sexta-feira, 14 de agosto de 2020

SUPERPÃO COMPRE MAIS PITANGA

OFERTAS DO SUPERPÃO COMPRE MAIS PARA ESTA SEXTA-FEIRA:

PALMITAL - INDIVÍDUOS ADENTRAM RESIDENCIA PARA FURTAR E FORAM IMOBILIZADOS


Polícia Militar do Paraná registra mais de 200 acionamentos relacionados a  delitos eleitorais - A Semana NewsAtravés de uma ligação anônima, a Polícia Militar de Palmital, foi informada que no endereço citado na solicitação, três indivíduos arrombaram uma residência, e que um dos indivíduos havia sido imobilizado por populares dentro da residência.

Diante do fato, a equipe deslocou-se ao local, onde em contato com uma pessoa presente ali, esta relatou que ao chegar na residência que pertence a sua irmã, encontrou a janela dos fundos completamente quebrada e que no interior da casa havia dois indivíduos embalando uma TV de 40"da marca SANSUNG, momento em que conseguiu imobilizar um deles e o outro conseguiu fugir.

Em conversa com a proprietária do imóvel, esta relatou que ainda foram furtados mais um relógio e um rádio.

Ressalta-se que ao chegar no local, foi encontrado o autor com diversas lesões no rosto e braço e com dores e com dores na região da costela, quais foram feitas por populares que estavam no local, mas que não foram identificados, pois ali só estava presente uma única pessoa.

O autor informou que ele mesmo havia furtado uma televisão no dia 07 de agosto e que usava a tornozeleira eletrônica, qual foi violada pelo mesmo e que foi encontrada no dia 12 de agosto.

O autor e o se comparsa são acusados de terem cometido crimes de roubo e furto que vem acontecendo em Palmital. 

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA - MULHER TEVE CELULAR FURTADO DO SEU LOCAL DE TRABALHO


Polícia Militar do Paraná divulga Cartilha de Segurança | A DoisEntrou em contato com a equipe de serviço, uma pessoa funcionária de um estabelecimento comercial, relatando que teria sido vítima de furto.
No local, em contato com a solicitante esta relatou que deixou seu celular da marca SANSUNG J5 de cor branca, no local onde trabalha , sendo que ao voltar a pegá-lo notou que o aparelho havia sumido.

Foram então verificadas as cameras de segurança, onde foi possível ver quem foi a pessoa autora do furto, e de posse das informações foi deslocado até o possível endereço apontado, porém no local foi questionado sobre a suspeita, onde foi informado que a mesma não reside mais ali, e não souberam informar o seu novo endereço.

A vítima foi orientada sobre os demais procedimentos. 

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA - CAMINHONETE FOI FURTADA NAS ÚLTIMAS HORAS

Ontem dia 13 de agosto, por volta 08h35m a polícia Militar recebeu uma solicitação, a qual dava conta de que durante a madrugada teriam furtado sua caminhonete FORD F-4000, placas JTR-8G76, de cor preta , esta que estava no estacionamento do Auto Center do solicitante, do lado de fora.

Diante dos fatos a equipe deslocou-se até a Rua Arthur Mehl, local onde teria ocorrido o furto, onde foram verificadas as cameras de segurança do local, onde se fez presente o proprietário, sendo que foi possível analisar através da imagens , que por volta de 02h20 da madrugada, dois indivíduos trajando bermuda e moletom escuro com capuz, teriam adentrado  pela porta do motorista, retirando os calços, e posteriormente evadindo-se pela Rua Xavier da Silva, sentido rotatória do Mercado Regina.

Foram realizados patrulhamentos nos mais diversos pontos da cidade porém sem obter êxito em localizar o veículo e nem suspeitos. 

O solicitante foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

Caixa credita auxílio emergencial para 4,1 milhões nascidos em agosto

Fachada da Caixa Econômica FederalA Caixa credita hoje (14) auxílio emergencial para 4,096 milhões de beneficiários. São 4 milhões de pessoas nascidas em agosto que já tinham a programação de receber nesta data. Os demais, 96 mil, são os beneficiários nascidos em agosto que tiveram o pedido liberado no início deste mês. Eles tiveram o cadastro reavaliado pelo governo.
O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia de covid-19.
A Caixa tem disponibilizado o auxílio em uma poupança digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem. Pelo programa é possível fazer compras online em estabelecimentos autorizados e pagar boletos.
O saque em dinheiro do benefício, em uma agência do banco, é autorizado posteriormente, conforme calendário definido pelo governo, considerando o mês de nascimento do beneficiário. As transferências para outros bancos ou para contas na própria Caixa seguem o mesmo calendário de saque. Nesse caso, os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas pelo beneficiário.

Ciclo 1

O crédito para os beneficiários nascidos em agosto faz parte do Ciclo 1 de pagamentos do auxílio emergencial. Os saques e transferências estarão liberados no dia 1º de setembro para os beneficiários que receberam o crédito na poupança social hoje.
No ciclo 1, o crédito na poupança social da Caixa está agendado para o período de 22 de julho a 26 de agosto, conforme o mês de nascimento. Os saques e transferências estão sendo feitos de 25 de julho a 17 de setembro.

Bolsa Família

Na próxima terça-feira (18), tem início o saque do auxílio emergencial para público beneficiário do Bolsa Família com NIS final 1. O pagamento para esse público é feito conforme o calendário usual do programa Bolsa Família. Os primeiros a receber são os beneficiários com NIS final 1. Na quarta-feira, será a vez daqueles com NIS final 2 e assim por diante, com exceção do final de semana quando não há pagamentos, até o dia 31 de agosto, quando será liberado pagamento para os beneficiários com NIS final 0. Serão 1,9 milhão de beneficiários por dia.
Fonte: Agência EBC

Planos de saúde vão cobrir exames para detecção do novo coronavírus

A medida foi publicada hoje no Diário Oficial


Plano de SaúdeOs planos de saúde estão obrigados, a partir de hoje (14), a cobrir exames para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a covid-19. A decisão, tomada ontem pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar, prevê a cobertura para a pesquisa de anticorpos IgC ou anticorpos totais e foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
Os exames poderão ser feitos nos pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomas e também para crianças ou adolescentes com quadro suspeito de síndrome multissistêmica inflamatória pós-infecção pelo novo coronavírus.
Os planos de saúde, no entanto, não estão obrigados a cobrir os testes nos seguintes casos: RT-PCR prévio positivo para Sars-Cov-2; pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo; pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de uma semana; para testes rápidos; pacientes cuja prescrição tem finalidade de screening, retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado; e para verificação de imunidade pós vacinal.
Fonte: Agência EBC
Da redação/ Sandra Laciuk

Paróquia São Miguel de Irati abrigará relíquia de São João Paulo II

A fé e a devoção religiosa são consideradas de grande expressão em Irati. E um fato histórico para a comunidade católica, em especial para a etnia polonesa, está para acontecer no município. Em setembro, a Paróquia São Miguel receberá uma relíquia em primeiro grau do Papa, que hoje é santo da Igreja Católica, João Paulo II. Trata-se de uma parte do corpo do santo que ficará exposta na Igreja Matriz para veneração dos fiéis.

Serão duas relíquias que chegarão no próximo mês na Diocese de Ponta Grossa. Além de Irati, o município de Castro também deve receber. O pároco da Paróquia São Miguel, padre Luiz Mirkoski, conta como se deu os trâmites para essa conquista.

“Um resultado que veio de uma proposta do padre Cristiano, que teve sua experiência pastoral aqui na São Miguel, e através de um contato que eu também tive com o diácono Tiago, na época seminarista da Congregação dos religiosos de Nossa Senhora de Sion, que possui casas de formação tanto na Polônia como em Israel. Ele (Tiago) tem contato com o Santuário de São João Paulo II na Polônia, onde há as relíquias para serem distribuídas com toda a prudência e os cuidados”, comenta.

De acordo com o padre, as relíquias do santo são destinadas a lugares que possuem devoção e grande relevância da tradição polonesa. Em Irati, a Paróquia São Miguel possui forte presença da etnia, com celebrações e atividades religiosas na língua estrangeira, fator que foi importante para vinda da relíquia.

“Temos uma hora de oração em polonês todo mês, cultiva-se a missa das línguas, na festa de Pentecostes, o coral polonês. Além disso, temos o quadro de Nossa Senhora de Monte Claro, que foi um presente do papa para Irati. Esses e outros fatores contribuíram para a vinda para cá, a qual foi aceita pelo nosso bispo dom Sergio”, conta o padre.

SOLENIDADE DE ACOLHIDA
29 de setembro, dia do padroeiro, foi a data escolhida para a solenidade oficial de acolhida da relíquia. A Paróquia está preparando uma programação especial, que consiste em uma carreata, santa missa campal e visitação nas comunidades do território paroquial.

No dia 22 de outubro, data da celebração da festa de São Joao Paulo II, a relíquia será colocada oficialmente na Igreja Matriz. “Vamos fixar debaixo do quadro de Nossa Senhora de Czestochowa, onde a estrutura será chumbada e protegida por alarme, câmeras, e isolamento, sendo disponibilizada para visitação pública, onde ficará permanentemente na Matriz São Miguel”, conta padre Luis.

VIDA E FÉ

Emocionado, o sacerdote também relata que possui forte ligação com a vida religiosa do santo. “Eu me emociono porque foi justamente pelo testemunho de João Paulo II que eu me tornei padre. Através de uma missa em 1980 que ele celebrou aqui no Brasil, ao assistir pela televisão eu fui chamado para a vida sacerdotal, aos oito anos de idade. Sempre seguindo sua espiritualidade, tendo ele como exemplo e agora sendo pároco na minha Paróquia de origem, podendo acolher essa relíquia como se fosse o próprio. Com o coração cheio de gratidão de reconhecer a presença de Deus na vida. Para mim é uma confirmação vocacional e de uma devoção do povo de Irati”, finaliza.

HISTÓRICO

João Paulo II teve o terceiro maior pontificado, que iniciou em 16 de outubro de 1978 e só terminou em 02 de abril de 2005 com sua morte, permanecendo 26 anos como soberano da Cidade do Vaticano. Esteve quatro vezes no Brasil onde visitou várias cidades e reuniu multidões. Após confirmações de milagres por sua intercessão, foi canonizado santo em 2014, pelo Papa Francisco.


Fonte: Portal Clique

Da redação/ Sandra Laciuk

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

GUARAPUAVA - POLÍCIA PRENDEU INDIVÍDUO QUE ARREMESSOU OBJETOS, DENTRE ELES UM DINAMITE NA CADEIA PÚBLICA

Por volta das 03h30min da madrugada de hoje do dia 13 de agosto, na Rua Emílio Serrato, Bairro Boqueirão, após solicitação da Policia Civil, a equipe estava realizando patrulhamento no intuito de localizar 02 indivíduos que haviam realizado um arremesso de carregadores de celulares, cabos usb de celulares, fones de ouvido de celulares, brocas, serra de cortar ferro e um cartucho de emulsão com cordel detonante e substancias entorpecentes, na cadeia pública de Guarapuava. 

Sendo que foi avistado um individuo, na Rua Emílio Serrato, em atitude suspeita. 

Dado voz de abordagem, este de primeiro momento não acatou a ordem e tentou evadir-se, porém a equipe logrou êxito em abordá-lo, em busca pessoal nada de ilícito foi localizado, solicitado a documentação, não estava portando, porém quando perguntado seu nome, não sabendo informar seus dados pessoais com precisão, sendo que o nome repassado pelo abordado não deu cadastro. 

Diante disto a equipe informou que iria conduzi-lo até a delegacia para que fosse devidamente identificado, neste momento o abordado se desvencilhou da equipe e começou a correr, pulando vários muros, onde sofreu várias quedas durante a fuga e escondeu-se em um. 

Realizado a abordagem, questionado sobre o arremesso narrado acima, confirmou a autoria, porém não quis informar quem seria o mandante. 

Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao autor, 25 anos, natural de Santa catarina.O suspeito apresentava vários hematomas e escoriações pelo corpo, devido as quedas que sofreu durante a fuga, diante disto foi levado até a Upa Batel onde recebeu atendimento médico. 

Em continuidade,  uma equipe do esquadrão anti-bombas, orientou quanto aos primeiros procedimentos de segurança a serem adotados com o artefato explosivo.


MANOEL RIBAS - MULHER FOI VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Violência doméstica é tema de palestra da cachoeirense Noemi Borges »  DiaaDiaES.com.brEram 12h30m uma pessoa qual é funcionária do Hospital Municipal entrou em contato com a equipe de Polícia, relatando que havia dado entrada no hospital uma mulher vítima de violência doméstica, qual estava com uma lesão na face.

No local, foi identificado a vítima, uma mulher de 35 anos, esta que passou a relatar que foi agredida pelo seu esposo, que da agressão resultou em uma lesão na face, de acordo com o laudo de exame de lesões corporais, assinado pela médica.

Relatou ainda que estava com uma queimadura no braco direito, qual disse ter sido queimada com água quente pelo agressor a três dias atrás.

Diante do fato, foi logrado êxito em localizar o suspeito, onde foi indagado o mesmo a respeito dos fatos, o qual passou a relatar que apenas se defendeu das agressões de sua esposa e que frequentemente a mesma age de forma agressiva

A equipe conduziu o mesmo para a Delegacia de Polícia para que sejam apurados os fatos e tomadas as devidas providencias.

A equipe acionou o Conselho Tutelar para acompanhar o filho do casal, tendo em vista que este estava em casa.

A senhora foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

Pe. Antonio Maria: “Deus permitiu que eu fosse contaminado com a covid-19”

“Nossa Senhora vai esmagar a cabeça da serpente chamada coronavírus. Vamos coroá-la e ela cuidará ainda mais de nós”

Padre Antonio MariaO Pe. Antonio Maria comunicou através da sua conta no Instagram que está isolado em casa devido à confirmação de que contraiu a covid-19. O sacerdote de 74 anos comentou:
“Deus permitiu que eu fosse contaminado com a covid-19. Celebrarei minha missa em particular sem a presença de pessoas, das irmãs. Mas estou em plena recuperação. Estou bem, graças a Deus”.
As irmãs a que ele se refere são as religiosas que o ajudam na transmissão da Santa Missa via internet, bem como em outros eventos virtuais. Devido ao isolamento em casa, elas agora não podem prestar esse apoio.
O Pe. Antonio Maria se mostrou otimista com o tratamento:
“Quero, em primeiro lugar, agradecer a Deus por essa experiência e agradecer a vocês pelo carinho. Àqueles que se preocupam comigo, que rezam por mim, quero dizer que estou muito bem. Estou isolado na minha casa, sendo muito bem cuidado, graças a Deus. E vivendo essa experiência de gratidão a Deus por tudo o que Ele tem feito na minha vida. Vou rezar a missa nas intenções de todos vocês. E domingo que vem, com certeza, já vamos estar juntos na nossa missa online”. 
Ele ainda anunciou:
“Quero dizer que, no dia 23 de agosto, vamos coroar solenemente Nossa Senhora como rainha do corona. Para que ela realmente esmague a cabeça desse mal. Nossa Senhora vai esmagar a cabeça da serpente chamada coronavírus. Vamos coroá-la e ela cuidará ainda mais de nós”.

Fonte: Aletéia Português 

MANOEL RIBAS - MOTORISTA DE GUINCHO FOI VÍTIMA DE ROUBO DURANTE FRETE


Invasão e roubo a fazenda em Heliodora – MG – GIRANDO NO VALE – NOTÍCIASOntem, dia 12 de agosto por volta de  10h25m, compareceu ao Destacamento de Polícia Militar uma pessoa relatando que no domingo dia 09 de agosto foi até a cidade de Lunardelli a fim de fazer frete com seu caminhão guincho, e no momento que passava pelo trevo da cidade foi abordado por dois homens que acenaram pedindo que o mesmo parasse.

Momento em que este acatou a ordem, sendo que os mesmos vieram para cima do mesmo com um facão, subtraindo a força a sua carteira, a qual continha R$ 600,00 em dinheiro, bem como mais R$ 2.400,00 em dinheiro que estava no painel do caminhão. 

Sendo que, logo após fugiram em uma moto a qual estava sem o para-lama dianteiro, porém o mesmo não soube informar a placa e nem afirmar com certeza se a moto era de cor verde ou azul, relatou ainda, que eram dois homens de estatura média um entroncado moreno e outro bem magro e de cor clara.

O solicitante foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

BOA VENTURA DE SÃO ROQUE - INFRAÇÃO DE TRÂNSITO


Polícia Militar do Paraná registra mais de 200 acionamentos relacionados a  delitos eleitorais - A Semana NewsEram 14h40m de ontem 12 de agosto, quando em patrulhamento pela Avenida Dalzotto, a Polícia Militar avistou o veículo GOL de cor verde, qual efetuou uma arrancada brusca na via citada.

Sendo feita abordagem do veículo e constatado que o condutor não possui CNH e também consta débitos de licenciamento.

Diante do fato, foi recolhido o automóvel para o pátio do Destacamento e feitas as notificações pendentes. 

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA - MOTO COM SINAL ADULTERADO FOI ABORDADA PELA POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná divulga Cartilha de Segurança | A DoisPor volta de 19h30m de ontem (12), em patrulhamento peas ruas do Bairro Santa Regina, quando avistou uma motocicleta, transitando pelo local, sendo que, ao avistar a equipe o condutor demonstrou nervosismo, sendo entao, abordado o mesmo, e em consulta através do SESP INTRANET verificou-se que a placa não condizia com a da moto abordada.

Ainda em vistoria, verificou-se que o chassi da motocicleta abordada estava suprimido e o número do motor costa em uma moto de cor azul, baixada pelo DETRAN.

Perguntado sobre a motocicleta, este informou ter comprado ha mais ou menos um mês, e também afirmou não possuir CNH.

Diante dos fatos, foram abordados, a moto e o condutor, sendo encaminhado Delegacia de Polícia para os demais procedimentos.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA - HOMEM DESCUMPRIU MEDIDA PROTETIVA E FOI CONDUZIDO PARA A DELEGACIA


Batalhões da região Norte do estado recebem sete novas viaturas para levar  mais segurança à população | POLÍCIA MILITAR DO PARANÁOntem, dia 12 de agosto, por volta de 11h30m, compareceu ã sede da 3ª uma pessoa, qual é representante da Coordenadoria da Mulher juntamente com uma senhora, esta que relatou ter sido agredida pelo marido no dia anterior.

Segundo a vítima, ela teria solicitado medida protetiva e seu marido estaria em sua casa pela manhã da presente data.

Diante dos fatos, a equipe deslocou-se ate a residência dela, localizando o acusado e conduzindo o mesmo juntamente com a vítima até a delegacia de Polícia Civil.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

Três jogos fecham segunda rodada da Série A do Brasileirão

O jogador Guerrero, do InternacionalNesta quinta-feira (13), três jogos fecham a segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. No Morumbi, às 19h15 (horário de Brasília), jogam São Paulo e Fortaleza. 
O duelo de tricolores marca o encontro do técnico Rogério Ceni contra o time em que é ídolo da torcida. A equipe cearense perdeu na estreia, por 2 a 0, para o Athletico Paranaense. 
Já os paulistas debutam na competição, pois o confronto com o Goiás foi adiado pela primeira rodada após 10 jogadores do Esmeraldino serem diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19).
O segundo jogo de quinta é Internacional e Santos, às 19h30 (horário de Brasília), no estádio Beira-Rio. O Colorado venceu o Coritiba por 1 a 0 fora de casa, e agora tenta a segunda vitória consecutiva dentro de Porto Alegre. O Santos de Cuca, por sua vez, empatou com o Bragantino, por 1 a 1, na Vila Belmiro.
Fechando a noite, o Vasco estreia em São Januário, às 20h (horário de Brasília), contra o Sport. Na primeira rodada, o time do técnico Ramon folgou porque o jogo com o Palmeiras foi adiado por conta das finais do Paulista. O Gigante da Colina trouxe cinco reforços para o Brasileirão, o último deles o lateral-esquerdo Neto Borges, emprestado do Genk (Bélgica). O Leão pernambucano tenta mais um resultado positivo, porque venceu o Ceará, por 3 a 2, na Ilha do Retiro na rodada inicial.
Fonte: Agência EBC
Da redação/ Sandra Laciuk

Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes para covid-19

Estudo mostra que soro é até 100 vezes mais potente que vírus

Pesquisadores retiram soro de cavaloTrabalhos iniciados em maio deste ano por pesquisadores brasileiros de várias instituições científicas verificaram que soros produzidos por cavalos para o tratamento da covid-19 têm, em alguns casos, até 100 vezes mais potência em termos de anticorpos neutralizantes do vírus gerador da doença. A informação foi dada à Agência Brasil pelo coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ele apresenta os resultados dos estudos hoje (13) à noite, durante simpósio sobre covid-19 na Academia Nacional de Medicina (ANM). Na ocasião, Lima Silva anunciará também o depósito de patente para garantia do processo tecnológico produzido no Brasil e a submissão de publicação no MedRxiv, que é um repositório de resultados preprint, ou seja, pré-publicados. Silva é também presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Quando começou, o projeto visava a obter gamaglobulina purificada, material biológico mais elaborado do que soros antiofídicos e antitetânicos. Esse soro é chamado hiperimune ou gamaglobulina hiperimune porque os pesquisadores inocularam o antígeno, durante três semanas, nos plasmas de cinco cavalos do Instituto Vital Brazil (IVB), laboratório oficial do governo fluminense.
Os animais foram inoculados com a proteína S recombinante do novo coronavírus, produzida no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e, após 70 dias, os plasmas dos equinos apresentaram anticorpos neutralizantes 20 a 100 vezes mais potentes contra o novo coronavírus do que os plasmas de pessoas que tiveram covid-19 e estão em convalescência, disse Jerson Lima Silva.

Patente

Os resultados positivos levaram ao pedido de patente, relativo ao processo de produção do soro anti-covid-19, a partir da glicoproteína da espícula (coroa) do vírus com todos os domínios, preparação do antígeno, hiperimunização dos equinos, produção do plasma hiperimune, produção do concentrado de anticorpos específicos e do produto finalizado, após a sua purificação por filtração esterilizante e clarificação, envase e formulação final. O trabalho científico envolve parceria da UFRJ, IVB, Coppe/UFRJ e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Estamos juntando a expertise de várias pessoas”.
Jerson Lima Silva afirmou que o resultado da inoculação nos cavalos foi uma grande surpresa para os pesquisadores. “Os animais nos deram uma resposta impressionante de produção de anticorpos. Inoculamos em cinco e agora estamos expandindo para mais cavalos”. Quatro dos cinco equinos responderam muito rapidamente. “O quinto (animal), assim como acontece nos humanos, teve uma resposta mais demorada, mas também respondeu produzindo anticorpos”. Os cavalos do Instituto Vital Brazil estão em uma fazenda do laboratório, no município de Cachoeiras de Macacu, região metropolitana do Rio de Janeiro.
Os estudos comprovaram que o soro produzido por cavalos para tratamento da covid-19 é superior ao feito com plasma de doentes convalescentes. “A gente vê que o nosso anticorpo do cavalo, em alguns casos, é próximo de 100 vezes mais alto. Entre 50 e 100 vezes”. Isso significa que os anticorpos produzidos pelos animais neutralizam o vírus da covid-19 com até 100 vezes mais potência, “mesmo quando a gente vai para a preparação final dos soros”.

Complementaridade

O coordenador do projeto explicou que outra vantagem do estudo é que ele é complementar às possibilidades de vacinas contra o vírus, cuja maioria se baseia na proteína da coroa. A ideia é que o soro produzido a partir dos plasmas dos equinos inoculados seja usado como tratamento, por meio de uma imunoterapia, ou imunização passiva. A vacina seria complementar.
Após a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o grupo de pesquisadores vai iniciar os testes clínicos, com foco nos pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 que estejam internados, mas não se encontram em unidades de terapia intensiva. Os testes vão comparar quem recebeu o tratamento com quem não recebeu. “A gente está bem otimista. Mas essa é uma etapa que tem de ser feita”, disse Silva.
Ele informou que pretende firmar parcerias com outros laboratórios semelhantes que produzem soro no Brasil, localizados em São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, “porque será preciso muito material”.
O estudo indica que enquanto não há vacinas aprovadas e diante da dificuldade em atender à grande demanda em todo o mundo, o uso potencial da imunização passiva por terapia com soro deve ser considerado uma opção. A soroterapia é um tratamento bem-sucedido e usado, há décadas, contra doenças como raiva, tétano e picadas de abelhas, cobras e outros animais peçonhentos, como aranha e escorpiões. Os soros produzidos pelo IVB têm excelente resultado de uso clínico, sem histórico de hipersensibilidade ou quaisquer outras eventuais reações adversas. Os estudos clínicos ocorrerão em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).
A pesquisa tem apoio financeiro da Faperj, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Fonte: Agência EBC
Da redação/ Sandra Laciuk

Caixa libera saque de auxílio emergencial para 4 milhões de pessoas

Aplicativo Caixa TemA Caixa libera hoje (13) saques e transferências de parcelas do auxílio emergencial para 4 milhões de beneficiários nascidos em maio. O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.
A Caixa tem disponibilizado o auxílio em uma poupança digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem. Pelo aplicativo é possível fazer compras online em estabelecimentos autorizados e pagar boletos. O crédito na poupança social para os beneficiários nascidos em maio foi feito no dia 5 deste mês.
O saque em dinheiro do benefício, em uma agência do banco, é autorizado também conforme calendário definido pelo governo, considerando o mês de nascimento do beneficiário. As transferências para outros bancos ou para contas na própria Caixa seguem o mesmo calendário de saque. Nesse caso, os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas pelo beneficiário.

Ciclo 1

O crédito para os beneficiários nascidos em maio faz parte do Ciclo 1 de pagamentos do auxílio emergencial. Os saques e transferências estarão liberados no dia 13 de agosto.
No ciclo 1, o crédito na poupança social da Caixa está agendado para o período de 22 de julho a 26 de agosto, conforme o mês de nascimento. Os saques e transferências estão sendo feitos de 25 de julho a 17 de setembro.
Calendário de pagamentos – Ciclo 1
Crédito em poupança social da Caixa
22 de julho
(quarta-feira)
24 de julho
(sexta-feira)
29 de julho
(quarta-feira)
31 de julho
(sexta-feira)
5 de agosto
(quarta-feira)
7 de agosto
(sexta-feira)
Nascidos em janeiro
Nascidos em fevereiro
Nascidos em março
Nascidos em abril
Nascidos em maio
Nascidos em junho

12 de agosto
(quarta-feira)
14 de agosto
(sexta-feira)
17 de agosto
(segunda-feira)
19 de agosto
(quarta-feira)
21 de agosto
(sexta-feira)
26 de agosto
(quarta-feira)
Nascidos em julho
Nascidos em agosto
Nascidos em setembro
Nascidos em outubro
Nascidos em novembro
Nascidos em dezembro
Fonte: Caixa Econômica Federal
Calendário de saques em dinheiro e transferências – Ciclo 1
25 de julho
(sábado)
1º de agosto
(sábado)
8 de agosto
(sábado)
13 de agosto
(quinta-feira)
22 de agosto
(sábado)
Nascidos em janeiro
Nascidos em fevereiro e março
Nascidos em abril
Nascidos em maio
Nascidos em junho

27 de agosto
(quinta-feira)
1º de setembro
(terça-feira)
5 de setembro
(sábado)
12 de setembro
(sábado)
17 de setembro
(quinta-feira)
Nascidos em julho
Nascidos em agosto
Nascidos em setembro
Nascidos em outubro e novembro
Nascidos em dezembro
FONTE: AGÊNCIA EBC