sábado, 4 de julho de 2020

NOTA DE FALECIMENTO/ FAMÍLIA SCHUBER


COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE VALDIR SCHUBER AOS 52 ANOS.

OCORRIDO NO DIA 04 DE JULHO DE 2020 NO HOSPITAL BOM JESUS EM TURVO/PR.

AQUELES QUE DESEJAM PRESTAR AS ÚLTIMAS CONDOLÊNCIAS.

SEU CORPO ESTÁ SENDO VELADO NA COMUNIDADE DE SITIO BOA VENTURA EM BOA VENTURA/PR.

SEU SEPULTAMENTO SERÁ DEFINIDO PELOS FAMILIARES.

A FAMÍLIA NOSSAS SINCERAS CONDOLÊNCIAS

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

OFERTAS PARA ESSE FIM DE SEMANA DO SUPERMERCADO SUPERPÃO COMPRE MAIS

SUPERPÃO COMPRE MAIS
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Jovem de 18 anos é preso com quase 5 quilos de maconha em Peabiru


A prisão do jovem de 18 anos aconteceu ontem, quinta-feira (2).

Quando a Polícia Rodoviária Estadual, do posto de Peabiru, realizava fiscalização de rotina na base. 

Por volta das 22h30min, os policiais vistoriaram o bagageiro de um coletivo que fazia a linha Foz do Iguaçu para Campinas.

E em uma bolsa encontraram 4.730 kg de maconha, divididas em seis sacos plásticos envoltos em café.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS
Fonte: O Coluna








Renato Feder deve ser o novo ministro da Educação

Secretário de Educação do Paraná deve assumir a pasta após saída de Carlos Decotelli, que pediu demissão antes mesmo de assumir o cargo.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve anunciar nas próximas horas o novo ministro da Educação, dias depois da saída de Carlos Decotteli – ele nem chegou a assumir o cargo e pediu demissão pelos equívocos no currículo. 

O favorito ao cargo é Renato Feder, secretário de Educação e Esportes do Paraná, nome que já vinha sendo cotado antes mesmo do anúncio de Decotelli.

Conforme consta no site da Secretaria, Feder é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Foi professor da Educação de Jovens e Adultos, lecionou matemática por dez anos, além de ter sido diretor de escola por oito anos. 

Também foi assessor voluntário da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, além de ter atuado como empresário do setor de tecnologia.

O desafio de Feder no comando da pasta é encontrar uma solução para a educação brasileira em meio à pandemia da covid-19, como a data e medidas para o retorno às aulas e a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS



CIS é alvo de pichação em Pitanga

A obra que será o CMASP - Centro Municipal de Atenção à Saúde de Pitanga, que seria utilizado enquanto perdurar a pandemia como Centro de atendimento ao covid, sofreu pichações.

A Prefeitura de Pitanga vem, por meio desta, manifestar seu total repúdio ao ato praticado na obra do CMASP, onde várias paredes foram pichadas.

De acordo com o Artigo 65 da Lei 9.605, a prática de pichação é crime passível de pena de detenção de 3 meses a 1 ano de prisão, e multa.

Ao prejudicar o patrimônio público, a atitude lesou não apenas a Prefeitura Municipal de Pitanga, mas a todo cidadão que contribui para que a saúde pública e gratuita seja oferecida a todos.
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA: VEM AI LIVE AMIGOS PROSAS E VIOLAS


🤩COMPARTILHE E MARQUE SEUS AMIGOS!!!🤩   Amigos de Pitanga e Região, Paraná, Brasil e Mundo. 

É com orgulho que lançamos a LIVE "AMIGOS, PROSA E VIOLA: UM ENCONTRO DOS MÚSICOS DE HOJE E UM TRIBUTO ÀQUELES QUE SE FORAM". 

No dia 12 de Julho, domingo, a partir das 10h da manhã, iremos fazer uma live com a participação de grandes artistas de Pitanga e de toda a região. Será algo memorável.

Os tempos são difíceis, mas o nosso carinho irá transpor todas as barreiras das dificuldades. Com todo o cuidado e respeitando o distanciamento, ao ar livre, iremos fazer essa transmissão com a parceria do amigo Jonei Farias pelo FACEBOOK da TV Impactus - Notícia e Fé no Centro do Paraná.

Você empresário, fã, parceiro, amigo, que queira patrocinar a live, entre em contato com o Marcos Ventanas pelo fone (42) 9 9967-1985. Sua ajuda será imensurável e tornará este momento possível.

Durante a live você também poderá fazer a sua doação em dinheiro e em cestas básicas. TUDO o que for arrecadado será revertido para os músicos, um dos profissionais mais afetados pela pandemia.

Divirta-se e emocione-se com a gente. 

DA SUA CASA VOCÊ FARÁ A DIFERENÇA. 

Contamos com a sua participação.

Teremos uma linda homenagem aos artistas de Pitanga que já nos deixaram.

Participação:

Ventanas Ventanas
Theo e Julio
Vanessa Rosana Dos Santos (Jurly Ribeiro)
Elton Paulo
Diego Falcão.
GABRIEL SIQUEIRA
Adan Markus
Milena Gaiteira
Daniel Miranda
Denilson Costa
Giovanni Goes
Dyego Almeida
Joao Marcos Dos Santos
Genilso Ramos
Noartio Aguiar
Léo Ávila
Lenno Henrique
Cesar Silva
Marcos Ventanas
ADILSON E ANDREI
DANILO LIMA E LUIZINHO
Vilmar Besusko
JOSMAR
DYANGO VIOLA
Mauro Martins
GILMAR GAITEIRO
Wilson Oliveira
VILMAR Merigo
EDINHO GAITEIRO
Anderson Silva
Delton França
Luis Felipe Almeida
Beto Miller
Miguel Tomen
Vagner Gabriel
JONAS VIEIRA
Odair Delli Colli
Juninho Nascimento
Rodrigo Ribeiro Minuano

#livedosmúsicos #pitanga #livesolidária


DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

NOTA DE FALECIMENTO/ FAMÍLIA CEDORAK


COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE JOZAFAT CEDORAK CONHECIDO COMO "FATIO" AOS 79 ANOS.

OCORRIDO NO DIA 03 DE JULHO DE 2020 EM SUA RESIDENCIA NA COMUNIDADE DE BORBOLETA BERARDI EM PITANGA/PR.

AQUELES QUE DESEJAM PRESTAR AS ÚLTIMAS CONDOLÊNCIAS.

SEU CORPO ESTÁ SENDO VELADO NA CAPELA MORTUÁRIA CENTRAL EM PITANGA/PR.

SEU SEPULTAMENTO SERÁ DEFINIDO PELOS FAMILIARES.


A FAMÍLIA NOSSAS SINCERAS CONDOLÊNCIAS

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

JÁ SÃO 37 PESSOAS QUE VENCERAM O COVID EM PITANGA

Nenhuma descrição de foto disponível.

Da redação/ Sandra Laciuk


FESTA JUNINA NA PORTA DE CASA, ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO PARA OS IDOSOS

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, criança e atividades ao ar livreA equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, de Pitanga vem se adaptando a cada dia para não deixar de lado aqueles que nesta época estão sendo os mais atingidos.

Pensando nisso, a equipe teve uma ideia genial para alegrar nosso idosos, preparou uma surpresa para os participantes do Centro de Convivência do Idoso.

Uma festa junina na porta de casa, descontraiu e matou a saudade de todos, tudo a base de muita música, dança e alegria!

Neste momento, onde as atividades presenciais do Centro de Convivência do Idoso estão suspensas, atitudes como esta ajudam a suprir descontrair e proporcionar descontração e alegria, mandando embora o tédio.

 Da redação/ Sandra  Laciuk


Paraná se prepara para ampliar o fornecimento mundial de alimentos

A nova ordem econômica e geopolítica mundial, que vem sendo desen...A nova ordem econômica e geopolítica mundial, que vem sendo desenhada no pós-pandemia, abre espaço para o Brasil ocupar uma nova posição no mercado internacional e uma grande oportunidade para o Paraná ampliar o fornecimento de alimentos do mundo.
 No encontro virtual Comex 20+ - Tendências, Insights e Ações, realizado nesta quinta-feira (02), o chefe da Casa Civil do governo paranaense, Guto Silva, explicou como o Estado se prepara para isso.
Segundo ele, a estratégia para ocupar mercados internacionais foi definida no início da gestão do governo Carlos Massa Ratinho Junior, com o projeto de remodelação e modernização da infraestrutura. O plano é oferecer condições de escoamento que acompanhem a expansão do agronegócio paranaense, que dobra de tamanho a cada 10 anos.
“Duplicamos a capacidade da Ferroeste, as rodovias do Estado vão entrar no pacote de concessões federal, o que deve baixar o valor do pedágio em pelo menos 50%, além de incluir obras para ampliar muito nosso anel viário, que desde os anos 90 teve poucas intervenções. Também temos dois novos portos desenhados. Tudo isso vai dar ao Paraná extrema competitividade para o futuro”, afirmou o chefe da Casa Civil.
O momento atual, destacou, é de conquistar terreno no agronegócio. “O Paraná vem se especializando no agro, que corresponde a quase 80% da nossa pauta exportadora. Das dez maiores cooperativas da América do Sul, sete ficam no Paraná. São vantagens que já temos e podemos potencializar, agregar valor, com biotecnologia e mais ciência para nos tornarmos imbatíveis no abastecimento do mundo”, afirmou.
Guto Silva destacou que ao demonstrar real disposição para resolver gargalos e de apoiar a produção paranaense, o Governo atraiu o interesse de empresas. Dos R$ 60 bilhões de investimentos privados definidos como meta da gestão para quatro anos, mais de R$ 40 bilhões já estavam garantidos antes do início da pandemia.
“Isso demonstra que a estratégia funcionou, embora a pandemia vá desacelerar um pouco os investimentos. Mas esse é o desenho que estamos construindo no nosso território. Temos que ganhar competitividade, temos que acotovelar São Paulo e Santa Catarina para ganhar espaço, porque temos ativos muito importantes e estamos focados nessa realidade”, disse.
CAPITAL BARATO, MUNDO ABERTO – A live sobre o novo momento do comércio mundial apontou a tendência de globalização, que defende a aproximação entre países que se relacionam com mais facilidade, ou que estejam mais próximos fisicamente.
Segundo analistas, as grandes economias globais vão procurar reduzir a dependência da China e buscar novos parceiros comerciais, mais próximos e mais alinhados. O movimento pode beneficiar o Brasil.
“Tenho a convicção que a médio e longo prazo o Brasil vai ter que se reposicionar nesse jogo geopolítico, encostando nos Estados Unidos e outros países estratégicos para poder não só exportar, mas atrair investimentos que ampliem a indústria do País. Desta forma, podemos nos tornar o novo parque fabril das Américas”, disse Silva, para quem essa movimentação deve alavancar a recuperação da economia.
O cenário, acrescentou, é de boas oportunidades de exportação para a indústria nacional no aspecto cambial e de grandes desafios para agregar valor a essa mesma indústria, com investimentos em maquinário e tecnologia.
“Os produtos agrícolas geram emprego e renda, mas na receita do Estado representam muito pouco. Então, a industrialização da produção agrícola nos interessa muito, precisamos ativar, fomentar agregação de valor para que a cadeia gire, gere mais empregos, produtividade e riqueza para o Estado”, disse Silva.
Para o chefe da Casa Civil do Paraná, mesmo com o cenário de retração causado pela pandemia do coronavírus, este é o momento para investir. “Apesar de todo o quadro negativo, temos que dar um choque de percepção de negócio. O País tem muita burocracia, custo alto e eficiência baixa. No Paraná, nós estamos abrindo uma empresa em 2 horas, antes era preciso 60 dias para ter um CNPJ, é um combate diário contra a burocracia. É preciso mudar a mentalidade e aumentar a eficiência”
Fonte: Agência AEN
Da redação/ Sandra Laciuk

Paraná ultrapassa 2 mil casos em 24h e bate recorde de mortes

São 2.060 confirmações e 44 mortes causadas pela Covid-19. O alcance da doença chegou a mais de 90% dos municípios. Dos 399, apenas 36 ainda não registram diagnóstico positivo. Agora são 26.024 casos e 693 mortos.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (2) número recorde de casos e mortes pela Covid-19. São 2.060 confirmações e 44 pessoas perderam a vida.
O alcance da doença chegou a mais de 90% dos municípios paranaenses. Dos 399, apenas 36 ainda não registram diagnóstico positivo e, em 36%, 147 cidades, já ocorreram mortes pela doença.
Há ajustes de município, exclusão de confirmações e de um óbito detalhados ao final do texto.
O total de diagnósticos confirmados chega agora a 26.024 casos e 693 mortos entre residentes do Paraná, a partir da divulgação dos casos em 12 de março.
Desde o início do monitoramento a Secretaria da Saúde confirmou por dia, em média, 232 diagnósticos positivos em 112 dias. Em relação às mortes, em média, sete pessoas perderam a vida desde o primeiro óbito registrado no Estado, em 27 de março, há 97 dias.
INTERNADOS – 798 pacientes estão internados hoje (quinta-feira). 636 pacientes estão em leitos SUS (220 em UTI e 416 em leitos clínicos/enfermaria) e 162 em leitos da rede particular (61 em UTI e 101 em leitos clínicos/enfermaria).
Há outros 741 pacientes internados, 421 em leitos UTI e 320 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.
MORTES – A secretaria informa a morte de mais 44 pacientes, e todos estavam internados. São 21 mulheres e 23 homens, com idades que variam de 38 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 18 de junho a 2 de julho.
Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (15), Colombo (5), Piraquara (4), Cascavel (3), Toledo (2). Um caso em cada um dos seguintes municípios: Araucária, Chopinzinho, Cianorte, Enéas Marques, Fazenda Rio Grande, Guapirama, Ibaiti, Londrina, Lunardelli, Peabiru, Rolândia, Santana do Itararé, São José dos Pinhais, Sengés e União da Vitória. MUNICÍPIOS – 363 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19.  Santo Antônio do Paraíso e São Pedro do Ivaí registraram casos pela primeira vez. Em 147 municípios há mortes pela doença.
FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria registra 280 casos de residentes de fora. Treze pessoas morreram.
AJUSTES - Alteração de município. Um caso confirmado na data de 22 de junho em Quatro Barras foi transferido para Piraquara. Um óbito confirmado na data de 23 de junho em Francisco Beltrão foi transferido para Marmeleiro.
Exclusão: Um caso confirmado na data de 17 de junho em São Sebastião da Amoreira foi excluído por duplicidade de notificação.
Um óbito confirmado em Rancho Alegre na data de 22 de maio foi retirado do boletim. Após investigação epidemiológica ficou confirmado como morte por outras causas.
A Secretaria da Saúde lembra que os municípios têm critérios diferentes de confirmação de casos e por isso pode ocorrer divergência de número de pacientes. Informa, ainda, que os dados são consolidados na gestão estadual, mas os municípios encaminham as informações para as regionais que repassam para o CIEVS na Sesa.
Fonte: Informe SESA
Da redação/ Sandra Laciuk

POLÍCIA DE PALMITAL CUMPRIU DOIS MANDADOS DE PRISÃO NAS ÚLTIMAS HORAS

Policia Militar do Paraná completa 164 anos nessa sexta-feira (10)Ontem dia 02 de julho, quando a equipe realizava patrulhamentos  avistou um cidadão em atitude suspeita.

Sendo que, ao abordar o mesmo foi constatado se tratar de um homem de 52 anos, o qual tem um mandado de prisão em seu desfavor.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão e encaminhado o mesmo para a Delegacia de Polícia Civil de Palmital, para os demais procedimentos.

Fato 02:

Ainda nesta mesma data, através de uma denúncia anônima, a Polícia Militar tomou conhecimento, que um foragido estaria escondido em um terreno com construção, o qual estava em uma barraca improvisada.

Diante dos fatos, foi deslocado até o local, onde a equipe logrou êxito em encontrar um homem de 27 anos, escondido debaixo das folhas de eternite.

Foi então dada voz de prisão para o mesmo, e encaminhado para a Delegacia de polícia Civil de Palmital.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk


RECUPERADA MOTO QUE FOI FURTADA EM PITANGA

Por volta das 18h30min de ontem 02 de julho, em patrulhamento pela Rodovia PR 466, próximo ao trevo de acesso à Ivaiporã, a Polícia Militar avistou uma motocicleta ocupada por dois indivíduos, a qual parecia com  a moto furtada no último dia 01 de julho em Pitanga.

Dada voz de abordagem aos mesmos, quais não acataram e se evadiram, e ao saírem na rodovia abandonaram a motocicleta tomando rumo ignorado. 

Ao verificar a placa AXQ-6882 da motocicleta constou alerta de furto/roubo, sendo então encaminhada a mesma para a Delegacia de Manoel Ribas para providências. 

A equipe fez buscas nas imediações onde foi abandonada a motocicleta, porém não localizou os ocupantes.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk


quinta-feira, 2 de julho de 2020

OAB EM DESTAQUE! VOCÊ CONHECE A ADVOCACIA DATIVA?

OFERTAS DO SUPERMERCADO SUPERPÃO COMPRE MAIS

SUPERPÃO COMPRE MAIS
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Marquinho - PRF apreende quase 200 quilos de maconha

A Polícia Rodoviária Federal da Unidade de Laranjeiras do Sul apreendeu 197 quilos de maconha na noite dessa quarta (1) no município de Marquinho. A apreensão ocorreu por volta das 19h30 quando a equipe de serviço deu ordem de parada a um Kia Sportage que seguia na BR-277, no sentido Foz do Iguaçu – Curitiba.


Entretanto, o motorista desobedeceu a ordem e fugiu em alta velocidade. Conforme a PRF, no km 451 ele acessou o trevo de Marquinho. O acompanhamento prosseguiu por aproximadamente 21 quilômetros, e só terminou quando o motorista perdeu o controle da direção. 


O carro saiu da pista em uma curva e foi encontrado acidentado no meio do mato. O motorista fugiu. Dentro do carro, os policiais rodoviários encontraram 11 fardos de maconha que totalizaram 197 quilos da droga. Ainda de acordo com a PRF, o carro tinha queixa de roubo. 


Por fim, a ocorrência que contou com o apoio da Rotam da Polícia Militar de Laranjeiras do Sul, foi encaminhada à 2ª SDP.

Samu socorre gestante e salva casal em capotamento em Barbosa Ferraz


O acidente aconteceu no trecho que liga a cidade de Barbosa Ferraz ao distrito de Tereza Breda.

Na região próximo a entrada para Pocinho, segundo informaram os socorristas do SAMU de Barbosa Ferraz.

A equipe de resgate do SAMU, por volta das 9h da manhã de ontem, quarta-feira (1).

Estava retornando do distrito de Paraíso do Sul, onde foram atender uma gestante em trabalho de parto.

Quando se depararam com o acidente que havia acabado de acontecer.


DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS



Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público do Paraná deflagram operação contra o tráfico de drogas em cidades da região centro-oeste do Paraná


Os mandados de busca e apreensão e de prisão estão sendo cumpridos em
Campo Mourão, Mamoré, Joanópolis, Ubiratã, jurada, Goioerê, Boa Esperança e Ivaté
Uma grande operação contra o tráfico de drogas foi deflagrada pela Polícia Militar (PM), Policia Civil (PC) e Ministério Público do Paraná (MPPR), na manhã desta quinta-feira (2).

Denominada Jurada, a operação visa desmantelar um grupo criminoso responsável por uma grande movimentação de entorpecentes na região. Além disso, integrantes do grupo também são suspeitos de envolvimento em outros crimes.

Desde as primeiras horas desta manhã, mais de 170 policiais militares e civis distribuídos em mais de 35 viaturas estão nas ruas para cumprir 51 mandados de busca e apreensão e outros 25, de prisão.

Em uma das residências, em Campo Mourão, os policiais apreenderam 1,5 kg de maconha, 1,2 kg de cocaína, 380 gramas de crack, 11 munições, duas balanças de precisão e R$ 28,9 mil em espécie. Foram presas 35 pessoas durante a operação.

Os alvos da operação estavam sendo investigados havia pelo menos
6 meses. Durante esse período foi possível mapear as movimentações do grupo e identificar o núcleo da quadrilha.

As investigações foram conduzidas pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Ubiratã, em parceria com o 11° Batalhão de Polícia Militar e Delegacia de Polícia Civil de Ubiratã.

A operação deflagrada nesta manhã é uma das maiores já realizadas contra o tráfico de drogas na região. 

Em agosto de 2019 uma operação realizada em Ubiratã resultou na prisão de 27 pessoas suspeitas de integrar quadrilhas de tráfico entorpecentes no município e também em cidades vizinhas.

As pessoas detidas e materiais ilícitos apreendidos durante as diligências estão sendo encaminhados para as delegacias da Polícia Civil de Ubiratã e Campo Mourão. 

O balanço final será divulgado logo mais.
3ºCRPM/11ºBPM

Comunicação Social 11° BPM/Campo Mourão

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS



02 de Julho dia do Bombeiro.


Os únicos que possuem a coragem necessária de adentrar chamas enfrentar o perigo para salvar uma vida.
O perigo está sempre no dia a dia de um bombeiro, seja lutando contra o fogo ou numa situação limite em que há risco de vida para pessoas inocentes.

Os nossos bombeiros merecem todas as comemorações do mundo!

Parabéns a todos os nosso heróis, um Feliz Dia do Bombeiro!

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Ministério Público do DF deflagra Operação Falso Negativo

Objetivo é apurar ilegalidades na compras de testes de covid-19



Moradores de Águas Claras enfrentam filas enormes para teste do Covid-19 no estacionamento do Centro Universitário Euroamericano (Unieuro). 
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Justiça Criminal de Brasília deflagraram hoje (2) a Operação Falso Negativo, com o objetivo de apurar supostas ilegalidades em contratações de testes para a detecção de covid-19 em oito unidades federativas.
De acordo com o MPDFT, as suspeitas são de que, por meio da dispensa de licitações devido à situação emergencial decorrente da pandemia, mais de R$ 30 milhões tenham sido desviados em superfaturamento de contratos para aquisição de testes destinados à detecção da doença.
Segundo os investigadores, a soma do valor das dispensas de licitação sob investigação supera R$ 73 milhões. O processo corre em sigilo.
Setenta e quatro mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPDFT em São Paulo, no Espírito Santo, Rio de Janeiro, na Bahia, em Goiás, Santa Catarina e no Paraná, além do Distrito Federal.
Os suspeitos podem responder por crimes de fraude em licitação, formação de cartel, lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa e passiva.
Contactado pela Agência Brasil, o governo do Distrito Federal (GDF) informou que “todos os testes comprados, recebidos por meio de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde, têm o certificado da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e, portanto, foram testados e aprovados pelo órgão federal”.
Com relação aos preços praticados, o GDF informa que eles representam os valores do mercado e que as compras foram feitas “avaliando as marcas apresentadas, os certificados de qualidade e os menores preços apresentados pelas empresas nas propostas”.
Fonte: Agência EBC
Da redação/ Sandra Laciuk

OFERTAS SUPERMERCADO SUPERPÃO COMPRE DE 01 A 04 DE JULHO

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PF investiga 'Homem Pateta' que estimula, na web, crianças a se mutilarem

NESSA PANDEMIA NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO PASSANDO MAIOR PARTE DO TEMPO EM CASA E CONSEQUENTEMENTE  NAS REDES SOCIAIS, POR ISSO O CUIDADO DEVE SER REDOBRADO

Polícia descobre paradeiro do 'Homem Pateta', que induz crianças ...Um homem vestido com uma máscara do personagem Pateta, da Disney, estaria induzindo crianças e adolescentes a se mutilarem. A Polícia Federal (PF) passou a investigar o caso e, de acordo com os agentes, um perfil com o nome de Jonatan Galindo nas redes sociais está promovendo os vídeos.

O intitulado "Homem Pateta" ensina táticas de mutilação e induz crianças a cometerem suicídio. A Polícia Federal também informou que o suspeito lança desafios em que o personagem dá instruções e pede para que as crianças as sigam. As respostas podem ser enviadas por mensagens de texto, vídeos e até ligações ao vivo, que logo são excluídas pelas vítimas a pedido de Jonatan.


De acordo com investigações da Polícia Federal, o "Homem Pateta" teve seu perfil criado em 2017 na Europa e no México. Algumas contas com codinome Jonatan Galindo já apresentam conteúdo em português.

A PF alerta os pais a manterem um vínculo de amizade e cumplicidade com os filhos, ter um conhecimento básico sobre internet, computação e redes sociais. Os responsáveis devem evitar altas exposições dos filhos online, seja por fotos ou vídeos, além de acompanhar os conteúdos consumidos pelas crianças.

Na avaliação do psiquiatra Rodrigo de Almeida Ramos, o risco é limitado, porém, a prática da automutilação tem origens mais complexas e envolve a perda de controle do indivíduo tanto no mundo interno quanto no externo. "Além disso, mais de 90% dos casos de suicídio envolvem uma doença mental como depressão ou transtorno bipolar. De tal sorte, que para praticar a automutilação e o suicídio, o adolescente tem que estar minimamente doente. Pessoas sadias mentalmente dificilmente tornam-se presas para atividades psicopáticas de pessoas desconhecidas", afirma.

Ao mesmo tempo, o especialista reitera que isso não desobriga os pais a estarem sempre atentos ao que os filhos veem na internet. "O adolescente, por ainda não ter a parte cerebral relacionada ao controle dos impulsos totalmente desenvolvida, pode ter acesso a materiais que ainda não tem condições de compreender e isso deixá-lo ansioso. E ainda promover um compartilhamento desse material entre amigos que, então, pode chegar a um adolescente vulnerável. Tivemos recentemente o caso da boneca Momo que, embora tenha gerado um estado de alerta na sociedade, não refletiu em aumento de casos de automutilação ou suicídio", conclui.


Recomendações

Em tempos de pandemia, em que as crianças e os adolescentes estão cada vez mais atuantes na internet, a exposição a esse tipo de conteúdo preocupa. A pedido da reportagem, o psiquiatra Ricardo Abel Evangelista apresentou duas formas de como os adultos podem interferir no risco de comportamentos induzidos de automutilação ou suicídio pelas crianças. Uma forma tem a ver com a presença de longo prazo dos pais na vida da criança e outra com intervenções mais imediatas quando os riscos já estão instalados. Confira:

1: Intervenção mais longa Crianças com boas referências adultas tendem a desenvolver melhor a noção do que é vida real e o que é fantasia, aumentando esta fronteira com seu amadurecimento e medindo cada vez melhor as consequências de seus atos. Este é um processo de longo prazo que ocorre porque, com pais presentes e participativos, elas vão recebendo desde sempre noções limitadoras (certo e errado, bem e mal, por exemplo) e, acima de tudo, forma-se o vínculo de confiança necessário para que ela fale sobre o que acontece em seu mundo com os pais. Assim, eles podem fazer novas orientações, incentivar os bons comportamentos e inibir os ruins. Quando a presença parental é falha, surge um vão nas demandas por acolhimento que a criança naturalmente tem, tornando-se assim mais vulnerável a orientações provenientes de outras figuras de afeto substitutas - mesmo que tal figura seja um personagem de internet.

2: Intervenção mais imediata - A primeira e mais óbvia é a recomendação de que os pais precisam ter ideia de quais conteúdos os filhos visitam na rede mundial e filtrem isso por eles. Crianças estão em desenvolvimento cognitivo e intelectual, são naturalmente curiosas, e precisam de certo balizamento ao longo da infância para que, aos poucos, elas desenvolvam os próprios filtros. Contudo, além deste comportamento vigilante dos pais, talvez ainda mais valioso que isto seja a atitude afetiva e acolhedora destes. Há que se ter os momentos de firmeza na contenção de certos comportamentos da criança - quem é pai ou mãe sabe disso - mas o laço afetivo permite que a criança confie nos adultos e conte as coisas que viu e ouviu, servindo como alerta aos pais. Caso se detecte algo suspeito na fala da criança, os pais não devem mostrar descontrole, mas terminar de ouvir e explicarem com a maior calma e firmeza possíveis que aquilo não seria certo, não tem cabimento, ou algo assim. A segunda atitude, aí sim, é impor filtros aos sites visitados pela criança. Embora isso pareça muito óbvio, no mundo atual onde casais trabalham bastante (fora de casa ou em home office) o grande desafio é dedicar o tempo necessário atendendo os filhos com diálogo, brincadeiras, orientações e, por que não, ensinando certos limites.

Caso a criança persista com ideias ou atos de automutilação, ou com falas sobre suicídio mesmo após a interferência dos pais, então, a avaliação psicológica e psiquiátrica será fundamental para que as causas daqueles atos sejam melhor elucidadas e tratadas.


Fonte: Jornal Estado de Minas

Da redação/ Sandra Laciuk