sábado, 4 de abril de 2020

Guarapuava - Boletim Oficial Covid-19

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PREFEITO DE IPORÁ PEITA RONALDO CAIADO E AUTORIZA ABRIR O COMÉRCIO: “NÃO VOU ACEITAR ESSA DITADURA. QUE VENHAM ME PRENDER”


A guerra está declarada! O prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (PSDB), autorizou o comércio da cidade a reabrir normalmente à partir de segunda-feira,06/04, contrariando o decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM) que proibiu por mais 15 dias abertura do comércio de atividades não consideradas essenciais à vida.

Naçoitan Leite disse que Iporá não tem mais condições de ficar com o comércio fechado por mais 15 dias. 

Os estabelecimentos voltarão a abrir as portas e vão funcionar cumprindo exigências como distanciamento entre clientes e higienização reforçada nos locais. 

Aulas continuam suspensas e idosos e pessoas com doenças preexistentes devem continuar o isolamento social, conforme destacou o prefeito em entrevista ao site Mais Goiás.

“Eu não aceito prender trabalhador e comerciante. Tem que prender bandido. O povo só quer trabalhar. As pessoas de bem não podem ser presas porque vão voltar ao trabalho. Não vou aceitar essa ditadura. Que venham me prender”, disparou.

Para o prefeito de Iporá a única saída para que não haja uma quebradeira geral no município é a reabertura total do comércio.

“O governador não atendeu o decreto do Governo Federal. Por que nós, prefeitos, temos que atender às determinações estaduais? Os municípios podem tomar suas próprias decisões, são os prefeitos quem sabem a real situação das cidades. 

Afirmo com tranquilidade que se o comércio continuar fechado tanto o município quanto os estabelecimentos vão quebrar”, comentou.

O prefeito de Iporá conta que a população da sua cidade está passando fome sem poder trabalhar para buscar o pão de cada dia

“Só essa semana entregamos mil cestas básicas porque o povo não tem o que comer. Na próxima semana vai ser 3 mil e depois 10 mil. 

As pessoas não querem presente, elas querem trabalhar”. Nós vamos respeitar o decreto até este sábado, dia 04. 

Fui um dos que respeitei, mas não dá para fazer isso por mais 15 dias. Vamos respeitar os cuidados para evitar o vírus, mas na segunda, 06/04, vamos voltar com a cabeça erguida”.

Lembrando que semana passada o prefeito de Acreúna, no sudoeste Goiano, tentou reabrir o comércio da cidade, mas foi contido depois que o Governo de Goiás mandou 30 viaturas da Polícia Militar para garantir o fechamento das empresas.

Fonte: Revista Paraná

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Funcionário da Coamo morre por Covid-19 e Campo Mourão registra 2ª morte


A pandemia de Coronavírus fez mais uma vítima em Campo Mourão.  

José Aparecido Pavão, 59 anos, morreu neste sábado, na Santa Casa. Foi a segunda vítima da Covid-19 em Campo Mourão. 

O primeiro foi Gabriel Golim, 72 anos, morto na terça-feira (31) pela doença.

Pavão era funcionário da Coamo, onde trabalhou por 40 anos.  Era chefe do Departamento de Sistemas na gerência de Tecnologia e Informação. 

Segundo as informações, ele não possuía histórico de doença e nem tinha viajado recentemente.

Neste sábado, a secretaria de Saúde divulgou novo boletim da Covid-19. 

Além dos dois óbitos, agora são 12 casos confirmados de coronavírus, onze suspeitos, 114 sob investigação e 61 descartados. 

Oito pacientes estão internadas na UTI do hospital Santa Casa.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fonte: Ta Sabendo



Infelizmente mais um óbito notificado por COVID-19 em Campo Mourão

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Criança é encontrada morta dentro de um tanque em Loanda


Na tarde deste sábado (4), uma equipe do Posto de Bombeiro Comunitário de Loanda foi solicitada para ajudar nas buscas de uma criança desaparecida.

O solicitante era um policial militar que já havia sido acionado pela família da criança. Segundo informações, a criança de 5 anos estava desaparecida próximo à residência da família em uma propriedade rural. 

Antes de fazer o acionamento, os vizinhos e familiares andaram nas redondezas em busca da criança, porém não conseguiram encontrar.

No local havia 3 tanques de peixe que existem na propriedade e cogitaram a possibilidade da criança ter se afogado. 

Dessa forma, entraram em contato com a PM, o gestor, sargento Moreira, foi acionado e deslocou-se até o local para realizar o primeiro atendimento.

Ao chegar no local, o Sgt. Moreira verificou que os populares já estavam procurando a criança dentro dos tanques.

Tendo em vista que estes eram, consideravelmente, rasos, possibilitando alcançar o chão.

E por volta das 14h40min, um rapaz conseguiu localizar a criança já sem vida, sendo retirado o corpo logo em seguida. 

A situação foi repassada para o Instituto Médico Legal (IML).

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS
Fonte: Cianorte Agora


Morre médico, de 80 anos, que estava internado com coronavírus, em Cianorte.


Dr. Nelson Martins Schiavinatto foi o primeiro radiologista de Cianorte. Atuou por décadas na área da medicina aqui na cidade. 

A não muito tempo surpreendeu e se mostrou muito forte ao vencer um câncer de proposta.

O médico aposentado estava a cerca de uma semana internado. Ele apresentou um mal estar, com sintomas da COVID-19, e foi internado na Fundhospar (antiga Santa Casa).

Os primeiros exames apresentaram problemas respiratórios e ele passou a respirar com a ajuda de aparelhos. 

Ao longo da semana teve uma leve melhora, mas o quadro clínico voltou a piorar. Quarta e quinta-feira foi alvo de Fake News com a circulação da notícia de que ele havia morrido. 

O que trouxe muita dor a família, nesse momento que já era complicado.

Em nota, a prefeitura informou que ele pode ter contraído a doença em um cruzeiro nacional que fez entre o dia 09 e 13 de março.

As equipes médicas e os agentes funerários seguiram todas as normas de segurança.

A família teve um pequeno e restrito momento de despedida e o sepultamento aconteceu as 10 horas na manhã deste sábado, em Cianorte.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS



PITANGA - Boletim oficial. COVID-19, 04/04/2020

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA - COMERCIO FECHADO E FISCALIZAÇÃO INTENSA NAS ENTRADAS DA CIDADE

O Prefreito Dr. Maicol Callegari, disse na manhã de hoje (04), que vai aumentar a fiscalização nos trevos e outras entradas da cidade de Pitanga, alem intensificar os trabalhos de mais de 300 profissionais da prefeitura que estão trabalhando desde o primeiro decreto.

O Prefeito disse ainda, que estruturou o hospital da Pitanguinha, caso aconteça algum caso suspeito, tambem ressaltou que Pitanga esta preparada para alguma situação emergencial.

ABERTURA DO COMERCIO - O Prefeito não orienta abrir o comercio, vivemos uma pandemia, e nosso município tem um alto índice de idosos e crianças, alem dos graves casos já existente de idosos com doenças cronicas, poderemos colocar-los em risco.

Não abrir o comercio e permanecer em casa e a melhor atitude a se tomar nesse momento, caso algum comerciante queira abrir, precisa estar alinhado com o protocolo de saude, que pede vários requisitos, que vão bem alem do álcool e gel e pia para lavar as mãos. 

Teremos uma semana Santa Muito difícil, onde especialistas avaliam ser o pico da pandemia, o que gera mais cautela para os municípios.


Tragédia filho mata própria mãe em Ivaiporã no distrito do jacutinga


Um jovem, segundo populares, de nome Valdomiro Raimundo Oliveira, o conhecido "Negão”, foi acusado de matar a própria mãe, senhora Diolizia Raimunda de Oliveira, com pauladas na cabeça. 

O corpo foi encontrado próximo a residência, em meio a uma plantação de café. 

O rapaz ficou descontrolado e matou sua mãe com muitas pancadas, um crime brutal e violento. 

Depois ele ainda tentou agredir outras pessoas, mas foi contido por moradores. O criminoso estava armado com um facão, informou um morador do Bairro. 

Equipes de socorro, como o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, foram para o local, assim como a Polícia Militar e a Polícia Civil.  

Também foi acionado o IML - Instituto Médico Legal. Segundo pessoas que residem na localidade rural, o jovem já havia sido internado alguns vezes e já tinha histórico de atritos com a mãe e outras pessoas. 

Ambos moravam sozinhos na casa. 

O delegado Dr. Aldair Oliveira, instaurou um inquérito policial e informou que todas as providências serão tomadas.  

Fonte: Canal HP

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PM cumpre mandado de prisão por homicídio no interior de Boa Ventura de São Roque

A equipe da Polícia Militar se deslocou até a Localidade da Terra Santa, interior de Boa Ventura de São Roque, onde foi dado fiel cumprimento ao mandado de prisão por homicídio, em desfavor de um homem de 45 anos, O mesmo foi preso e entregue na 45ª DRP de Pitanga, onde permanece preso a disposição da Justiça. 

De acordo com a polícia, o homem é suspeito de ter assassinado uma mulher na localidade do Cristo Rei, interior de Boa Ventura de São Roque, no ano de 2013.

Pitanga - Boletim Oficial Covid-19


sexta-feira, 3 de abril de 2020

Caixa lançará na terça aplicativo para cadastro em renda emergencial


A partir da próxima terça-feira (7), dezenas de milhões de brasileiros poderão baixar um aplicativo lançado pela Caixa Econômica Federal que permitirá o cadastramento para receberem a renda básica emergencial, de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil, no caso de mães solteiras. 

O banco também lançará uma página na internet e uma central de atendimento telefônico para a retirada de dúvidas e a realização do cadastro.

O próprio aplicativo avaliará se o trabalhador cumpre os cerca de dez requisitos exigidos pela lei para o recebimento da renda básica. 

O pagamento poderá ser feito em até 48 horas depois que a Caixa Econômica receber os dados dos beneficiários, mas o presidente do banco não se comprometeu em apresentar uma data específica. 

Quem não tem conta em bancos poderá retirar o benefício em casas lotéricas.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que o banco lançará outro aplicativo, exclusivo para o pagamento da renda básica. 

O benefício será depositado em contas poupança digitais, autorizadas recentemente pelo Conselho Monetário Nacional, e poderá ser transferido para qualquer conta bancária sem custos. 

Segundo ele, o calendário de pagamentos será anunciado na próxima semana, depois de o banco conhecer o tamanho da população apta a receber a renda básica emergencial.

Segundo Guimarães, o decreto que regulamenta a lei que instituiu o benefício será finalizado hoje, mas ele não informou se o texto será publicado ainda nesta sexta-feira (3) ou no início da próxima semana. 

Na segunda-feira (6), a Caixa Econômica detalhará o funcionamento dos dois aplicativos.

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, informou que só precisarão se inscrever no aplicativo microempreendedores individuais (MEI), trabalhadores que contribuem com a Previdência Social como autônomos e trabalhadores informais que não estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 

Caso o trabalhador esteja inscrito no cadastro único, o aplicativo avisará no momento em que ele digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Bolsa Família

Os beneficiários do Programa Bolsa Família não precisarão baixar o aplicativo. Segundo Onyx, eles já estão inscritos na base de dados e poderão, entre os dias 16 e 30, escolher se receberão o Bolsa Família ou a renda básica emergencial, optando pelo valor mais vantajoso.

O ministro da Cidadania lembrou que o benefício de março do Bolsa Família terminou de ser pago no último dia 30. 

Para ele, o pagamento do novo benefício a essas famílias antes do dia 16 complicaria o trabalho do governo federal, que ainda está consolidando a base de dados, de separar os grupos de beneficiários.

“A lei cria uma série de regras. Temos de fazer filtragem da base de dados. O que acontece? A base já existe. O maior desafio está nas pessoas que não estão em base nenhuma, por isso criamos a solução via aplicativo, internet e central de telefones”, explicou o presidente da Caixa.

Ele lembrou que, no caso do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), um terço dos 60 milhões de pagamentos foi feito por aplicativo. 

Para Guimarães, o índice deve ser semelhante com o novo benefício emergencial.

Desafio

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, que participou da apresentação, o grande desafio do governo não consiste em eventuais atrasos na aprovação de medidas, mas na própria montagem da logística.

“Não são um ou dois dias de atraso ou de antecipação. Desde que começamos a formular o programa, o grande desafio é a logística de entrega. É um cronograma quase físico de capturar os cadastros. Não é a aprovação que vai mudar o cronograma físico”, destacou.

Guedes destacou que, em três semanas, o governo saiu de zero para cerca de R$ 800 bilhões em programas de enfrentamento à pandemia do noovo coronavírus e de manutenção dos empregos. 

A conta, que envolve não apenas gastos novos, mas antecipações de despesas, adiamento de tributos e remanejamentos, está, segundo o ministro, em 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos). 

“Nenhum país emergente fez uma movimentação tão rápida de liberação de recursos como o nosso. A implementação está no mesmo ritmo dos Estados Unidos, um país que tem experiências com catástrofes”, declarou.

O ministro cobrou a união de prefeitos, governadores, Executivo federal, Legislativo e Judiciário para andar com as medidas. 

Em relação à necessidade da aprovação da proposta de emenda à Constituição do orçamento de guerra para a liberação do benefício.

O ministro disse que a ala jurídica do Ministério da Economia tinha dado aval para o início do pagamento, mas que a ala econômica da pasta tinha receio de que o descumprimento da regra de ouro, que proíbe a emissão de dívida pública para gastos correntes, prejudicasse o governo, mesmo com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tendo autorizado os gastos extras.

FONTE: G1

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

DENGUE - Apucarana tem 166 casos de dengue


Com 166 casos confirmados e 412 esperando resultados de exame, a Autarquia Municipal de Saúde alerta para população reforçar os cuidados de prevenção contra a dengue. 

Paralelamente ao enfrentamento do Covid-19, o combate ao Aedes Aegyti tem sido uma prioridade dentro da estrutura de saúde pública do município. 

Para manter ininterrupto o trabalho de vistoria nas residências em tempos de pandemia do coronavírus, os agentes de endemias passaram a atuar nesta semana usando Equipamento de Proteção Individual (EPI). 

“Pedimos que a população permita o acesso dos profissionais de saúde em seus quintais. Visando sua proteção pessoal e dos moradores, eles estão usando máscara, luva e contam com um kit de álcool em gel e sabonete líquido para higienização das mãos ao longo do dia”, explica o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta. 

Kaneta observa que a manutenção da vistoria domiciliar é de suma importância para conter o avanço dos casos da dengue. 

“A visita nas residências será rápida e vai se restringir a parte externa das residências”, destaca Kaneta. 

O prefeito Junior da Femac reforça o apelo para população facilitar o trabalho dos agentes de endemias nas vistorias domiciliares. 

“Devido ao coronavírus, adotamos medidas de proteção por parte dos agentes para que o enfrentamento contra dengue siga com todo rigor necessário. Também peço aos apucaranenses que façam a sua parte, cuidando dos seus quintais. Verifiquem com frequência se suas casas estão livres de recipientes que acumulem água e sirvam se ambiente ideal para proliferação do mosquito da dengue”, enfatiza Junior da Femac. 

O último boletim da dengue divulgado na terça-feira (31) pela Secretaria da Saúde do Paraná (SESA), o estado registra 69 óbitos confirmados por dengue. 

“Estamos em epidemia no Paraná e o combate ao mosquito transmissor deve ser constante. Os números estaduais mostram que a dengue exige alerta diário para eliminação dos criadouros e a população deve estar atenta às medidas preventivas, pois 90% dos focos do Aedes Aegypti estão nos domicílios”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. 

O boletim do dia 31 da SESA mostra o Paraná com 87.900 casos de dengue confirmados.

O Estado soma 204.807 notificações da doença e 364 municípios atingidos. 

Na situação de epidemia atinge 177 cidades e outras 32 estão em situação de alerta.

Fonte: Blog do Berimbau

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Quadrilha faz arrastão em propriedade rural de Pinhão


Uma quadrilha assaltou uma chácara na noite dessa quinta (2) no Distrito de Guarapuavinha, área rural de Pinhão. 

De acordo com o dono da propriedade, os ladrões chegaram por volta das 20h e renderam dois caseiros. 

Conforme a vítima, os bandidos estavam em um caminhão Mercedes Vermelho, do tipo boiadeiro. 

Eram entre cinco ou seis ladrões, afirmou o dono da propriedade. Além disso, os ladrões estavam armados e todos usavam máscara no rosto. 

De acordo com as informações repassadas pelo proprietário da chácara os dois caseiros foram trancados na casa e ameaçados de morte. 

Caso saíssem, seriam mortos. Ainda conforme a vítima, um dos integrantes da quadrilha ficou vigiando a casa, enquanto os outros faziam o arrastão na propriedade. 

Os ladrões permaneceram na chácara até 2h da madrugada desta sexta (3). 

Em seis horas levaram todos os animais da propriedade. 

Foram roubados 98 carneiros, 80 galinhas e perus, ferramentas como duas moto-serras, um soprador, uma roçadeira, uma serra-fita de carne e enxadas, pá de corte. 

Além disso, os bandidos levaram até utensílios de assar carne, e ainda geladeira, botijão de gás e remédios dos animais. 

Os ladrões também levaram uma caminhonete Ford Ranger com carroceria de madeira. 

O prejuízo estimado pelo dono foi de aproximadamente R$ 100 mil. 

O roubo foi registrado na polícia, que está atrás da quadrilha. Até agora, ninguém foi preso.

Fonte: RSN

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Trágico acidente provocou a morte de um menor de 15 anos em Faxinal


Em Faxinal, a cidade ficou enlutada ao receber a notícia do falecimento de um adolescente, de 15 anos, que morreu após uma colisão que aconteceu no Jardim Santa Helena. 

A Polícia recebeu informações de um atropelamento.

Mas segundo a Polícia Civil, ao chegar ao local, ficou apurado, segundo relatos de testemunhas e do motorista envolvido.

Que o menor teria colidido na parte traseira de uma caminhoneta e, em seguida, foi atingido pelo rodado. 

A princípio, a vítima, Álisson Fernando Ferreira, sofreu uma lesão importante na região do crânio e entrou em óbito. 

Ele chegou a ser levado para o Hospital, mas não resistiu. 

O corpo foi recolhido pelo IML- Instituto Médico Legal e a causa morte é investigada. 

A Polícia Civil e a Polícia Militar, estiveram no local e fizeram os devidos levantamentos. 

Na Delegacia, o motorista foi ouvido e depois liberado.

Fonte: Blog do Berimbau

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Acidente mata motociclista na BR-277 em Guarapuava


Trata-se de mais uma morte no perímetro urbano de Guarapuava, na entrada para o Centro da cidade e Distrito Industrial Guaratu.

O fim da tarde desta sexta (3) foi trágico em Guarapuava. Um motociclista morreu em um acidente por volta das 17h10, após se envolver em acidente com uma caminhonete na BR-277. 

De acordo com o Samu que atendeu o acidente, o jovem morreu no local. Porém, não foi possível a identificação e nem divulgada a idade, porque o rapaz estava sem documentos.

Esta é mais uma morte registrada na BR-277, na travessia para o bairro Industrial Xarquinho, perto da passarela. 

Há anos, esse trecho vem sendo cenários de vários acidentes. Muitos deles com mortes. 

Também há muitos anos, a comunidade solicita uma trincheira, já que o trecho possui grande fluxo por ser, de um lado, acesso para o Centro de Guarapuava. 

E do outro, entrada para um bairro Industrial que emprega muitas pessoas.


Fonte: RSN

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Covid-19: mortes somam 359 e infectados são 9 mil no Brasil


O número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no Brasil subiu de 7.910 para 9.056 entre ontem (2) e hoje (3), conforme a atualização do Ministério da Saúde.

O número de óbitos por covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, saltou de 299 para 359. O índice de letalidade, que era de 3,5% no início da semana, foi para 3,8% ontem e chegou a 4% no balanço anunciado hoje.

As mortes ocorreram em São Paulo (219), Rio de Janeiro (47), Ceará (22), Pernambuco (10), Amazonas (7), Minas Gerais (6), Distrito Federal (5), Bahia (5), Rio Grande do Sul (5), Santa Catarina (5), Paraná (4), Piauí (4), Espírito Santo (4), Rio Grande do Norte (4), Sergipe (2), Alagoas (2), Goiás (2), Maranhão (1), Mato Grosso do Sul (1), Mato Grosso (1), Pará (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).  

Os novos casos totalizaram 1.146. 

O resultado significou um aumento de 15% em relação ao total registrado antes. Foi o maior número de novos casos em um dia desde o início da série.

Casos por dia

Já as novas mortes em um dia também bateram recorde, com 60. Nos quatro dias desta semana, os números de novas mortes foram de 23, 42, 40 e 58. 

No tocante ao perfil, 57,7% eram homens e 42,3%, mulheres. No recorte por idade, 85% das vítimas tinham acima de 60 anos.

Já com relação às doenças de pessoas que faleceram, 164 tinham alguma cardiopatia, 114 tinham diabetes, 45 passavam por alguma condição respiratória e outros 30 apresentavam alguma patologia neurológica. As hospitalizações por covid-19 totalizam 1.769
.
Insumos e equipamentos

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, voltou a fala no receio com o abastecimento de insumos e equipamentos. Isso porque a China é responsável por boa parte do mercado e ficou sem exportar durante dois meses. 

Quando voltou a comercializar, há algumas semanas, a demanda internacional tem sido enorme.

Governos do Nordeste, exemplificou Mandetta, adquiriram respiradores e ventiladores de fornecedores chineses. 

Mas hoje foi comunicado que a compra não se confirmou. Com a pandemia, diversos países estão tendo políticas voltadas a garantir o seu mercado interno.

“Temos um clima delicado no mundo. Estamos vendo retenção sobre produções globais de máscaras. Antes era global agora é só para atender o meu país. Estamos dialogando com países para ter racionalidade e achar ponto de equilíbrio. Vamos precisar de entendimento para que cada país ultrapasse com dignidade essas questões”, disse.

O titular da pasta da saúde comentou o caso de Manaus, que pediu socorro ao Ministério da Saúde por falta de capacidade do sistema de saúde local de atender à demanda. 

O órgão viabilizou o transporte de respiradores obtidos juntamente à Rede D´Or utilizando a Força Aérea Brasileira.

Mandetta reiterou a importância das medidas de retenção da circulação de pessoas adotadas pelos governos estaduais. “Cada pessoa que deixa de ir pro CTI é insumo que estamos economizando porque sabemos que podemos ter espiral de casos que vão demandar todo o sistema de saúde”, acrescentou.

Médico não abandona paciente

Perguntado por jornalistas, Mandetta falou sobre a relação com o presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou que “médico não abandona paciente.” O ministro disse entender as pressões de empresários, o lado político e a cobrança de que a solução seja rápida.  

E cogitou sair no futuro, mas reafirmou que não deixará o cargo agora.

“O caso é uma situação global que nos desafia a todos, e estamos aqui para trabalhar, para ajudar. Se depois que isso terminar, tenho certeza que por qualquer uma das situações, talvez seja mais importante ir debater o sistema de saúde pós-covid em outro lugar. Mas no momento, eu vou estar ali. E vamos ter dias ruins”, afirmou.

O presidente Jair Bolsonaro vem defendendo a retomada das atividades econômicas e alívio nas medidas de distanciamento social. 

O ministro defendeu que as pessoas atendam às recomendações dos governadores dos seus estados, que têm os melhores números e avaliações sobre a realidade das suas localidades. 

“Sociedades que conseguiram código de comportamento restrito, conseguiram passar sem a espiral alta. As que não conseguiram, tiveram colapso. E quando acontece isso, a economia sofre muito mais”, opinou.

Hospital de campanha

O ministro informou que o governo está desenvolvendo um modelo de hospital de campanha que poderá ser implantado em estados que tenham necessidade. 

A primeira unidade deverá ser instalada no entorno de Brasília, região que pertence ao estado de Goiás mas que fica distante da capital, Goiânia.

O projeto vai funcionar como uma espécie de “piloto”. “Vamos ver como a unidade se dá, do ponto zero até hora que está instalada. Após a confecção devemos saber como apoiar os estados”, disse Mandetta.

Matéria ampliada às 19h10
Fonte: Agência Brasil

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS



ATUALIZANDO O BOLETIM DO COVID-19. 03/04/2020 EM PITANGA

O QUE SÃO CASOS MONITORADOS? - São pessoas que estão recebendo acompanhamento pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, para que seja monitorado algum caso de sintoma. 

Isso inclui pessoas vindas de áreas de risco.

O QUE SÃO CASOS SINTOMÁTICOS? - São casos que apresentam sintomas gripais.

O QUE SÃO CASOS SUSPEITOS? - São casos que apresentam mais sintomas, concluindo um caso agravado.

O QUE SÃO CASOS CONFIRMADOS? - São casos que passaram por exame e atestaram positivamente para o COVID-19.
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Rei do Coladinho, cantor Paulynho Paixão morre após sofrer dois acidentes em menos de 3 horas no Piauí


O cantor piauiense Francisco de Paula Moura, o Paulynho Paixão, 43 anos, morreu em um grave acidente na madrugada desta sexta-feira (3). 

Ele sofreu um acidente de carro por volta das 22h de quinta-feira (2) e saiu ileso. 

Ele resolveu retornar ao local, de moto, aproximadamente à 00h30, mas caiu na PI-225, altura da cidade de São Miguel da Baixa Grande. 159 km de Teresina, e morreu devido aos ferimentos.

De acordo com o irmão de Paulinho Paixão, Francisco da Cruz Moura, o cantor sofreu o acidente de carro por volta das 22h na BR-316, próximo à cidade de Passagem Franca do Piauí. 

Ele não teve ferimentos e foi para a casa da família, em São Miguel da Baixa Grande, de onde foi encaminhado ao hospital.

Horas depois, os irmãos de Paulynho Paixão foram ao local para tentar buscar o carro em que ele havia se acidentado. 

Contudo, retornando à cidade, encontraram o cantor caído no chão, próximo ao Riacho Dantas, na PI-225.

Ele foi encaminhado ao hospital de Valença, mas morreu por volta de 3h da manhã. 

O velório acontecerá em São Miguel da Baixa Grande, cidade natal do cantor.

O piauiense ficou conhecido principalmente no Norte e Nordeste como "Rei do Coladinho" e compôs músicas que são interpretadas por cantores como Simone e Simária, Luan Santana, Gustavo Lima, Leo Magalhães, Xand Avião e Wesley Safadão. 

O cantor chegou a compor mais de 2 mil músicas ao longo de mais de 15 anos de carreira.

Violência doméstica

O cantor chegou a ser preso, em agosto de 2019, por agressão contra sua esposa, Wilma Alves da Silva, conhecida como Tayanne Costa. 

A Justiça acatou a denúncia no dia 21 de janeiro de 2020.

O caso ocorreu em um hotel no dia 11 de agosto de 2019, após um show na cidade de Bacabal, a 247 km de São Luís. 

Na época, Paulynho Paixão foi enquadrado na Lei Maria da Penha e acabou preso após uma denúncia de agressão por parte de Tayanne Costa.

Fonte: G1

Da Redação/ Maria Farias