sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA POLICIA MILITAR DE ONTEM PRA HOJE

INFRAÇÃO DE TRANSITO:

Por volta das 12h05min a equipe realizou abordagem a motocicleta de cor prata, a qual estava sendo conduzida pelo adolescente, o qual não possuía CNH/PPD, e a motocicleta estava em desacordo com o Código de Transito Brasileiro.

Diante dos fatos, foram lavradas as notificações cabíveis e recolhida a motocicleta ao pátio da 3ªCia PM. 

O adolescente foi entregue aos cuidados do Conselho Tutelar.

POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO/DISPARO DE ARMA DE FOGO:

No dia 05 de dezembro de 2019 por volta das 22h30min após a equipe RPA da 3ª Cia de Policia Militar de Pitanga, recebeu a informação de que um veículo VW/Santana de cor branca teria se evadido da abordagem qual iria ser efetuada pela equipe de Operações com Cães nas proximidades do Trevo de acesso à cidade de Manoel Ribas PR-466, sentido Pitanga.

Diante do fato, esta equipe RPA deslocou sentido Manoel Ribas em apoio a equipe de operações com cães no intuito de tentar localizar o veiculo suspeito.

Sendo que após algum tempo de busca em uma das entradas das estradas rurais foi informado via central de radio pela equipe do canil que o veiculo Santana teria sido localizado em uma estrada rural cerca de 400 metros das margens da rodovia, porém não teriam localizado o(s) possível(eis) ocupante(s) do mesmo, e que om referido veículo estaria trancado. 

Diante de tais informações, a equipe RPA deslocou até o local citado onde o veiculo estaria abandonado. No intuito de tentar localizar seu(s) ocupante(s), e em determinado momento durante as buscas, foi escutado estampidos, característicos de disparo de arma de fogo, não sendo possível identificar o local de onde os disparos estariam vindo, pois o local estava com pouca luminosidade. 

Momento este em que foi visualizado um individuo dentro de um propriedade (proprietário do sitio) segurando uma arma de fogo, assim dando voz de abordagem ao mesmo para que este colocasse suas mãos para cima e se virasse de costas para a equipe, sendo tal ordem acatado pelo abordado. 

Realizado a progressão pelo local, não visualizando nenhuma outra ameaça, foi logrado êxito em abordar e realizar a revista pessoal no individuo e identificado posteriormente, foi dado voz de abordagem dispensou pela janela, sendo localizado, no local indicado, um revólver calibre .22 da marca Rossi (sem numero de série aparente), capacidade de 7 tiros, municiado com seis munições deflagradas, juntamente com um coldre de couro, e no coldre havia uma munição calibre .22. ambas da marca ''CBC''. 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao mesmo, e encaminhado até a delegacia de Policia Civil de Manoel Ribas juntamente com o revólver e as munições apreendidas para a realização dos procedimentos cabíveis.

Fonte: Boletim da Policia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk



HOJE A IGREJA CELEBRA O DIA DO SANTO QUE DEU ORIGEM A LENDA DO PAPAI NOEL

Hoje no calendário católico a igreja celebra o dia de São Nicolau, o primeiro Papai Noel, convidamos você a conhecer a historia deste santo, onde através desta surgiu a lenda do Papai Noel.
O santo deste dia é São Nicolau, muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas. Filho de pais ricos com profunda vida de oração, nasceu Nicolau no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.
São Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. 
Daí que nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.
Sagrado Bispo de Mira, Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração  e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado a morte, mas felizmente se salvou em 313, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.
São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. 
Entrou Nicolau no Céu em 324 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegasse ao povo.
Fonte: Canção Nova
Da redação/ Sandra Laciuk

FAMÍLIA DASKO É HOMENAGEADA ATRAVÉS DA ATRIBUIÇÃO DE TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO DE PITANGA À TEREZINHA E JOÃO DASKO NA CÂMARA DE VEREADORES


TAMBÉM FOI CONCEDIDO TÍTULO DE CIDADàHONORÁRIA À MARIA ISABEL BUCMAN E MARIA ELENA RAFAELLI


Na noite de ontem (05), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Pitanga uma Solenidade de Honrarias, à João Dasko e Terezinha Angelina Menon Dasko, onde eles receberam o título de cidadão Benemérito do município de Pitanga, título esse atribuído às pessoas que nascem no município e desenvolvem bom trabalho, pela comunidade.

João e Terezinha foram homenageados, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na cidade, especialmente fundação da empresa Frigodasko, hoje, uma das maiores geradoras de emprego no município, onde graças a eles são 350 famílias empregadas diretamente,  resultando na permanência destas famílias no município, não precisando elas se aventurarem para os grandes centros em busca de oportunidade de trabalho, e ainda também vale lembrar dos empregos gerados indiretamente, e tudo isso fazendo com que venha a somar na renda do comercio local, onde isso contribui para o seu crescimento e consequentemente a abertura de novas vagas, aquecendo assim a economia local.

João Dasko nascido em 17 de janeiro de 1962, filho de Tecla Manchur Dasko e José Dasko, desde pequeno João ajudava seus pais na lavoura, a principal fonte de renda da época.

No ano de 1981 casou-se com Terezinha, filha de Francisco Cezar Menon e Otília Anzolin Menon, nascida em 03 de marco de 1955, onde desta união tiveram dois filhos Márcio Cezar e Franciele de Fátima, e hoje tem dois netos Mateus e Isadora, filhos de Marcio e Alessandra.

Como em dado momento João começa a perceber que os recursos da lavoura sendo limitados, a família poderia passar por dificuldades e através do incentivo de seu tio Teodásio Manchur, ele decidiu mudar de alternativa de renda e foi tocar um açougue, o qual era localizado no Bairro Vila Nova em Pitanga no ano de 1984, com nome de açougue São João.

Já no ano de 1991, com a crise econômica da época, João decidiu buscar outra alternativa de renda arrendando uma fábrica de farinha de milho antigo Novelin, a qual era localizada próximo a Pedreira no Britador, permanecendo por dois anos.

Dando continuidade ao segmento e agora com a criação e engorda de porcos, permanecendo até 1996, quando a vigilância sanitária de Pitanga, atendendo as novas regras via a necessidade de um abatedouro municipal, o qual começou a funcionar na chácara do senhor Odair Seguro, onde com o crescimento surgiu a necessidade de um espaço maior e com melhor estrutura.

Onde com isso, João e Terezinha decidiram comprar o atual frigorifico, dando início em 21 de novembro de 1997. “ Me lembro como se fosse hoje, quando cheguei em casa e vi um molho de chaves de mais ou menos meio quilo e cima da mesa, e quando perguntei de que se tratava meus pais me disseram que haviam comprado o frigorifico, que aquelas chaves seriam de lá”. Lembrou Márcio emocionado ao lembrar de deste acontecimento e falar sobre seus pais.

E hoje este pequeno frigorifico se transformou na maior empresa da cidade de Pitanga, onde além de ser uma grande geradora de empregos, ainda leva o nome do município para todo o estado do Paraná atreves de seus produtos alimentícios, e agora também com a fabricação de botinas.

Também na ocasião, foi concedido o título de cidadã honorária à Maria Elena Rafaelli, título este atribuído aos que não nasceram na cidade, mas que vieram moram e desenvolveram um bom trabalho em prol da comunidade.

À Maria Elena foi atribuído o presente título, graças ao seu exemplar trabalho social, missionário e também com a contribuição com a economia local. Exemplo de bondade e amor ao próximo, esta brilhante mulher se destacou pelas suas ações, desenvolvidas no decorrer dos anos.

E também Maria Isabel Bucmann foi homenageada recebendo o título de cidadã honorária pelo excelente trabalho durante muitos anos, onde foi responsável pelo projeto e criação do Sindicato Rural também pelo trabalho com as pessoas mais humildes do interior e a sua atuação na APAE de Pitanga onde atualmente é a presidente, e vem doado parte do seu tempo em prol da instituição fazendo a diferença através de suas ações.

A todos os homenageados, os nossos parabéns e declaramos o nosso orgulho em saber da importância de termos pessoas exemplares em nossa cidade.


























Da redação/ Sandra Laciuk

PREFEITO DR. MAICOL ANUNCIA 93 NOVAS CASAS PARA PITANGA

Ontem, dia 05 de novembro, o prefeito Maicol Callegari Barbosa, recebeu a empresa ITAGIBA, ganhadora da licitação para a idealização de um novo projeto habitacional, realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal de Pitanga e Caixa Econômica Federal. 

Um projeto pensando pelo prefeito Dr. Maicol, que desde o inicio da sua gestão, vem buscando parcerias para realizar esse sonho de muitos moradores de Pitanga. 

Diversas famílias terão acesso a casa própria, um sonho de todo cidadão. As 93 casas, serão construídas e contempladas com pavimentação asfáltica, drenagem, rede de energia e água, calçadas e todo o projeto de urbanização e infraestrutura. 

Um novo bairro irá nascer em Pitanga. 

O Diretor Comercial da Itagiba, Álvaro Valério, informou que o valor do projeto poderá se aproximar de R$10.000.000,00, onde a obra poderá gerar até 50 vagas de emprego, além do movimento econômico que será gerado em nossa cidade. 

A empresa Itagiba, já possui 59 empreendimentos no estado do Paraná e Santa Catarina, onde as últimas obras realizadas foram no Município de São João e Coronel Vivida. 

Onde a mesma possui todo o critério técnico e acervo para a realização da obra. As famílias que serão beneficiadas pelo projeto, deverão possuir renda mínima de R$1,2 mil reais até R$2,5 mil reais, e atender aos critérios do programa. 

As famílias interessadas, devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada no Bairro Planalto, onde será realizado o cadastro e encaminhamento de documentos e critérios vigentes. 

Os valores dos financiamentos das casas, serão definidos nas próximas etapas do projeto, onde deverão ser atendidas famílias que normalmente não se encaixam em demais programas habitacionais. 

Este grande empreendimento só está sendo idealizado pela Prefeitura Municipal de Pitanga, juntamente com o Prefeito Maicol Callegari Barbosa, que visam sempre o melhor para nossa população. 

O Prefeito disse ainda, que essas 93 casas, é só o começo, que nos próximos meses estará apresentando novos projetos para construção de mais casas para Pitanga.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

JOVEM SERVIDOR PÚBLICO MORRE NO EXATO DIA DE SEU ANIVERSÁRIO


Moradores da cidade de Nova Cantú receberam uma triste notícia, que chamou a atenção e também chocou a todos.
O servidor público Alberto Viczmiszin de 26 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da cidade de campo Mourão desde o início na semana, veio a falecer na manhã de hoje no exato dia em que completaria 27 anos.
Outro detalhe que chama a atenção e preocupa os moradores, é a causa da morte do jovem, o qual morreu vítima de dengue, já que a cidade convive com uma epidemia da doença, sendo este o segundo caso de morte em decorrência disso, onde o primeiro foi de uma mulher de 31 anos ocorrido na semana passada.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão para exame de necropsia, e logo após a sua liberação será levado para o município onde ocorrera o velório que será realizado em sua residência.
O prefeito da cidade decretou luto oficial pela morte do servidor.
No início desta semana a prefeitura divulgou um decreto de situação de emergência por causa da epidemia de dengue na cidade pelo período de 120 dias. De acordo com o referido decreto, desde o mês de junho até esta semana a cidade já teve 468 casos notificados e mais de 300 confirmados.
Através do decreto “Recomendam-se todas as ações possíveis e necessárias para a mobilização da sociedade, com a finalidade de reforçar as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.
Segundo uma declaração do prefeito da cidade, ao Tribuna do Interior finalmente o município conseguiu a liberação do Ministério da Saúde para pulverização com fumacê (inseticida usado contra o mosquito transmissor da dengue). A prefeitura já recebeu um estoque do inseticida e a pulverização deverá já ocorrer nesta sexta-feira (6) se o tempo não estiver chuvoso.
Ainda segundo declarações do prefeito “Todos os serviços não essenciais foram paralisados para que os servidores públicos municipais foquem na dengue.
Da redação/ Sandra Laciuk

PM cumpre mandado de prisão em Palmeirinha

Por volta das 18h05min do dia 04 de dezembro, uma equipe policial de serviço do distrito da Palmeirinha, em atendimento ao masculino, foi consultado seu nome via sistema operacional e constatou que este possui um mando de prisão em seu desfavor. Diante do fato, foi dado voz de prisão e conduzido este até a 14ª S.D.P.

Homens são presos por posse irregular de fogo em Candói

No dia 04 de dezembro, às 09h00, uma equipe da Rotam tomou conhecimento através de denúncias anônimas de que na localidade da Lagoa Seca, vários moradores estariam utilizando armas de fogo e efetuando disparos com as mesmas nas referidas propriedades e, em alguns momentos, em via pública. 

Diante de tais denúncias, foi deslocado até a residência do denunciado, 46 anos o qual confirmou possuir arma de fogo e apresentou uma espingarda calibre .36 da marca boito, 13 munições calibre .36, dois potes de pólvora e um pote de chumbo, ambos utilizados para fabricação de munições. 

Ainda durante as diligências, também foi deslocado até a casa do outro denunciado, 62 anos, estrada rural da bebinha, o qual também confirmou tal denúncias, relatando que no galpão dos fundos de sua propriedade, teria uma espingarda de pressão brocada para o calibre .22, sem marca, onde foi localizado tal arma, porém, também encontrava-se dentro do galpão uma pistola de fabricação artesanal sem marca de calibre .22, duas espingardas de fabricação artesanal sem marca e de calibre indefinido, além de um pote contendo chumbo utilizado para fabricação de munição. 

Em ato continuo, foi deslocado até a casa do denunciado, 86 anos, também morador da estrada da bebinha, o qual declarou possuir um revólver calibre .38 da marca taurus, sem munição com registro vencido. Por último, a equipe Rotam foi até o endereço do denunciado, 24 anos, este morador também da estrada da bebinha, na sua residência foi localizado um revolver calibre .22, contendo seis munições do mesmo calibre. 

Dada voz de prisão aos autores, sendo todos encaminhados a 14 SDP.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Tremor de terra assusta moradores de cidades do Norte do Paraná


Um tremor de terra assustou os moradores de São Sebastião da Amoreira, Assaí, Santa Cecília do Pavão e Nova América da Colina, no norte pioneiro, na tarde desta terça-feira (3). 
Moradores relataram um barulho de explosão seguido pelo tremor.

“Inicialmente parecia um tremor de quando um caminhão passa na via, mas não era nada parecido, sentimos o chão e todas as paredes da casa tremeram”, relatou o repórter Éder Bambino, morador de São Sebastião. 


(magnitude regional) em São Sebastião da Amoreira. 

Até agora não houve registro de danos materiais ou feridos. 

As causas do fenômeno ainda não foram esclarecidas. 

FONTE:Rádio FM 104

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS



Polícia invade casa e liberta adolescentes feitos reféns em Cafelândia


Tiros foram ouvidos durante o desfecho da situação.

Após quase 30 horas de negociações, a situação de cárcere privado envolvendo dois adolescentes em Cafelândia, no Oeste do Paraná, chegou ao fim com um desfecho positivo. 

Os menores, um menino de 12 anos e uma menina, de 14, permaneceram em cárcere privado na casa onde a família mora, na Rua Elizabete Pereira, no Bairro Benjamim Motter, desde o início da tarde de segunda-feira (02) e foram libertados no final da tarde desta terça-feira (03).

Desde então, a movimentação policial no local permaneceu intensa, com a presença de forças policiais de toda a região. As negociações para libertar o reféns foram feitas por militares do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), de Curitiba, desde a noite de segunda-feira e durante todo o dia desta terça-feira.

No entanto, por volta das 16 horas, os policiais estrategicamente posicionaram duas lonas em frente da residência, formando um verdadeiro corredor, e impediram a visão por parte dos populares e profissionais da imprensa que trabalhavam no local.

Na sequência, a movimentação policial e também dos socorristas do Samu se concentrou na parte que foi fechada pela lona. Posteriormente, houve a invasão por parte das equipes policiais

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fonte: Cianorte Agora


Filho leva polícia até local onde enterrou o pai, morto a marteladas em Paranavaí


A Polícia Civil de Paranavaí encontrou na tarde desta segunda-feira (2) o corpo de Manoel Ferreira da Rocha, de 73 anos, que estava desaparecido desde o último sábado (23), quando não foi mais visto na casa onde residia no Jardim Paulista.

O filho da vítima, um jovem de 21 anos, confessou ter matado o pai a marteladas e ter esquartejado e enterrado o corpo em um canavial em Nova Aliança do Ivaí, com a participação da namorada, uma adolescente de 14 anos.

Os dois fugiram para Curitiba, mas foram presos pela Polícia Civil e chegaram hoje à Paranavaí. Conforme o delegado, Luiz Carlos Manica, o rapaz indicou o local onde havia enterrado o corpo do pai. Manoel foi encontrado esquartejado dentro de uma mala enterrada no canavial.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML)de Paranavaí.

Ainda segundo a Polícia, foi solicitada a prisão temporária do jovem pelo prazo de 30 dias. Ele ficará preso na cadeia pública de Paranavaí, pois já tem vários antecedentes como incêndio, furto qualificado, corrupção de menores, uso de drogas e ameaça. Estava em liberdade com monitoração de tornozeleira eletrônica.

Segundo o delegado, ele deverá responder pelo crime de Homicídio Qualificado e Ocultação de cadáver, cuja pena ultrapassa 30 anos de prisão. 

A adolescente também deverá ser internada em um centro de socioeducação, conforme o estatuto da criança e do adolescente.

Fonte: Portal da cidade de Paranavaí

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS



Hospital São Vicente de Pitanga recebe repasse de R$ 167 mil para equipamentos diz Prefeito


Na manhã de hoje (04), o Prefeito de Pitanga Dr. Maicol, informou ao nosso jornalismo.

Que o governo do Estado repassará cerca de R$ 167 mil para equipamentos, o anuncio aconteceu ontem.

Outros hospitais também irão receber repasses, entre eles: Turvo e Guarapuava.

GOVERNADOR: "Atuamos para fortalecer regionalmente os hospitais do Paraná. 

O Estado tem um bom ecossistema hospitalar, mas ele precisa ser fortalecido.

 "O trabalho dos hospitais filantrópicos é de sacerdócio, cuidar das pessoas, além de ser invisível.  "Essa é a primeira etapa dos investimentos programados para os próximos anos."

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


terça-feira, 3 de dezembro de 2019

O 16° Batalhão de Polícia Militar de Guarapuava, lançou a "Operação Natal" 2019

O policiamento está sendo intensificado nos lugares de maior circulação de pessoas, lojas, bancos, lotéricas, devido ao pagamento de 13° salário, a fim de prevenir e impedir a prática de furtos, roubos e situações que desagradam o cidadão de bem que circula no comércio de Guarapuava.

O Comandante do 16°BPM, Major Cristiano Cubas, ressaltou que o trabalho durante a Operação Natal é aumentado em 60 policiais militares, com sistema rotativo de escalas, com o efetivo da 1° Companhia, Setor Administrativo, CHOQUE e ROTAM. O reforço está sendo intensificado com policiamento a pé e motocicletas, bem como ações de trânsito. 

Além do trabalho da polícia no patrulhamento preventivo e ostensivo, o Comandante Major Cubas, orienta que a população tome alguns cuidados em locais públicos, como evitar o manuseio de aparelho celular e redobrar a atenção quando sacar dinheiro, verificando se não há pessoas observando sua senha e valor, recomenda ainda que o saque seja em pequenas quantidades. Principalmente pessoas idosas devem tomar cuidado para não cair em golpes, evitando dar atenção a pessoas desconhecidas, pois há risco de estelionato, como por exemplo o "Conto do Paco".

O Comandante da 1ª Companhia, Capitão Leandro, orienta que não deixem objetos dentro dos veículos e mulheres devem carregar bolsas junto ao corpo, para evitar furtos e roubos.

16° BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR. Nós cuidamos de você.
Polícia Militar do Paraná. Sua proteção é o nosso compromisso.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Paraná vai incluir educação financeira na rede estadual em 2020


O Paraná foi o Estado escolhido, na Região Sul, para ofertar em 2020 o projeto-piloto fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e o Banco Central que vai incluir Educação Financeira no currículo do Ensino Fundamental da rede estadual.

Técnicos dos Núcleos Regionais de Educação participaram nesta sexta-feira (29), em Curitiba, de formação a respeito do Programa. 

O objetivo é que esses servidores auxiliem as instituições de ensino de sua região na implementação do projeto.

A parceria se deu por meio do Programa Aprender Valor, coordenado pela autarquia federal, que tem como objetivo promover noções de Educação Financeira em escolas de todo o país. 

O intuito é inserir no currículo escolar conceitos básicos de economia e finanças, visando a educação financeira dos alunos, promovendo a aprendizagem do uso consciente do crédito, a redução da inadimplência, a diminuição do endividamento excessivo dos cidadãos, a formação de poupança, entre outros benefícios.

A ideia é que a abordagem em relação à Educação Financeira se dê de forma transversal, integrando a temática, até então inédita na Educação Básica brasileira, ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Além da previsão trazida pela base nacional curricular, o Banco Central justifica o programa com base nos baixos níveis gerais de letramento financeiro da população brasileira. 

É preciso, portanto, que o Poder Público se dedique a políticas que procurem solucionar tal problema. Para o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, o conteúdo vai ser de extrema valia para os estudantes paranaenses.

“A educação financeira garante maior autonomia e segurança financeira lá no futuro. Conhecer conceitos básicos de economia, finanças, de como administrar o dinheiro – são conhecimentos fundamentais para qualquer trabalhador ou empreendedor. Queremos dar essa oportunidade aos nosso estudantes”, afirmou.

Empreendedorismo

Também com o objetivo de contemplar as competências previstas na Base Nacional Comum Curricular, que são um conjunto de aprendizagens e competências que todos os estudantes devem desenvolver em sua trajetória escolar, a Secretaria da Educação vai ofertar, também a partir de 2020, aulas de Empreendedorismo aos estudantes do Estado. Serão contemplados estudantes de 47 escolas.

A ementa prevê educação empreendedora, ética profissional, trabalho em equipe e cooperativismo, característica marcante do Estado. 

Com carga horária de duas horas semanais, a matéria buscará desenvolver nos jovens as noções de protagonismo e autonomia.

Neste primeiro momento, a disciplina será ministrada a alunos do 6° ao 9° ano de instituições de Ensino Fundamental Integral, que já possuem carga horária ampliada – são 45 aulas por semana em vez de 25, como nos demais colégios.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS



NO AR! TV IMPACTUS DESTA SEGUNDA – FEIRA

 TV IMPACTUS
APRESENTAÇÃO: REPÓRTER JONEI FARIAS
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Vendedor de empresa de Ivaiporã morre após acidente na BR-175 em Mirassol D’Oeste (MT)


Um vendedor de 34 anos morreu após o carro que era conduzido por ele capotar na BR-175, altura do motel Palazzio, no município de Mirassol D’Oeste (MT). 

A equipe da Polícia Militar (PM) foi avisada do acidente por volta das 6h30 deste domingo (1). 

Samir Carlos Oliveira, natural de Maringá, morava atualmente em Curitiba. Ele foi encontrado ainda no interior do veículo. 

Os militares acionaram uma ambulância do Hospital Samuel Greve para tentar salvar a vítima, mas não conseguiram. 

Samir dirigia uma pickup Chevrolet Montana LS, placas AZP 0296. De acordo o boletim de ocorrências, o médico Dr. Nelson, plantonista do Hospital Samuel Greve constatou o óbito. 

Além dos policiais militares, os investigadores da Polícia Civil estiveram no local e posteriormente foi acionado o Instituto Médico Legal – IML de Cáceres, que fez a retirado do corpo do condutor. 

O companheiro de empresa do condutor contou aos policiais que Samir teria saído na noite anterior do hotel em que estavam hospedados em São José dos Quatro Marcos e não teriam retornado até o presente momento, quando teria sido avisado do acidente. 

A vítima era vendedor da empresa colchões Nippon Quality, de Ivaiporã. 

 Fonte: Coluna do Rato

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


NOTA DE FALECIMENTO/ FAMÍLIA ANDRADE DE SOUZA


COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE JOSUEL ANDRADE DE SOUZA.

OCORRIDO EM SUA RESIDENCIA NA CIDADE DE PITANGA/PR.

NO DIA 02 DE DEZEMBRO DE 2019.

AQUELES QUE DESEJAM PRESTAR AS ÚLTIMAS CONDOLÊNCIAS.

SEU CORPO ESTÁ SENDO VELADO EM SUA RESIDÊNCIA NO BAIRRO DE VILA NOVA NA CIDADE DE PITANGA/PR.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Jovem que mora nas ruas de Curitiba procura por familiares em São João do Ivaí


Rapaz de nome Diego Moreira Pereira, 24 anos, estaria morando nas ruas do centro de Curitiba e diz ser de São João do Ivaí. 

Uma moça relata que foi abordada por Diego na porta de um restaurante, na Rua Dr. Pedrosa, no centro da capital, onde ele pediu apenas alguma coisa para comer. 

Diante do pedido, a jovem de solidarizou e começou a fazer algumas perguntas ao rapaz. Após juntar algumas informações, ela decidiu fazer uma postagem em seu perfil no Facebook para ajudar o morador de rua a encontrar sua família. 

Veja o conteúdo do post:

“Hoje, dia 01 de Dezembro, eu estava saindo de um restaurante quando fui abordada por este homem. O pedido dele foi muito simples, arroz e feijão, era a única coisa que ele queria comer.

Então eu entrei novamente no restaurante onde eu estava almoçando e montei uma marmitex com o que ele havia pedido e outros alimentos mais saborosos.  

Entreguei o almoço e resolvi sentar ao lado dele para trocar uma ideia.

Ele se chama Diego Moreira Pereira e tem apenas 24 anos. Se mudou para Curitiba há 12 anos, acompanhado do irmão Charles Moreira Pereira, porém ambos perderam o contato, além do irmão, ele tem mais uma irmã, Letícia Moreira Pereira, que permaneceu na cidade de São João do Ivaí.

O único desejo dele atualmente é saber se há algum membro da família vivo, principalmente o irmão. 

Atualmente ele se encontra no centro de Curitiba. Agradeço se puderem compartilhar a publicação”.

Em contato com a moça que esteve com Diego, foi informado que o rapaz disse apenas que está morando nas ruas do centro de Curitiba e que costuma ficar nos arredores da Rua Dr. Pedrosa, em frente ao Restaurante Malindi. 

Compartilhamos esta história na esperança que ele encontre algum familiar.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fonte: Canal HP

NOTA DE FALECIMENTO/ FAMÍLIA VIDAL DE FRANÇA


COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE HERONDY VIDAL DE FRANÇA AOS 82 ANOS.

OCORRIDO NO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2019 NO UPA EM PINHEIRINHO CURITIBA/PR. 

AQUELES QUE DESEJAM PRESTAR AS ÚLTIMAS CONDOLÊNCIAS.

SEU CORPO ESTÁ SENDO VELADO NA CAPELA MORTUÁRIA CENTRAL DE PITANGA/PR.

E SEU SEPULTAMENTO SERÁ DEFINIDO PELOS FAMILIARES.

A FAMÍLIA NOSSAS SINCERAS CONDOLÊNCIAS

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Mais um asfalto concluído na Rua Guairacá em Pitanga

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Família de gerente de banco foi sequestrada em Cambira; esposa e filho continuam desaparecidos


Policiais militares confirmaram há pouco que o gerente do Banco Itaú de Cambira foi mantido refém junto com a família. 

Dois veículos foram roubados, a esposa e filho do gerente foram sequestrados. De acordo com a Polícia Militar (PM), o crime ocorreu por volta das 23h50 de domingo (1º). 

Uma irmã da vítima percebeu os familiares na S10 da família e junto com um homem desconhecido. 

Todos saíram com o veículo. Na casa do gerente policiais militares constataram marcas de chute na porta da sala e marcas de barro que vinham de um terreno baldio. 

A residência estava toda revirada. Os ladrões roubaram uma caminhonete a S10 e um VW Polo da família. Segundo a polícia, o gerente, a esposa e o filho deles foram levados como reféns durante o roubo. 

O homem já teria sido liberado, mas a mulher e a criança ainda permanecem desaparecidos. 

Várias equipes da PM e da Polícia Civil estão em Cambira para apurar a autoria do crime e prender os assaltantes. 

Fonte: RTV Canal 38.

DA REDAÇÃO/ MARIAS FARIAS


Professor é encontrado morto e enrolado em cobertor dentro de carro em Curitiba


Um homem foi encontrado morto dentro de um carro no Alto Boqueirão, em Curitiba, na manhã deste domingo (1). 

Ele tinha sinais de mutilação e estava enrolado em um cobertor. O corpo foi identificado posteriormente como o de um professor de Geografia que dava aula em cursinhos. 

O carro, um GM Prisma, estava na rua Engenheiro Raul Suplicy de Lacerda, estrada que dá acesso ao zoológico de Curitiba. 

O corpo estava enrolado em um cobertor e amarrado com fios elétricos. Havia sinais de ferimentos na face e na cabeça da vítima. 

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. Posteriormente, foi identificado como Ronaldo Pescador, 40 anos. 

Seus documentos estavam dentro do carro. A causa da morte foi agressão física, segundo o IML. A Polícia Civil vai investigar. 

Pescador era professor de Geografia e lecionava em cursinhos pré-vestibular de Curitiba. Nas redes sociais, muitos alunos e ex-alunos lamentaram o ocorrido. 

Fonte: Bem Paraná.

 DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

CAMPEONATO SUB 17 PITANGA 2X4 DANÚBIO DE GUARAPUAVA PRIMEIRO JOGO DA FINAL CAMPO SERTANEJO


EQUIPE DA SAÚDE DANDO APOIO CAMPEONATO SUB 17 PITANGA 2X4 DANÚBIO DE GUARAPUAVA PRIMEIRO JOGO DA FINAL CAMPO SERTANEJO, SEGUNDO JOGO SERÁ EM GUARAPUAVA

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Ouça a Impactus FM