sexta-feira, 21 de agosto de 2020

HOJE CARREATA DA APAE TRANSMITIDA PELA TV IMPACTUS

ACOMPANHE HOJE PELA TV IMPACTUS, A PARTIR DAS 14:00 A CARREATA DE ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA.


PITANGA - HOMEM TEVE SUA CARTEIRA DE DOCUMENTOS FURTADA


Batalhões da região Norte do estado recebem sete novas viaturas para levar  mais segurança à população | POLÍCIA MILITAR DO PARANÁA Polícia Militar de Pitanga recebeu uma solicitação de um senhor, o qual relatou que estava na residência de uma pessoa consumindo bebida alcoólica, com uma terceira pessoa sendo que, no momento em que este se ausentou da residência, o solicitante notou a falta de sua carteira, onde estava seus documentos pessoais e certa quantia em dinheiro.

Diante das informações e a acusação contra o possível autor do furto, a equipe deslocou-se em patrulhamento indo até a residência dele, onde em contato com a avó do acusado, esta informou que o mesmo não se encontrava em casa .

O solicitante foi orientado quantos aos procedimentos, e a equipe continuou com os patrulhamentos porem não obteve êxito em localizar o acusado. 


Da redação/ Sandra Laciuk

Água e auxílio emergencial levam esperança a município do semiárido

Ipanguaçu vive dias de prosperidade, mesmo em tempos de pandemia

ipanguacuIpanguaçu, no semiárido nordestino, é uma dessas cidades em que os sepultamentos são anunciados com carro de som na principal via da cidade, dando o nome da pessoa que morreu, o apelido carinhoso com que  era conhecido e o horário exato em que o corpo será enterrado no cemitério municipal.
Na simpática cidade da região do Vale do Assú, no Rio Grande do Norte, sob sol escaldante e temperatura acima de 35 graus Celsius (°C), muitos agricultores vão para o centrinho vender sua produção. É o caso de Gideão Bezerra, que vende coentro. “Aqui é agricultura familiar. Lá na propriedade de meu pai se produz coentro, feijão, milho e manga”.
Mesmo assim, Gideão não esconde que os grãos, frutas e hortaliças são apenas um complemento. Neste momento, o que está trazendo recursos para a família é o auxílio emergencial do governo. “Muita gente daqui tirou, inclusive eu, minha mulher, minha mãe. Foi muito bom”, afirma.
Ipanguaçu receberá hoje (21) a visita do presidente Jair Bolsonaro. A cidade tem 15.464 habitantes, sendo que 5.631 recebem o auxílio emergencial - ou seja, 40% da população. Só neste pequeno município, o governo federal já injetou R$ 10,84 milhões em auxílio, ajudando a economia local. “Ajuda muito, as pessoas precisam. Foi abençoado”, diz a auxiliar de serviços gerais Damiana Oliveira, que trabalha no Mercado Municipal.
Andando pela Avenida Luiz Gonzaga, a principal da cidade, percebe-se que ninguém mais usa máscaras contra a covid-19. Na última terça-feira (18), a prefeitura liberou os números da doença em Ipanguaçu. Desde março, foram 280 casos, com 12 óbitos. Entre as pessoas que se contaminaram estava a comerciante Ana Lúcia Arruda, mas seu relato só ajuda a aumentar ainda mais o descrédito do potiguar com o vírus. "Eu fui vítima da covid. Eles fizeram o teste e o meu deu positivo, mas não senti nada. Meu esposo teve só uma dor de garganta. Eu fiquei isolada e meu filho veio trabalhar no meu lugar.
Ainda assim, as 2.200 crianças matriculadas nas 11 escolas da rede municipal de ensino estão sem aulas há cinco meses. A alimentação, porém, é garantida com a doação de kits de frutas da agricultura familiar. "Fazemos essa entrega de kits, com mamão, banana, melão, macaxeira. Os professores mandam atividades impressas para eles e nós mandamos os kits para prestar assistência”, explicou a coordenadora administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Odailma Siqueira.
Conhecida com a Capital Nacional da Banana, a produção de frutas é o carro-forte de Ipanguaçu. No entanto, muitas famílias do semiárido convivem com a falta de água para manter suas roças e os animais. Uma notícia, porém, vem chamando a atenção dos moradores: o projeto que fizeram de um poço profundo. "Eu vi nas redes sociais, conta “Galego”, conhecido vendedor de frangos da Avenida Luiz Gonzaga.
Na área rural do município, depois de passar pelas comunidades de Capivara e Língua da Vaca, a pequena Comunidade de Angélica, com 231 habitantes, viu um poço ser perfurado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Com 143 metros de profundidade, ele atinge o lençol freático e consegue dar vazão de 30 a 40 mil litros de água por hora. Isso é 30 vezes mais do que a população da localidade precisa.
“Primeiro fizemos a limpeza do poço, depois fizemos a análise da qualidade da água, se é para uso doméstico, para os animais ou se é potável. Fizemos cinco poços nesta cidade. Esse foi o que teve melhor vazão”, diz o coordenador regional do Dnocs, José Eduardo Vanderlei.
Há várias cisternas nas comunidades rurais. De 15 em 15 dias, um carro-pipa vem enchê-las. Fora isso, só a água da chuva, mas no semiárido as águas pluviais não são tão frequentes assim.
“O poço que existia estava desmantelado, aí era só carro-pipa. Agora não! Vão instalar o encanamento. Temos que agradecer a Deus por ter chegado esse poço. É o que a gente queria muito”, conta o agricultor Francisco de Castro, que planta feijão, melancia e jerimum, e tem oito crianças em casa.
Sua vizinha, Joana Darc, está confiante. Ela cria ovelhas, cabras e, “às vezes, cria galinha também”. Sua preocupação era com os animais. “Seis meses sem água! Os bichos querendo água e não tinha”, lembra.
Feliz porque “vai acabar o sufoco” com o poço perfurado bem em frente à sua casa de pau-a-pique, dona Joana também conseguiu o auxílio emergencial do governo federal. “Ajudou muito. Resolveu muita coisa”, afirmou.
Nesta sexta-feira (21), o poço vai jorrar pela primeira vez. Pergunto se posso beber um copo d´água na casa de adobe. “Amanhã tem água, tem almoço, o que você precisar", prometeu a esperançosa Joana.
No semiárido nordestino, longe da correria das grandes capitais, ter direito ao auxílio emergencial e acesso à água já são motivos suficientes para que o ano de 2020 – marcado pela pandemia do novo coronavírus – seja um dos melhores dos últimos tempos. 
Fonte: Agência: EBC

CAMINHÃO DE PITANGA FOI ROUBADO EM IMBAÚ

Invasão e roubo a fazenda em Heliodora – MG – GIRANDO NO VALE – NOTÍCIASPor volta das 11h30min de ontem 20 de agosto, compareceu na sede da 3ª CIA  um empresário, o qual relatou que foi informado pelo motorista de uma carreta da empresa que durante a madrugada da referida data, teve seu  caminhão roubado na região da cidade de Imbaú, região dos Campos Gerais.

Trata-se de um caminhão  Scania/R 440 A6x4 placas AWI5H41 e o 2 semireboque placas ATP 0192 e ATP 0193.

A vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Setor de Comunicação 16 BPM

Da redação/ Sandra Laciuk

OFERTAS DO SUPERPÃO COMPRE MAIS

Final de semana chegando e você não pode perder a oportunidade de fazer economia.

Valorize seu dinheiro comprando no Superpão Compre Mais.

Confira as ofertas para hoje (20):

PITANGA - MAIS UM CASO DE CORONA VÍRUS CONFIRMADO NAS ÚLTIMAS HORAS

A imagem pode conter: texto que diz "PITANGA ESTÁ DE OLHO! BOLETIM 20/08/2020 COR "NA VÍRUS COVID-19 168 CONFIRMADOS DESTES 150 RECUPERADOS 12 ACOMPANHAMENTO ISOLAMENTOE DOMICILIAR ÓBITO 157 TESTE RT-PCR 11 TESTE RÁPIDO* INTERNADOS UTI ENFERMARIA CASOS SUSPEITOS 25 MONITORADOS SINTOMÁTICOS 83 525 CASOS DESCARTADOS *Teste rápido validado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saude INCQS ffacebook.com/PrefeitraPitanga @PrefeituraDePitanga htp//www.pitanga.pr.gov.br/ PITANGA"Ontem o município de Pitanga registrou mais um caso de Covid 19 no município, trata-se de um homem de 63 anos sintomático, correlação com o caso 152.

O paciente encontra-se internado em leito de enfermaria. O novo caso foi confirmado através de teste rápido em laboratório de análises clínicas privado validado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

Com este já são 168 casos confirmados, destes 150 estão recuperados, uma pessoa está internada na UTI, 4 em leitos de enfermaria, e 12 em isolamento e acompanhamento domiciliar.

Desde o inicio dos registros, já são 525 casos descartados, mais 25 caos suspeitos e 83 monitorados sintomáticos.

Vale ressaltar a importância do distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

Cuide de você de de todos que estão a sua volta.

Da redação/ Sandra Laciuk

CAMINHÃO COM PLACAS DE PITANGA SE ENVOLVEU EM ACIDENTE EM MANOEL RIBAS

FOTO: BLOG DO BERIMBAU
Por volta de 12h30m de ontem (20), uma colisão envolveu o veículo FIAT MOBI placas de Ivaiporã e um caminhão com placas de Pitanga, no trevo de Manoel Ribas saída para Ivaiporã.

Do acidente resultou em ferimentos no condutor do Veículo FIAT, o senhor Vicente de Souza Gusmão de 76 anos, o qual foi encaminhado para exames em Ivaiporã, porém o caso não era grave, já o condutor da carreta de 29 anos, morador de Pitanga não se feriu.

As causas do acidente serão apuradas pela Polícia.

Da redação/ Sandra Laciuk

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Detran retoma atendimento presencial a partir de segunda-feira

Usuários serão atendidos apenas com agendamento e devem priorizar situações de urgência. Os serviços já disponibilizados pelo portal do órgão e no aplicativo Detran Inteligente permanecerão disponíveis apenas por estes meios.

Toledo recebe R$ 52 milhões de investimentos em saneamento.Foto: Sanepar. Foto: Geraldo Bubniak/AENO Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) retoma a partir de segunda-feira (24) os atendimentos presenciais nas unidades do Estado. Os serviços já disponibilizados pelo portal do órgão e no aplicativo Detran Inteligente permanecerão disponíveis apenas por estes meios. Os demais serão oferecidos presencialmente apenas com agendamento.
“Após quatro meses sem atendimento presencial, retomamos com algumas restrições e tomando todas as medidas necessárias e recomendadas pela Secretaria de Estado da Saúde e Organização Mundial da Saúde para segurança dos cidadãos e colaboradores”, disse o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.
Ele acrescenta que os agendamentos são uma forma de impedir a aglomeração, evitando a propagação da Covid-19. Os horários disponibilizados para agendamento estarão bem mais restritos. Para manter o menor número de pessoas dentro da unidade e a limpeza e assepsia do local serem feitas de maneira constante, os horários serão espaçados.
“Pedimos para que os cidadãos tenham consciência e só agendem um serviço que necessitam com urgência. Até porque os prazos permanecerão prorrogados, então, não há pressa para agendar”, explica Mesquita.
Os postos avançados de atendimento de Londrina (Guaporé) e Curitiba (Central e Vila Hauer) não vão reabrir. Nestas localidades funcionarão apenas os serviços de foto, biometria e prova teórica, como já vinha acontecendo.
Para atendimentos referentes aos serviços que não estão disponíveis online, o cidadão poderá fazer o agendamento no site http://www.detran.pr.gov.br  ou pelo telefone 0800 643 73 73.
SERVIÇOS ONLINE - No portal do Detran os usuários podem acessar a maioria dos serviços. Confira.
- Renovação da CNH: a solicitação pode ser feita pela internet. A biometria e a foto – obrigatórias no processo de renovação – não serão exigidas. Como medida emergencial o Detran vai usar as informações já existentes no banco de dados.
- Emissão do licenciamento (CRLV): o documento do veículo também pode ser solicitado on-line. O motorista deve apresentar o CRLV-e (versão digital no celular) ou imprimir o documento em uma impressora comum. O documento está disponível no site do Detran, no portal PIA e, ainda, pelos aplicativos Detran Inteligente e Carteira Digital de Trânsito (CDT).
- Serviços de infrações, como identificação de condutor, recurso de infrações para todas as instâncias, recurso para suspensão ou cassação da CNH podem ser feitos digitalmente, direto no portal.
- Permissão Internacional para Dirigir;
- Carteira Definitiva;                                                    
- Segunda via da CNH;
- Consulta informações do IPVA;
- Consulta Situação e Débitos do Veículo;
- Consulta Envio da CNH;
- Certidões de veículos;
- Reemissão de guias de CNH;
- Consultar status e pontuação na CNH.
PRAZOS - Os prazos referentes a transferências de veículos, processos para primeira habilitação, renovação da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), e recursos de multas, suspensão e cassação permanecem prorrogados conforme a Resolução 782/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não sendo necessária a presença imediata nas unidades para regularização.
- Carteira Nacional de Habilitação vencida desde 19 de fevereiro de 2020 fica com prazo indeterminado para renovação;
 - Processos de primeira habilitação terão prazos estendidos para conclusão de 12 meses para 18 meses;
 - Prazos para transferência de propriedade de veículos estão suspensos;
 - Prazos para apresentar defesa, indicação de condutor e recurso de multa, suspensão e cassação de CNH ficam interrompidos por tempo indeterminado.
Fonte: AEN/PR

PITANGA - CHEGA A 167 O NÚMERO DE CASOS DE COVID NO MUNICÍPIO

Hoje foi confirmado mais um caso de Covid-19 em nosso município.

O 167° caso é sexo masculino, 63 anos, assintomático, investigando vínculo epidemiológico.

O paciente encontra-se em monitoramento e acompanhamento domiciliar. O novo caso foi confirmado através de teste rápido validado pelo INCQS.

A imagem pode conter: texto que diz "PITANGA ESTÁ PITANGAETAHO! DE OLHO! BOLETIM 19/08/2020 COR "NA VÍRUS COVID-19 167 CONFIRMADOS DESTES 149 RECUPERADOS ISOLAMENTOE 13 ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR ÓBITO 157 TESTE RT-PCR 10 TESTE RÁPIDO* INTERNADOS UTI ENFERMARIA CASOS SUSPEITOS 21 82 MONITORADOS SINTOMÁTICOS 525 CASOS DESCARTADOS *Teste rápido validado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saude INCQS ffacebook.com/PrefeituaPitanga @PrefeituraDePitanga htp//www.pitanga.p.gov.br/ PITANGA EMIDESAE"

LARANJAL - OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA POLÍCIA MILITAR


FURTO QUALIFICADO
NO DIA 19 DE AGOSTO POR VOLTA DAS 13H00M, COMPARECEU AO DESTACAMENTO UM SENHOR, O QUAL RELATOU QUE NESTA DATA AO CHEGAR PARA DAR INICIO AOS TRABALHOS EM SUA OFICINA MECÂNICA PERCEBEU QUE O CADEADO DA PORTA DE ENTRADA ESTAVA ESTOURADO, E QUE DO INTERIOR DA OFICINA LHE FOI SUBTRAÍDO UMA MAKITA TIPO LIXADEIRA E UMA FURADEIRA, AMBAS DA MARCA STILL. 

NA SEQUÊNCIA O MESMO DESLOCOU ATÉ A CASA DE SEU IRMÃO, DE 24 ANOS SENDO QUE O MESMO DIZ QUE A PRIMEIRA PESSOA DE QUEM DESCONFIOU DA AUTORIA DO CRIME ERA SEU PRÓPRIO IRMÃO; ONDE AO ADENTRAR A CASA DE SEU IRMÃO O INDAGOU SOBRE O OCORRIDO, SENDO QUE ESTE DE INÍCIO NEGOU A AUTORIA, MAS NA SEQUENCIA CONFESSOU QUE SUBTRAIU OS OBJETOS JUNTAMENTE COM OUTRO RAPAZ DE 19 ANOS QUE TAMBÉM ESTAVA PRESENTE AO RECINTO NO MOMENTO. 

Polícia Militar do Paraná registra mais de 200 acionamentos relacionados a  delitos eleitorais - A Semana NewsAPÓS ISSO A VÍTIMA VISUALIZOU OS OBJETOS NO "CANTO" DA RESIDÊNCIA, RESGATANDO-OS. POSTERIORMENTE  DESLOCOU A ESTE DESTACAMENTO PARA INFORMAR A SITUAÇÃO E PARA CONFECÇÃO DE BOLETIM DE OCORRÊNCIA FOI DESLOCADO ATÉ A RESIDÊNCIA DE DO AUTOR, MAS O MESMO JÁ HAVIA SE EVADIDO DO LOCAL. 

A VÍTIMA FOI ORIENTADA QUANTO AS DEMAIS MEDIDAS.

AMEAÇA:

ONTEM DIA 19 DE AGOSTO, COMPARECEU NO DESTACAMENTO UMA SENHORA, RELATANDO QUE SEU FILHO, RAPAZ DE 19 ANOS, O QUAL NÃO RESIDE NA MESMA RESIDÊNCIA DE SUA GENITORA.

SENDO QUE, POR VOLTA DAS 23H00M, DO DIA 18 FOI ATÉ SUA RESIDÊNCIA E PROFERIU AMEAÇAS DE MORTE CONTRA A MESMA E AO RESTANTE DE SEUS IRMÃOS MENORES, DIZENDO QUE SE CASO ELA NÃO AUTORIZASSE A SUA ENTRADA NA RESIDÊNCIA IRIA ATEAR FOGO NA CASA E MATÁ-LA. QUE TAIS ACONTECIMENTOS ESTÃO SENDO ROTINEIROS. 

RELATA TAMBÉM QUE POSSUI UMA MEDIDA PROTETIVA CONTRA O MESMO DEVIDO A SITUAÇÕES DE CRIMES ANTERIORES, E QUE NO MOMENTO QUE O AUTOR ESTAVA LHE AMEAÇANDO, DO LADO DE FORA DA RESIDÊNCIA ENCONTRAVA-SE OUTRO MASCULINO DE 24 ANOS, AMIGO DO MESMO, EM QUE AMBOS SÃO CONHECIDOS DO MEIO POLICIAL PELA PRÁTICA DE FURTOS  NA REGIÃO.

A SOLICITANTE FOI ORIENTADA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS.

PALMITAL - OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA POLÍCIA MILITAR

FURTO QUALIFICADO:

Polícia Militar do Paraná divulga Cartilha de Segurança | A DoisNO DIA 19 DE AGOSTO, ÀS 19H15MIN, COMPARECEU AO 4° PELOTÃO UM SENHOR E RELATOU QUE QUANDO CHEGOU A SUA RESIDÊNCIA, ENCONTROU A JANELA ARROMBADA E A CASA TODA REVIRADA, PERCEBEU QUE HAVIAM FURTADO UM CHEQUE NO VALOR DE R$ 1.864,00, ALGUNS PERFUMES E 02  PARES DE TÊNIS. 

A VÍTIMA FOI ORIENTADA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS CABÍVEIS.


DROGAS PARA O CONSUMO PESSOAL:


NO DIA 19 DE AGOSTO, POR VOLTA DAS 22H10MIN, A EQUIPE, EM PATRULHAMENTO PELA RUA VITOR GRANDE, VILA FELIZ, ABORDOU UM RAPAZ DE 28 ANOS, E COM ELE ENCONTROU UM INVÓLUCRO CONTENDO SUBSTÂNCIA ANÁLOGA À MACONHA, QUE APÓS PESADA, OBTEVE-SE 2,93G. 

O MESMO FOI CONDUZIDO À DELEGACIA DE POLÍCIA DE PALMITAL PARA A REALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CABÍVEIS.

Pior naufrágio do ano na costa da Líbia deixa ao menos 45 mortos

Na Líbia, 45 pessoas morrem no maior naufrágio registrado no anoPelo menos 45 imigrantes e refugiados africanos morreram no Mediterrâneo, no pior naufrágio na costa da Líbia este ano, afirmaram agências da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quarta-feira.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e a Organização Internacional de Migração (OIM), em comunicado sobre o acidente, pediram mais capacidade de busca e resgate para responder aos apelos por socorro.
“Por volta de 37 sobreviventes, majoritariamente de Senegal, Mali, Chade e de Gana, foram resgatados por pescadores locais e detidos ao desembarcar”, disse o comunicado.
“Eles relataram aos funcionários da OIM que mais 45, incluindo cinco crianças, perderam suas vidas quando o motor do navio explodiu na costa de Zuara”, afirmou.
O naufrágio leva o total de mortes a pelo menos 302 este ano na rota de imigrantes que passa pela Líbia em direção à Europa, acrescentou o comunicado das agências da ONU.
Nos últimos meses, centenas de imigrantes foram parados em alto-mar e seus barcos foram enviados de volta à Líbia, apesar do risco de violência naquele país.
Com navios estatais da Líbia se responsabilizando pelos resgates, na ausência de um programa da União Europeia, mais de 7 mil pessoas retornaram à Líbia este ano.
A OIM e Acnur disseram que a Líbia não deve ser classificada como um porto seguro para imigrantes e que eles não deveriam desembarcar lá. As agências defendem um esquema alternativo para levar pessoas resgatadas ou interceptadas em alto-mar a lugares considerados seguros.
Fonte: Agência EBC

Caixa paga auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família

Fila para entrada em agência da Caixa, em Brasília.A Caixa continua pagando hoje (20) a quinta parcela do auxílio emergencial para os beneficiários do programa Bolsa Família. A cada dia, o saque é liberado a um novo grupo conforme o final do Número de Identificação Social (NIS). Ao todo, 19,2 milhões de pessoas cadastradas no programa receberão o dinheiro até 31 de agosto.
O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.
Nesta quinta-feira (18), é a vez dos beneficiários com NIS final 3 que podem realizar o saque em espécie. Os primeiros a receber foram os beneficiários com NIS final 1, na última terça-feira (18). Ontem (19), foi a vez daqueles com NIS final 2. O pagamento segue em ordem crescente até chegar ao NIS 9 no dia 28 e termina com o NIS 0, no dia 31. Não há pagamentos nos finais de semana.

Como é

O recebimento do auxílio emergencial por este público é feito da mesma forma que o benefício regular do Bolsa Família, utilizando o cartão nos canais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui ou por crédito na conta Caixa Fácil.
O auxílio emergencial já beneficiou 66,4 milhões de pessoas. Destes, 19,2 milhões são do Bolsa Família, 10,5 milhões do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e 36,7 milhões se cadastraram pela primeira vez para receber recursos do governo federal.
Fonte: Agência EBC

Termina hoje prazo para inscrição na lista de espera do Prouni

UnB foi a primeira universidade federal a adotar sistema de cotas raciais


UnB reserva vagas para negros desde o vestibular de 2004


Percentual de negros com diploma cresceu quase quatro vezes desde 2000, segundo IBGEOs estudantes que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas regulares do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o 2º semestre deste ano, têm até hoje (20) para manifestar interesse em participar da lista de espera. A inscrição pode ser feita na página do Prouni e o resultado será divulgado na próxima segunda-feira (24).
Esta é a última etapa de seleção do programa. De acordo com o Ministério da Educação, a lista de espera será única para cada curso e turno, de cada local de oferta, ou seja, não haverá classificação por modalidade, como por cotas, por exemplo.
Pode participar da lista de espera, para o curso correspondente à primeira opção na inscrição, o candidato que não tenha sido pré-selecionado em nenhuma das chamadas regulares ou tenha sido pré-selecionado para a sua segunda opção de curso, mas por motivo de não formação de turma, tenha sido reprovado.
Para participar da lista de espera para o curso correspondente à segunda opção na inscrição, os critérios são os seguintes: que o candidato não tenha sido pré-selecionado em nenhuma das chamadas regulares; nas hipóteses de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso, ou de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso; e, ainda, na situação de ter sido pré-selecionado para a primeira opção de curso, mas que por motivo de não formação de turma tenha sido reprovado.
Os estudantes da lista de espera que forem pré-selecionados para receber a bolsa devem comparecer às instituições de ensino até o dia 28 e entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição. Quem perder o prazo ou não comprovar os dados será desclassificado.

Prouni

O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Nesta edição, 440,6 mil estudantes inscritos disputaram 167,7 mil bolsas em 1.061 instituições.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Podem participar estudantes brasileiros que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
Fonte: Agência EBC

INSS inicia hoje projeto-piloto de biometria facial

Cerca de 500 mil beneficiários poderão fazer prova de vida digital

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 27,5% e melhores condições de trabalho.Cerca de 500 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país começam hoje (20) a testar a prova de vida por biometria facial. Nos próximos dias, segurados selecionados pelo órgão começarão a ter acesso ao sistema de reconhecimento facial.
A prova de vida digital será feita nos aplicativos do Governo Digital (Meu gov.br) e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão. Como se trata de um projeto piloto, o ícone para a prova de vida digital só estará disponível para os usuários escolhidos. A partir de hoje, o INSS fará contatos com segurados por SMS, e-mail e telefone, convidando para a iniciativa.

Para evitar fraudes e ter a certeza de que o segurado está sendo contatado pelo INSS, o órgão informa que o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Qualquer mensagem sobre prova de vida com origem em números diferentes deve ser ignorada. Quem tiver dúvidas pode ligar para o número 135 e conferir se a notificação é verdadeira.

Passo a passo

O procedimento será feito da seguinte maneira. Primeiramente o usuário abrirá o aplicativo Meu INSS e clicará no ícone “Prova de Vida”, no canto esquerdo superior da tela. Em seguida, entrará no aplicativo Meu gov.br digitando o CPF e clicará na opção “Autorizações” e seguirá as demais instruções do aplicativo.

O aplicativo Meu gov.br fará uma pergunta relacionada a algum documento do segurado, como título de eleitor ou carteira de motorista. Basta respondê-la, e autorizar o programa a tirar fotos e gravar vídeos. A câmera do celular abrirá, e o aplicativo pedirá comandos para o usuário, como sorrir e virar a cabeça.

O usuário retornará ao aplicativo Meu INSS e clicará novamente no botão da “Prova de Vida”. Lá será possível confirmar se a biometria deu certo. Como o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral, só serão escolhidos segurados com carteira de motorista e título de eleitor.

Pandemia

Obrigatória para o recebimento de aposentadoria, auxílios e pensões, a prova de vida deve ser feita todos os anos, no mês de aniversário do segurado, na agência bancária onde o benefício é sacado. Caso o próprio segurado não possa comparecer, algum representante legal pode ir em seu lugar.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o procedimento está suspenso até setembro. Em alguns bancos, a prova de vida pode ser feita com biometria nos terminais de autoatendimento, mas esta será a primeira vez que o usuário poderá fazer o procedimento com a câmera do celular.

Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão, por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.
Fonte: Agência EBC
Da redação/ Sandra Laciuk

GUARAPUAVA - POR CIÚMES, HOMEM FOI VÍTIMA DE GOLPES DA FACA

Batalhões da região Norte do estado recebem sete novas viaturas para levar  mais segurança à população | POLÍCIA MILITAR DO PARANÁPor volta das 20h34min do dia 19 de agosto, uma equipe da Rádio Patrulha deslocou até o Bairro Vila Bela, no local em contato com a vitima do sexo masculino, 36 anos, o qual relatou que na data de hoje ganhou uma blusinha de sua amiga e seu convivente, 21 anos, ficou com ciumes e acabou agredindo a vitima com socos e na sequência pegou uma faca e desferiu dois golpes na vítima, acertando as costas e a mão esquerda, sendo que nesse momento a vitima acabou tomando a faca e se evadiu do local. 

Diante dos fatos, a equipe foi até a residência, deu voz de prisão ao autor, conduziu a vítima até a UPA para atendimento médico, e na sequência encaminhou as partes até a 14ª SDP para os procedimentos cabíveis. 

Fonte: Setor de Comunicação 16º Batalhão

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA - HOMEM FOI VÍTIMA DE ROUBO

Homem é vítima de roubo na rodovia PR-323 e suspeitos fogem de moto-  OBemditoPor volta das 11h50min de ontem dia 19 de agosto, na Rua Diogo Feijó, Bairro Vila Planalto, a equipe deslocou a um bar, onde um homem, 49 anos, relatou que em data anterior havia sido roubado próximo a um mercado.

Relatou o mesmo, que foi abordado por um individuo qual fez menção de estar armado, colocou dentro de um veículo de cor escura, onde havia mais uma mulher, levaram o mesmo até o Bairro Planalto, onde subtraíram seu celular e certa quantia em dinheiro, e que um homem forçou o mesmo a abrir o aplicativo do banco, não sabendo informar se foi sacado ou transferido dinheiro de sua conta.

Diante das informações, a equipe deslocou a residência de uma mulher, 48 anos chegando no local a mesma correu da equipe, sendo localizada atrás da porta do banheiro, perguntado do ocorrido esta negou, mas em busca foi localizado o celular da vitima. 

O seu filho, 30 anos, não foi localizado, sendo apresentado a vítima uma foto deste, que foi reconhecido pelo mesmo como sendo a pessoa que lhe abordou e a mulher estava junto no veículo. 

Diante dos fatos foram encaminhadas as partes para 45ª DRP para as demais providências.

Fonte: Setor de Comunicação 16º Batalhão

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA - MOTORISTA DE CAMINHÃO FOI ABORDADO NA PR 487 PRÓXIMO A VILA NOVA

Por volta das 20h00 de ontem 19 de agosto, a Polícia Militar atendeu a uma solicitação via central de sinistro, relatando que nesta data, por volta das 19h15min, foi informado pelo condutor, 34 anos, do caminhão, Iveco/Stralis, que indivíduos com arma de fogo efetuaram disparos contra o veículo. 

No local, foi identificado o condutor, o qual relatou a equipe policial, que conduzia o caminhão na rodovia PR 487, próximo a Vila Nova, quando dois veículos, vw/gol (modelo novo), um de cor vermelha e o outro possivelmente na cor branca ou cinza, ordenaram que o condutor estacionasse o veículo, vindo a efetuar disparos de arma de fogo atingindo a porta do lado do condutor. 

Com o veículo parado dois indivíduos portando armas de fogo, e estes com a ameaças e tapas indagaram qual o tipo de carga, sendo informados que se tratava de carne bovina, os autores vieram a tomar rumo ignorado. 

Indagado se teve algum objeto subtraído disse que não. Diante dos fatos, o caminhão juntamente com a vítima foram escoltados até a Delegacia de Polícia Civil de Manoel Ribas/PR.

Fonte: Setor de Comunicação 16º Batalhão

Da redação/ Sandra Laciuk

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

OFERTAS DO SUPERPÃO COMPRE MAIS

Quarta-feira friozinho e chuva, bate aquela vontade de fazer aquela receitinha deliciosa, temos uma dica para você que tal economizar, comprando seus ingredientes no Superpão Compre Mais.

Confira estas ofertas:

PITANGA - IDOSO FOI VÍTIMA DE ROUBO EM SUA RESIDÊNCIA


Invasão e roubo a fazenda em Heliodora – MG – GIRANDO NO VALE – NOTÍCIASA Polícia Militar de pitanga atendeu a uma solicitação de uma mulher, a qual relatou que seu sogro havia sido vítima de roubo.

No local, em contato com o senhor de 81 anos, este relatou que mora sozinho, e que nesta data estava deitado em seu quarto e havia deixado a porta da frente da residência aberta, quando em determinado momento foi surpreendido por um homem de estatura média, trajando roupas escuras, chapéu e máscara preta.

Sendo que, este segurou a vítima pelas mãos e deu voz de assalto, o ameaçando com uma faca, relatando que havia mais quatro comparsas pro lado de fora da casa, e na sequência subtraiu da vítima a quantia de  R$ 150,00 em espécie.

Em seguida o autor fugiu tomando rumo ignorado.

A equipe realizou patrulhamento, porem não logrou êxito em localizar o autor.

A vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

POLÍCIA MILITAR REALIZOU A OPERAÇÃO PALMITAL SEGURA

Nesta terça feira, 18 de agosto, foi realizada no município de Palmital a Operação Palmital Segura em conjunto com a Polícia Civil.

O objetivo da operação é dar uma resposta a população de Palmital em relação as situações de furtos que ocorreram no município.

Foram realizados Patrulhamentos, blitz de trânsito, abordagens a transeuntes, bares, veículos nos eixos de maior movimentação e levantamentos de possíveis autores de furtos.

Foram abordados 82 pessoas, 23 veículos e 11 bares. A operação teve a presença e foi comandando pela Aspirante Motta (subcomandante da 3ª Companhia), ROTAM e equipes do Pelotão Palmital.

Além desta, várias operações serão  desencadeadas no município a fim de evitar que crimes aconteçam, objetivando a prevenção e  a preservação da ordem pública.

A união entre Polícia Militar, Polícia Civil e demais órgãos vinculados a Segurança Publica, trará resultados positivos. Neste sentido, o município terá um incremento de Policiamento em dias e horários estratégicos, a população perceberá a presença mais ostensiva da Polícia Militar.


























Fonte: Polícia Militar



CAMINHÃO DA EMPRESA FRIGODASKO SE ENVOLVEU EM ACIDENTE NA CIDADE DE IMBITUVA

Na tarde de ontem 18 de agosto, por volta das 17 horas, a PRF atendeu um acidente no Trevo de Imbituva - BR 373 Km 223, o qual envolveu o caminhão Baú Volvo VM 270 placa de Pitanga/PR, que estava vazio, e o Bitrem Volvo FH560 placa de Guamiranga/PR, carregado com carga de soja.

Segundo a equipe que atendeu o acidente, o veículo Baú, vinha do sentido Imbituva, quando houve a colisão com o Bitrem Volvo que vinha do sentido Garapuava x Ponta Grossa.

Sendo que com a colisão um dos veículos acabou colidindo contra o poste de iluminação, sendo necessário o acionamento da COPEL para remoção dos cabos elétricos.

O condutor do Bitrem, de 27 anos, teve ferimentos leves, não sendo encaminhado no momento. O outro condutor de 28 anos saiu ileso. 

Chovia forte no momento do acidente.

Da redactor/ Sandra Laciuk

PITANGA - JOVEM MORRE APÓS SER ATINGIDO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO

O PAI DA VÍTIMA TAMBÉM FOI ATINGIDO

Por volta de 21h10m de ontem 18 de agosto, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de disparo de arma de fogo na Rua Barão do Cerro Azul, Bairro Santa Izabel, onde segundo informações da solicitante, seu esposo e seu sogro haviam sido atingidos  e ambos estavam feridos, um deles dentro da residência e outro em via pública.

No local foi constatado o fato, onde em primeiro momento foi identificado a vítima caída em via pública, qual foi atingido com tiro no pescoço e no tórax lado esquerdo. Em seguida identificado a segunda vítima, qual também estava com dois disparos de arma de fogo, ambas no tórax.

A equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local, onde socorreu as vítimas e encaminhou para o Hospital São Vicente de Paulo.

Sendo que, o jovem de 19 anos identificado como Carlos Daniel da Luz infelizmente não resistiu e veio a óbito logo após dar entrada no hospital, já o senhor Adão da Luz , ficou aguardando vaga para transferência.

A polícia realizou diligencias no intuito de localizar possível autor, ou autores, onde em conversa com vizinhos do local do fato, estes relataram que os envolvidos estavam ingerindo bebida alcoólica, quando em determinado momento ouviu-se os disparos, porém pelo fato de ser um local escuro, não foi possível identificar quem teria realizado os disparos.

Em conversa com as esposas das vítimas, ambas relataram que todos estavam ingerindo bebida alcoólica, quando em dado momento iniciou uma discussão e que logo após houve os tiros e todos saíram correndo da residência sem saber de fato o que tinha acontecido, e que em seguida perceberam que Carlos e Adão estavam feridos, foi quando acionaram a Polícia.

Feito várias diligências com o apoio do Investigador da Policia Civil Clésio e posteriormente com a Equipe da Rotam no intuito de identificar e localizar o possível autor ou autores do fato, porém sem êxito até o momento.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk