sábado, 26 de outubro de 2019

Vende - se uma moto biz ano 2008 em Pitanga


Vende ­– se uma moto biz ano 2008, em ótimo estado.

Documento em dia.

Partida no pé Motor Honda 125.

Faz rolo também

Se alguém se interessar entrar em contato:

(42) 998 535095 Maria Farias

(42) 999 31 7475 Jonei Farias_ Whasts

(42) 988 01 6020 Henrique Balhs

(42) 988 31 2741 Gorete Farias

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

COLUNA SOCIAL/ ANIVERSARIANTE DO DIA ORIVAL CAMPOS FARIAS


Nesta data tão importante queremos mostrar a você, meu pai, quanto a sua presença nos traz felicidade, e quanto você é essencial em nossas vidas.

Esperamos que ainda tenha muitos anos de vida pela frente, e que nunca lhe falte saúde nem alegria. Seremos eternamente gratos por todo amor que nos deu, pois definiu a nossa amizade e cumplicidade que nos torna uma família cada vez mais feliz.

Saiba que vou fazer o possível para o deixar sempre muito contente como forma de retribuir os diversos momentos de felicidade proporcionados por você.

Espero que ainda sinta muito orgulho de mim, apesar de que você merece muito mais do que alguma vez eu vou poder lhe ofertar. Você nos fez uma família muito alegre e unida, e tenho a certeza que ainda vamos comemorar todos juntos muitas outras celebrações sobre a vida.

Sou muito feliz por ter você como meu pai. Aproveite cada minuto do seu dia e tenha um ótimo aniversário! Parabéns Pai!

FELICIDADES E MUITOS ANOS DE VIDA !! TE AMAMOS MUITOS SÃO OS VOTOS DE TODA A NOSSA FAMÍLIA...

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS.

Jovem morre afogado em piscina do Guarapuava Esporte Clube


Um jovem de 22 anos morreu afogado em uma das piscinas do Guarapuava Esporte Clube na madrugada deste sábado (26). 

Wesley Douglas Oliveira Ortellado estava em uma festa no salão social do clube quanto pulou o muro para nadar. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros Wesley e outras duas amigas foram até a piscina. Ele havia dito que ia nadar. 

Assim, pularam o muro e ele entrou na água e imediatamente afundou. As meninas acionaram os Bombeiros, que foram até o local. 

Ainda conforme o relato dos bombeiros ao chegar no local a vítima estava submersa. 

Wesley foi retirado da água e foram feitas técnicas para reanimar o jovem até a chegada de um médico, que ao chegar, constatou o óbito. 

Nas redes sociais, amigos e familiares lamentam a morte precoce de Wesley. 

A Central de Triagem ainda não tem informações sobre o velório e o sepultamento do rapaz.

Da Redação/ Maria Farias

Fonte: RSN

Motorista foge ao atropelar e matar motociclista na PR 323 em Jussara


O acidente foi durante essa madrugada.

 Noel Fernandes de Lima 42 anos pilotava sua moto.

Quando foi atingido na traseira por um carro. 

Noel morreu no local e o motorista fugiu do local

LOGO MAIS INFORMAÇÕES:

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


FONTE: CIANORTE AGORA

TRISTEZA: JOVEM DE 18 ANOS FOI ASSASSINADO NESTA MADRUGADA (26), EM GUARAPUAVA


ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE: Por volta das 03h27min do dia 26 out. 19, uma equipe de Rádio Patrulha deslocou até a Rua Nikon Tembil, Bairro Boqueirão, para dar atendimento a uma situação de vias de fato, em via pública. 

No local da ocorrência, uma equipe do SAMU, constatou o óbito de um jovem, 18 anos, o qual estava caído em via pública, com ferimentos no pescoço, esgorjado. 

Diversos populares que estavam no local relatam a equipe policial que o autor, 35 anos, seria um morador das proximidades e indicaram a residência. 

De imediato a equipe procedeu na abordagem, o qual estava no interior do terreno com uma faca e um facão nas mãos, os quais foram apreendidos. 

O autor assumiu ter cometido o crime, sendo dada voz de prisão e deslocado até a 14 SDP. 

Solicitado apoio de outra equipe, isolado o local e acionado os órgãos competentes.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

FONTE: PM

Após colisão, carro para em cima de outro em Ponta Grossa


Um acidente impressionante foi registrado na madrugada deste sábado (26) no cruzamento das ruas Barão do Cerro Azul e Coronel Francisco Ribas, região central de Ponta Grossa. 

A colisão envolveu um Volkswagen Gol e um Ford Ka.

Segundo informadas repassadas por populares, o motorista do Ford Ka conduzia o veículo em alta velocidade pela rua Coronel Francisco Ribas e ao furar o semáforo atingiu o Volkswagen Gol que vinha pela rua Barão do Cerro Azul. 

Com o impacto da batida, o Ford Ka foi lançado em cima do outro veículo e só parou ao bater em um poste.

Equipes do Siate prestaram atendimento ao motorista do Ka que sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para uma unidade hospitalar de Ponta Grossa. 

O condutor do Gol não precisou de atendimento médico. 

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar também estavam no local.
Fonte: A rede

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


NOTA DE FALECIMENTO/ FAMÍLIA PIMENTA PETRECHEN


COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE GEOVANA SANTOS PIMENTA AOS 46 ANOS.

OCORRIDO NO DIA 25 DE OUTUBRO DE 2019 EM SUA RESIDENCIA NA CIDADE DE PITANGA/PR.

AQUELES QUE DESEJAM PRESTAR AS ÚLTIMAS CONDOLÊNCIAS.

O VELÓRIO ESTÁ SENDO REALIZADO NA CAPELA MORTUÁRIA CENTRAL DE PITANGA/PR.

E SEU SEPULTAMENTO SERÁ DEFINIDO PELOS FAMILIARES.

A FAMÍLIA NOSSAS SINCERAS CONDOLÊNCIAS
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Saúde confirma 74 novos casos de sarampo no Paraná


É uma situação de alerta e intensificamos a importância da vacina, pois o sarampo pode ser evitado com a imunização. 

A vacina tríplice viral é altamente eficaz e segura, protege todas as faixas etárias e está disponível em todas as unidades de saúde. 

Reforçamos que vacinar é um ato de prevenção, proteção e que salva vidas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CADEIAS DE TRANSMISSÃO – Dos 231 casos confirmados no Estado, 27 apresentam como a provável fonte de infecção o estado de São Paulo. 

Outros quatro casos indicam que, possivelmente, a contaminação ocorreu em Santa Catarina; 25 apontam cadeias de transmissão distintas, em festas e estabelecimentos comerciais de grande aglomeração, e 175 casos não mostram vínculo definido.

A Região Metropolitana soma 223 casos: 173 foram registrados em Curitiba; 15 em Colombo; 9 em São José dos Pinhais; 7 em Campo Largo; 6 em Pinhais; 4 em Piraquara; 3 em Almirante Tamandaré; 2 em Campina Grande do Sul; 2 em Campo do Tenente; 1 em Fazenda Rio Grande e 1 em Rio Branco do Sul.

No interior, os municípios que registram casos confirmados são: Ponta Grossa (1), Maringá (2); Londrina (3); Rolândia (1) e Jacarezinho (1).

SARAMPO – Transmitido por secreções respiratórias, o sarampo é altamente contagioso. Se um doente espirra ou tosse, o vírus permanece vivo no ar por cerca de duas horas. Um doente pode infectar mais de 12 pessoas.

O período de incubação do vírus varia de oito a doze dias e a transmissão inicia-se antes do aparecimento da doença, permanecendo até o quarto dia após surgiram manchas vermelhas na pele, que são os exantemas.

O vírus reduz a eficácia do sistema imunológico e deixa o organismo fragilizado e suscetível a outras infecções. 

“As crianças e os adultos jovens são as faixas etárias mais vulneráveis ao sarampo. Por isso estamos realizando, junto com o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, intensificando a imunização destes dois públicos” disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Ela acrescenta que para as crianças a vacinação começou em 7 de outubro e segue até esta sexta (25) com o objetivo de ampliar a vacinação em crianças de seis meses a menores de cinco anos. 

Na segunda etapa da campanha, de 18 a 30 de novembro, serão imunizados prioritariamente adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos. Dos 231 casos confirmados no Paraná, 211 atingem o público entre 10 e 39 anos.

A secretaria estadual da Saúde informa ainda que, simultaneamente à campanha, a vacinação segue como rotina nas unidades, que mantém as ações de bloqueio vacinal diante das notificações de casos da doença.

Toda a população com idade entre 1 e 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose. 

Neste período de contaminação o Programa Nacional de Imunização também disponibiliza a vacinação para os bebês de 6 a 11 meses, a chamada Dose Zero.

“Além disso, as pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização devem procurar um posto de vacinação, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação da dose”, reforça a coordenadora de Vigilância em Saúde, Acácia Nasr. 

Fonte: ANE

Da Redação/ Maria Farias


Adolescente é morta a tiros, o ex-namorado é suspeito do crime em Londrina


Uma adolescente de 17 anos foi morta um tiro na cabeça dentro de casa em Londrina, no norte do Paraná, na madrugada desta sexta-feira (25). 

O ex-namorado é o principal suspeito do crime, segundo a Polícia Militar (PM).
Ingrid Fernanda da Costa morava com a mãe, padrasto e a irmã no residencial Flores do Campo, na zona norte.

O padrasto Nivaldo Abelha conta que a enteada morou com o ex-namorado, mas há uma semana se separou do suspeito e voltou para a casa da família porque era agredida e ameaçada por ele.

Nesta madrugada, o suspeito chegou no imóvel jogando pedras e deu um tiro para o alto. Nivaldo conta que depois disso o suspeito começou a chutar a porta dos fundos da casa até estourá-la.

“Tentei segurá-lo, mas ele me ameaçou e entrou na casa atirando. A minha filha mais nova saiu na rua e começou a pedir socorro. A minha mulher e a Ingrid se esconderam em um quarto, mas ele conseguiu entrar e atirou nela”, lembra Nivaldo Abelha.

Depois de atirar em Ingrid, o suspeito fugiu e até as 12:00hrs não foi localizado pela polícia.

“A coitadinha tinha 17 anos, tinha tudo pela frente. Ela não conseguiu fugir, não tinha para onde escapar. Foi uma morte terrível”, lamenta o padrasto de Ingrid da Costa.

Da Redação/ Maria Farias


Servidores aposentados do Paraná têm R$ 344 milhões a receber em indenizações de licenças-prêmio


Os servidores estaduais aposentados do Paraná têm R$ 344 milhões em indenizações de licenças-prêmio a receber do Governo do Estado. Segundo o governo, existem mais de 13 mil licenças pendentes com servidores aposentados.

A legislação previa que, a cada cinco anos trabalhados, o funcionário público teria direito a se ausentar por três meses, recebendo salário integral. Para os militares, a licença-prêmio previa que, a cada 10 anos trabalhados, seriam concedidos seis meses de licença.

Agora, esse benefício deixa de existir. O governador Ratinho Junior sancionou nesta terça-feira (22) o projeto de lei que extingue licenças especiais para novos servidores e substitui o benefício para os funcionários atuais do estado pela chamada licença-capacitação.

Ao todo, o governo estadual tem 120 mil funcionário estatutários e mais 60 mil profissionais contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS).

De acordo com o governo, as licenças devidas aos servidores em atividade, ainda serão pagas. Neste caso, o passivo ultrapassa os R$ 2,3 bilhões. Contudo, assim como o caso dos aposentados, não há data para o Executivo quitar a dívida.

Cerca de R$ 379 milhões devem ser pagos a funcionários que estão em abono de permanência - aqueles que têm condições de se aposentar, mas continuaram trabalhando.

Os outros cerca de R$ 2 bilhões poderão ser pagos ou usufruídos pelos funcionários, de forma fracionada ou não.

Indenizações de licenças-prêmio:

Servidores aposentados: R$ 344 milhões
Servidores em abono de permanência: R$ 379 milhões
Servidores em atividade: R$ 2 bilhões

A forma ou a data dos pagamentos, no entanto, ainda serão regulamentadas pelo governo
.
Licença-capacitação

Em relação às licenças capacitação, segundo a lei sancionada, os servidores em atividade podem, a cada cinco anos de serviço, afastar-se do trabalho por até três meses para tirar a licença.

De acordo com o texto, o funcionário poderá tirar as licenças se comprovar um curso de aperfeiçoamento na sua área de atuação. 

A conveniência para a administração pública é um dos critérios apontados pela lei para utilizar a licença especial.

Todo o processo deverá ser comprovado com a declaração de matrícula e o certificado de conclusão.

O servidor também deve comprovar pelo menos 75% de frequência no curso matriculado.

Da Redação/ Maria Farias

Ministério Público esclarece estupro de vulnerável em Nova Laranjeiras


O Ministério Público do Paraná divulgou na manhã desta sexta (25) as circunstâncias em que ocorreu o crime de estupro de vulnerável que terminou com a prisão de um casal em Nova Laranjeiras

De acordo com o MP, a 2ª Promotoria de Justiça da comarca, apresentou denúncia contra a mãe e o padrasto de uma adolescente de 15 anos por abuso sexual. 

Assim, os dois estão presos preventivamente, também a pedido do MPPR. Ainda conforme as informações do MP, o caso teve grande repercussão na cidade. 

Isso porque a violência teria começado quando a menina tinha apenas 11 anos. Em 2018 a adolescente teve um filho, que seria do padrasto. 

A mãe seria conivente e também agente da violência. A denúncia já foi recebida pela Justiça. O processo tramita sob sigilo.

A PRISÃO A mulher foi presa pelo Grupo de Diligências Especiais (GDE) de Laranjeiras do Sul acusada de estupro de vulnerável. 

De acordo com a Polícia Civil a prisão ocorreu nessa quarta (23) no interior do município de Nova Laranjeiras. Ainda conforme a polícia, a mulher estava sendo monitorada desde a prisão do marido, no dia 17 de outubro. 

Ele foi preso na linha Xagu também acusado de estupro de vulnerável. Ao ser informada de que havia um mandado de prisão preventiva contra ela, a mulher tentou fugir. 

A polícia explicou que a tática utilizada pela acusada era não passar mais de um dia no mesmo lugar. Por isso, houve demora para localizar e cumprir o mandado de prisão. 

Foi feito um cerco policial na propriedade rural onde ela estava. Além disso, ao notar a presença da polícia, ela tentou se esconder em um matagal, mas foi perseguida e presa. 

Por fim, a polícia não informou os nomes e as idades dos presos. 

A mulher foi encaminhada para Delegacia de Polícia Civil de Laranjeiras do Sul.


Da Redação/ Maria Farias

Fonte: RSN

Homem é morto a tiros em Prudentópolis


No dia 24 de outubro, às 16h29min a equipe policial foi acionada pelo SIATE, para prestar apoio de ocorrência do tipo local de morte na Rua Princesa Isabel, Vila da Luz. 

O fato ocorreu na vila da luz, onde um homem, 23 anos foi alvejado por disparos de arma de fogo, vindo a óbito no local. Ao chegar ao local foi verificado que o fato ocorreu na casa do masculino, o qual foi preso no último domingo 20/10/2019. 

No local encontrava-se caído em frente ao portão um homem, alvejado por disparos de arma de fogo, o qual era amigo do preso. 

Antes dos fatos a vítima esteve na casa de dois masculinos, os quais a relataram estar presente no momento do fato, e que dois homens desconhecidos.

Trajando calça jeans, moletom e botinas pretas adentraram o pátio da residência, pediram para que os dois masculinos não os olhassem e em seguida iniciaram os disparos contra a vítima, que ao tentar correr para fora do pátio da residência foi alvejado por disparos nas costas, caindo em frente ao portão. 

Cabe salientar que na residência não havia proprietário nem responsável por ela, estava com as portas e janelas abertas sem ninguém em seu interior e nenhum responsável se fez presente no local. 

Estiveram no local o perito, a equipe da polícia científica e investigador da Polícia Civil.

Da Redação/ Maria Farias

Divulgadas as primeiras fotos dos quíntuplos de Chopinzinho


Nesta semana os quíntuplos passaram por uma mudança importante no acompanhamento que estão recebendo no Hospital do Rocio. 

Como já anunciamos na última segunda feira, devido ao bom andamento no desenvolvimento como ganho de peso e outros fatores.

Os três meninos que estavam com aproximadamente 2 kg cada um, saíram da incubadora e foram para o berçário na segunda feira.

Depois entre terça e quarta-feira, foi a vez das duas meninas também deixarem o incubadora e passar para a berçário.

Nesta sexta-feira, dia 25, pela primeira vez foram feitas fotos dos cinco bebês com os pais Anieli e Luis Fernando e também com a equipe médica que faz o acompanhamento.

Confira a última pesagem de cada um dos bebês:

Luis Henrique – 2.035 kg

Tiago – 2 kg

Jhordan – 2.005 kg

Antonella – 1.760 kg

Laura – 1.750 kg

Fonte: Rádio Chopinzinho

Da Redação/ Maria Farias


quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Várias Ruas de Pitanga serão asfaltadas


A Prefeitura de Pitanga informou que várias ruas serão asfaltadas no Município.

No bairro planalto serão atendidas as seguintes ruas:
PLANALTO
- Rua Fernando Amaro
- Rua Guairaçá
- Rua José de Alencar
- Rua Venâncio Aires
- Rua Rodolfo Grande
- Rua João de Souza Martins.
- Rua Alirio de Jesus Dipp.
- Rua Orestes Ferreira.
- Rua Ivan Ferreira do Amaral.
- Rua João Pessoa.
- Rua Mato Rico.
- Rua André de Barros.
AS OUTRAS RUAS DOS OUTROS BAIRROS SÃO:
- Rua Benjamin Constant
- Rua João Malaniak
- Rua Manoel Estevan de Camargo
- Rua Marciano Skirpan
- Rua Mauricio Orlando dos Santos
- Rua 24 de Julho
- Rua Poltava
- Rua Anita Garibaldi
- Rua Miguel Adur Filho
- Rua Anibal Ziegmann
- Rua Euclides da Cunha
- Rua Gonçalves Dias
- Rua Aloísio Guimarães Cleve
- Rua Prefeito José Grande
- Rua Manoel M. de Camargo
- Rua Henrique Michalak
- Rua José Klosovski

Homem é amarrado e ladrões roubam caminhonete, dinheiro e vários objetos em Nova Tebas


No dia 23 de outubro, policiais deram atendimento a uma ocorrência de Roubo. O solicitante relatou que seu cunhado que mora na Localidade de Barreirinho do Meio, em Nova Tebas havia sido vítima de roubo, que estaria esperando a equipe policial na Localidade de Volta Grande. 

Foi deslocado até o Local e em conversa com a vítima, relatou que em data de 22/10, chegou a sua propriedade por volta das 20horas, deixou sua caminhonete I/Ford Ranger, cor vermelha, na garagem.

A qual fica aproximadamente 50 metros da residência, que quando chegou próximo a porta da casa foi rendido por dois masculinos encapuzados, um deles armado de revólver. 

A todo o momento pediam o dinheiro da vítima dizendo que sabiam que ele havia vendido gado, que teria dinheiro em casa, que também iriam levar a caminhonete. 

Amarraram a vítima em uma cama, e disseram a ele para não sair antes do amanhecer, que um deles ficaria cuidando.

Ele ficou amarrado com uma venda nos olhos, e escutava que os indivíduos estavam carregando a caminhonete, quando percebeu que os autores haviam saído com o veículo, tentou desamarrar as cordas, conseguindo sair por volta das, 23horas.

Pedindo socorro na casa de seu vizinho, que o levou até a residência de sua irmã, na localidade de Volta Grande, ficou lá até as 06h20min. Quando pediu pro seu cunhado solicitar a presença da equipe Policial. 

Relatou que não informou a Policia antes por ter sido ameaçado pelos autores, os quais diziam conhecer a família da vítima, e que se acionasse a Policia antes voltariam para matar a família. 

Relatou também que quando os dois indivíduos o abordaram, teria um terceiro individuo escondido atrás da casa, que segundo os autores ele era conhecido da vítima, e que foi ele quem passou as informações para que praticassem o roubo. 

Da Residência foi roubado uma Caminhonete I/FORD RANGER XLT, de cor vermelha, um violão amplificado, um Arreio Piraju completo em Inox, udas Selas Boiadeiro uma em Alpaca e outra em Inox, varias peças de montaria em Alpaca cujo valor de aproximado de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Duas selas de montaria de serviço completas, uma espora de prata, varias calças Jeans e camisas, uma bota Texana Couro de Jacaré de cor amarela, um relógio em ouro marca Festina, um Celular Nókia, aproximadamente R$ 3.000,00 (três mil reais em dinheiro). 

A vítima foi orientada quando aos procedimentos.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

FONTE: PM


ALERTA: OFERTAS DE EMPRÉSTIMO/ FIQUEM DE OLHO ABERTO ESTAMOS RECEBENDO VIA FACEBOOK


Olá, em particular, proponho um empréstimo de 5000 a 50 000 000 € à qualquer pessoa que tenha os meios de comunicação. 

A taxa de juros é 2% contento: fabiocalvadores456@gmail.com fabiocalvadores456@gmail.com.

Número: +33 7 51 93 72 34 O WhatsApp.


DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Vários WhatsApp estão sendo clonado em Turvo


Está ocorrendo um surto de clonagens de WhatsApp neste domingo (20) em Turvo. 

A Polícia Militar recebeu várias reclamações.

E orienta a todos que fiquem atentos quanto a pedidos estranhos de pessoas conhecidas via WhatsApp.

Principalmente se pedirem para repassar dígitos que chegarão via SMS.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

FONTE: BLOG DO ELÓI

NOTA DE FALECIMENTO/ FAMÍLIA MALKO CIONEK


COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE LIDIA MALKO CIONEK AOS 77 ANOS.

OCORRIDO NO DIA 24 DE OUTUBRO DE 2019 NO HOSPITAL DAS GRAÇAS NA CIDADE DE CURITIBA/PR.

AQUELES QUE DESEJAM PRESTAR AS ÚLTIMAS CONDOLÊNCIAS.

O VELÓRIO ESTÁ SENDO REALIZADO NA CAPELA MORTUÁRIA CENTRAL DE PITANGA/PR.

E SEU SEPULTAMENTO SERÁ 9:00 hrs, COM MISSA NA IGREJA UCRANIANA.

 E LOGO APOS SEGUE PARA PARA O CEMITÉRIO MUNICIPAL  

A FAMÍLIA NOSSAS SINCERAS CONDOLÊNCIAS
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Vítima deposita R$ 900,00 em golpe do WhatsApp clonado em Pitanga


No dia 23 de Outubro, as 09h40min relatou o solicitante para a Polícia Militar que seu WhattsApp foi clonado.

Que enviaram mensagens para seu contado solicitando que depositassem certa quantia em dinheiro em sua conta. 

Sendo que um de seus contatos depositou o valor de novecentos reais em uma conta de terceiro. 

Da Redação/ Maria Farias

Fonte: PM


Ministério da Educação divulga horário das provas do ENEM


Foram divulgadas na última terça, (22), as orientações sobre o horário das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Aproximadamente 5,1 milhões de candidatos de 1.727 municípios participarão das provas. 

A aplicação das provas terá como base o horário de Brasília. Os candidatos deverão observar as diferenças de fusos horários existentes no país. 

Os portões terão horários determinados para o fechamento e não será permitida entrada, após o horário.


A prova do dia 3 de novembro terá duração de cinco horas e meia. No dia 10, o horário será reduzido para cinco horas.

Para entrarem na sala e realizar as provas, os candidatos deverão apresentar um documento com foto.

Horário das provas do ENEM de acordo com o fuso-horário dos estados

No Acre e mais treze municípios do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga), os portões serão abertos às 10 horas e 30 minutos e fechados às 11 horas. O término das provas será às 17.

Nos demais municípios do Amazonas, e nos estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os portões serão abertos às 11 horas e o fechamento será às 12. O início das provas acontecerá às 12 horas e 30 minutos com término às 18.

Já nos outros estados a abertura dos portões será às 12 horas e o fechamento às 13. As provas iniciarão às 13 horas e 30 minutos e encerrarão às 19. 

Fonte: Exame

Da Redação/ Maria Farias

Motorista bate carro ao tentar matar aranha enquanto dirigia na Inglaterra


Uma aranha parou o trânsito de uma rodovia localizada em Derbyshire, Midlands Oriental, na Inglaterra. 

Um homem, que não foi identificado, estava dirigindo um veículo da montadora Citroen – o de cor prata na imagem-, quando se deparou com o aracnídeo. 

Apavorado, ele tentou matar o animal, mas acabou se distraindo e colidiu fortemente com um carro que estava estacionado no acostamento da via no momento que a colisão aconteceu. 

O acidente ocorreu no último domingo, 20, na estrada A50, que liga as cidades de Warrington e Leicester. 

O fato foi divulgado pela polícia local através das redes sociais. 

De acordo com a BBC News, nenhum dos passageiros que estavam no veículo apresentaram lesões graves. 

Embora não tenha sido preso, o homem foi denunciado por “dirigir sem o cuidado e atenção necessárias” pela polícia que atendeu a ocorrência.


Da Redação/ Maria Farias

Como saber o tempo de contribuição no INSS e quanto tempo falta para se aposentar?


A reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro, cujo texto-base foi aprovado em segundo turno no Senado nesta última terça-feira, vai exigir idade mínima para se aposentar e também, pelo menos, 20 anos de contribuição para homens e 15 anos para mulheres. 

Para quem já está no mercado de trabalho e contribuindo para o INSS, haverá regras de transição que levaram em conta a idade e o tempo de contribuição. 

Mas como saber o seu tempo de contribuição e regularizar pagamentos em atraso? Desde maio, o acesso ao portal Meu INSS, que oferece o extrato de contribuições para a Previdência, passou a ser realizado por meio do endereço virtual acesso.gov.br. 

Com os dados sobre o tempo de contribuição, é possível simular quanto tempo falta para aposentadoria na calculadora da Previdência.

Veja, abaixo, como acessar o seu extrato no INSS e regularizar contribuições atrasadas:

Consulta ao extrato

Cadastro: Ao entrar no portal acesso.gov.br, é preciso clicar no link "crie a sua conta". E, então, informar os dados pessoais obrigatórios, que são nome e CPF. É recomendável ainda informar dados opcionais que podem ajudar, no futuro, caso seja preciso recuperar a senha, como endereço de e-mail e telefone.

Confirmação: Para finalizar o cadastro, o cidadão terá de confirmar ainda o nome da mãe e dia e mês do nascimento.

Perguntas de segurança: O cadastro também exige a confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias e só é finalizado após a pessoa responder de forma correta a perguntas simples.

Como a última empresa em que trabalhou recolhendo para o INSS, ano que ingressou na companhia e se recebeu algum benefício do INSS nos últimos cinco anos. 

As perguntas oferecem respostas em múltiplas escolhas, basta escolher a opção correta.

Código: Terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso para utilização do Meu INSS.

Outros canais: Ainda há uma outra forma de acessar o portal Meu INSS. O internauta pode entrar nos sites dos bancos Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi, a fim de obter uma senha inicial.

No INSS: As agências do INSS também oferecem esse serviço. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento telefônico 135.

O que fazer quando as contribuições não aparecem no extrato?

Atendimento: Quando as contribuições pagas não aparecem no sistema, deve-se agendar o atendimento em uma agência do INSS para abrir processo administrativo. O prazo para a conclusão é de, no máximo, 90 dias.

Na Justiça: Ultrapassando esse período, o segurado pode fazer reclamação à ouvidoria do INSS pela internet ou entrar com ação judicial pedindo a retificação, a partir de cópias e originais do carnê.

Empregador: Se a empresa empregadora foi quem deixou de recolher, basta comprovar o vínculo no INSS. 

O órgão é obrigado a reconhecer a qualidade de segurado e cobrar os valores pendentes diretamente do empregador.

Como regularizar parcelas atrasadas

Comprovante: Autônomos que não fizeram contribuições podem recolher as parcelas atrasadas. Mas precisam comprovar que exerceram atividade remunerada no intervalo em que ficaram sem contribuir. 

Essa comprovação pode ser feita por meio de documentos como notas fiscais, comprovantes de pagamentos de impostos ou contratos com pessoas físicas ou empresas para as quais prestaram serviços. 

Ou até mesmo com fotos e testemunhas, como no caso de uma diarista.

Profissionais liberais: Alguns profissionais, como advogados, arquitetos e médicos, têm atividade presumida, explica a advogada Denise Rocha, especialista em Direito Previdenciário. Se fizerem contribuição anual para órgãos de classe, podem pagar o valor retroativo sem provas.

INSS: Apesar de a cobrança das contribuições atrasadas ser de responsabilidade da Receita Federal, é ao INSS que o contribuinte tem que comparecer para regularizar o pagamento. É o instituto que decide se aceita ou não o aporte.

Lacunas: Há ainda casos em que os trabalhadores começaram a contribuir como autônomos os chamados de contribuintes individuais, ficaram um período sem pagar o carnê do INSS e depois começaram a trabalhar com carteira assinada. 

Nessas situações, para fazer o pagamento referente à lacuna contributiva, é preciso comprovar o exercício de função autônoma.

Recolhimento: Para quitar o pagamento atrasado, o trabalhador deve gerar uma guia de recolhimento com o valor atualizado. 

No site www.inss.gov.br, basta clicar no link “Guia da Previdência Social”, à esquerda. É preciso informar o código de sua atividade e outros dados. 

Também é possível fazer isso pessoalmente em agências do INSS.

Da Redação/ Maria Farias

Fonte: OGlobo



Ouça a Impactus FM