sexta-feira, 5 de junho de 2020

PITANGA CONFIRMA MAIS DOIS CASOS DE CORONA VÍRUS NA MANHÃ DE HOJE

Veja o pronunciamento do prefeito Maicol e da Secretária de Saúde Emilly Sakurai:



Da redação/ Sandra Laciuk

PRF apreende drogas em falso carro do Ministério da Saúde em Irati

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na tarde dessa quinta (4) 150 quilos de maconha em frente a Unidade Operacional da polícia na BR-277 em Irati. De acordo com a PRF, o carro tinha falsas plotagens do Ministério da Saúde. 

Ainda conforme o relato dos policiais, o GM Prisma tinha placas de Foz do Iguaçu. 

O carro foi abordado durante uma fiscalização de rotina em frente ao posto da PRF. 

O motorista fugiu para uma mata próximo ao local e assim, não foi identificado. A droga estava sendo transportada dentro do porta-malas. 

CIGARROS Ainda na BR-277, em Ponta Grossa, na tarde de ontem (4) os policiais perseguiram por cerca de seis quilômetros um caminhão que estava carregado com aproximadamente 400 mil carteiras de cigarro. 

O motorista foi preso. Na quarta (3), a PRF já tinha feito outra grande apreensão de cigarros em Irati. 

Conforme a assessoria da PRF, nas duas ocorrências foram retirados de circulação aproximadamente 725 mil carteiras de cigarro. 

O valor estimado para este volume é de R$ 4 milhões
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS
Fonte: RSN

VEÍCULO FURTADO EM PITANGA


A POLICIA MILITAR REGISTROU UM FURTO DE VEICULO, NAS ULTIMAS HORAS EM PITANGA.

O CARRO FOI LEVADO DA FRENTE DA CASA DO DONO, PERTO DO COLÉGIO AFONSINA.

E FOI ENCONTRADO DEPENADO NA FRENTE DA PAINEIRA.

Fonte: PM

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


AGITADO O PLANTÃO POLICIAL EM PITANGA E REGIÃO

ROUBO AGRAVADO EM PALMITAL

Por volta das17h00min, do dia 04 de junho de 2020, na Rua Escritor Egleci Terezinha Gomes, Centro, a equipe recebeu uma solicitação de uma mulher, 34 anos, relatando que sua loja, havia sido roubada. 

No local foi colhido informações com a vítima acerca dos autores, sendo indicado o rumo tomado, foi concentrado as buscas em um matagal próximo da loja, efetuado buscas e patrulhamentos na vila coamo, porém sem lograr êxito. 

Na loja foi visualizado algumas imagens, sendo constatado que os autores são indivíduos de altura mediana, com o rosto encoberto e de posse de um facão, agiram com violência agredindo nas costas o atendente, 26 anos, danificado a tela do computador, com um pranchaço de facão. 

Da loja foi levado em torno de trezentos reais, em dinheiro, do caixa, um celular Iphone 6 prata do atendente e ainda danificado a tela Sansung. 

Após identificado as vítimas, foi concentrado esforços em abordagens e buscas, porém nenhum autor ou objeto foi encontrado até o momento. 

Foi adentrado em uma mata na beira da vila Coamo, onde existem vários carreiros, e feito buscas. Relato ainda que pelas imagens de câmeras de segurança da rua de baixo, foi possível notar os autores correndo em direção a vila Coamo,porém não foi possível reconhecer nenhum dos envolvidos

CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL EM PITANGA

Por volta das 17h40min, do dia 04 de junho de 2020, na Rua Das Laranjeiras, Planalto, nesta data à equipe policial deslocou-se até a Rua das Laranjeiras, Vila Padre Mioto, a fim de dar cumprimento ao mandado de prisão, (furto qualificado), em desfavor do indivíduo, 36 anos, expedido pelo Juiz de Direito da Comarca de Pitanga. 

No local a equipe logrou êxito em localizar o mesmo, o qual foi preso e conduzido para a 45ª DRP de Pitanga.

CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO- NOVA TEBAS 

Por volta das 20h00min do dia 04 de junho de 2020, na Vila Rural - Barreinho Wujanski, cidade de Nova Tebas, a equipe logrou êxito em dar fiel cumprimento ao mandado de prisão em desfavor de um indivíduo, 20 anos, mandado este, pelo art. 157 do CP. Diante dos fatos, o mesmo foi entregue na Delegacia de Manoel Ribas, onde permanecerá a disposição da justiça.


quinta-feira, 4 de junho de 2020

GRAVE ACIDENTE ENTRE CARRO E CAMINHÃO COM VITIMA FATAL NA PR 160 EM TELÊMACO BORBA


Por volta das 10:40hrs de hoje (04/06/2020) ocorreu um gravíssimo acidente próximo a ponte do rio Tibagi, na PR 160 em Telêmaco Borba.

Um veículo VW Gol ano 2019 de cor prata, e um caminhão acabaram colidindo frontalmente, sendo que infelizmente a ocupante do carro entrou em óbito no local. 

O motorista do caminhão morador de Curiúva, estava realizando uma mudança, e a princípio sofreu ferimentos leves.

A equipe do Corpo de Bombeiros do 2ºSGB e Klabin foram acionados e deslocaram para o local, onde foi verificado o óbito da vítima do sexo feminino.

Também foi acionada a equipe da Policia Rodoviária Estadual para os procedimentos cabíveis e posteriormente o IML de Ponta Grossa para recolhimento do Corpo.

A QUALQUER MOMENTO MAIS INFORMAÇÕES:
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS 


Tragédia: Criança de três anos morre após cair em tacho de água quente


Um menino de pouco mais de três anos, morador da linha Alfa 2, interior do município de São Bernardino, no oeste de Santa Catarina morreu na madrugada desta quinta-feira (04), no hospital especializado de queimados em Curitiba.

O acidente foi na tarde do último sábado dia 30 de maio, enquanto a família trabalhava no processamento de carne suína. 

Ele brincava com mais dois irmãos, quando por motivos desconhecidos caiu dentro de um tacho de água quente.

A criança foi socorrida pela família e encaminhada até a unidade de saúde do município, onde uma ambulância até levou ao hospital de Palma Sola. 

De lá o menino foi encaminhado imediatamente ao hospital de Pato Branco e na sequência transferido para o hospital de queimados de Curitiba.

Segundo as informações, a criança vinha se recuperando e ainda no dia de ontem, sem dores, pediu para se alimentar.

O corpo da criança está sendo transladado para São Bernardino e o velório será na comunidade onde a família reside com sepultamento ainda a ser marcado.

Portal CampoErê.Com

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Cantora gospel Fabiana Anastácio morre vítima de Covid-19 em São Paulo


A cantora gospel Fabiana Anastácio, de 45 anos, morreu em São Paulo na manhã desta quinta-feira (4) vítima do novo coronavírus.

A nota de falecimento foi publicada no perfil da artista nas redes sociais.

Segundo informações divulgadas na página, Fabiana estava internada há mais de uma semana por conta de complicações decorrentes do coronavírus.

No final de maio, um financiamento coletivo chegou a ser feito e divulgado no perfil para ajudar a custear o tratamento da artista.

Como igreja sabemos que quando um parte do corpo perece, todo corpo sente a dor ou, pelo menos, deveria sentir. 

A dor não escolhe cor, nem raça, nem status ou condição... ela simplesmente surge e traz suas consequências. 

Nesse momento nossa amiga/pastora/cantora Fabiana Anastácio precisa da nossa ajuda para combater o COVID-19.

Ela está internada no hospital com todos os cuidados necessários, mas com um custo alto para a família, ainda mais nesse momento de recesso de agendas e claro, com algo que ninguém esperava. 

Estamos todos juntos nessa causa, #SomosTodosFabiana", dizia o texto publicado na página do financiamento coletivo.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Jovem de 19 anos é baleado com seis tiros em Goioxim


Um jovem de 19 anos foi baleado com seis tiros na tarde dessa quarta (3) no interior de Goioxim. 

De acordo com relato policial, por volta das 16h30, a equipe médica de plantão do Posto de Saúde do município pediu apoio para se deslocar até a Vila Rural de Jacutinga, onde um homem teria sido atingido por tiros. 

Conforme a PM, durante o deslocamento foi visto um Fiat Uno Amarelo dirigido por um homem que prestava socorro à vítima até o posto de saúde. 

Já na unidade de saúde, o motorista informou que é cunhado do autor dos tiros, e que a vítima estava tendo uma discussão. 

De acordo com relato, o homem disse que saiu do local e poucos minutos depois escutou um barulho de tiro e voltou correndo, e encontrou o jovem no chão. 

O acusado pelos tiros fugiu com a moto da vítima, uma Honda Fan Preta, com a espingarda nas costas. 

A vítima recebeu os primeiros atendimentos com o médico, que informou que ele tinha seis perfurações de disparo de arma de fogo. 

Quatro no tórax e duas na cabeça. O rapaz foi transferido para o hospital São Vicente em Guarapuava. 

Os policiais retornaram à Vila Rual a procura do autor dos tiros. Em contato com a irmã dele, ela informou que o irmão fugiu logo após o crime e não sabia o destino que ele tinha tomado. 

O homem não foi encontrado. Também não foi divulgado o estado de saúde do baleado.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


93 casos de Covid-19 são confirmados entre os funcionários da Avenorte, 800 são afastado segundo GMC Online


A Avenorte, abatedouro de aves de Cianorte, afastou 800 trabalhadores por medidas de segurança contra a Covid-19. 

A informação foi confirmada pelo prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, que também é sócio da empresa.

Ao todo, a Avenorte tem 93 casos positivos de Covid-19 no quadro de colaboradores. Os trabalhadores afastados não estão com a doença, mas tiveram contato com funcionários contaminados, segundo Bongiorno.

“Fizemos isso por medida de segurança. Esses 800 não estão contaminados, mas ficarão em casa por 14 dias. 

Graças a Deus nenhum trabalhador teve complicação até o momento. Estamos fazendo de tudo para enfrentar o problema da melhor maneira possível”, disse o prefeito de Cianorte.

A empresa montou equipes que estão monitorando esses trabalhadores. “A gente parece um exército lá. 

Temos até barracas nas entradas pra fazer todos os cuidados de segurança”, acrescentou Bongiorno.

Covid-19 em Cianorte

Cianorte tem até o momento 90 casos confirmados de Covid-19. Uma pessoa morreu por complicações do novo coronavírus no Município.

Na Avenorte são 93 casos confirmados de trabalhadores de vários municípios da região que vão de ônibus até Cianorte para trabalhar no abatedouro.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS



Filho ameaça matar a mãe de 66 anos e vai para a cadeia em Guarapuava


Tem se tornado frequentes as ocorrências envolvendo ameaças e agressões a idosos em Guarapuava. 

Os casos de violência doméstica geralmente têm filhos como os principais agressores. Na terça (2), a Polícia Militar registrou mais uma ameaça. 

Entretanto, apenas hoje (4) a ameaça foi divulgada. De acordo com relato feito à PM por uma filha da vítima, a mãe de 66 anos está sendo ameaçada constantemente pelo filho de 45 anos. 

Conforme, a mulher, por volta das 21h30 de terça, o agressor chegou em casa na rua na Albano Teixeira, no bairro Industrial, bastante alterado. 

Filho ameaça matar a mãe de 66 anos e vai para a cadeia em Guarapuava Segundo a testemunha, ele avisou a mãe que iria sair e depois quando retornasse “iria conversar de perto” com a mãe.

Entretanto, quando ele retornou o portão estava fechado e de posse de uma faca, o homem começou a proferir ameaças de morte para a mãe. 

Além disso, ele passava a faca entre os vãos do portão e ainda mandou vários áudios em aplicativo de mensagem dizendo: “Se prepare veia, que hoje vou te matar nem que eu durma na cadeia”. 

Os policiais encontraram o homem tentando pular o portão. Ele foi abordado, mas não acatou as ordens da PM. 

Por isso, os policiais precisaram usar técnicas de imobilização e de força moderada para fazer o uso de algemas, conforme decreto 8858/16, resultando em uma pequena escoriação na testa do agressor. 

Perto dele, a equipe encontrou uma faca de serra de cabo azul da marca Brinox. Diante do interesse de representação por parte da mãe, o filho foi preso e levado para a 14ª SDP.


Fonte: RSN

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Benefícios do chuchu para sua saúde

Muitas pessoas verem o chuchu como um legume sem benefício nenhum, se você é daquelas pessoas que dizem que "chuchu é um alimentos sem graça", depois que você souber as vantagens desse vegetal para o nosso organismo, a sua opinião com certeza passará a ser diferente. Dono de propriedades nutricionais extremamente poderosas para a saúde, o consumo desse alimento está relacionado à prevenção e combate de diversos tipos de doença, além de questões estéticas da pele e dos cabelos. Veja o que esse ingrediente traz de benefícios para a nossa alimentação do dia a dia.

Assim como a maioria dos vegetais, o chuchu se caracteriza por um sabor leve e por possuir bastante água em sua composição, por isso, é muito indicado para a alimentação de pessoas que precisam estar mais atentas à hidratação ou, até mesmo, limpar o organismo das toxinas do dia a dia, favorecendo a queima natural de gorduras localizadas. Descubra os principais benefícios do chuchu:

8 benefício do chuchu para a nossa saúde


01 - Regular a glicemia no sangue: O chuchu possui grandes quantidades de fibras dietéticas, substâncias que ajudam a controlar os níveis de açúcar no açúcar. Por causa disso, o consumo desse alimento é altamente recomendado às refeições de pessoas diabéticas.
02 - Fortalece os ossos: Por ser fonte de minerais, como o cálcio, o consumo de chuchu também está relacionado à prevenção e combate da osteoporose. Além disso, o alimento possui magnésio e fósforo, que também favorece o fortalecimento ósseo e dos dentes.

03 - Combate doenças e enfermidades: Na composição nutricional do chuchu, um dos maiores destaque está na grande concentração de agentes antioxidantes. Essas substâncias são responsáveis por fortalecer e defender o nosso sistema imunológico das ações dos radicais livres (vírus e bactérias), que podem causar problemas à saúde.

04 - Dá brilho e volume aos cabelos: Quem pensa em ter uma aparência sempre bonita e jovial, os componentes do chuchu também são muito utilizados para a hidratação dos cabelos, deixando-os mais fortes, brilhosos e volumosos. Isso se deve pela grande quantidade de água no alimento, além de nutrientes como o zinco e a vitamina E.
05 - Gera força e energia ao organismo: Rica fonte de vitaminas, o chuchu também pode deixar o nosso organismo mais disposto e fortalecido. Esse componentes são agentes energéticos naturais para o corpo, além de melhorar as sensações de humor.

06 - Favorece o emagrecimento saudável: Com poucas quantidades de calorias e também pela presença dos agentes antioxidantes, o consumo de chuchu também é responsável pela limpeza e desintoxicação do organismo, ajudando a desinchar o corpo e na perda natural de gorduras localizadas.

07 - Faz bem para os rins: A boa quantidade de potássio faz com que o consumo de chuchu ajude também nas funções desses órgãos, favorecendo a filtragem de nutrientes, além de prevenir problemas como as pedras ou cálculos renais.

08 - Ajuda na formação do bebê durante a gestação: Mulheres grávidas devem consumir bastante chuchu durante o desenvolvimento do bebê. Isso se deve pela presença de ácido fólico no vegetal, uma vitamina associada ao bom desenvolvimento fetal, sendo recomendado como suplemento natural na gestação.
Gostou dos benefícios?
No Superpão Compre mais você, encontra além do mais é um legume da época.
Da redação/ Sandra Laciuk

Relatório da Segurança Pública mostra redução de roubos no Paraná

Paraná reduz número de roubos no primeiro trimestre deste ano
. Foto:SESPO número de roubos reduziu em 11,4% em todo o Estado durante o primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Relatório Estatístico Criminal da Secretaria da Segurança Pública.
Houve registro de 11.091 ocorrências somando janeiro, fevereiro e março de 2020, contra 12.531 no mesmo intervalo de tempo do ano anterior. Foram 1.440 roubos a menos, resultando em uma redução média de 15 por dia em todo o Estado.
As modalidades de roubo analisadas seguiram a tendência de queda a nível estadual: roubos de veículos (-4,6%), ambiente público (-14%), residência (-7,6%) e comércio (-3%). “Sempre aplicamos nosso policiamento em todo o Estado e desenvolvemos diversas ações no sentido de fazer com que o cidadão paranaense se sinta seguro”, disse o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.
“Estamos desenvolvendo constantemente atividades de combate à criminalidade nas regiões, de forma ostensiva e preventiva, além de um maior enfoque nas investigações para combater grupos criminosos”, destacou o secretário. “A intenção é sempre prestar o melhor serviço possível e assim ajudar a transformar o Paraná em um lugar melhor para se morar”, completou.
ÁREAS - As Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), que mais tiveram queda nas ocorrências de roubo foram a de Laranjeiras do Sul (-42,4%), Francisco Beltrão (-27,4%), Toledo (-24,7%) e a de Maringá (-22,3%).
A 10º AISP de Francisco Beltrão também apresentou queda em todas as modalidades criminais de roubo: veículo (-77,7%), ambiente público (-16%), residência (-38,8%) e comércio (-10%).
CURITIBA - A queda no índice de roubos também ocorreu em Curitiba durante o primeiro trimestre do ano. Com redução de 12,25%, foram 624 ocorrências a menos nos três primeiros meses de 2020, resultando em uma média de seis ocorrências a menos por dia em toda a capital.
FURTOS - O número geral de furtos se manteve estável no período, com aumento de 0,1%. Foram registradas 39.593 ocorrências de janeiro a março de 2020, contra 39.545 do mesmo período do ano anterior. As modalidades do crime de furto analisadas apresentaram redução: residência (-16,16%), ambiente público (-12,4%), comércio (-5,7%) e veículos (-2,7%).
RESIDÊNCIAS - O número de furtos a residências teve queda em vinte e duas das vinte e três Áreas Integradas de Segurança Pública. A região que não acompanhou a diminuição é a 16ª AISP de Paranavaí, que apontou aumento de 3,73% no número de ocorrências do crime.
 As regiões que mais tiveram queda foram: AISP de Campo Mourão (-44,2%), de Laranjeiras do Sul (-32,6%), Cascavel ( -31,2%), e a de Toledo (-28,5%).
As ocorrências de roubos a residências diminuíram em quinze, das vinte e três Áreas Integradas de Segurança Pública. Em todo o Paraná, a queda foi de 7,6%.
Dentre as maiores reduções, está a AISP de Cornélio Procópio (-43,4%), seguida pela de Francisco Beltrão (-38,8%), Laranjeiras do Sul (-33,3%) e pela de Toledo (-27,4%).
COMÉRCIO - A queda no índice criminal de roubo a comércio foi de 3% em todo o Paraná. A AISP de União da Vitória apresentou a maior redução do Estado (-87,5%). Também apresentaram expressivas reduções as AISP de Guarapuava (-74%), de Umuarama (-33,3%) e a de Maringá (- -34,6%).
A AISP de São José dos Pinhais, que abrange 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, também teve diminuição (-23,7%). Foram 88 roubos a comércio a menos durante o período: 371 no primeiro trimestre de 2019 e 283 nos três primeiros meses deste ano.
“A polícia tem se adequado a uma nova forma de atuação, de combate a esse tipo de crime, uma vez que parte do comércio está fechada devido à pandemia do coronavírus no Estado”, diz o secretário Romulo Marinho Soares.
 Os furtos a comércio também apresentaram queda de 5,7% no trimestre em todo o Estado. Quinze, das vinte e três Áreas Integradas de Segurança Pública registraram redução nas ocorrências.
A AISP de Laranjeiras do Sul teve a maior redução do Paraná (-59%), seguida pela de União da Vitória (-32%) e de Paranaguá (-25%).
Curitiba, também teve queda nas ocorrências de furto a comércio. De janeiro a março deste ano foram 80 ocorrências a menos do crime (de 1.074 no primeiro trimestre de 2019, para 994 no mesmo período deste ano
VEÍCULOS - Furtos de veículos reduziram em 2,6% e os roubos em 4,6%. Foram 107 furtos e 69 roubos a veículos a menos no período de janeiro a março de 2020 comparado com o mesmo intervalo de tempo de 2019.
Na AISP de Toledo a queda de roubos a veículos foi de 44,7% (67 em 2019 e 37 em 2020), e a de Laranjeiras do Sul teve  redução de 40%: cinco roubos no ano anterior e três neste ano. A AISP de Pato Branco teve queda de 35,7% (de 14 no ano passado para 9 neste ano).
 Já em relação aos furtos de veículos, na AISP de Campo Mourão a queda foi de 29,3% (150 no trimestre em 2019 e 106 no mesmo período deste ano). Na 5ª AISP de São Mateus do Sul a redução nos furtos de veículos foi de 24% (29 em 2019 e 22 em 2020).
Fonte: AEN/PR
Da redação/ Sandra Laciuk

Vacinação contra gripe é estendida até 30 de junho

A medida pretende garantir a taxa de cobertura vacinal, especialmente para os grupos prioritários de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas – até 45 dias após o parto – e adultos de 55 a 59 anos.

Foto: Geraldo Bubniak/AENOs paranaenses que pertencem ao público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe têm agora até o dia 30 de junho para procurar as unidades de Saúde em todo Estado e se imunizar. A medida pretende garantir a taxa de cobertura vacinal, especialmente para os grupos prioritários de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas – até 45 dias após o parto – e adultos de 55 a 59 anos.
A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal de todos os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde.
“Por conta do baixo número de cobertura vacinal em alguns grupos prioritários e seguindo as orientações do Ministério, a Secretaria decidiu prorrogar a campanha até o dia 30 de junho”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Segundo ele, é mais uma oportunidade para que os grupos de todas as fases que ainda não se vacinaram procurem as unidades de Saúde e se imunizem contra o vírus da influenza.
A campanha atingiu 80% do público-alvo total no Estado, estimado em cerca de 2,8 milhões de pessoas. Ainda assim, o índice de cobertura vacinal em alguns grupos preocupa.
Até o momento, a cobertura vacinal entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos, por exemplo, é de apenas 48,5%. Nas gestantes, esse número é ainda menor, somente 43,85% tomaram a vacina contra a influenza; puérperas, 55,11%, e adultos entre 55 e a 59 anos foi de 41,53%.
“Precisamos imunizar o maior número possível de paranaenses elencados para evitar que adoeçam por influenza, e principalmente para prevenir as complicações e óbitos pelo vírus no Estado, contribuindo com o diagnóstico diferencial para a Covid-19”, explica a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, Ver Rita da Maia.
PÚBLICO-ALVO – O público estabelecido para a campanha nas suas três fases abrange pessoas com idade igual e acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
PREVENÇÃO – Além da vacina, entre os principais cuidados que devem ser tomados para diminuir o risco de contaminação tanto do vírus da influenza como das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), está a higienização correta das mãos, o uso do álcool gel 70°, evitar compartilhar talheres, copos e alimentos, ao tossir ou espirrar deve-se proteger a boca e o nariz utilizando lenço de papel ou a dobra do cotovelo, fazer o uso de máscaras, manter os ambientes ventilados e evitar a aglomeração de pessoas também podem evitar o contagio da doença.
Os cuidados preventivos devem ser adotados continuamente. “São hábitos saudáveis que precisam ser praticados por todos para diminuir o risco de contaminação e disseminação não apenas do vírus da gripe, mas de uma série de outras doenças”, ressalta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Acácia Nasr.
Ela alerta ainda para os sintomas da doença, que incluem febre alta (acima de 38°), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse. “Quando há suspeita de gripe, deve-se procurar os serviços de saúde para avaliação médica o mais breve possível e iniciar o tratamento com o antiviral específico. A pessoa nunca deve se automedicar”, lembra Nasr.
COVID-19 - Em tempos de pandemia pela Covid-19 é de extrema importância evitar o aumento de doenças respiratórias e a sobrecarga do sistema de saúde.
“O principal objetivo desta vacinação é reduzir as complicações, as internações e principalmente a mortalidade decorrente das infecções causadas pela influenza, facilitando, neste momento, a definição do diagnóstico de pacientes com suspeita de adoecimento pela Covid-19”, explica Beto Preto.
NÚMEROS – Os números de gripe atualizados nesta quarta-feira (03) pela Secretaria da Saúde mostram que de janeiro até agora o Paraná registrou 5.669 notificações de SRAG. Destes, 81 casos foram confirmados para o vírus de influenza com 13 óbitos no Estado.
Fonte: AEN/ PR

Da redação/ Sandra Laciuk

Retratação - Movimento negro entrega bandeira nacional no Palácio Iguaçu

O ato teve como objetivo de repudiar a ação de vandalismo que queimou, na segunda-feira (01), a Bandeira do Brasil que fica hasteada em frente ao Palácio Iguaçu.

Representantes do Movimento Negro Organizado de Curitiba fizeram nesta quarta-feira (3) a entrega simbólica de uma bandeira nacional ao chefe da Casa Militar do Governo do Estado, tenente-coronel Welby Pereira Sales. O ato, acompanhado pela Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis), teve como objetivo repudiar a ação de vandalismo que queimou, na segunda-feira (01), a Bandeira do Brasil que fica hasteada em frente ao Palácio Iguaçu.
Uma nova bandeira foi colocada no lugar da que foi danificada. O espaço do Pavilhão Nacional, como é chamado o local em ficam os mastros com as bandeiras do Brasil e do Paraná, precisou ser higienizado por conta de pichações. Além disso, o mecanismo que conduz o hasteamento teve que ser consertado, já que havia sido danificado pelos vândalos.
Denilton Laurindo, assessor da Sudis e presidente do Grupo de Trabalho dos Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, explica que o Governo do Estado prima pelo diálogo com todos os movimentos sociais. “O governador Carlos Massa Ratinho Junior reconhece a importância do movimento negro e repudia todos os atos de racismo e de vandalismo”, disse.
“A manifestação de segunda-feira contra o racismo, e que reafirmou que vidas negras importam, é legítima. Alguns mal-intencionados que causaram malefícios à cidade e ao poder público, além de reconhecidos, precisam ser criminalizados pelo ato”, afirmou Laurindo. “Mas a manifestação é, de fato, uma luta legítima da população negra. Vidas negras importam e o enfrentamento ao racismo precisa ser discutido”, completou.
O chefe da Casa Militar também reafirmou que a luta do movimento antirracista é válida. “O que não podemos aceitar são os vândalos que vêm depredar e retirar a bandeira. Mas com certeza o Governo do Estado está sensível a todas as manifestações pacíficas. Estamos todos juntos”, disse.
Em um texto no site do Centro Cultural Humaitá, os ativistas negros esclarecem que os atos de vandalismo não correspondem à pauta do movimento e que foram feitos à revelia da organização da Marcha Antirracista. “Nossa preocupação hoje é resgatar os símbolos de igualdade. Queremos romper com a ideia de que o movimento negro é violento. O racismo e o preconceito que são violentos”, disse o professor Célio Jamaica.
Fonte: AEN/ PR
Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA - VEICULO FOI FURTADO E PROPRIETÁRIO ENCONTROU ABANDONADO NA ÁREA URBANA

Polícia Militar do Paraná registra mais de 200 acionamentos ...
DO SEU INTERIOR FORAM FURTADOS VÁRIOS OBJETOS

Por volta das 09h20min da manhã de ontem dia 03 de junho, a equipe foi acionada pelo solicitante uma pessoa de 43 anos, qual relatou que havia deixado seu veículo Fiat/ Uno, por volta das 22h00min do último dia 02 de junho na Rua Pioneiro Rovedo Ziegmann, e por volta das 07h00min da manhã seguinte percebeu que o veículo não estava mais no local deixado anteriormente.

Relatou ainda que antes de fazer o boletim do furto do veículo, saiu procurar o mesmo, sendo que encontrou este na rua Anita Garibaldi esquina com a Rua Deputado Francisco Costa.

Sendo assim, solicitou a equipe PM a qual fez presente no local, acionou o guincho e entregou o veículo na 45ª DRP, sendo o solicitante orientado quanto aos procedimentos cabíveis. 

Do veículo foram furtadas uma bateria da marca única, o estepe, e uma mochila com jogo de chaves, além de terem danificado o painel/ parte elétrica.

Fonte: Setor de Comunicação 16° Batalhão

Da redação/ Sandra Laciuk


HOSPITAL SÃO VICENTE DE PITANGA LANÇA A CAMPANHA "ATENDA NOSSO CHAMADO" SAIBA COMO VOCÊ PODE AJUDAR

O Hospital São Vicente de Paulo está lançando o "Projeto Atenda Nosso Chamado" uma campanha que ajudará o Hospital a  sempre estar melhorando o atendimento para toda a população.

Centro cirúrgico de hospital de Pitanga pode fechar as portas - G1 ...O Projeto tem como objetivo conseguir recursos para a manutenção do Hospital, garantindo assim, a qualidade e conforto dos pacientes no atendimento.
A entidade sempre está em busca de melhorias e conta com a  nossa ajuda, atitudes generosas de voluntários, parceiros e doadores fazem a diferença no cuidado e bem-estar dos pacientes.
Como isso funciona?
Um funcionário fará uma ligação onde se identificará e explicará o projeto, solicitando uma doação de no mínimo R$ 10 reais mensais por tempo indeterminado. 

Caso seja de interesse, o mesmo marcará um horário para cadastrá-lo no projeto.

Da redação/ Sandra Laciuk