortes – 12 no local e quatro a caminho do hospital.

As vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital Margarida, em João Monlevade. Segundo os bombeiros, até as 19h, outras 27 pessoas feridas foram resgatadas, sendo três em estado grave.

O ônibus, que saiu de um povoado na zona rural de Mata Grande (AL) na manhã de quinta-feira (3) e ia para São Paulo (SP), pertence a uma empresa chamada Localima Turismo. 

Os feridos em estado grave – um adulto e duas crianças, seus filhos – precisaram ser encaminhados de helicóptero para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o estado de saúde 

Segundo os bombeiros, o ônibus caiu às margens da estrada de ferro Vitória-Minas e do rio Piracicaba, de uma altura aproximada de 35 metros, segundo a medição feita pelos peritos. 

Como aconteceu o acidente

Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, quando estava passando pela ponte, no sentido Belo Horizonte da pista, o ônibus "perdeu o controle do veículo após suposta falha mecânica no freio, chocando seu retrovisor com um caminhão que estava no local".

"Nesse momento, o condutor gritou que havia perdido os freios e o ônibus começou a voltar de ré, descontrolado, batendo na proteção lateral da ponte. Nesse momento, 6 pessoas conseguiram pular do ônibus antes que ele caísse, incluindo o motorista, que ainda não foi localizado", disse o Corpo de Bombeiros, em atualização às 20h.

A Polícia Rodoviária Federal também trabalha com a informação de que o motorista pulou do veículo e depois fugiu: "Sim. As informações repassadas do local são essas. Inclusive há equipes de policiais na tentativa de localizar o motorista", disse o inspetor Cristiano Mendes, chefe-substituto da comunicação social da PRF.

Os bombeiros informaram, às 20h, que não haverá novas transferências entre hospitais nesta sexta e que todas as vítimas já foram retiradas do local e os corpos foram encaminhados ao IML de João Monlevade.

Resgate

Por volta de 17h40, o ônibus começou a ser retirado da linha do trem. O Inspetor Brant, da PRF, informou que os socorristas estavam vendo se havia pessoas embaixo do veículo e tentando encontrar documentos das vítimas. 

Uma contenção temporária vai ser feita na mureta do viaduto. A via foi totalmente liberada às 18h30.

A Polícia Civil informou, por volta de 16h40, que a perícia esteve no local para fazer os primeiros levantamentos. 

Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) André Roquete, em Belo Horizonte, e para o Posto Médico Legal da cidade de João Monlevade.

Ônibus irregular

Foi  apurou que esse mesmo ônibus, da Localima Turismo, já havia sido autuado três vezes, em 2019, por transporte irregular de passageiros

Além disso, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o veículo não tinha autorização.

"A empresa está cadastrada na ANTT e tem um Termo de Autorização para prestação de serviço regular concedido pela Justiça, por liminar. 

No entanto, o veículo em questão não estava habilitado para prestar o serviço de transporte de passageiros", disse o órgão.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS



PARANÁ - CRIANÇA MORRE APÓS SER ATROPELADA ACIDENTALMENTE PELO AVÔ EM MANGUEIRINHA

Figura Ilustrativa
Uma fatalidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (04), em Mangueirinha.

De acordo com as informações, ao sair de casa com uma camionete, na comunidade de Morro Alto.

O avô acabou atropelando acidentalmente a menina de apenas um ano e cinco meses, que chegou ser socorrida pelos familiares ao hospital, mas não resistiu.

Familiares necessitaram de atendimento devido ao abalo da tragédia.

 O corpo foi removido ao IML de Pato Branco.

De acordo com informações esta é a segunda fatalidade envolvendo a mesma camionete. 

A cerca de três anos uma neta estava em cima do veículo enquanto transportava uma mudança.

Quando acabou se desequilibrando, caiu, bateu a cabeça no asfalto e faleceu.

FONTE: PPNEWS 

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Governo vai enviar SMS para quem recebeu auxílio indevidamente

Mais de 2,6 milhões de pessoas que receberam auxílio emergencial indevidamente deverão receber, ainda este mês.

Um SMS do governo federal. 

A medida, que deve começar a partir do próximo fim de semana, tem como objetivo incentivar a devolução do benefício aos cofres públicos. 

Ao todo, aproximadamente 4,8 milhões de mensagens de celular estão previstas para serem enviadas pelo Ministério da Cidadania.

 “considerando a possibilidade do órgão enviar uma mensagem de reforço para o público que não proceder com a devolução após o recebimento da 1ª SMS”.

Segundo informações. Conforme a publicação, se cada um desses beneficiários acionados devolvesse, ao menos, uma parcela de R$ 600, o governo poderia reaver R$ 1,57 bilhão. 

O Ministério da Cidadania ainda aguarda a lista de contatos telefônicos. 

Os envios devem custar R$ 162 mil. 

Em novembro, uma lista de beneficiários irregulares foi divulgada e incluía pessoas com CPFs irregulares, rendimentos acima do limite, cargos eletivos, militares e servidores públicos. 

O recebimento indevido do auxílio emergencial pode acarretar em infração prevista no art. 2º da Lei n.º 13.982/2020, segundo o Ministério da Cidadania. 

(Por https://coronavirus.atarde.com.br/)

 DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Pitanga - A Agência do Trabalhador oferece vagas de trabalho

VENDEDOR PRACISTA - Com experiência na área de produtos em geral de mercados e padarias, ter veículo próprio, CNH B, com disponibilidade para trabalhar em Pitanga e região.

MOTORISTA DE CAMINHÃO - Com experiência, CNH C ou D, para trabalhar com caminhão tanque na captação de leite na região.

SERVENTE DE OBRAS - Com disponibilidade para trabalhar em Pitanga e região.

AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO: Ter CNH AB

FARMACÊUTICO - Desejável experiência, com disponibilidade de horário.

OPERADOR DE CAIXA - Ensino Médio completo, ter CNH AB, noções de informática, disponibilidade de horário.

VENDEDOR - Com experiência em carteira de trabalho, Ensino Médio completo, noções de informática.

PROJETISTA - Ter concluído ou estar cursando o curso de Design de Interiores, preferencialmente com experiência.

BARBEIRO - Com experiência, ter o curso de barbeiro.

ELETROTÉCNICO ou ELETROMECÂNICO - Para trabalhar em Pitanga.

[AVISO] NÃO RESPONDEMOS SOBRE AS VAGAS POR FACEBOOK, INTERESSADOS DEVERÃO COMPARECER NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR DE PITANGA PORTANDO A SUA CARTEIRA DE TRABALHO E SOLICITAR O ENCAMINHAMENTO CASO SEU PERFIL SE ENCAIXE NAS VAGAS PUBLICADAS.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

MATO RICO - NOTA DE FALECIMENTO/ FAMÍLIA BONFIM

COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE MARIA APARECIDA BONFIM AOS 46 ANOS.

OCORRIDO NO DIA 03 DE DEZEMBRO DE 2020 NA CIDADE DE MATO RICO/PR.

SEU CORPO ESTÁ SENDO VELADO NA CAPELA MORTUÁRIA DE CAMPO MOURÃO/PR.

SEU SEPULTAMENTO SERÁ DEFINIDO PELOS FAMILIARES.

ENLUTADA A PREVI VIDA COMUNICA O FALECIMENTO DE MARIA APARECIDA BONFIM.

A FAMÍLIA NOSSAS SINCERAS CONDOLÊNCIA

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS



Médicos formados fora do Brasil têm 1ª fase do Revalida neste domingo

No próximo domingo (6), 15.498 médicos formados fora do Brasil farão a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. As provas serão aplicadas em 13 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Locais de prova

Para saber o local da prova, é necessário conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição. Entre outras informações, o documento, que pode ser acessado na Página do Participante, contém número de inscrição, data, hora e local do exame. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Revalida, a prova teórica é dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia. Pela manhã, devem ser resolvidos 100 itens objetivos. Na parte da tarde, os participantes precisam responder a cinco questões discursivas.

Portões

A abertura dos portões ocorrerá das 7h às 7h45 (manhã) e às 14h30 às 15h15 (tarde). As provas terão início às 8h (manhã) e às 15h30 (tarde). O término será às 13h (manhã) e 19h30 (tarde).

Segunda etapa

Somente os aprovados na primeira etapa poderão participar da segunda etapa. Uma novidade desta edição é que se o médico formado no exterior for reprovado na segunda etapa, poderá se reinscrever diretamente nessa fase, nas duas edições consecutivas. Em edições anteriores, era necessário fazer todo o processo desde o início. Cronograma, diretrizes e procedimentos da segunda etapa serão publicados posteriormente, em edital próprio.

Revalida

O Revalida tem o objetivo de aferir a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridos para o exercício profissional, adequados aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país. A revalidação do diploma é responsabilidade das universidades públicas que aderirem ao Revalida.

Cronograma

Prova teórica: 6 de dezembro

Divulgação dos gabaritos: 8 de dezembro;

Recurso dos gabaritos: 8 a 14 de dezembro;

Resultado da prova escrita: 8 de fevereiro.

Fonte: Agência EBC

PITANGA - NOTA DE FALECIMENTO/ FAMÍLIA SEGURO

COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE NELSON SEGURO AOS 55 ANOS.

OCORRIDO NO DIA 04 DE DEZEMBRO DE 2020 NA CIDADE DE GUARAPUAVA/PR.

SEU CORPO NÃO SERÁ VELADO.

SEU SEPULTAMENTO SERÁ NA LINHA CANTU EM PITANGA/PR.

ENLUTADA A PREVI VIDA COMUNICA O FALECIMENTO DE NELSON SEGURO.

A FAMÍLIA NOSSAS SINCERAS CONDOLÊNCIA

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS



Pitanga - Duas motos recolhidas e vários veículos abordados na operação da PM

Foto Ilustrativa
No dia 03 de dezembro de 2020, das 16h30min., as 23horas, durante operação sinergia, a qual foi realizada na Rua da Liberdade.

E na Avenida Presidente Getúlio Vargas, que na Rua da Liberdade foram abordados os seguintes veículos, um Fiat/Strada e um veículo Gol, os quais estavam com licenciamento atrasado.

Feita a notificação no artigo 230v os veículos liberados por indisponibilidade administrativa/fiscalização art. 269 parágrafo 2 do ctb.

Abordado um vw/Gol, que após consulta no sistema foi constatado que o mesmo não possui CNH, feitas as notificações nos art. 162*i e 164 c/c 162*i, o veículo foi liberado a pessoa habilitada na categoria “B”.

Abordado um Fiat/Toro, constatado que o veículo possui débitos de licenciamento, feita a notificação no art. 230*v, liberado o veículo por indisponibilidade administrativa/fiscalização art. 269 parágrafo 2 do ctb.

Posteriormente na Avenida Presidente Getúlio Vargas, foram abordados o seguinte veículos, um Saveiro, constatado que o mesmo possui débitos de licenciamento, feito a notificação no art. 230*v.

E liberado o veículo por indisponibilidade administrativa/fiscalização art. 269, parágrafo 2 do ctb. Um gm/Corsa, o qual o condutor não possui CNH,.

Constatado ainda que o veículo possui débitos de licenciamento, feita as notificações nos artigos 162*i e 230*v, veículo liberado ao condutor habilitado cat. “AB”.

Veículo liberado por indisponibilidade administrativa/fiscalização art. 269, parágrafo 2 do ctb.

Abordado uma motocicleta Honda/CG 125 Fan, constatado que a motocicleta está com o escapamento alterado, com pneu dianteiro em mau estado e com a tarjeta da placa da motocicleta com município diferente do documento.

Feita as notificações nos artigos 230*vii, 230*ix e 221 do ctb, a motocicleta foi recolhida ao pátio da 3ª CIA da PM e o condutor orientado e liberado.

Abordada uma motocicleta Honda/CG 125, constatado que a mesma está com o escapamento alterado, feita notificação no art. 230*vii.

Motocicleta recolhida ao pátio da 3ª CIA da PM e o condutor orientado e liberado.

 Fonte: PM

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA - ARMA DE FOGO FOI APREENDIDA DURANTE A "OPERAÇÃO SINERGIA"

 Durante a OPERAÇÃO SINERGIA, realizada  nas últimas horas, a equipe CHOQUE da Polícia Militar, realizou abordagem em uma boate, foi verificado apenas um cliente no estabelecimento, sendo que ao ser indagado este afirmou ter ido a pé  até o local, fato este que gerou suspeição na equipe, tendo em vista que o referido endereço fica a uma distancia significativa da cidade.

Em ato contínuo, foi verificado um veículo  FIAT UNO de cor branca na parte externa da Boate, indagado novamente, este assumiu ser o proprietário do veículo.

Foi então realizado buscas no referido carro, onde foi localizado sobre o banco do passageiro em meio a blusas e cobertores um revólver calibre 38 da marca TAURUS, carregado com 5 munições intactas.

Indagado sobre a arma, este relatou ser de sua propriedade e possuir registro do armamento, porém não possui porte de arma.

Diante dos fatos, o indivíduo e o armamento foram conduzidos até a Delegacia de polícia Civil de Pitanga para os procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar


Santa Maria do Oeste - Foram furtadas em uma chácara no interior, quatro cabeças de gado

FOTO ILUSTRATIVA
Um senhor compareceu no Destacamento da Polícia Militar de Santa Maria do Oeste.

O qual relatou que nesta data sua esposa teria ido em sua chácara olhar sua criação de gado.

Quando percebeu a falta de algumas cabeças de gado, que ao olhar mais atentamente notou que alguém teria cortado a cerca de arame.

Em um certo ponto e também teriam colocado pés de milho do lado de fora onde a cerca foi cortada no intuito de fazer com que o gado se aproximasse.

Que após passar o dia todo tentando localizar as quatro cabeças de gado que faltavam

O Sr. não obteve êxito e procurou o destacamento para confeccionar o BÓ.

Fonte: PM

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Manoel Ribas - Mulher relata que está sendo ameaçada de morte

Uma pessoa compareceu no Destacamento da Polícia Militar de Manoel Ribas.

Relatando que nessa mesma data, cerca de 30min antes, foi agredida com tapas e arranhões pela pessoa por ela identificada.

Ainda que as agressões se iniciaram depois que o homem foi questionar com ela do por que a mesma teria enviado mensagens no celular de seu marido.

Ainda que vem sofrendo ameaças de morte desde o dia 1° de dezembro. 

A vítima foi orientada quanto aos procedimentos.

 Fonte: PM

Da Redação/ Maria Farias

SANTA MARIA DO OESTE - HOMEM FICOU GRAVEMENTE FERIDO APÓS TENTAR INTERVIR EM ROUBO

 Ontem (03) a Polícia Militar de Santa Maria do Oeste recebeu uma solicitação via 190, para atender a uma ocorrência de roubo na Localidade de Vila Rica, onde informações davam conta de que um homem ao perceber que dois indivíduos estariam roubando a residência de seu pai, tentou intervir e foi ferido por um golpe de arma branca na região da cabeça.

No local, a equipe constatou o fato, onde esta pessoa estava gravemente ferida, onde foi chamado a equipe da saúde municipal para socorrer a vítima, sendo encaminhado até o Posto de Saúde local.

Diante do fato, os policiais realizaram patrulhamento porém não obtiveram êxito em localizar os autores.

A equipe também retornou ao Posto de Saúde e em conversa com o médico que prestou o primeiro atendimento, este relatou que a vítimas teve o lado do direito do crânio cortado e por isso precisaria ser transferido para Ivaiporã, a fim de passar por cirurgia. 

Fonte: Polícia Militar

Guarapuava - Dois presos fogem da Penitenciária Estadual

Por volta das 00h00min do dia 04 de dezembro.

Equipes policiais deslocaram até a Penitenciária Estadual para atender um ocorrência de Fuga de Preso. 

No local informado pelos agentes que, dois internos, Adonis Correia Pinheiro e Josafá de Macedo Pinheiro.

Quebraram uma parede do alojamento e pularam a tela que cerca a penitenciária, tomando rumo ignorado. 

Realizado patrulhamento sem sucesso na localização dos autores.

Fonte: PM

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

ADVOGADA JULIANA TORRES PEDE CANCELAMENTO DO RODEIO EM PITANGA

O Rodeio que teria data marcada, para os dias 03 a 06 de dezembro de 2020, no CTG Tropeiro Velho, Pitanga/PR, foi cancelado pelo Juiz de Direito de Pitanga; Dr. Luciano Lara Zequinão, após o pedido da Advogada Dra. Juliana Torres, que justificou o número elevado de casos de Covid 19 em Pitanga e Região, as mortes no Estado e o risco que um evento dessa natureza pade trazer para Região Central do Paraná.

 

Dra Juliana Torres, requereu, ao final, a concessão de tutela provisória de urgência para que seja determinada a suspensão da realização do evento, bem como para que seja suspenso o alvará que autorizou a sua realização. No mérito, pede a confirmação em sentença da liminar pleiteada

O Juiz Dr. Luciano Lara Zequinão, assinou nesta quarta-feira, dia 02 de dezembro de 2020, um documento - Requerimento de Tutela Provisória de urgência determinando à ré V Duelo Wagner Neumann que se abstenha de realizar o evento anunciado para os dias 03 a 06 de dezembro de 2020 no CTG Tropeiro Velho de Pitanga, sob pena de multa que, por ora, fixo em R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para cada dia de evento realizado.

Para garantir a efetivação da tutela ora deferida, oficie-se também à Polícia Militar informando da presente decisão e solicitando as providências necessárias para que o evento não se realize, incluindo-se aí a vedação de entrada no local de veículos transportando animais para a realização das provas.

Requisite-se também, ao Município de Pitanga, que em 15 (quinze) dias apresente cópia de eventual alvará autorizativo do evento impugnado e de toda a documentação referente à sua expedição, sob pena de desobediência (Lei nº 4.717/1965, art. 8º).

O Pedido da Advogada vem de encontro, a um momento crítico, uma situação caótica que o Estado do Paraná vive em relação ao COVID, em Pitanga temos muitos casos confirmados, pessoas nas UTIs, e um pânico que se instaurou em todo Brasil.


Da Redação/ Jonei Farias


PITANGA – LUTO COM A MORTE DO JOVEM VALDINEI CALIXTO

Na manhã dessa quinta-feira (03), uma triste notícia chegava ao nosso departamento de jornalismo, o falecimento de Valdinei Calixto, conhecido também como (VARDICO ou Pequeno), que a cerca de três meses atrás, sofreu um acidente, onde ficou impossibilitado de andar e fazer tantas outras atividades do dia-dia.

 Valdinei vinha recuperando-se bem, estava em casa, mas no ultimo domingo náo sentiu-se bem, e foi encaminhado ao hospital São Vicente, onde foi constatado uma grave infecção, sendo encaminhado para UTI, lutou bravamente pela vida, amigos e familiares uniram-se em oração, mas na manhã de hoje a triste informação de seu falecimento.

 

Valdinei trabalhava na MW Manutenções Pitanga, que emitiu nota de pesar e colocou-se à disposição da família nesse momento de dor...

 

DA REDACÃO/ JONEI FARIAS 

Triste: enfermeira perde a custódia do filho por trabalhar durante a pandemia

Muito injusto em plena pandemia ainda existe situações em que predomina a insensibilidade de uma pessoa de separar uma mãe de seu filho por causa de sua profissão na área da saúde. 

Uma enfermeira perdeu a custódia de seu filho de cinco anos em uma batalha judicial com seu ex-marido depois que o tribunal decidiu que seu trabalho é um risco para a saúde, em razão da pandemia do novo coronavírus. 

Cemile Deniz, de 31 anos, trabalha na unidade de Serviços de Saúde Domiciliar do Hospital Estadual na cidade de Ordu, na Turquia. 

Como já havia recebido a custódia provisória da criança e aguardava apenas a confirmação do juiz para que a situação fosse oficializada, a mãe jamais imaginou que sua profissão pudesse ser usada como motivo para mantê-la longe da criança. 

No entanto, segundo o The Mirror, seu ex-marido, Mehmet Atakan Deniz, alegou ao tribunal que o menino estava em risco de ser infectado pelo novo coronavírus por causa do emprego de enfermeira da mãe. 

“A mãe da criança é enfermeira de ambulância e entra e sai constantemente da casa das pessoas, a criança corre sério risco devido à pandemia do coronavírus”, disse o advogado de Deniz. 

Foi então que o juiz responsável pelo caso concordou e concedeu a custódia temporária ao pai e declarou que mãe poderá ver o filho em fins de semana alternados até que uma nova audiência seja marcada. 

“Todos nós tomamos precauções contra o coronavírus. O Ministério da Saúde me dá todo o meu equipamento. Antes de ir à casa do paciente, é verificado se quem mora naquela casa possui covid-19. O pai de Kuzey é policial do município de Altinordu. O trabalho dele corre um risco maior do que o meu”, desabafou a mãe consternada. 

A União Feminina Turca se manifestou sobre o caso e declarou que a decisão servirá de mau exemplo para todos os profissionais de saúde que quiserem se divorciar. 

“É muito errado separar a criança da mãe tirando proveito das dificuldades que os profissionais de saúde estão enfrentando agora. Isso vai dar um mau exemplo e todo profissional de saúde que quiser se divorciar terá que enfrentar isso. Isso também é preconceito contra as mulheres”, disse Ayse Akbulut Cubukcu, da União Feminina Turca.

Fonte: Ric Record

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA – OFERTAS DO SUPERMERCADO SUPERPÃO COMPRE MAIS DESTA QUINTA - FEIRA

 

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PARANÁ - Três pessoas morrem em grave colisão na rodovia BR-163

A Polícia Rodoviária Federal de Guaíra e o SAMU, atendem neste momento um acidente de trânsito grave que resultou em 03 mortos. O sinistro ocorreu por volta das 05h45.

As primeiras informações indicam que colidiram um caminhão e um automóvel Astra Sedan, na região do Encruzo Lovera, zona rural de Guaíra.

A equipe médica do SAMU apenas pode constatar os 03 óbitos (casal e uma criança), devido a gravidade do acidente, sendo acionado o IML de Toledo para a remoção dos corpos.

Identidades das vítimas ainda não foram divulgadas, apenas que o Astra tem placas de Guaíra e o caminhão de Cruz Alta/RS.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PARANÁ - Acidente fatal entre Cruzmaltina e Borrazópolis

Jovem de Lunardelli, de nome Washington Luis da Silva, que era funcionário da Cooperativa SICREDI faleceu após colisão frontal com um caminhão

Um acidente fatal, foi registrado na região do Distrito de Dinizópolis, que pertence a Cruzmaltina, mais precisamente entre a localidade e o trevo de acesso a Borrazópolis, na PR-272. 

Segundo informações, por volta das 07:30 horas, desta manhã, de 03 de dezembro, um Caminhão da Ambev, de uma Distribuidora de Maringá, que era dirigido por Vinícius Iszczuk, de Borrazópolis, e um Astra Hatch, de Lunardelli.

Conduzido, por um jovem, funcionário da Cooperativa Sicredi, que é morador de Lunardelli, mas prestava serviços para a agência de Borrazópolis. 

Ele foi identificado por Washington Luiz da Silva e teve morte instantânea. 

O motorista do caminhão revelou que o Astra se perdeu na Rodovia e invadiu a pista contrária batendo de frente com o veículo de carga, mas as causas exatas ainda serão apuradas.Fonte: Blog do Berimbau

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Conta de luz terá cobrança extra a partir desta terça-feira, decide Aneel

Em maio, agência anunciou que não haveria cobrança extra em 2020 em razão da pandemia, mas decisão foi revogada. 

Serão cobrados R$ 6,24 a mais a cada 100 kWh consumidos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)_ decidiu nesta segunda-feira (30) que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça (1º).

Em reunião extraordinária, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência (veja na imagem mais abaixo).

Com isso, a cobrança extra será de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em 26 maio, a Aneel havia anunciado que não haveria cobrança extra na conta de luz até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na reunião desta segunda-feira, contudo, a agência decidiu revogar a decisão e aplicar a bandeira vermelha patamar 2.

Motivo da cobrança extra

Segundo o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz, o despacho de maio foi revogado porque o Brasil voltou aos patamares de consumo anteriores ao início da pandemia.

No entanto, conforme a Aneel, a oferta de energia está comprometida em razão dos baixos níveis dos reservatórios. Desta forma, o mecanismo da bandeira voltou a ser necessário no entendimento do órgão.

"Essa condição de oferta adversa, somada à tendência de recuperação de carga da energia aos patamares pré-crise, são indícios concretos de que o mecanismo das bandeiras já merece ser restabelecido e a curto prazo", afirmou o relator.

Acionamento de térmicas

Em outubro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou o acionamento de termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. A medida costuma ser adotada quando o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas está abaixo do recomendado.

Só que a energia gerada por térmicas sai mais cara para o consumidor. O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, defende que a alternativa seja economizar:

"É importante dar um sinal ao consumidor de que a geração no país está cara pelo fato de estar sendo atendida por termelétricas, então é importante para o consumidor evitar desperdício de água e de energia", disse Pepitone.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 

Caixa paga na próxima terça-feira abono de declarações da Rais fora do prazo

Na próxima terça-feira (8), a Caixa Econômica Federal inicia o pagamento do Abono Salarial 2020/2021 referente às declarações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2019, que foram entregues fora do prazo ou retificadas pelos empregadores até 30 de setembro.

De acordo com o banco, os trabalhadores com direito ao benefício, nascidos entre julho e novembro, poderão receber a partir do dia 8. Já os que fazem aniversário entre dezembro e junho seguirão o atual calendário, baseado no mês de nascimento. Os pagamentos para esse grupo começam em 15 de dezembro e vão até 17 de março de 2021.

O valor do abono salarial varia de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante 2019. Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano passado, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Rais ou eSocial, conforme categoria da empresa.

Recebem o benefício na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. O abono salarial ficará disponível para saque até 30 de junho de 2021.

Quem tem o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um ponto de atendimento Caixa Aqui ou aos terminais de autoatendimento da Caixa. Caso o trabalhador não tenha o Cartão do Cidadão e não tenha recebido automaticamente em conta, pode retirar o valor em qualquer agência do banco, apresentando o documento de identificação oficial com foto.

Para consultar se tem direito ao benefício, bem como o valor disponibilizado, o trabalhador pode acessar o aplicativo Caixa Trabalhador, o site da Caixa ou entrar em contato pelo atendimento Caixa ao Cidadão, no 0800 726 0207.

As pessoas que trabalham no setor público têm inscrição no Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e recebem o benefício no Banco do Brasil. Nesse caso, o atendimento é feito pela Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 ou 0800 729 0001, ou por meio do Alô Trabalhador no número 158. O trabalhador também pode fazer consulta no site do banco.

Fonte: Agência EBC

Petrobras aumenta em 5% valor de gás de cozinha a partir desta quinta

A Petrobras informou que elevará em 5% o preço médio do GLP, também conhecido como gás de cozinha, a partir desta quinta-feira (3). Os reajustes são aplicados às distribuidoras.

Com isso, o preço médio da Petrobras às revendedoras será equivalente a R$ 33,89 por botijão de 13 kg.

Com o reajuste, o produto passa a acumular no ano alta média de 21,9%, ou R$ 6,08 por botijão.

"Os preços de GLP praticados pela Petrobras seguem a dinâmica de commodities em economias abertas, tendo como referência o preço de paridade de importação, formado pelo valor do produto no mercado internacional, mais os custos que importadores teriam, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento. Esta metodologia de precificação acompanha os movimentos do mercado internacional, para cima e para baixo", informou a Petrobras.

A estatal destacou também que, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), 43% do preço ao consumidor final correspondem atualmente à parcela da Petrobras e os demais 57% traduzem as parcelas adicionadas ao longo da cadeia até clientes finais como tributos e margens brutas de distribuição e revenda.

Segundo pesquisa da ANP, na última semana de novembro o preço médio do botijão praticado no país era de R$ 73,22. Os preços, no entanto, são livres, e variam nos postos de venda aos consumidores.

Ao longo do ano, refletindo as reduções e as variações do mercado internacional, a Petrobras reduziu os preços de venda do GLP às companhias distribuidoras, chegando a uma variação acumulada de -21,4% em maio (-5,96 R$/ botijão de 13 kg). 

Da mesma forma, os preços acompanharam a recuperação do mercado internacional, também sendo influenciados pelo câmbio", acrescentou
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

SANTA MARIA DO OESTE - MULHER CHAMA A POLÍCIA APÓS A " A POLÍCIA " FAZER ABORDAGEM EM SEU ESTABELECIMENTO

 Ontem, dia 02 de dezembro por volta de 22h50m, uma pessoa entrou em contato com a equipe relatando que, nesta data  chegou em seu estabelecimento, um veículo VW/Gol quadrado de cor prata com três ocupantes e se identificaram como policiais, sendo que, um deles apresentou uma carteira tipo funcional, e deram voz de abordagem as pessoas que ali estavam, relatou que apenas dois dos ocupantes saíram do veículo, com arma em punho. 

Em seguida perguntaram se teria alguém armado no local, se teria algum usuário de drogas. 

Diante da negativa, teriam mandado seus clientes saírem do local, pois se eles continuassem ali iriam prende-la por descumprimento do Decreto Estadual. 

Informou ainda que realmente estava convencida que eram policiais à paisana, mas que após certo tempo, começou a refletir sobre a situação, e de acordo com as características, físicas e vestes dos homens ficou na dúvida se realmente eram policiais.

De imediato, foi realizado patrulhamento pelos possíveis locais que estariam os autores, porém não foram localizados. 

Diante do relato, a equipe verificou pelo sistema de monitoramento, e identificou  um veículo com as mesmas características, chegando no trevo de acesso, por volta das 22h00min, do sentido Pitanga à Santa Maria e que mais tarde o mesmo saiu sentido à cidade de Palmital, porém não foi possível identificar a placa.

Não foram localizados os indivíduos. A solicitante foi orientada. 

Fonte: Polícia Militar