sábado, 8 de agosto de 2020

PITANGA – OFERTAS DESTE SÁBADO DO SUPERMERCADO SUPERPÃO COMPRE MAIS

SUPERPÃO COMPRE MAIS
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PARANÁ - CRIANÇA DE 04 ANOS MORRE EM ACIDENTE COM MÁQUINA AGRÍCOLA


Um menino de 4 anos e 4 meses faleceu na tarde desta sexta-feira (07) após sofrer uma queda de um trator agrícola em uma propriedade rural na comunidade de Linha Mata Fome, município de Enéas Marques.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Leandro Legramanti, a criança foi socorrida pelos pais ao Centro de Saúde ainda com vida, mas durante o atendimento não resistiu e entrou em óbito.

Conforme informações, a criança estava junto com o pai que trabalhava na construção de uma cerca na propriedade, quando o menino se desequilibrou e caiu da máquina agrícola.

 A criança foi ainda atingida por um equipamento do trator e sofreu traumatismo craniano.

O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) de Francisco Beltrão.

Fonte: PP NEWS

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

PITANGA REGISTRA O PRIMEIRO ÓBITO POR COVID NO MUNICÍPIO

A secretaria Municipal de Pitanga, divulgou na tarde de hoje, a confirmação do primeiro óbito em decorrência do Covid 19  no município.

Trata-se de uma mulher de 48 anos que estava internada na UTI do Hospital São Vicente de Guarapuava, desde o último dia 16 de julho.

Hoje o município também confirmou  o 138° caso, a paciente é do sexo feminino, 23 anos, sintomática leve, investigando vínculo epidemiológico. 

O novo caso foi confirmado através de exame RT-PCR, realizados pelo Laboratório Central do Estado - Lacen.

O município conta com 138 casos confirmados, com 129 recuperados, mais 38 casos suspeitos, 70 monitorados sintomáticos e 433 descartados.

A secretaria orienta a população, que continue tomando todos os cuidados, com o uso de álcool em gel, máscaras e distanciamento social. Evite aglomerações e se puder fique em casa.

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA - NOTA DE FALECIMENTO/ FAMÍLIA FERREIRA DA COSTA


COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE ROSÂNGELA FERREIRA DA COSTA.

OCORRIDO NO DIA 07 DE AGOSTO DE 2020 NO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PITANGA/PR.

SEU SEPULTAMENTO SERÁ NO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE PITANGA/PR.

A FAMÍLIA NOSSAS SINCERAS CONDOLÊNCIAS.

COMUNICADO IMPORTANTE:

DEVIDO AO ATUAL CENÁRIO MUNDIAL E SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DA SAÚDE DO PARANÁ, A PREVI VIDA ORIENTA A TODOS PARA OS SEGUINTES CUIDADOS.

EVITAR AGLOMERAÇÃO, MANTENHA DISTANCIA DE 1,5 M, USAR ÁLCOOL GEL E LAVAR AS MÃOS SEMPRE QUE POSSÍVEL, USAR MASCARAS DA FORMA CORRETA.

SENDO ASSIM SEJAMOS CONSCIENTES NA PARTICIPAÇÃO DA CERIMÔNIA DE FORMA BREVE, AGRADECEMOS A COMPREENSÃO DE TODOS!


DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA - VEJA COMO PARTICIPAR DO SORTEIO DA MOTO, ASSISTINDO A LIVE QUE ACONTECERA DIA 08/08/2020

ATENÇÃO PARA PARTICIPAR DO SORTEIO DE UMA MOTO.

TEM QUE ESTAR ASSISTINDO A LIVE QUE ACONTECERÁ NO FACEBOOK DA TV IMPACTUS.

COMPARTILHAR E COMENTAR "EU QUERO".

O SORTEIO OCORRERÁ AO VIVO DURANTE LIVE.


NO DIA 08 DE AGOSTO SÁBADO A PARTIR DAS 20hs.
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA - NOTA DE FALECIMENTO/ FAMÍLIA BATISTA


COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE AUGUSTO BATISTA.

OCORRIDO NO DIA 06 DE AGOSTO DE 2020 NO HOSPITAL SÃO JOSE DE LARANJEIRAS DO SUL/PR.

AQUELES QUE DESEJAM PRESTAR AS ÚLTIMAS CONDOLÊNCIAS SEU CORPO.

ESTÁ SENDO VELADO NA CAPELA MORTUÁRIA DO PLANALTO EM PITANGA/PR.

SEU SEPULTAMENTO SERÁ DEFINIDO PELOS FAMILIARES.

COMUNICADO IMPORTANTE: 

ENLUTADA A PREVI VIDA COMUNICA O FALECIMENTO DE AUGUSTO BATISTA.
DEVIDO AO ATUAL CENÁRIO MUNDIAL E SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DA SAÚDE DO PARANÁ, A PREVI VIDA ORIENTA A TODOS PARA OS SEGUINTES CUIDADOS.

EVITAR AGLOMERAÇÃO, MANTENHA DISTANCIA DE 1,5 M, USAR ÁLCOOL GEL E LAVAR AS MÃOS SEMPRE QUE POSSÍVEL, USAR MASCARAS DA FORMA CORRETA.

SENDO ASSIM SEJAMOS CONSCIENTES NA PARTICIPAÇÃO DA CERIMÔNIA DE FORMA BREVE, AGRADECEMOS A COMPREENSÃO DE TODOS!


DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA – OFERTAS DO SUPERMERCADO SUPERPÃO COMPRE MAIS DESTA SEXTA - FEIRA

SUPERPÃO COMPRE MAIS
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PALMITAL - ACIDENTE EM VIA PÚBLICA


Polícia Militar do Paraná registra mais de 200 acionamentos relacionados a  delitos eleitorais - A Semana NewsOntem dia 06 de agosto por volta de 18h30m a equipe de Polícia Militar de Palmital recebeu uma informação do plantonista do Posto de Saúde informando que no local havia chegado uma pessoa vítima de acidente de trânsito.

No local, foi identificado a vítima, qual estava sob cuidados médicos e apresentava  na face e na perna provenientes do acidente.

 Segundo informações, o acidente ocorreu entre uma bicicleta e um veículo VW/ GOL, onde houve uma colisão lateral, a vítima foi socorrida pela equipe de saúde municipal.

 Fonte: Polícia Militar


Da redação/ Sandra Laciuk

MANOEL RIBAS- CONDUTOR ABORDADO FOI DIRIGINDO EMBRIAGADO

Você sabe quais são as infrações gravíssimas de trânsito?As  20h30m, quando a Polícia Militar realizava patrulhamento pelas ruas da cidade, momento que foi avistado um automóvel  GM/S10, de cor prata efetuando manobras perigosas, sendo que, ao avistar a equipe o condutor evadiu-se em alta velocidade.


Diante do fato, a equipe realizou acompanhamento tático logrando êxito em abordar o referido veículo na Rua Brasília, onde foi identificado o condutor de 27 anos, qual apresentava visíveis sinais de embriaguez, indagado o mesmo sobre a ingestão de bebida alcoólica, este afirmou ter ingerido duas latas de cerveja.

Diante disso, foi oferecido teste do bafômetro, o qual prontamente aceitou realizá-lo, onde foi confirmado a ingestão de bebida alcoólica.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao mesmo e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de mantel Ribas para as demais providencias.

A caminhonete foi conduzida até o patio do Destacamento para as demais providências. 

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA - MOTO COM IRREGULARIDADES FOI APREENDIDA


Batalhões da região Norte do estado recebem sete novas viaturas para levar  mais segurança à população | POLÍCIA MILITAR DO PARANÁEram 11h40m de ontem (06), quando a equipe realizava patrulhamentos pela Rua Manoel Mendes de Camargo no Bairro São Basílio, quando uma motocicleta HONDA/CBX 250 TWISTER que transitava pelo local chamou a atenção dos policiais, devido ao fato de estar com escapamento inoperante.

Diante do fato, foi abordado o motociclista, onde foi constatado que o mesmo não possui CNHMIN,.

A moto foi apreendida e recolhida ao pátio da 3ª Companhia, sendo elaborada as notificações pertinentes.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

Estado abre vagas para bolsistas atuarem na Polícia Científica

 UMA DESTAS SEDES DA PESQUISA ESTÁ EM GUARAPUAVA
Governo abre vagas para bolsistas atuarem na Polícia Científica
.Arte: Fundação AraucáriaO Governo do Estado anuncia novas vagas para profissionais e estudantes da área da saúde que queiram atuar como bolsistas em ações de prevenção e combate ao novo coronavírus. Desta vez, as ações serão executadas em oito das 18 sedes da Polícia Científica do Paraná nos municípios de Curitiba, Guarapuava, Toledo, Paranavaí, Maringá, Umuarama, Londrina e Jacarezinho. O edital contempla 32 vagas.
Desenvolvida em parceria entre a Fundação Araucária, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; a Secretaria de Estado da Saúde e a Itaipu Binacional, a ação de prevenção, cuidados e combate à pandemia prevê um investimento total de R$ 14,5 milhões.
Destes, R$ 234,4 mil serão destinados a contratação para a Polícia Científica. Este edital tem a parceria da Secretaria da Segurança Pública que, juntamente com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, irá supervisionar os 32 bolsistas.
"Neste período, estes profissionais serão valiosos e vão contribuir grandemente em nossas unidades, para que possamos ter ainda mais agilidade e eficiência no trabalho desempenhado pela Polícia Científica. É um convênio importante, que vai ampliar o trabalho integrado que já estamos fazendo junto ao Governo do Estado no combate à pandemia", afirma o diretor-geral da Polícia Científica, perito Luiz Rodrigo Grochocki.
“Estamos ampliando a atuação dos bolsistas dos projetos de extensão das universidades para outro serviço importante do Estado realizado nas sedes do Instituto Médico Legal”, explica o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária Luiz Márcio Spinosa.
“É um reforço que vem contribuindo muito com a estratégia do Governo de enfretamento à pandemia e proporcionando também uma experiência única aos estudantes e profissionais que atuam no programa”, diz ele.
“A pandemia afeta todos os setores da sociedade e de atuação do poder público também. Os protocolos de atuação dos IMLs também foram alterados por meio de norma nacional, sobrecarregando as demandas e serviços nestes locais. Abrimos este edital para contribuir com as atividades da polícia científica”, disse o superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona. 
PRAZOS - O prazo para submissão das propostas pelas instituições estaduais de ensino superior e pela Universidade Federal do Paraná é até às 23h59 desta sexta-feira (7)  pelo SigAraucária, localizado no site da Fundação Araucária. A divulgação das propostas aprovadas acontece a partir da segunda-feira (10).
DIVULGAÇÃO – O novo edital também prevê a ampliação do número de quotas de bolsas previstas na Divulgação Científica das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, aumentando a sua vigência por cinco meses adicionais, passando esta a ser de até nove meses.
A submissão eletrônica das propostas deve ser feita pelo e-protocolo, ao Setor de Convênios da Fundação Araucária até às 23h59 desta sexta-feira (7). A divulgação das propostas aprovadas acontece a partir da segunda-feira (10).
INFORMAÇÕES - Informações a respeito das inscrições poderão ser obtidas pelos candidatos pelo e-mail imprensa@seti.pr.gov.br e pelos telefones (41) 3281-7339, (41) 3281-7338 e (41) 3281-7336.
Mais informações sobre o edital em www.fappr.pr.gov.br -Programas – Programas  Abertos – CP 09/2020 – 3ª demanda complementar de bolsistas Ação com a Polícia Científica do Paraná.
Fonte: AEN/ PR
Da redação/ Sandra Laciuk

Parada não programada no porto de Beirute levou ao desastre

Produto foi transportado há sete anos em navio de empresário russo

Bombeiros combatem chamas após explosão em BeiruteO produto químico que provocou a maior explosão em tempos de paz em Beirute chegou à cidade há sete anos, a bordo de um navio de carga de propriedade de um empresário russo que, segundo seu capitão, nunca deveria ter parado na capital libanesa.
"Eles estavam sendo gananciosos", afirmou Boris Prokoshev, que era o capitão do navio Rhosus em 2013, quando, segundo ele, o proprietário da embarcação lhe disse para fazer uma parada não programada no Líbano para pegar carga extra.
Prokoshev contou que o navio transportava 2,75 mil toneladas do produto químico, altamente inflamável, nitrato de amônia da Geórgia para Moçambique, quando veio a ordem para desviar até Beirute no caminho pelo Mediterrâneo.
Foi solicitado à tripulação que embarcasse um equipamento rodoviário pesado e o levasse ao porto de Aqaba, na Jordânia, antes de retomar sua jornada para a África, onde o nitrato de amônia deveria ser entregue a um fabricante de explosivos.
Mas o navio nunca deixaria Beirute. Não houve sucesso em carregar com segurança a carga adicional, e depois se desenrolaria uma longa disputa legal sobre taxas portuárias.
"Era impossível", disse Prokoshev, de 70 anos, à Reuters sobre a operação para tentar carregar a carga extra. "Poderia ter arruinado todo o navio e eu disse que não", afirmou ele por telefone, de sua casa na cidade russa de Sochi, na costa do Mar Negro.
O capitão e os advogados de alguns credores acusaram o proprietário do navio de abandonar a embarcação e conseguiram que ele fosse detido. Meses depois, por razões de segurança, o nitrato de amônia foi descarregado do navio e colocado em um depósito portuário.
Na última terça-feira (4), o estoque pegou fogo e explodiu não muito longe de uma área residencial de Beirute. A enorme explosão matou pelo menos 145 pessoas, feriu 5 mil, arrasou prédios e deixou mais de 250 mil pessoas desabrigadas.

Naufrágio

O navio, que apresentava vazamentos, poderia ter deixado Beirute se tivesse conseguido carregar a carga adicional.
O capitão e três tripulantes passaram 11 meses na embarcação enquanto a disputa judicial se arrastava, sem salários e com suprimentos limitados de comida. Depois que eles saíram, o nitrato de amônia foi descarregado.
"A carga era altamente explosiva. É por isso que foi mantida a bordo quando estávamos lá. O nitrato de amônia tinha uma concentração muito alta", disse Prokoshev.
Ele identificou o proprietário do navio como o empresário russo Igor Grechushkin. Tentativas de contato com Grechushkin não tiveram resultado.
A polícia do Chipre interrogou Grechushkin em sua casa no país, nessa quinta-feira (6). Um porta-voz da polícia cipriota informou que um indivíduo, de quem não citou o nome, foi interrogado a pedido da Interpol em relação à carga de Beirute.
As primeiras investigações libanesas sobre o que ocorreu indicaram negligência no manuseio do produto químico potencialmente perigoso.
O governo do Líbano concordou, na quarta-feira, em colocar todos os funcionários portuários de Beirute, que supervisionam armazenamento e segurança desde 2014, em prisão domiciliar.
O chefe do porto de Beirute e o chefe da alfândega disseram que várias cartas foram enviadas ao Judiciári, pedindo que o material fosse removido, mas nenhuma ação foi tomada.
A Reuters não pôde entrar em contato imediatamente com o ministro da Justiça do Líbano para comentar. O Ministério da Justiça está fechado por três dias de luto nacional.
O navio Rhosus naufragou no local onde estava ancorado no porto de Beirute, de acordo com e-mail de maio de 2018, de um advogado para Prokoshev, dizendo que a embarcação havia submergido "recentemente".
Fonte: Agência EBC

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA - FAMÍLIA MAZUR COMUNICA FALECIMENTO

Categoria em luto - Nota de Pesar - SINPOSBA - Sindicato dos Trabalhadores  em Postos de Combustíveis da BahiaFaleceu na cidade de Itapema/ SC a senhora Francisca Mazur conhecida como "Chica Mazur" ela é natural de Pitanga, onde morava na localidade de Limeira.

Seu corpo será transladado de Santa Catarina para Pitanga onde será sepultada no cemitério de Borboleta Abaixo.


Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares neste momento de profunda dor.

Da redação/ Sandra Laciuk

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

PARANÁ - SUPOSTA APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NA PALMEIRINHA PR

A matéria sobre a suposta aparição de Nossa senhora das Graças no Distrito de Palmeirinha vem dando grande repercussão em toda a região central.

REPORTAGEM : REPÓRTER JONEI FARIAS


PARANÁ - Entre Manoel Ribas e Pitanga acidente com Van de Cambé


O motorista que faz entregas (Giro Rápido) da linha Londrina a Pitanga, perdeu a direção e saiu da pista

Um veículo de entrega, do "Giro Rápido", que passa por toda região Vale do Ivaí, vindo de Londrina.

E que termina o trajeto na região sul, saiu da pista e bateu em uma árvore, neste dia 05 de agosto, de 2020, próximo a comunidade Boa Vista, sentido Pitanga a Manoel Ribas, rodovia PR-466. 

O acidente ocorreu à tarde o veículo Trata-se de uma Renault Master, na cor preta, com placas FEP-XX39, de Cambé e ano 2013. 

O motorista não se feriu gravemente. 

As causas do acidente seriam apuradas.
Fonte: Dia a Dia

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS






PARANÁ - Homem mata cachorro, assa e oferece para vizinhos


Acusado tem diversas passagens pela polícia e é usuário de drogas.

Após denúncia de maus-tratos a animais, a Polícia Civil chegou até uma residência localizada no Bairro Alto Boqueirão em Curitiba, na manhã desta quinta-feira (6).

No endereço, o Delegado Matheus Laiola e agentes da Delegacia de Meio Ambiente, encontraram muita sujeira, sangue e um cachorro assado dentro do forno.

As imagens impressionam. 

De acordo com o delegado, no momento da ação o acusado de maus-tratos - que também é usuário de drogas, não estava no endereço, mas já foi identificado.

Pela casa, sangue do animal estava espalhado por diversos cômodos. 

Além disso, parte da gordura tirada do cachorro estava jogada na cozinha e também no tanque da lavanderia.

Fonte: Dia a Dia

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


IVAIPORÃ - Conhecido "Giovani Pessuti" morre contaminado com a Covid19


Em Jardim Alegre e Ivaiporã, repercutiu a informação da morte do Giovani de Jesus Pesusck, de 52 anos, que era filho de Onélia Pessuti e sobrinho do ex-governador Orlando Pessuti. 

Seu falecimento deixou amigos e familiares enlutados. Segundo informações ele sofria de outras comorbidades. 

"Muito triste saber que você se foi Giovani Pessuti. Sempre alegre em nossas reuniões de família, mas estará em um lugar melhor", disse Arlete Pessuti, em sua rede social. 

Giovani é mais uma vítima, que estava contaminada com o Coronavírus. 

Segundo informações, ele se encontrava internado no Hospital Regional de Ivaiporã, que tem exclusividade para receber pacientes com a Covid ou com suspeita da doença. 

Orlando Pessuti, já tinha relatando o quadro grave de saúde do sobrinho.  

OUTRA MORTE - Um segunda morte de paciente de Covid, também foi confirmada em Ivaiporã, neste dia 06 de agosto, de 2020. 

Familiares informaram que o falecido tem as iniciais J. V. S. B. 

Ele também estava internado. 

Fonte: Blog do Berimbau


DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PARANÁ - Grave acidente deixa cinco pessoas feridas na BR 277


Cinco pessoas ficaram feridas, vítimas de grave acidente de trânsito na manhã desta quinta-feira (6), na BR 277, em Céu Azul.

A batida foi entre dois caminhões, após um deles invadir a pisa contrária no quilômetro 629 da rodovia. Com a força do impacto, os veículos tombaram na pista e a carga ficou espalhada sobre a via.

Acidente aconteceu em trecho de pista simples, onde não é permitido ultrapassagem. As causas da batida são investigadas pela Polícia Rodoviária Federal.

Socorristas do Siate de Cascavel, do Samu e da concessionária responsável pela rodovia foram acionados para atender as vítimas.

O helicóptero Paraná Urgência, operado pela equipe do Consamu, decolou de Cascavel para prestar apoio no atendimento aos feridos.

Das cinco vítimas, um jovem de 22 anos, condutor de um dos caminhões, foi encaminhado em estado grave ao Hospital Universitário de Cascavel. Ele teve politraumatismo.

Outra vítima foi socorrida pelo Siate e levada ao hospital de Santa Tereza do Oeste e a terceira vítima recebeu atendimento do Samu e foi encaminhado ao hospital de Céu Azul. Duas pessoas sofreram ferimentos leves e foram encaminhadas à unidades hospitalares da região.

Um dos caminhões estava carregado com carnes e outro com bolos e produtos de panificação congelados. Por conta do acidente, o trânsito foi parcialmente bloqueado e gerou fila de 10 quilômetros.

ATUALIZAÇÃO

As vítimas foram identificadas como: Ivan Carlos Zantuta, ferimentos leves; Marcelo Shimit, ferimentos graves; Arlei Bressan e Andre Gabriel da Rosa, ferimentos leve e Fábio da Silva Morais, ferimentos moderados.

Fonte: Catve.com

DA REDAÇÃO/MARIA FARIAS



PITANGA _ Supermercado Superpão compre mais, e você juntos somos mais fortes contra o covid19

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA - OFERTAS DO SUPERMERCADO SUPERPÃO COMPRE MAIS DESTA QUINTA – FEIRA

SUPERPÃO COMPRE MAIS 
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PARANÁ - ENCERRA-SE O PRAZO PARA BENEFICIÁRIOS USAREM O SALDO DO CARTÃO COMIDA BOA

Os beneficiários do Cartão Comida Boa têm prazo até a próxima sexta-feira, dia 7, para usarem o saldo remanescente dos vouchers. 

A partir do dia 8, os valores serão zerados. O Comida Boa é uma ajuda emergencial, criada a partir da determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior de que fosse garantido o bem-estar da população. 

Durante três meses, foi concedido o valor de 50 reais para pessoas economicamente vulneráveis comprarem gêneros alimentícios no comércio previamente cadastrado. 

Os recursos vieram do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza.


 

PARANÁ - Agências registram aumento de 92% de novos empregos em julho

As unidades que mais colocaram trabalhadores no mercado em julho foram Umuarama (493), Curitiba (207), Cafelândia (196), Cascavel (195), Rolândia (185).

Agências registram aumento de 92% de novos empregos em julho
.Foto:SEJUFAs Agências do Trabalhador do Paraná registraram, no mês de julho, aumento de 92% na quantidade de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho, se comparado com o mês de abril, início da pandemia.
Para se ter uma ideia da importância destes números, basta fazer uma retrospectiva de quantos trabalhadores conseguiram emprego desde o início da pandemia. No mês de abril foram 2.966 pessoas empregadas, em maio mais 3.940 profissionais, em junho 4.019 paranaenses conseguiram emprego via Agências do Trabalhador, e no mês de julho 5.695 tiveram a carteira assinada.
“Estamos conseguindo bons resultados nas Agências do Trabalhador do Paraná. Mesmo com toda a situação de calamidade da Covid-19 que afetou diretamente a empregabilidade e a oferta de vagas em todo o Estado e mesmo com todas as dificuldades, a rede Sine vem se destacando na intermediação de mão de obra”, disse o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Mauro Rockenbach.
As unidades que mais colocaram trabalhadores no mercado em julho foram Umuarama (493), Curitiba (207), Cafelândia (196), Cascavel (195), Rolândia (185). Sendo que os setores que mais empregaram neste mesmo período foram auxiliar de linha de produção, e abatedor de aves.
Aos 26 anos, Erick Augusto, estudante de engenharia mecânica, atua como operador de telemarketing na empresa SoftMarketing, desde o dia 28 de julho, quando foi contratado pela intermediação da Agência do Trabalhador. “Fiz o agendamento pelo site e fui até a agência no dia marcado para receber o atendimento. Me ofereceram uma vaga de acordo com o meu perfil, essa foi a única vaga que era para meu tipo de trabalho, e fui muito feliz em ser encaminhado e consequentemente contratado”.
Erick foi um dos trabalhadores prejudicados pela pandemia, perdeu seu emprego já tinha dois meses, pois faz parte do grupo de risco e teria que permanecer em teletrabalho. Hoje novamente contratado, exerce sua função em home office. “Conseguir ser contratado para atuar em teletrabalho é muito gratificante pois sei que estamos passando por um momento difícil num período tão complicado”.
O curitibano Carlos Alberto Bertuol conseguiu o primeiro emprego com carteira registrada por meio também da Agência do Trabalhador e começou a trabalhar dia 23 de julho. Ele foi contratado por uma rede de supermercados para exercer a função de operador de padaria e repositor de mercadorias. “Essa é uma ótima oportunidade, pois como muitas empresas estão fechando as portas pela crise, conseguir emprego neste momento vai me ajudar”, disse Carlos.
O atendimento de cada Agência do Trabalhador do Estado é feito pelas prefeituras municipais, com supervisão do Governo do Estado – exceto a de Curitiba, que é de responsabilidade do Departamento do Trabalho da Secretaria.
“Resultados animadores que mostram possibilidades de crescimento em nossas agências. Os números sempre são resultados de muito esforço e dedicação de uma equipe comprometida com o bom atendimento aos trabalhadores. Hoje constatamos melhoria no recrutamento e seleção de mão de obra em toda a nossa Rede”, disse Walmir dos Santos.
PARCERIA – Para a gestora de RH do Condor Super Center e do Instituto Joanir Zonta, Charmoniks Maria da Graça Heuer, a parceria com a Agência do Trabalhador é dinâmica e produtiva. “Temos uma rede com 13 mil colaboradores, atuamos na linha de frente, como serviços essenciais, e continuamos com o processo de contratação diário para atendimento ao cliente, para limpeza, ampliamos o delivery para atendimentos aos colaboradores, então tivemos que nos adaptar e aumentar a contratação de novos funcionários”.
Charmonikis reforça ainda a atuação em conjunto com a Agência do Trabalhador para novas contratações. “Nós atuamos muito junto da Agência do Trabalhador. Várias vagas são preenchidas, e é este um caminho assertivo para contratação de novos profissionais. Temos vagas abertas toda semana, encaminhamos para os postos do Sine os números, com setores e as vagas para contratação imediata”.
PROCURA DE VAGAS – Para consultar as vagas disponíveis na sua cidade, basta acessar o aplicativo SINE FÁCIL que pode ser baixado gratuitamente pela Play Store ou Apple Store, ou pelo site empregabrasil.mte.gov.br. Para acessar o SINE FÁCIL é necessário um QRCODE que pode ser solicitado diretamente no site da Sejuf pelo Chat do Trabalhador.
Também é possível buscar atendimento presencial nas Agências do Trabalhador que estão atendendo ao público, mediante agendamento prévio no site www.justica.pr.gov.br/trabalho.
Fonte: AEN/PR
Da redação/ Sandra Laciuk

MANOEL RIBAS - HOMEM COM MEDIDA PROTETIVA FEZ AMEAÇAS CONTRA FAMILIARES DA EX


Segurança: Polícia Militar vai atuar para prevenir tumulto na manifestação  de domingo - Agência Estadual de NotíciasOntem, dia 05 de junho por volta das 17h15min entrou em contato com a equipe uma adolescente de 13 anos relatando que seu ex-cunhado estava tentando agredir ela, sua mãe e seu padrasto. 

A equipe deslocou até o local e em conversa com os solicitantes fomos informados que o autor entrou no local, onde ambos estavam para tentar retirá-la do local e a todo o momento ameaçando que iria matar todos que ali estavam. 

Sendo que este foi impedido pelo padrasto da solicitante, e que conseguiram fechar a porta e impedir as agressões e ameaças. 

Relatam ainda que isso acontece há um ano e meio e que a irmã da solicitante, uma jovem de 18 anos foi casada com o autor e tem uma filha de 2 anos e inclusive tem medida protetiva e o mesmo descumpre sempre. 

A equipe logrou êxito em abordar o suspeito em um escritório de advocacia, momento que a equipe chegou ao local, o advogado indagou a equipe que no escritório dele não iriam entrar para pegá-lo, que a partir daquele momento o possível autor era seu cliente.

 Foi relatado que se tratava de um flagrante e mesmo assim o advogado insistiu em fechar a porta. 

A equipe aguardou em torno de meia hora a confecção do contrato esperando o advogado e o acusado. 

Foi apreendido até o pátio do destacamento policial de Manoel Ribas um veículo VW/GOL por débitos pendentes que estava sendo conduzido pelo autor. 

Posteriormente deslocado até a delegacia de Manoel Ribas para a confecção dos documentos pertinentes.


Fonte: Polícia Militar



Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA - OCORRÊNCIA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Segurança: Polícia Militar vai atuar para prevenir tumulto na manifestação  de domingo - Agência Estadual de NotíciasNo dia 05 de agosto  por volta das 19h24min atendendo uma solicitação anônima a equipe policial militar deslocou-se até a Rua Fernando Amaro, Bairro Planalto onde segundo o solicitante o filho estava agredindo a própria mãe. 

No local a equipe localizou a possível vitima, a qual relatou que seu filho chegou embriagado na residência e passou a perturbar o sossego da mesma; que decidiu por não representar contra seu filho, ambos foram orientados pela equipe policial.

 Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA VEÍCULO ESTACIONADO FICOU DANIFICADO APÓS COLISÃO


Polícia Militar do Paraná registra mais de 200 acionamentos relacionados a  delitos eleitorais - A Semana News A polícia Militar de pitanga recebeu uma solicitação onde relatou a solicitante, que seu veiculo Chevrolet Onix encontrava-se estacionado, quando um veiculo GM/blazer, de cor prata, colidiu frontalmente com veiculo Onix, vindo a causar danos no mesmo.

O veiculo causador do acidente evadiu-se do local, não sendo possível identificar o condutor e o veículo.

A solicitante orientada quanto as medidas cabíveis posteriores, caso identificasse através de imagens das câmeras de segurança de vizinhos o veiculo envolvido.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA - JOVENS ABORDADOS LAVANDO VEÍCULO EM RIO

Batalhões da região Norte do estado recebem sete novas viaturas para levar  mais segurança à população | POLÍCIA MILITAR DO PARANÁNo dia 05 de agosto por volta das 14h40min, atendendo solicitação, a equipe policial militar deslocou-se até o prolongamento da Rua Sete de Setembro, onde no local foi constatado que três jovens estavam lavando o veiculo Fiat/Uno de cor vermelha, as margens do Rio Pitanga, utilizando água de uma nascente próxima que desemboca no rio, sendo que no local possui uma placa alertando que é proibida a lavagem de veículos com as águas do rio. Os jovens foram identificados.

Foi constatado que ambos estavam poluindo as águas do Rio Pitanga, bem como da nascente.

Diante dos fatos os menores foram apreendidos e conduzidos juntamente com o veículo para a 45 DRP de Pitanga para providências cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

Número de mortes por covid-19 cai 7% em uma semana

ESTADO DO PARANÁ TAMBÉM TEVE UM PEQUENA QUEDA 
Testes para detecção do Covid-19O número de novos óbitos pela covid-19 na 31ª semana epidemiológica (última semana de julho) foi de 7.114, uma redução de 7% na comparação com a semana anterior (7.677), mesmo após o recorde de mortes do dia 29 de julho, que registrou 1.595 casos. É a primeira vez desde o final de junho que o número semanal de óbitos cai no país, segundo balanço epidemiológico apresentado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (5).
"O Brasil, que vinha durante cinco ou semanas epidemiológicas em um número estável, embora muito alto, teve uma queda entre a 30ª e a 31ª semana epidemiológica", afirmou secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros. Com isso, na comparação mundial, os Estados Unidos, que chegaram a experimentar uma forte queda no número de mortes pela doença, voltaram a registrar números crescentes e ultrapassaram o Brasil na última semana, em número de óbitos, com 7.768 novos casos, de acordo com os números da pasta.
Apesar da redução, o Brasil está há mais de dois meses em um patamar acima de 7 mil mortes por semana, em decorrência da covid-19. Ao todo, já são 97,2 mil óbitos e um total de 2,85 milhões de infecções registradas no país desde o início da pandemia. 

Evolução de casos

De acordo com o Ministério da Saúde, a covid-19 segue se desenvolvendo de forma diferente em cada estado. O número de novos casos da doença vem apresentando redução em 11 unidades da federação: Roraima (-17%), Amapá (-9%), Pará (-26%), Acre (-13%), Rondônia (-39%), Mato Grosso do Sul (-6%), Rio Grande do Sul (-8%), Rio de Janeiro (-48%), Bahia (-14%) e Paraíba (-12%). 
Há oito estados onde o número de novos casos apresenta um resultado estável: Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Piauí e Ceará. Já em outros oito estados, houve aumento no número de casos: Santa Catarina (39%), São Paulo (8%), Espírito Santo (12%), Sergipe (22%), Alagoas (21%), Rio Grande do Norte (33%), Tocantins (19%) e Maranhão (7%). 

Evolução de óbitos   

A maioria dos estados apresentou redução no número de novos óbitos por covid-19 na última semana. Segundo o balanço do Ministério da Saúde, houve queda de óbitos em Roraima (-9%), Amazonas (-16%), Amapá (-71%), Pará (-71%), Rondônia (-43%), Maranhão (-40%), Piauí (-13%), Ceará (-27%), Paraíba (-20%), Pernambuco (-20%), Alagoas (-10%), Sergipe(-24%), Rio de Janeiro (-16%), São Paulo (-8%) e Paraná (-7%).
Em Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Espírito Santo, o número de novos óbitos na última semana permaneceu em situação estável na comparação com a semana anterior. Já o aumento do registro de novas mortes foi verificado em oito Unidades da Federação: Acre (100%), Mato Grosso (8%), Mato Grosso do Sul (28%), Bahia (9%), Rio Grande do Norte (107%), Santa Catarina (26%) e Rio Grande do Sul (21%).
Fonte: Agência EBC
Da redação/ Sandra Laciuk