sexta-feira, 8 de maio de 2020

AO VIVO AGORA A LIVE SOLIDÁRIA DOS AMIGOS

AO VIVO AGORA PELA TV IMPACTUS A LIVE SOLIDÁRIA DOS AMIGOS.

VAMOS MATAR A SAUDADE DOS BAILES.

 E AINDA HOJE VOCÊ VAI CURTIR AS MUSICAS DOS ACAMPAMENTOS.


CAPITÃO ZARPELON QUE COMANDA PITANGA NOS EXPLICA COMO É O DIA-DIA DOS TR...

VEJA ESSAS INCRÍVEIS PROMOÇÕES DO SUPERPÃO COMPRE MAIS

Atenção para as promoções do  Superpão Compre mais para esta semana, vá até lá e não deixe de economizar o seu dinheiro.

Lembrando que lá você também poderá usar o seu Cartão Comida Boa.


Da redação/ Sandra Laciuk

COMUNICADO IMPORTANTE DO GERENTE DA CAIXA DE PITANGA

Secretaria municipal de Desenvolvimento e Assistência Social tem ...Devido ao grande número de pessoas que estão procurando as agencias da Caixa, para receber o auxílio emergencial, na semana passada, como também neste sábado, em muitas cidades esta estarão abertas. 

Aqui em Pitanga também estava previsto, para haver atendimento amanhã.

Porém segundo o gerente da Caixa, durante toda a semana houve bom êxito nos trabalhos e a demanda foi atendida,  por isso não será necessário realizar atendimento neste sábado.

Na segunda-feira a Caixa estará atendendo normalmente.

Da redação/ Sandra Laciuk


Especialista alerta para sintomas do câncer de ovário

Oito entre dez casos são descobertos em fase avançada


São Paulo - O Hospital A.C. Camargo, que é referência no tratamento de câncer, faz parceria internacional de pesquisa sobre a doença com o Programa Grand Challenge (Rovena Rosa/Agência Brasil)O câncer de ovário é o segundo tipo de câncer ginecológico mais comum entre as mulheres, atrás apenas do de colo do útero e a sétima maior causa de morte por câncer em mulheres. Além disso, oito entre dez casos de câncer de ovário são descobertos em fase avançada.

Sintomas como dificuldade para se alimentar, dor pélvica e/ou abdominal, sangramento vaginal anormal, mudança no hábito intestinal, fadiga extrema e perda de peso, embora associados também a outras doenças, são alertas importantes para um diagnóstico mais precoce.
Por não haver um método eficaz de rastreamento, o câncer de ovário é diagnosticado, na maioria dos casos, quando as mulheres apresentam sintomas que refletem a doença em estágio mais avançado. Em 80% dos casos, esse tipo de câncer é diagnosticado quando não está mais restrito ao ovário, tendo se disseminado para linfonodos, outros órgãos da região pélvica e abdominal ou até mesmo para órgãos como pulmão, osso e sistema nervoso central, mais raramente.
A alta taxa de diagnóstico tardio causa impacto no resultado do tratamento. Menos da metade das pacientes (48,6%) vive por mais de cinco anos após o diagnóstico. Comparativamente, quando a doença é identificada ainda restrita ao ovário, a chance de viver por mais de cinco anos sobe para 92,6%.
“Quando a doença é descoberta mais precocemente, pode-se oferecer um tratamento curativo, com melhores resultados, que será guiado com base na classificação realizada pelo médico patologista quanto ao tipo e à agressividade do tumor. É a avaliação anatomopatológica, entre outros fatores, que aponta a extensão da doença, assim como indica se a resposta à quimioterapia foi completa, alterando o destino das pacientes no que diz respeito a tratamento”, explica o médico patologista da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Leonardo Lordello.
Com o objetivo de identificar e difundir para o público as melhores estratégias para que a doença seja descoberta rapidamente, a SBP se une à World Ovarian Cancer Coalition - movimento global de conscientização sobre a doença - nesta sexta-feira (8), Dia Mundial do Câncer de Ovário. Criada em 2013, a organização reúne atualmente mais de 140 integrantes.

Alertas do corpo

Diferentemente do que ocorre com os exames de Papanicolau, mamografia e colonoscopia, que funcionam como métodos de rastreamento, respectivamente, do câncer de colo do útero, mama e colorretal, com o câncer de ovário não há uma metodologia eficaz. “Houve tentativas com o marcador CA125 ou exames de imagem, mas os estudos mostraram que oferecer essas avaliações para população assintomática não resultou em redução de mortalidade”, explica Lordello.
Outro complicador é o fato de que os sintomas que podem alertar para o surgimento de tumores de ovário também são comumente associados a outras doenças. Embora esses sinais de alerta sejam inespecíficos, a atenção a eles pode ser um caminho para o diagnóstico mais precoce. Os principais são aumento do abdômen, dificuldade para se alimentar, dor na região pélvica e/ou abdominal, sangramento vaginal anormal (principalmente pós-menopausa), mudança no hábito intestinal, fadiga extrema e perda de peso.

Classificação correta

Em um cenário no qual predomina uma doença com alta taxa de mortalidade, a correta definição do tipo de lesão, apontando se ela é benigna ou maligna (câncer), torna-se ainda mais importante, assim como a indicação de seu tamanho, grau de agressividade, perfil biológico, capacidade de se espalhar e potencial resposta aos tratamentos disponíveis no caso de malignidade.
Assim como a maior parte dos diagnósticos de câncer, apesar da anamnese e de exames de imagem poderem identificar a presença de um tumor ovariano, a natureza desse tumor quanto à malignidade só será definida a partir da avaliação feita por um médico patologista. No contexto do câncer de ovário, essa avaliação pode ocorrer antes da cirurgia, geralmente em casos avançados, para determinação de quimioterapia neoadjuvante; durante a cirurgia, por meio do exame intraoperatório por biópsia de congelação; ou após a cirurgia, para avaliação da extensão da doença e/ou resposta ao tratamento.
Em cerca de 90% dos casos, os tumores malignos do ovário são derivados de células epiteliais que revestem o ovário e/ou a trompa. O restante provém de células germinativas (que formam os óvulos) e células estromais (que produzem a maior parte dos hormônios femininos), sendo esses casos mais frequentes em adolescentes e mulheres mais jovens.
Entre os tumores malignos epiteliais de ovário, cerca de 70% são carcinomas serosos, que podem ser de baixo ou alto grau. “Embora agressivos, tumores serosos de alto grau, com disseminação mais rápida e comprometimento maior do ovário e órgãos adjacentes, são, geralmente, mais responsivos à quimioterapia”, comenta o patologista.
De maneira geral, o câncer tem início em um dos ovários. Embora em parte dos casos possa haver a doença em ambos os ovários (envolvimento bilateral), acredita-se que isso ocorra de maneira metastática de um ovário para o outro. Além dessa disseminação, as células malignas frequentemente podem acometer a cavidade pélvica e/ou abdominal, podendo formar tumores que causam compressão do reto ou da bexiga, além de comprometer útero e/ou vagina. Em casos mais avançados, a doença pode ainda disseminar para outros órgãos como o fígado, pulmão e osso, mais tardiamente.

Fatores de risco

Similarmente ao que ocorre com a maioria dos casos de câncer de mama, os tumores malignos de ovário surgem, em cerca de 80% dos casos, por influência direta dos hormônios. Infertilidade e questões associadas com maior frequência aos ciclos menstruais mensais, como menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade (nunca ter tido filhos), entre outras, assim como obesidade e tabagismo, são os principais fatores de risco.
Entre os efeitos protetores estão o controle do peso, alimentação equilibrada e prática de atividade física, assim como o uso de contraceptivos orais por pelo menos cinco anos. Gestação, assim como a amamentação, colaboram na diminuição do risco de desenvolver câncer de ovário.

Hereditariedade

Estima-se que cerca de 20% dos casos de câncer de ovário estão relacionados a mutações de origem hereditária, estando ligados principalmente à síndrome de câncer de mama e ovário, cuja principal mutação é no gene BRCA1. Em caso de história pessoal ou familiar de primeiro grau de câncer de mama e/ou ovário é válido procurar um oncologista, que poderá indicar uma avaliação com um médico geneticista, indica a SBP.

Faixa etária

O câncer de ovário é mais prevalente a partir dos 60 anos, quando a mulher não se encontra mais em fase reprodutiva. No entanto, a doença pode ser diagnosticada também em mulheres mais jovens, principalmente nos casos de hereditariedade. As mulheres mais jovens, em fase reprodutiva, que têm predisposição hereditária para desenvolver câncer de mama, podem optar por acompanhamento clínico mais precoce e frequente.
A paciente é orientada ainda sobre a possibilidade de fazer a cirurgia profilática (retirada preventiva dos ovários e trompas, para reduzir o risco de desenvolver a doença). É importante a paciente ser orientada por seu oncologista e ter acesso a um serviço de aconselhamento genético, coordenado por um geneticista, sugere a SBP.
Fonte: agência EBC
Da redação/ Sandra Laciuk

MULHER ESTÁ DESAPARECIDA EM GUARAPUAVA

Pessoa desaparecida na cidade de Tocantins - Ubá em FocoNo dia 07 maio eram  14h30min quando a equipe policial desloucou-se até a Rua Jose Lins do Rego, bairro Boqueirão, para atender uma ocorrência de desaparecimento de pessoa.


No local,  uma senhora de 60 anos relatou à Polícia  que sua filha de nome Elizete Ramos Saroa, de 32 anos, saiu da residência na data de 06 maio de 2020, por volta das 17 horas e que até o momento não havia retornado.

Relatou ainda que Elizete tem uma Medida Protetiva em desfavor de seu convivente, e também é considerada incapaz, e que já procurou por Elizete em todos os lugares que provavelmente estaria sem lograr êxito. 

A solicitante procurou ajuda policial para verificar se a sua filha estaria na residência do ex amásio, na Rua Amapá na Colônia Entre Rios. 

A equipe deslocou até o endereço, porém ambos não foram localizados, e segundo informações de familiares do homem, Elizete não teria sido vista no endereço informado. 

Orientada quanto as medidas cabíveis.

Fonte: Setor de Comunicação 16° Batalhão

Da redação/ Sandra Laciuk

PINHÃO: POLÍCIA APREENDEU ARMAS DE FOGO E MUNIÇÕES

No dia 07 de maio por volta de 14h40min, após ter recebido várias denúncias via 190, a equipe de Polícia Militar de Pinhão, deslocou-se até a comunidade Faxinal dos Coutos na Zona Rural, onde informações davam conta de que  indivíduos estariam transitando pela estrada da comunidade portando armas de fogo. 

Em patrulhamento pelas estradas rurais foi logrado êxito na localização de três indivíduos em atitude suspeita, os quais estavam em uma encruzilhada que dá acesso a uma propriedade rural, e realizada a abordagem e identificado que se tratavam de três, dos quatro indivíduos denunciados, identificados com 21 anos, 20 anos, e 23 anos. 

Indagados da veracidade das denúncias e o indivíduo de 23 anos de imediato respondeu que possuía uma espingarda, sem as devidas legalidades, em sua residência. 

Deslocado até a casa do mesmo e no local foram encontradas duas espingardas de fabricação artesanal e também três frascos, um com pólvora, outro de chumbo e o outro de espoletas para o carregamento das armas. 

Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao indivíduo e apreendidas as armas e os objetos, sendo encaminhados ao DPM de Pinhão para a confecção do boletim de ocorrência e posteriormente a Delegacia de Polícia Civil de Pinhão.

Fonte: Setor de Comunicação 16° Batalhão

Da redação/ Sandra Laciuk

ARIRANHA DO IVAÍ FICOU ENLUTADA COM A NOTÍCIA DA MORTE DE JOVEM VÍTIMA DE DENGUE HEMORRÁGICA

Um jovem muito conhecido na cidade de Ariranha do Ivaí e toda a região morreu na madrugada de ontem (07), a noticia chocou toda a região.

Luis Fernando Rosvadoski de 29 anos, é filho de José Rosvadoski e Neide Araujo Rosvadoski, proprietários do Supermercado Rosvadoski.

O rapaz também tinha parentes na cidade de Manoel Ribas.

Segundo informações, o jovem foi internado em um hospital de Ivaiporã, sendo que quando seu caso se agravou ele foi encaminhado para Londrina, onde veio a óbito vítima de Dengue Hemorrágica.

Todo aconteceu de forma muito rápida, onde muitas pessoas nem tinham conhecimento que o rapaz estava doente e de repente a notícia da morte, detalhe este que chocou muito a todos.

O velório aconteceu na capela Mortuária até hoje de manhã, quando foi sepultado no cemitério local.

Aos amigos e familiares as nossas sentidas condolências.

Da redação/ Sandra Laciuk


NOVA LARANJEIRAS: HOMEM FOI ATINGIDO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO

Polícia Militar do Paraná divulga Cartilha de Segurança | A DoisNo dia 07 de maio às 19h15min, a equipe foi acionada pelo enfermeiro de plantão do Posto de Saúde de Nova Laranjeiras, o qual informou que um senhor de 49 anos de idade, teria sido vítima de disparo de arma de fogo, na Localidade de Paiquere, Nova Laranjeiras. 


Verificado o homem, qual foi atingido por dois disparos no pescoço, e deslocado com o mesmo para atendimento médico no Hospital São Lucas. 

A vítima informou que seu ex cunhado, realizou os disparos, não sabendo precisar que tipo de arma foi utilizada. 

Feito patrulhamento com o intuito de localizar o autor, porém sem êxito. 

Foram repassadas as informações a polícia civil. O homem foi orientado.

Fonte: Setor de Comunicação 16° Batalhão

Da redação/ Sandra Laciuk


Homem morre em grave acidente na PR-364, em Palmital

Na tarde dessa quinta-feira (07), um grave acidente aconteceu na PR-364 no trevo de entroncamento que liga Palmital a Laranjal, infelizmente tirou a vida de um senhor identificado como Laerte Dias, que estava em um gol de cor vermelha. 

Segundo informações, o Policial Militar aposentado, Sr Irio José "Bola" que estava em outro veículo teve fratura exposta no joelho direito.

Outra vítima que estava no gol teve fratura no braço direito e lesões.

As informações são do Portal Douglas Souza

quinta-feira, 7 de maio de 2020

PITANGA: GADO FOI FURTADO, E ABATIDO NAS PROXIMIDADES

Ação de criminosos que atuam em furto de gado é interceptada por ...Na manhã de ontem (06), um senhor morador da Localidade de Rio XV de Baixo, área rural compareceu na 3° companhia para registrar um Boletim de Ocorrência de furto.

Onde mesmo relatou que por volta das 08:00h deste mesmo dia, ele foi conferir seus animais e constatou a falta de duas cabeças de gado da raça Girolandesa.

Diante disso, o mesmo iniciou buscas no intuito de encontrar os animais, quando em dado momento avistou vestígios de que os animais haviam sido abatidos nas proximidades de uma plantação de soja, e a carne levada. Notou também que no local haviam rastros de cavalo, possivelmente utilizados pelos autores.

A polícia orientou a vítima, quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA: COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO NO CENTRO

PROGRAMA VARIEDADES DO RUBA: PELOTAS- JAGUARÃO; Homem morre em ...Uma colisão entre carro e moto ocorreu na tarde de ontem (06), na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Colégio Dom Pedro I.

Eram 16h30m, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender à ocorrência, sendo que, no local foi constatado que uma motocicleta HONDA - CG150 FAN ESD, transitava pela via sentido bairro centro, quando foi atingida pelo veículo MP - VW POLO CLAS. 1.8 MI,no momento em que este realizava uma conversão à esquerda.

Deste acidente resultou em danos materiais de pequena monta nos veículos e ferimentos de natureza leve em na condutora da moto, uma mulher de 26 anos, a qual foi socorrida e encaminhada para o Hospital .

Da redação/ Sandra Laciuk


A partir desta quarta-feira (06) todos os paranaenses com Transtorno do Espectro Autista podem solicitar gratuitamente, pela internet, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Foto:SEJUFA partir desta quarta-feira (06) todos os paranaenses com Transtorno do Espectro Autista podem solicitar gratuitamente, pela internet, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
O documento será digital, com possibilidade de impressão pelo próprio usuário ou responsável, e facilitará a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados.
A carteira foi apresentada pelo secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost, e pelo presidente da Celepar, Leandro Moura, nesta quarta-feira (06), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
“É definitiva e permanente a necessidade de incluir o autista na sociedade. Muitas vezes ele não tem como comprovar essa sua característica do espectro, então o grande benefício deste documento é poder identificar, evitando assim o preconceito ou interpretações equivocadas sobre quem é aquela pessoa”, explicou o secretário Ney Leprevost.
Para solicitar o documento, basta acessar o site www.carteiradoautista.pr.gov.br e fazer o cadastro. O programa para cadastramento e criação do banco de dados foi coordenado pelo Departamento da Política para Pessoa com Deficiência e pela Assessoria de Inovação da Sejuf, com desenvolvimento da Celepar.
“O cidadão vai poder entrar pelo portal e preencher todos os dados, a partir daí será gerada uma carteira digital. As informações coletadas serão empregadas na criação de um banco de dados que servirá para aprimorar os serviços já oferecidos. A pessoa também poderá imprimir a carteirinha, que vai conter um QRCode com todos os dados”, afirmou o presidente da Celepar, Leandro Moura.
Com o documento, cidadãos com espectro autista passam a ter prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
Segundo o chefe do Departamento da Política para Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Cortes, essa é uma demanda antiga de vários municípios, e com a provação da Lei Romeo Mion e a sanção do Governo Federal o Paraná saiu na frente, pois a carteirinha garante inclusão e facilidade de impressão, dando condições dessas pessoas, famílias, mães de autistas, facilidade de identificação na hora de qualquer atendimento nas diversas áreas”.
O assessor de Inovação da Sejuf, André Telles, disse que a carteira do autista é mais uma prova de que é possível viabilizar de forma rápida muitas ações que antes demoravam muito tempo, por conta da burocracia.
“ROMEO MION” - A emissão da Carteira do Autista pelo Governo do Paraná atende à lei federal nº 13.977/2019, publicada em 9 de janeiro no Diário Oficial da União. A lei foi originada por projeto de autoria da deputada Federal Rejane Dias, aprovado pelo Congresso Nacional em 11 de dezembro passado. Já na tramitação, a proposta ficou conhecida como Romeo Mion, que é autista e filho de Marcos Mion, um dos principais entusiastas da medida.
Fonte: AEN/ PR
Da redação/ Sandra Laciuk

Perda total ou em parte da renda mensal já atingiu 40% dos brasileiros

DesempregoPesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a perda do poder de compra já atingiu quatro em cada dez brasileiros desde o início da pandemia. Do total de entrevistados, 23% perderam totalmente a renda e 17% tiveram redução no ganho mensal, atingindo o percentual de 40%.
Quase metade dos trabalhadores (48%) tem medo grande de perder o emprego. Somado ao percentual daqueles que têm medo médio (19%) ou pequeno (10%), o índice chega a 77% de pessoas que estão no mercado de trabalho e têm medo de perder o emprego. De modo geral, nove em cada dez entrevistados consideram grandes os impactos da pandemia de coronavírus na economia brasileira.
A pesquisa mostra também que o impacto na renda e o medo do desemprego levaram 77% dos consumidores a reduzir, durante o período de isolamento social, o consumo de pelo menos um de 15 produtos testados. Ou seja, de cada quatro brasileiros, três reduziram seus gastos. Apenas 23% dos entrevistados não reduziram em nada suas compras, na comparação com o hábito anterior ao período da pandemia.
Questionada sobre como pretende se comportar no futuro, a maioria dos brasileiros planeja manter no período pós-pandemia o nível de consumo adotado durante o isolamento, sendo que os percentuais variam de 50% a 72% dos entrevistados, dependendo do produto. Essa tendência, segundo a CNI, pode indicar que as pessoas não estão dispostas a retomar o mesmo patamar de compras que tinham antes.
Apenas 1% dos entrevistados respondeu que vai aumentar o consumo de todos os 15 itens testados pela pesquisa após o fim do isolamento social. Para 46%, a pretensão é aumentar o consumo de até cinco produtos; 8% vão aumentar o consumo de seis a dez produtos; e 2% de 11 a 14 produtos. Para 44% dos entrevistados, não haverá aumento no consumo de nenhum dos itens.

Isolamento social

Os dados revelam que a população brasileira continua favorável ao isolamento social (86%), apesar das possíveis perdas econômicas, e quase todo mundo (93%) mudou sua rotina durante o período de isolamento, em diferentes graus.
No cenário pós-pandemia, três em cada dez brasileiros falam em voltar a uma rotina igual à que tinham antes. Em relação ao retorno para o trabalho depois de terminado o isolamento social, 43% dos trabalhadores formais e informais afirmaram que se sentem seguros, enquanto 39% se dizem mais ou menos seguros e 18%, inseguros.
“As atenções dos governos, das empresas e da sociedade devem estar voltadas, prioritariamente, para preservar vidas. Entretanto, é crucial que nos preocupemos também com a sobrevivência das empresas e com a manutenção dos empregos. É preciso estabelecer uma estratégia consistente para que, no momento oportuno, seja possível promover uma retomada segura e gradativa das atividades empresariais”, disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
A maior parte dos entrevistados (96%) considera importante que as empresas adotem medidas de segurança, como a distribuição de máscaras e a adoção de uma distância mínima entre os colaboradores. Para 82% dos trabalhadores, essas medidas serão eficientes para proteger os empregados.

Dívidas

Um dado apontado pela pesquisa e considerado preocupante pela CNI é o endividamento, que atinge mais da metade da população (53%). O percentual é a soma dos 38% que já estavam endividados antes da pandemia e os 15% que contraíram dívidas nos últimos 40 dias, período que coincide com o começo do isolamento social.
Entre aqueles que têm dívida, 40% afirmam que já estão com algum pagamento em atraso em alguma dessas dívidas. A maioria dos endividados em atraso (57%) passou a atrasar suas parcelas nos últimos 40 dias, ou seja, período que coincide com o isolamento social.
O levantamento, realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, contou com 2.005 entrevistados, a partir de 16 anos, de todas as unidades da Federação, entre os dias 2 e 4 de maio e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Fonte: Agência EBC 
Da redação/ Sandra Laciuk

Mega-Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio de R$ 56 milhões

Mega-Sena, loterias, lotéricasA Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (7) prêmio acumulado de R$ 56 milhões. As seis dezenas do concurso 2.259 serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.
Nesta semana, por causa do Dia das Mães, a Caixa está promovendo a Mega Semana das Mães, com três sorteios da Mega-Sena. O primeiro ocorreu na última terça-feira (5) e os outros dois ocorrem hoje e sábado (9).
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país, ou pela internet. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta.
Fonte: Agencia EBC
Da redação/ Sandra Laciuk

GUARAPUAVA: MOTORISTA EMBRIAGADO BATEU EM MURO

Polícia Militar do Paraná divulga Cartilha de Segurança | A DoisNo dia 06 de maio eram às 23h50min, quando a equipe do Plantão de Acidentes deslocou até a Rua Júlio de Castilho, onde um veículo Fiat Idea teria se chocado contra um muro, e o condutor estaria removendo o veículo do local, visivelmente embriagado. 

No local, foi identificado o condutor de 20 anos, o qual relatou a equipe que transitava pela via quando perdeu o controle da direção vindo a colidir contra o muro, retirando o veículo do local e parando na via transversal Rua Coronel Carneiro Emilio Duarte. Do evento houve danos somente no veículo. 

Realizado teste etilométrico no condutor, obtendo resultado 0,71 mg/l. Dado voz de prisão e encaminhado a 14ª SDP. 

O veículo possuía débitos pendentes, e ficou sob a responsabilidade da genitora do condutor.

Fonte: Setor de Comunicação 16° Batalhão

Da redação/ Sandra Laciuk

CAMPINA DO SIMÃO: INDIVÍDUO AGREDIU ESPOSA E O FILHO

Balanço da Polícia Militar aponta 76 ocorrências de crimes ...No dia 06 de maio, às 17h50min, a Polícia Militar recebeu uma solicitação de uma mulher de 18 anos a qual relatou que seu esposo de 31 anos, a agrediu com socos, chutes e tentou esganá-la. Relatou ainda que, seu esposo agrediu seu filho de 1 ano e 3 meses de idade. 


A equipe da Policial Militar deslocou até a Rua dos Pássaros, juntamente com a vítima, e localizou o indivíduo caído em via pública com ferimentos no rosto, que, segundo o mesmo, foi sido agredido por populares. 

O indivíduo foi encaminhado para o posto de saúde de Campina do Simão, onde recebeu atendimento médico, onde foi necessária a imobilização do mesmo, pois estava muito agressivo. 

Após a liberação médica as partes foram encaminhadas para a delegacia de Policial Civil de Guarapuava.

Fonte: Setor de Comunicação 16° Batalhão

Da redação/ Sandra Laciuk

PRUDENTÓPOLIS: MULHER REAGIU À ROUBO E ACERTOU INDIVÍDUO COM MARTELO

PR tem redução de 8% em homicídios, mas aumento expressivo de ...Por volta das 07h do dia 6 de maio, na rua Das Perdizes Vila Iguaçu, uma senhora de 55 anos informou que foi vítima de um roubo cometido por um indivíduo de 18 anos, o qual exigiu dinheiro e fez ameaças. 

A vítima lhe deu certa quantia em dinheiro e após um descuido do indivíduo, a vítima conseguiu efetuar um golpe de martelo na cabeça do autor, que este veio a jogar o dinheiro e se evadir do local. 

Durante as buscas nas proximidades, a equipe policial logrou êxito na localização do indivíduo, o qual foi reconhecido pela vítima e conduzidos até delegacia de polícia civil para que se fossem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: Setor de Comunicação 16° Batalhão

Da redação/ Sandra Laciuk

A FARMÁCIA SUPER POPULAR TEM UMA ÓTIMA PROMOÇÃO PARA ESTE DIAS DAS MÃES - CONFIRA

A farmácia Super Popular de Pitanga está com uma promoção incrível nessa semana do Dia das Mães.

A cada compra a partir de 20 reais, você automaticamente terá a chance de estourar um balão e poderá ganhar prêmios especiais, dedicado para as mães.

Vá até a farmácia que está localizada na Rua João Gonçalves Padilha, ao lado da Cliamo não fique de fora desta promoção e também não perca a chance de pagar o preço mais barato da cidade.

Além de medicamentos, também tem inúmeras opções em presentes para sua mãe.

Veja:


Da redação/ Sandra Laciuk

VEÍCULO FURTADO FOI ENCONTRADO ABANDONADO ÀS MARGENS DA RODOVIA

PR tem redução de 8% em homicídios, mas aumento expressivo de ...No dia 06 de maio, por volta de 20h45, a equipe policial foi informada via 190 que havia um veículo parado na BR 277, estrada rural de acesso a uma chácara. 

No local a equipe constatou que se tratava de um veículo Fiat/Strada cor prata, furtado anteriormente. 

Foi acionado o guincho e entregue o veículo na delegacia de Polícia Civil de Laranjeiras do Sul.

Fonte: Setor de Comunicação 16° Batalhão

Da redação/ Sandra Laciuk

TURVO: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA MOVIMENTOU A POLÍCIA

Patrulha nos Parques vai aproximar o policial da comunidade | RSNNo dia 06 de maio, às 18h30min, o solicitante relatou que seu filho estava na residência proferindo ameaças aos familiares e danificando os pertences na residência. 


Diante dos fatos foi deslocado até a Rua Henry Cook, Vila Jaime, no local a irmã do indivíduo relatou a equipe que o irmão de 24 anos estava sobre efeito de entorpecente ou álcool e agressivo lhe ameaçando e em certo momento este quebrou o portão da residência. Relatou ainda que os fatos já aconteceram anteriormente. 

O indivíduo não acatou às ordens emanadas pela equipe PM e tentou reagir a abordagem sendo necessário utilizar técnicas de imobilização, para contê-lo. 

Mediante interesse em representação por parte da vítima, irmã do autor estes foram encaminhados até 14ª SDP para os procedimentos cabíveis. 

Fonte: Setor de Comunicação 16° Batalhão

Da redação/ Sandra Laciuk

quarta-feira, 6 de maio de 2020

FAMÍLIA HEY COMUNICA FALECIMENTO

27 imagens de luto e de saudade para se despedir de quem partiu ...
Faleceu hoje(06) por volta de 15:00h, o senhor Antonio Acir Hey aos 83 anos.



Ele estava internado no Hospital São Vicente de Paulo de Pitanga.


Seu Antonio é sogro do Joselio Prates.

Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária Central de Pitanga.

Aos amigos e familiares as nossas sentidas condolências.

Da redação/ Sandra Laciuk

Paciente com coronavirus incendeia colchão e tenta fugir de hospital


De acordo com a secretaria de Saúde da Bahia, o fogo foi causado por um paciente que ateou fogo ao colchão do leite um leito do 4º andar, bloqueou a entrada da porta com a cama e pulou da janela. 

Ele caiu sob uma laje do 3º andar e foi transferido para outro hospital com uma fratura no fêmur.

O fogo ficou restrito ao quarto e não se espalhou pelos demais leitos do hospital. Ainda assim, outros 32 pacientes tiveram que emergencialmente deslocados para outros três hospitais da cidade.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o paciente teve um suto psicótico, provavelmente causado por um quadro de baixa oxigenação do sangue.

“O paciente não tinha histórico de problemas psiquiátricos. A gente acredita que isso possa estar relacionado com a baixa oxigenação”, explicou o secretário.

O fogo foi debelado após a atuação de sete viaturas do Corpo de Bombeiros. As demais áreas do hospital não foram atingidas. O governo da Bahia informou que irá reparar os danos da enfermaria e apurar as causas e contexto do incêndio.

Até a manhã desta quarta (6), Salvador tinha 2.599 casos confirmados da Covid-19, com 97 mortes. Este é o segundo caso de paciente com Covid-19 que sofre uma queda após tentar fugir do Hospital Espanhol.

No dia 28 de abril, um paciente com Covid pulou de uma janela do terceiro nadar do hospital, caiu sob laje do refeitório e fugiu no hospital.

De acordo com a assessoria do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, responsável pela gestão do Espanhol, o paciente foi encontrado no dia seguinte vagando pelas imediações do hospital. Ele tinha escoriações pelo corpo, mas não teve fraturas.

Internado novamente, ele morreu no final do dia por complicações causadas pela Covid-19.

Fonte: Banda B

Da redação/ Sandra Laciuk