sexta-feira, 25 de setembro de 2020

INSS oferece serviço expresso para entrega de documentação


Com o retorno do atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os segurados que desejarem evitar aglomerações e filas dispõem de um serviço alternativo para a entrega da documentação para concluir a análise do seu pedido, denominado Exigência Expressa. O serviço está disponível desde julho, e foi adotado em razão do atendimento remoto desde março, devido ao decreto de situação de emergência provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Por meio do serviço, o segurado pode entregar a cópia dos documentos em uma urna na entrada da agência do INSS mais próxima de sua residência. Para utilizar o serviço, entretanto, é necessário fazer um agendamento prévio, por meio do telefone 135, no aplicativo ou site do Meu INSS.

Os papéis depositados na urna são escaneados e inseridos no sistema, para que os servidores do INSS possam dar continuidade ao processo. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo Meu INSS ou telefone 135.

Para proteger a saúde das pessoas, a entrega da documentação ocorre sem qualquer contato físico e sem acesso ao interior das agências. O segurado também não recebe protocolo ou recibo de entrega dos documentos.

Exigência Expressa 

A Exigência Expressa é uma modalidade complementar oferecida pelo INSS para quem precisa cumprir exigências. As exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço, mas, durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para a conclusão do processo.

Poderão ser entregues pelo Exigência Expressa cópias dos documentos solicitados pelo INSS para reconhecimento inicial de direito, manutenção ou revisão, tais como entrega de documentos por convocação, cumprimento de exigência entre outros.

Para verificar quais documentos podem estar pendentes, basta acessar o Meu INSS e clicar em "Agendamentos/Solicitações". Após localizar o processo em exigência, basta clicar nele e, em seguida, no ícone da lupa, no canto superior direito, para detalhar o requerimento.

O INSS também notifica pelo Meu INSS, por SMS ou por ligações do 135, os segurados que fizeram algum requerimento e que precisam cumprir alguma exigência. O envio de documentação pelo site ou aplicativo Meu INSS também continua valendo.

Não será aceita documentação para cumprimento de exigência de requerimento auxílio-doença com documento médico.

O serviço também não se aplica aos pedidos de antecipação de R$ 1.045 do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

Como funciona

Ao agendar o serviço pelo Meu INSS ou pelo 135 é preciso ter em mãos o número do protocolo do benefício em análise e nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o envelope na urna. No agendamento o segurado também fica sabendo quais os documentos pendentes.

Após o agendamento, na entrega da documentação, o usuário deverá preencher e assinar o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”. A declaração deve ser colocada em um envelope lacrado juntamente com a cópia do seu RG e as cópias simples dos documentos apontados na exigência.

O envelope deverá ser identificado pelo lado de fora com os seguintes dados: nome completo; CPF; endereço completo; telefone (mesmo que para recado); e-mail, se tiver; e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa. Cabe lembrar que os documentos pendentes podem ser anexados pelo Meu INSS.

A urna fica disponível, não importa a localidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. De acordo com o órgão, hoje são 1.325 postos que oferecem o serviço, nas cinco regiões do país. 

Veja aqui a lista das agências que já contam com o serviço e seus endereços.

Não são aceitos os originais e as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras. A autenticação só é obrigatória quando a exigência ao segurado é que apresente procuração para fins de recebimento de benefício.

Fonte: Agência EBC

TÁ PRECISANDO COMPRAR O SEU PROTETOR SOLAR? CONFIRA ESTA DICA

Você sabe quais os benefícios do uso do protetor solar?

Ele protege a pela dos raios ultravioleta (UVA e UVB)e infravermelhos, Hidrata dando luminosidade, Evita manchas, Previne do envelhecimento precoce.

E na Farmácia Super Popular  você encontra diversas marcas para corpo e rosto de acordo com seu tipo de pele.

CORRE LÁ E ADQUIRA O SEU.




SEXTOU FRIGODASKO - CONHEÇA A ORIGEM DA CRACÓVIA, UM EMBUTIDO DE CARNES QUE DIFERE DE TODOS OS OUTROS SABORES

Um embutido feito com carne de porco, geralmente lombo ou pernil, temperado com alho, pimenta e sal, essa é a cracóvia. 

Ela surgiu no fim da década de 1960 em Prudentópolis, cidade  habitada em sua maioria por descendentes de ucranianos."

Segundo o que se conta sobre a sua origem, o seu inventor  almejava  inventar um embutido para ser algo diferente das salsichas, mortadelas, salames e linguiças que eram vendidos na casa à época e que agradasse seus consumidores. A criação então foi apresentada a um exigente freguês: um polonês chamado Lucas Usoski, dono de uma churrascaria. Ao prová-la, Usoski a batizou com o nome de cracóvia, em referência à cidade polonesa Kraków.

Mas não é só em sua cidade natal que o embutido é produzido atualmente nos o produto virou tradição entre os descendentes de ucranianos e muitas outras pessoas que apreciam esta iguaria.

Em Pitanga por exemplo, a Frigodasko empresa onde seus proprietários são de origem ucraniana, também produz este embutido e você pode encontrar em qualquer estabelecimento comercial que revendo produtos Frigodasko.

A cracóvia é defumada a quente, o que a deixa cozida.

É também ótima para dar mais sabores aos molhos de carne, com uma  textura macia, firme e sabor marcante da carne suína e dos temperos ela pode ser usada em qualquer receita no lugar do presunto cozido, como em lasanhas, o embutido pode entrar em diversos preparos, como recheio de pirogues e raviólis, para compor molhos de tomate com ervas ou até molho branco, no recheio de pizzas e em risotos.

Da redação/ Sandra Laciuk

OFERTAS DO SUPERPÃO COMPRE MAIS PARA HOJE

Final de semana chegando e você que gosta de mais tranquilidade na hora de fazer suas compras, aproveite e vá hoje mesmo no Superpão Compre Mais, porque lá além do ótimo atendimento, produtos de qualidade, ainda tem o melhor preço da cidade, portanto economize seu suado dinheiro comprando no melhor mercado da cidade.
Confira estas ofertas:




 

PITANGA CONFIRMOU MAIS TRÊS CASOS DE COVID 19 NO DIA DE ONTEM

 

Ontem o município de Pitanga confirmou mais três casos de Covid-19.

Trata-se de uma mulher de 28 anos, sintomática leve, correlação com o 209° caso, uma mulher de 39 anos, sintomática leve, contato com caso positivo de outro município e um homem de 40 anos, sintomático leve, investigando vínculo epidemiológico.

 Os pacientes encontram-se em monitoramento e acompanhamento domiciliar. Os novos casos foram confirmados através de exame RT-PCR realizados pelo Laboratório Central do Estado - Lacen.

Com isso o município chegou a 220 casos confirmados com 2 óbitos, 206 recuperados, um paciente encontra-se internado na UTI e outros 11 estão em acompanhamento e isolamento domiciliar.

Vale ressaltar a importância de se tomar todos os devidos cuidados, com o uso de máscaras e álcool em gel, para evitarmos que estes números venham a subir ainda mais.

A CIDADE DE LARANJAL SE MANTÉM COM RESULTADOS IMPRESSIONANTES NO QUE SE REFERE AO CORONA VÍRUS

Laranjal, se mantém como o único município do estado do Paraná que não possui nenhum caso confirmado de Corona Vírus, desde o início da pandemia a cidade já teve 69 casos descartados.

De acordo com o último Boletim informado pela secretaria Municipal de Saúde, na data de ontem (24), a cidade não tem nenhum caso confirmado, não há nenhum caso em investigação e nenhum caso monitorado.

Desde o início várias medidas estão sendo tomadas, especialmente com campanhas de conscientização da população, o que vem resultando nestes números.


Da redação/ Sandra Laciuk

Paraná apresenta o primeiro óbito por dengue no período epidemiológico

 O NOVO PERÍODO EPIDEMIOLÓGICO INICIOU O MONITORAMENTO NO DIA 26 DE JULHO

O informe quinzenal da dengue divulgado nesta terça-feira (22) pela Secretaria da Saúde do Paraná soma 578 casos no período epidemiológico, que começou a ser monitorado em 26 de julho.

Foram registrados 205 novos casos da doença nos últimos quinze dias.

93 municípios apresentam casos confirmados de dengue; 13 a mais que o boletim anterior, que trazia 80 cidades com confirmações.

“A dengue é fator de preocupação do Governo do Estado durante todo o ano; nosso acompanhamento e orientações junto aos municípios são constantes, mesmo durante a pandemia do coronavírus”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Segundo o secretário, a mudança de estação aumenta a preocupação dos gestores da Saúde; mas deve servir de alerta para a população. “Temos uma série histórica de monitoramento da dengue indicando que nas estações quentes existe o aumento da proliferação do mosquito transmissor Aedes aegypti; calor e chuva são propícios para este aumento. Por isso, reiteramos a recomendação para que todos verifiquem locais que possam acumular água”, disse Beto Preto.

O Estado viveu a maior epidemia de dengue no período anterior, totalizando mais de 220 mil casos e 177 óbitos. “Agora, temos ainda o agravante da pandemia da Covid-19, então a atenção de todos deve ser redobrada; infecções pelas duas doenças podem ocorrer simultaneamente deixando a saúde das pessoas ainda mais debilitada”, afirmou o secretário Beto Preto.

DADOS – O primeiro óbito confirmado do período aconteceu em Apucarana; está registrado no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e no SIM (Sistema de Informações de Mortalidade). Trata-se de uma mulher de 63 anos, portadora de cardiopatia e doença autoimune.

O informe totaliza 3.468 notificações para a dengue em 229 municípios paranaenses.

Para a Chikungunya, são 14 notificações e, para a Zika, são 2.

PLANO - Neste momento, a Secretaria da Saúde do Paraná, finaliza o Plano de Ação para o Enfrentamento da Dengue, Zika vírus e Chikungunya, elaborado pela Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde. O plano compreende os 5 componentes do Programa Nacional de Controle da Dengue, que são vigilância epidemiológica, controle vetorial, assistência, gestão e comunicação e será apresentado brevemente para aprovação da CIB (Comissão de Intergestores Bipartite), reunindo gestores das esferas estaduais e municipais.


Fonte: SESA

Sesa alerta para casos de SIM-P entre crianças e adolescentes, Ministério da Saúde e OMS investigam se a síndrome pode estar relacionada à Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde está monitorando os casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), uma doença considerada rara que pode estar associada ao coronavírus. Os sintomas da SIM-P podem aparecer até quatro semanas após a exposição à Covid-19 em crianças e adolescentes de zero a 19 anos.

Com objetivo de identificar se a síndrome pode estar relacionada à Covid-19, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), emitiu em maio um alerta orientando sobre o manejo clínico e a importância da identificação precoce dos casos de SIM-P no Brasil.

Em julho, o MS publicou a nota técnica nº 16/2020-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, que orienta sobre como a notificação deve ser realizada pelos serviços de saúde ao identificar crianças ou adolescentes que preencham a definição de caso através dos sinais e sintomas mais comuns.

“Trata-se de uma medida de vigilância em saúde, é muito importante que os serviços de saúde notifiquem no sistema sobre os possíveis casos desta doença, prestando atenção nos sintomas, principalmente se a criança ou o adolescente tiveram a confirmação laboratorial de coronavírus, pois isso pode remeter à hipótese de associação entre a SIM-P e a Covid-19”, disse o secretário de Saúde, Beto Preto.

SINTOMAS – Os sintomas são febre persistente, conjuntivite, edema em extremidades, manchas no corpo, dor abdominal, manifestações gastrointestinal (vômito e diarreia) e elevados marcadores inflamatórios, sendo que os sintomas respiratórios nem sempre estão presentes.

DADOS – No Brasil, Até o dia 22 de agosto, dados do Ministério da Saúde mostram que foram notificados 197 crianças e adolescentes de 0 a 19 anos; destes 14 foram a óbitos pela SIM-P temporalmente associada à Covid-19. No Paraná, até a presente data, segundo levantamento da Sesa, foram notificados dez casos; seis do sexo masculino e quatro feminino; com idade entre três a 16 anos. Quatro já tiveram alta hospitalar, três foram a óbito e três permanecem em investigação. Os casos ocorreram nos municípios de Curitiba (7), Fazenda Rio Grande (1), Realeza (1) e Medianeira (1).


Fonte: SESA

Cães são usados para detectar coronavírus em aeroporto na Finlândia

 Cães treinados para detectar o novo coronavírus começaram a farejar alguns passageiros no aeroporto de Helsinque-Vanda nesta semana, em um projeto piloto utilizado conjuntamente com exames convencionais. 

A eficiência dos cães não foi comprovada em estudos científicos comparativos, por isso os passageiros que se oferecem para ser testados e são suspeitos de portar o vírus são instruídos a também fazer um exame de coleta para confirmar o resultado.

Uma equipe de 15 cães e dez instrutores está sendo treinada para o trabalho na Finlândia por voluntários patrocinados por uma clínica veterinária particular. Entre eles está Kossi, um cão de resgate espanhol que foi treinado como cão farejador no país e que já trabalhou na detecção de câncer.

"O que vimos em nossa pesquisa é que os cães encontram a doença cinco dias antes de os pacientes terem quaisquer sintomas clínicos", disse Anna Hielm-Bjorkman, professora adjunta da Universidade de Helsinque, especializada em pesquisa clínica de animais acompanhantes.

"Eles são muito bons nisso. Chegamos perto de uma sensibilidade de 100%", disse ela, referindo-se à capacidade dos cães para detectar casos do novo coronavírus.

No exame canino, um passageiro passa uma gaze no pescoço e a coloca em uma lata, que depois é entregue em outra sala para que um cão a fareje e ofereça um resultado imediato.

Alguns meses atrás, autoridades dos Emirados Árabes Unidos adotaram um exame canino semelhante no Aeroporto Internacional de Dubai, usando cães policiais.

Fonte: Agência EBC

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Ford Fancar Guarapuava está entre os 10 melhores Distribuidores Ford, Pitanga também teM

Pitanga também tem a Fancar, eleita entre as 10 melhores do Brasil e Guarapuava esta entre as 10 Distribuidoras, o grupo Fancar possui sete revendas da marca Ford, entre mais de 15 concessionárias no PR e MT, foi duplamente premiado.

Chairman’s Award é um programa de reconhecimento da Ford que ocorre anualmente.

Ele premia os Distribuidores que se destacaram na performance de Vendas e na Excelência do Atendimento aos Clientes. Neste ano, a 27ª edição do programa premiou os 10 melhores Distribuidores Ford, entre mais de 300 Distribuidores espalhados pelo Brasil. E a a Ford Fancar de Guarapuava traz novamente esse prêmio para o município.

Além disso, o prêmio Chairman’s Award é o mais importante concedido pela Ford junto aos distribuidores. O mesmo possui critérios rígidos de avaliação, auditando constantemente a satisfação geral dos clientes em vendas e serviços, padrão das instalações e desempenho em vendas de veículos e peças.


A homenagem foi feita em São Paulo junto com o lançamento nacional do novo SUV da Ford: o Territory. Assim, o Diretor de Vendas, Marketing e Serviços Ford Brasil, Antonio Baltar Jr anunciou aos titulares do Grupo, Nelvio, Fabio e Angelica Perin.

O Grupo Fancar, possui sete revendas da marca Ford, entre mais de 15 concessionárias no PR e MT. Além disso, o grupo recebeu dois prêmios.

A concessionária Fancar da cidade de Umuarama também venceu o prêmio. Desse modo, mostrando a grande preocupação que o Grupo possui na excelência de atendimento ao cliente.

De acordo com Henrique Ceccarelli, Diretor Ford Fancar, o momento é de agradecimento. “Sou muito grato com a atuação de todos os nossos colaboradores. Pois, é a 4ª vez em que estamos trazendo essa premiação para a nossa Região.

Esse é um prêmio que vem coroar o trabalho constante de nossa equipe, maximizando todos os esforços em atender os clientes de nossa Região com excelência.

Você de Pitanga e Região que deseja conhecer a Fancar em Pitanga, anote ai o endereço: Rua Arthur Mehl, 588 próximo ao Banco do Brasil, o telefone para contato (42) 3646- 4900.

MANOEL RIBAS - POLÍCIA PRESTOU APOIO A OUTROS ÓRGÃOS

 Ontem (23), a equipe policial prestou apoio à equipe de saúde, a qual necessitava de auxílio para embarcar na ambulância uma pessoa, para internamento no Hospital Psiquiátrico de Maringá, tendo em vista que a referida pessoa é usuária de drogas e apresenta comportamento agressivo nos últimos dias.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

MANOEL RIBAS - CACHORRO FOI MORTO A PAULADAS

 

A Polícia Militar de Manoel Ribas recebeu uma denúncia anônima, a qual dava conta de que em certo ponto da cidade havia um homem batendo um cachorro e que possivelmente já havia matado o referido animal.

Diante do fato, a equipe deslocou-se ao endereço citado, onde em conversa com o morador da residência, este assumiu a autoria do fato, relatando que havia batido no animal com um pedaço e pau e mostrou o local onde teria deixado o cachorro morto.

O autor foi encaminhado ao Destacamento para confecção do Termo Circunstanciado.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

MATO RICO - RESIDÊNCIA FOI ALVO DE FURTO

 

Na data de ontem (23), entrou em contato com a polícia Militar de Mato Rico uma mulher de 67 anos, a qual relatou que foi vítima de furto.

Informou a mesma, que saiu de casa por volta de 09:00h da manhã, ficando fora por um curto período de tempo, sendo que, ao retornar encontrou a casa com uma das janelas arrombadas e toda revirada, onde do seu interior foi subtraído um celular do tipo SMARTFONE de cor branca, cujo a vítima não recorda a marca.

Foi orientada a vítima quanto aos procedimentos cabíveis, realizado patrulhamento porém sem lograr êxito em localizar o objeto e suspeito(s).

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

PALMITAL - POLÍCIA FOI CHAMADA PARA ATENDER A UMA OCORRENCIA DE AMEAÇA

  

Na noite de ontem (23), por volta de 21h10m a Polícia Militar de Palmital foi acionada pelo Conselho Tutelar, a fim de prestar auxílio em uma situação ocorrida na Vila Coamo, onde informações davam conta de que um indivíduo chegou embriagado e estava ameaçando familiares com uma faca.

No local, foi abordado o acusado, porém nada de ilícito foi encontrado com ele e em contato com as vítimas, estas relataram que foram ameaçadas porém que não tinham interesse em representar contra o mesmo, ambas foram orientadas quanto aos procedimentos.

Sendo que uma das filhas do acusado ficou aos cuidados do Conselho Tutelar por se tratar de uma criança.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

OFERTAS DO SUPERPÃO COMPRE MAIS

CONFIRA AS OFERTAS DESTA QUINTA-FEIRA DO SUPERPÃO COMPRE MAIS.


 Da redação/ Sandra Laciuk

NOVA TEBAS - MULHER SE EXALTOU APÓS SER ADVERTIDA SOBRE O USO CORRETO DE MÁSCARA

  Ontem, (23) eram por volta de 14h10m quando a equipe de Polícia Militar de Nova Tebas, foi acionada por uma pessoa, que trabalha em um referido estabelecimento comercial do município, a qual relatou a equipe que uma mulher de 47 anos  estava no local, sendo que no momento em que foi perguntada se precisaria de atendimento e advertida quanto á permanência no local e o uso correto de máscara, a mesma se exaltou e passou a proferir ofensas contra a solicitante, e relatando  que não sairia do local por se tratar de um espaço público.

Diante dos fatos, a solicitante foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

 

SANTA MARIA DO OESTE - MULHER CHAMOU A POLÍCIA APÓS TER SIDO AMEAÇADA PELO SEU FILHO

Por volta de 17h20m de ontem (23), a equipe de Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de vias de fato.

No local, em contato coma solicitante uma mulher de 43 anos, esta passou a relatar que teve um desentendimento com seu filho, um menor de 17 anos sendo que, este tentou agredi-la com socos e empurrões e que lhe amaçou de morte com uma tesoura.

Sendo então deslocado até a residência do autor, onde o mesmo foi encontrado, acionado o Conselho Tutelar, para os quais foi repassada a situação e ambas as partes encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Pitanga para as demais providências cabíveis.

Foi apreendida uma tesoura de cor preta, de porte médio a qual ficou aos cuidados da 45ª DRP.

Fonte: Polícia Militar

PITANGA - VÁRIOS OBJETOS FORAM FURTADOS DO INTERIOR DE UM VEÍCULO

 Por volta de 15h10m de ontem, 23 de setembro, compareceu à sede da 3ª CIA  uma pessoa relatando uma situação de furto, ocorrido a cerca de 4 dias atrás.

Relatou a vítima que trabalha em parceria com uma empresa, onde é responsável por um caminhão FORD/CARGO, e que teria deixado o referido veículo em sua propriedade rural, e que no dia 19 de setembro, por volta de 07h30m percebeu que adentram em sua propriedade e subtraíram diversas peças do referido caminhão, tais como: 1 tacógrafo, 3 pontos de eixo, 1 eixo cardam, 1 macaco, 1 chave de rodas, e ainda os documentos CRV e o CRLV do veículo.

Diante dos fatos, o solicitante foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis ao fato.

Fonte: Polícia Militar

Atlético-PR derrota Colo-Colo pela Libertadores, vitória coloca os brasileiros como líderes da chave

Pelo Grupo C da Taça Libertadores da América, o Athletico-PR derrotou o Colo-Colo (Chile) por 2 a 0 na Arena da Baixada. A vitória coloca os brasileiros como líderes da chave com 9 pontos, quando faltam apenas duas rodadas para a definição dos classificados às oitavas de final. Com sete participações e 60 jogos na competição, o Furacão carimbou sua vitória de número 29 nesta quarta-feira (23).

O Athletico-PR começou a partida se impondo. Assim, logo aos 6 minutos, após cobrança de escanteio, Suazo marcou contra. O segundo gol não demorou. Aos 13, a bola é lançada para a área do time chileno e o zagueiro Felipe Campos, após dividida, acaba tocando para as próprias redes.

Com a desvantagem no placar, o time do Chile começou o segundo tempo com duas substituições. Elas mudaram o panorama do confronto, mas a equipe brasileira soube administrar a vantagem para conquistar mais três pontos.

Com a classificação praticamente encaminhada, o Athletico-PR concentra-se agora no Bahia, adversário do próximo sábado (26) pelo Campeonato Brasileiro. O jogo acontece às 19h na própria Arena da Baixada. Na competição nacional, o time do técnico interino Eduardo Barros tem apenas 11 pontos e está na 15ª posição.

Fonte: Agência EBC

Caixa paga R$ 300 a 1,6 milhão beneficiários do Bolsa Família

 Serão atendidas pessoas com Número de Identificação Social final 6

A Caixa realiza hoje (24) o pagamento de R$ 428,2 milhões referente à primeira parcela do auxílio emergencial residual para 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família com final  6 do Número de Identificação Social (NIS).

Com mais esse pagamento, foram liberados até hoje R$ 2,5 bilhões da primeira parcela do auxílio emergencial residual para 9,6 milhões de pessoas que atendidas pelo Bolsa Família. Ao todo, mais de 16,3 milhões de pessoas cadastradas no programa foram consideradas elegíveis e receberão, no total, R$ 4,3 bilhões durante o mês de setembro.

Critérios

Para quem recebe o Bolsa Família nada muda. O recebimento do Auxílio Emergencial Extensão atende aos mesmos critérios e datas do benefício regular, permitindo a utilização do cartão nos canais de Autoatendimento, Unidades Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui; ou por crédito na conta Caixa Fácil.

Para o pagamento do Auxílio Emergencial Extensão, os beneficiários do Bolsa Família tiveram avaliação de elegibilidade realizada pelo Ministério da Cidadania – conforme Medida Provisória nº 1.000, de 2 de setembro de 2020 – e recebem o valor do Programa Bolsa Família complementado pela extensão do auxílio emergencial totalizando R$ 300 ou R$ 600, no caso de mulher provedora de família monoparental. 

Fonte: Agência EBC

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

CURITIBA - Jovem adotado por padre em Lunardelli é morto

Douglas Willian Santana era motorista de aplicativo e foi assassinado em um oficina da Capital do Estado. 

Um jovem, de 31 anos, de nome Douglas Willian Santana, que viveu durante muitos anos em Lunardelli, na região Vale do Ivaí, e era filho adotivo do Padre Joãozinho, que foi o idealizador do Santuário de Santa Rita de Cássia.

 Foi morto em Curitiba, com pelo menos cinco disparos. Ele trabalhava como motorista de aplicativo. O crime ocorreu no dia 22 de setembro, de 2020, durante à noite. 

As Informações  que a princípio seria o caso de Douglas. O relato diz que o assassinato ocorreu no Jardim Paloma, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. 

A vítima estava em uma oficina mecânica aguardando um serviço de manutenção em seu carro. 

O tenente Maiettini, do 22ª Batalhão da Polícia Militar, afirmou que dois suspeitos chegaram ao local em uma motocicleta preta e efetuaram os disparos contra o motorista. 

Também há informações, em outros portais, que a vítima conhecia os meliantes, pois quando eles chegaram, foram direto em sua direção e ele gritou "não não", como se já estivesse sabendo que era procurado. 

Douglas tinha apensa uma passagem pela Polícia, por uma lesão corporal. 

REPERCUSSÃO

Em Lunardelli, várias pessoas lamentaram o fato e não acreditam que o jovem não tenha ligação com qualquer tipo de crime. 

"Ele era um jovem querido por todos. Foi adotado pelo padre, quando ainda tinha cinco anos, porque a mãe dele tinha muitos filhos e isso sensibilizou o religioso. Então ele cresceu e se formou aqui com a nossa comunidade. Lamentamos o fato e hoje é um dia muito triste", disse uma moradora, ao comentar o fato.




PINHÃO - LOUISE FOI ASSASSINADA PELA EX-AMIGA POR CIÚMES

O delegado Bruno Miranda Maciozek (foto) encerrou as investigações sobre a morte da adolescente Louise Emanoelle Caldas da Silva, de 17 anos. 

Ela morreu após receber golpes de faca, desferidos por uma ex-amiga por volta das 17h de domingo (20) em Pinhão.

De acordo com o delegado, a autora do crime, outra adolescente, de 16 anos, está detida em sala especial na Delegacia da Polícia Civil na cidade.


Por lei ela fica até cinco dias detida, por ser menor. Em seguida, haverá transferência para um centro de sócio educação”. 

Conforme Maciozek, no Paraná há três unidades que abrigam mulheres: "Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Curitiba. 

Conforme informações recebidas de moradores, o crime foi motivado por rixa antiga entre as duas. 


Entretanto, o pivô foi o ex-namorado de ambas. Maciozek confirma essa versão. 


“Foi briga por ciúmes”. De acordo com uma Pinhãoense, a “Louise já tinha batido na W. lá no Procópio. 


E a W. disse que ia se vingar da Louise. Mas antes disso eram bem amigas”. 

De acordo com outra pessoa, uma delas tinha ‘tomado’ o namorado da outra. 

“Foi isso que provocou a desavença”. 


MATOU E FICOU ‘DE BOA’ 


Entretanto, um áudio que está sendo divulgado em redes sociais, mostra o relato de uma testemunha. 

“Eu ‘tava’ na parte de cima da praça com uma galerinha e escutei um vulto assim: olhe as meninas brigando. 


Elas estavam ali bem perto do container azul da pista de skate. Depois, eu vi a W. subindo com um punhalzão cheio de sangue, sabe. 


Ela subiu com a mão ensanguentada e disse: isso é para ela se espertar. Ela chegou e sentou. 


Ficou bem de boa lá. Daí conversou com os cara lá. Daí uma loirinha que estava com ela foi lá onde estava a menina está morrendo. 


Daí a W. falou: não dá nada. Sou de menor e amanhã já estou solta. 


E foi caminhando para casa assim, bem de boa. Ela estava fria”. 


Louise chegou a ser levada para o hospital da cidade. Porém, não resistiu e morreu. 

O sepultamento ocorreu por volta das 17h30 dessa segunda (22), no Cemitério Municipal de Pinhão.








 

ITAPEMA SC - MÃE E FILHO QUE ESTAVAM DESAPARECIDOS FORAM MORTOS E ENTERRADOS PELO PAI DA CRIANÇA

A polícia Civil de Itapema colocou fim ao mistério sobre o desaparecimento de mãe e filho, em Itapema. 

Os policiais encontraram na noite desta terça feira (22) em Rio do Cedro, o corpo de Josiéli Lopes e do bebê, de um mês. O marido e pai da criança foi preso e o IML recolheu os corpos.

Josiéli e o filho recém-nascido moravam no bairro Morretes, em Itapema. Desde quarta-feira (16) da semana passada, a mulher parou de dar notícias aos familiares, que moram no Paraná e em Palhoça.

A irmã Clarice Aparecida, que mora no Paraná, contou que Josi morava há um ano em Itapema, com o atual marido e pai do bebê. Desde o início do relacionamento o casal brigava bastante.


No domingo retrasado (13), os dois teriam discutido novamente e Josi contou pra Clarice que queria se separar. Ela inclusive estaria arrumando uma advogada pra dividir os bens.

No último dia que Josi deu notícias à família, ela teria contado pra irmã que vendeu o carro do casal. 

A irmã achou a mensagem suspeita e acredita que possa ter sido outra pessoa se tentando passar pela vítima. 

Desde então, o número de Josi bloqueou os familiares no WhatsApp e nas redes sociais. A família não conseguiu mais contato com ela. O telefone celular também foi desligado.

Josiéli tem um filho de 17 anos de um outro relacionamento. O rapaz, que mora com o pai em Palhoça, na Grande Floripa, registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento da mãe. 

O jovem também teve o telefone supostamente bloqueado pelo número de Josi, após ela informar que estava indo embora pro Rio Grande do Sul.

O filho contou à polícia que achou a forma de escrever estranha e que não parecia a mãe conversando com ele pelo WhatsApp. 

Para o filho de Josi, o marido afirmou que também foi bloqueado das redes sociais e do WhatsApp da mulher. 

O marido também buscava informações sobre o paradeiro da mulher e do filho, mesmo sabendo do crime brutal que cometeu.

Fonte: Jornal SC 



 

Turvo - Professora sofre acidente na PRC-466

Por volta das 07h30 desta quarta-feira (23), aconteceu um acidente do tipo capotamento na PRC-466, próximo da entrada do Parque Industrial, em Turvo.

Segundo informações repassadas ao Blog do Elói, a Professora Sibele Schinemann Teixeira, que mora na localidade do Sítio, em Boa Ventura de São Roque.

Estava vindo trabalhar em Turvo, quando perdeu o controle da direção, saiu na pista contrária e caiu em uma ribanceira. 

Sibele foi encaminhada ao Hospital Bom Pastor e passa bem, ela é esposa do Jandir Teixeira.

 Fonte: Blog do Elói



PITANGA – RUZAM PARAFUSOS E FERRAMENTAS COM GRANDES NOVIDADES EM PARAFUSADEIRAS

 NOVIDADES EM PARAFUSADEIRAS



PITANGA – OFERTAS DO SUPERMERCADO SUPERPÃO COMPRE MAIS DESTA QUARTA - FEIRA

SUPERPÃO COMPRE MAIS 



PITANGA - MOTO COM PENDÊNCIAS FOI ABORDADA PELA POLÍCIA

Eram 11h45m de ontem, dia 22 de setembro quando em patrulhamento pelas ruas da cidade, quando em dado momento avistou uma motocicleta, em atitude suspeita.

Sendo então, abordada a mesma e após consulta via sistema, foi constatado qua a referida moto, possui débitos de licenciamento e o condutor não possui CNH, constatado ainda que a motocicleta está com lacre rompido, com o escapamento diferente do original, sem os retrovisores e o condutor estava sem os documentos de porte obrigatório referidos no CTB.

A motocicleta foi recolhida ao pátio da 3ª CIA, feitas as devidas notificações e o condutor orientado e liberado.

Fonte: Polícia Militar

PITANGA - MULHER ACIONOU A POLÍCIA APÓS TER SIDO AGREDIDA PELO ESPOSO

Ontem, dia 22 de Setembro por volta de 18h35m a equipe recebeu uma solicitação de uma mulher a qual relatou que havia sido agredida pelo seu marido e ameaçada de morte, após este ter ingerido bebida alcoólica, causando um hematoma em sua mão, após tentar se defender, e na sequência ele teria se evadido do local, tomando rumo ignorado.

Relatou ainda que não é a primeira vez que sofre esse tipo de ameaça, porém que em datas passadas optou em não registrar o Boletim de Ocorrência, ou se quer ligar para a Polícia.

Diante dos fatos, após não ter localizado o autor, a vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

PITANGA - MULHER FICOU DESACORDADA APÓS SER AGREDIDA COM UM TACO

Eram 22h45m de ontem, 22 de setembro a equipe de Polícia Militar de Pitanga recebeu uma solicitação para atender a uma ocorrência de lesão corporal em um bar onde informações davam conta de que havia ocorrido em uma briga no referido local, e um homem teria agredido duas mulheres, fazendo uso de um taco.

No local foi constatado o fato, identificado o agressor qual encontrava-se detido por populares do lado de fora do bar, as vítimas foram identificadas, onde uma delas estava com cortes na orelha direita, e dor no braço direito causadas por golpes com taco, já a segunda vítima esta caída desacordada no interior do bar com um sangramento na cabeça.

Diante do fato, a equipe acionou a ambulância do Corpo de Bombeiros onde conduziram a mesma para o Hospital São Vicente de Paulo onde permaneceu internada.

O acusado foi conduzido para Delegacia de Polícia Civil para as demais providências cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

terça-feira, 22 de setembro de 2020

LARANJAL - DISPAROS DE ARMA DE FOGO PROVOCARAM DANOS EM PROPRIEDADE

Ontem, dia 21 de setembro por volta de 10h25m, a Polícia Militar de Laranjal, recebeu uma solicitação de uma pessoa, a qual passou a relatar que por volta de 17:00h do dia anterior (20), estava retornado de sua propriedade à margens do Rio Piquiri, na localidade de Lajeado Bonito, momento em que escutou disparos de arma de fogo vindos da sua propriedade.

Relatou ainda, que percebeu que duas pessoas saíram correndo de sua área pelo matagal e foram até suas residências, sendo que após o ocorrido, a vítima solicitante foi até sua propriedade onde constatou que foram feitos vários disparos de arma de fogo espingarda, e cartuchos de espingarda foram encontrados no local, bem como sinais de disparos em um freezer.

Diante dos fatos, o solicitante foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar


POLICIA MILITAR DE MATO RICO E MANOEL RIBAS CUMPRIRAM MANDADO DE PRISÃO

 MATO RICO

CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL

NO DIA 21 DE SETEMBRO ÁS 15H10MIN A EQUIPE DESLOCOU ATÉ A AV. DAS ARAUCÁRIAS, ONDE DEU O FIEL CUMPRIMENTO DO MANDADO DE PRISÃO.

 MANOEL RIBAS

CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

A EQUIPE DESLOCOU ATÉ A LOCALIDADE RIO DO SALTO, ONDE DEU O FIEL CUMPRIMENTO DO MANDADO DE PRISÃO.

Fonte: Polícia Militar

SANTA MARIA DO OESTE - SÍTIO FOI ALVO DE FURTO

 A Polícia Militar de Santa maria do Oeste foi solicitada por uma pessoa a qual relatou ter sido vítima de furto.

Relatou a solicitante, que na data de 18 de setembro seu sítio foi alvo de furto, onde a janela da residência foi arrombada e do seu interior, levados algumas facas antigas, uma bandanna de montaria, uma mala de capa e uma capa de montaria.

Informou ainda, que neste dia não tinha ninguém no local e que não tem desconfiança de ninguém.

A vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis ao fato.

Fonte: Polícia Militar

PITANGA - HOMEM DANIFICOU A PORTA DE ESTABELECIEMTO COMERCIAL

Eram aproximadamente 23h12m de ontem 21 de setembro, quando a equipe de Polícia realizava patrulhamento pela Avenida Getúlio Vargas momento em que foi abordada por populares, os quais relataram que uma pessoa quebrou o vidro de porta de um estabelecimento comercial e estaria se evadindo do local.

Diante do fato, foi abordado o suspeito, o qual confirmou ter praticado tal dano, sendo então deslocado ao local do fato, onde foi identificado a vítima. Compareceu no local o irmão do autor, o qual se prontificou em ressarcir o dano.

A vítima foi orientada quanto aos demais procedimentos cabíveis ao fato e prazo de representação.

 Fonte: Polícia Militar

Após paralisação, Correios devem retomar 100% das atividades hoje

 Após 35 dias em greve, nesta terça-feira (22) funcionários dos Correios devem voltar ao trabalho. Ontem (26), no julgamento do dissídio da categoria, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou reajuste de 2,6%.A maioria dos ministros também entendeu que o movimento, que começou em 17 de agosto, não foi abusivo. Pela decisão, metade dos dias de greve será descontado do salário dos empregados, a outra metade terá que ser compensada. No caso de descumprimento da decisão de retorno imediato, a multa diária foi fixada em R$ 100 mil.

Em nota, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa dos Correios e Similares ( Fentect), criticou a decisão do TST.  “Essa decisão representa mais um ataque aos direitos da classe trabalhadora, e um retrocesso a nossa categoria. É mais uma mostra de como o Judiciário se mantém servil ao patronato, atuando de forma político partidária, e se mantendo distante do propósito de justiça e dignidade à classe trabalhadora”, disse José Rivaldo da Silva, secretário-geral da federação.

Além de considerar o reajuste insuficiente, entre as maiores perdas contabilizadas pela entidade está a redução dos dias de licença maternidade na empresa, que passará de 180 dias, como praticada em todo o governo federal, para 120 dias. O documento publicado pela Federação diz que a entidade realizará, na manhã de hoje, reunião com sua diretoria para avaliação do cenário. Apesar de não falar explicitamente em manutenção da greve, a Fentect orienta todos os sindicatos filiados a manterem a realização de assembleias previstas para hoje, para analisar a proposta e “decidir de forma coletiva e democrática sobre o resultado do julgamento.”

Retomada de serviços

Os Correios também se manifestaram sobre o resultado do dissídio. Também em nota, a empresa esclareceu que segue executando o plano de continuidade do negócio, com a realização de mutirões de entrega, inclusive em fins de semana e feriados, com o objetivo de reduzir os efeitos da paralisação parcial dos empregados à população.

A estatal acrescentou que, desde o mês de julho, buscou negociar os termos do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021, de maneira “a fortalecer as finanças e preservar sua sustentabilidade”. “A empresa agora empreenderá todos os esforços para recompor os índices de eficiência dos produtos e serviços, considerados essenciais, nesse momento em que a população brasileira mais precisa”, garante o documento.

Fonte: Agência EBC

NO PARANÁ A PRIMAVERA DEVE SER MAIS SECA NESTE ANO, GRAÇAS A INFLUÊNCIA DO EFEITO LA NINÑA

A primavera começa às 10h31 desta terça-feira (22 de setembro) e termina às 07h02 de 21 de dezembro. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o primeiro dia da estação será ensolarado em quase todo o Estado. O tempo fica nublado apenas em Curitiba e Região Metropolitana, no Norte Pioneiro, nos Campos Gerais e no Sudeste. Há previsão de chuva no Litoral. As temperaturas devem variar entre 4 ºC em Rio Negro e 29 ºC em Umuarama, Guaíra e Foz do Iguaçu.

Segundo o coordenador de Operação do Simepar, meteorologista Marco Jusevicius, o fenômeno La Niña será o principal drive climático na primavera do Hemisfério Sul, com intensidade variando de fraca a moderada. Ela provoca o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, alterando os padrões climáticos.

No início da estação, as temperaturas apresentam maior amplitude térmica – a diferença entre os valores mínimos e máximos diários –, a qual tende a diminuir com a aproximação do verão. A temperatura média do ar deve manter-se próxima ou ligeiramente acima da normal climatológica. Estão previstas grandes variações em períodos curtos, causadas pelo rápido deslocamento de frentes frias e tempestades intensas, características da estação no Estado.

São esperados períodos prolongados sem chuva semelhantes aos ocorridos no outono e no inverno deste ano. “As chuvas devem aumentar progressivamente, mas os volumes ficarão próximos ou abaixo da normal climatológica, com distribuição espacial muito irregular”, afirma o meteorologista.

Os eventos meteorológicos severos, como fortes rajadas de ventos, granizo e muitos raios, só podem ser detectados em curto prazo. Para receberem alertas por SMS, os interessados podem cadastrar-se na Defesa Civil Estadual enviando uma mensagem para o número 40199 com o número do seu CEP (Código de Endereçamento Postal).

ESCASSEZ HÍDRICA – O cenário climatológico indica a permanência da crise hídrica no Paraná. O Simepar faz o monitoramento hidrológico, que é o acompanhamento em tempo real das condições das 200 bacias hidrográficas paranaenses. Para tanto, utiliza alta tecnologia: uma rede telemétrica de 120 estações, antenas de recepção de uma constelação de satélites e três radares instalados em Teixeira Soares, Cascavel e Curitiba.

Os dados são coletados em medições horárias e sub-horárias das chuvas, temperaturas e vazões dos rios. Na sequência, são integrados e processados por sistemas computacionais, gerando produtos geo-espaciais. Após análise dos dados atuais e históricos, os meteorologistas emitem uma previsão tradicional para até 15 dias e outra climática sazonal, atualizada mensalmente. Além disso, são feitas estatísticas dos quantitativos de chuvas e desvio das médias climatológicas. As informações são compartilhadas no Monitor de Secas do Brasil e na Sala de Crise da Região Sul.

INCÊNDIOS – O Simepar também monitora incêndios, queimadas e focos de calor. O Sistema VFogo detecta essas ocorrências em grandes extensões territoriais e áreas específicas. É possível identificar o momento e o local em que o evento teve início, sua evolução, propagação, direção, sentido, intensidade e extinção, bem como o tipo de vegetação – floresta, arbustos, pastagem e agricultura. Os dados são atualizados a cada dez minutos.

“Na primavera e no contexto da estiagem, o baixo teor de umidade da vegetação favorece a combustão, a ignição e a propagação de incêndios”, explica o pesquisador e coordenador de Inovação do Simepar, Flavio Deppe. Segundo ele, o VFogo possibilita o lançamento de alertas em tempo quase real.

A ferramenta emprega três tecnologias convergentes nas ciências ambientais: sensoriamento remoto por satélites de alta resolução temporal e espacial, processamento de alto volume de dados geo-espaciais em diferentes formatos (Big Data) e modelos matemáticos de análise e aprendizagem gerados a partir de técnicas de inteligência artificial. Combina diversas camadas de informações em interface webgeo com suas típicas funcionalidades, como escala, zoom e pan.

As imagens de uma mesma área são apresentadas em diferentes modos de composições. O modo “true color” ou “visível” evidencia a fumaça. O modo “infravermelho” destaca as temperaturas mais altas. Já o modo “fusion” faz uma fusão de ambos para realçar os pontos de fumaça, fuligem e particulados.

AGRICULTURA – “A previsão de uma primavera mais seca neste ano devido à influência de La Niña é preocupante para a agricultura”, diz a agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Heverly Morais. Segundo ela, as culturas de soja, milho e feijão podem ser impactadas pela estiagem prolongada.

Como estratégia de proteção, Morais recomenda escalonar a semeadura em talhões com cultivares de ciclos diferentes. Também sugere começar a semeadura no período adequado, não utilizar população de plantas superior à indicada, plantar sementes de boa qualidade e cultivares adaptadas à região, mantendo o equilíbrio nutricional das plantas.

“Como os veranicos são recorrentes durante as safras no Paraná, convém incluir no planejamento agrícola a tecnologia da rotação de cultura com plantas de cobertura em sistema de plantio direto”, afirma. Segundo ela, essa técnica melhora os atributos físico-químicos do solo, favorece o aumento de infiltração de água e aprofunda as raízes, além de reduzir a temperatura e a evaporação em períodos de estiagem fraca ou moderada”.

Fonte: AEN/PR