sexta-feira, 7 de junho de 2019

VEJA COMO FOI A VINDA DO GOVERNADOR EM PITANGA

Ocorrências da Policia Militar de Pitanga


AMEAÇA/ ESTUPRO DE VULNERÁVEL - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Na data de 06 junho de 2019, por volta das 20h30min, Conjunto Santa Maria, uma situação de estupro de vulnerável. 

Onde a solicitante, 35 anos informou que a vizinha, 12 anos relatou por meio de mensagens de texto enviadas para o filho da solicitante, 14 anos que havia sido abusada sexualmente pelo seu primo, 31 anos.

Sendo que autor, foi até a residência da solicitante e o ameaçou o adolescente de morte. 

Na residência ao lado foi entrado em contato com a vítima e sua genitora as quais confirmaram os fatos e relataram que os abusos vêm ocorrendo há certo tempo.

E que o autor convive na mesma residência relatando que não denunciava por temer o autor.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão e encaminhado todas as partes a 45º DRP para os demais procedimentos.

O conselho tutelar foi acionado e acompanhou os procedimentos na residência e na Delegacia.

AMEAÇA E VIOLÊNCIA DOMESTICA: Na data de 06/06/2019, por volta das 16h20min, por solicitação da Delegacia da Policia Civil de Pitanga.

A equipe policial deslocou até a Rua Guairacá, Vila Santa Izabel, onde o autor, 34 anos, havia ameaçado a sua convivente, 43 anos, a vítima, a qual estava na Delegacia de Polícia Civil pedindo ajuda.

Foi encontrado o autor na residência, sendo dada voz de abordagem, sendo encaminhado até a 45 DRP para os procedimentos legais.

AMEAÇA/ DANO/ DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA/ VIAS DE FATO: Na data de 06/06/2019 as 18h50min, na Avenida Presidente Getúlio Vargas Centro, o autor, 25 anos estaria descumprindo a medida protetiva que sua ex-convivente, 32 anos tem contra o mesmo e que ambas as partes estariam em frente ao hospital municipal.

Logrado êxito em abordar ambos, os quais estavam bastante alterados no local proferindo xingamentos mútuos.

As partes foram encaminhadas a 45ª DRP de Pitanga para demais providências legais.

DROGAS PARA O CONSUMO PESSOALNo dia 06 de junho de 2019, ás 09h50min durante patrulhamento pelo Bairro Santa Izabel nas proximidades do Estádio Alto da Colina.

Foi abordado dois indivíduos em atitude suspeita no lado do muro do estádio, sendo que em revista pessoal no bolso do jovem, 19 anos foi localizado em seu bolso substancia análoga a maconha totalizando uma grama, sendo identificado o outro indivíduo o adolescente, 16 anos.

Diante dos fatos, ambos foram encaminhados para a 3ªcia para lavratura do termo circunstanciado.

Da Redação/Maria Farias

Fonte: Policia Militar

Corpo de homem que se afogou em pesca com o filho é encontrado após 14 dias em São José dos Pinhais


O Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros encontrou, após 14 dias de buscas, na manhã desta sexta-feira (7).

O pescador que havia sumido em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no dia 28 de maio deste ano. 

O corpo da vítima estava submerso na água e preso aos galhos de uma árvore. Segundo o tenente Pimentel, com a ajuda de uma aeronave e graças ao tempo sem chuvas, foi possível visualizar os pontos onde o corpo poderia ser encontrado. 

“Estávamos monitorando o rio e levantando informações, utilizando inclusive uma aeronave para conseguir visualizar pontos com chances de serem locais de parada do corpo. Como a chuva cessou, avistamos um ponto com uma árvore caída e onde vários objetos estavam se acumulando. Lá descobrimos o corpo preso em alguns galhos e de forma submersa”, contou o tenente.


Da Redação/Maria Farias

PF de Guaíra apreende ambulância carregada com cigarros contrabandeados em Marechal Cândido Rondon


Na noite de ontem (06), policiais federais realizavam diligências na PR-491, em Marechal Cândido Rondon/PR.

Quando observaram uma ambulância que trafegava em atitude suspeita. Por isso, a equipe decidiu abordá-la dando ordem de parada. 

O condutor do veículo, ao notar a presença policial, empreendeu fuga invadindo uma lavoura de milho e, aproveitando-se da vegetação e da escuridão, conseguiu se evadir. 

Verificado o interior da ambulância constatou-se que estava carregada com aproximadamente 240 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai.

O veículo e a carga foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra, para os procedimentos de praxe. 

Posteriormente, serão levados para a Inspetoria da Receita Federal local.
Da Redação/Maria Farias

Fonte: Umuarama News


quinta-feira, 6 de junho de 2019

A Aspapi Pitanga estará realizando o Bazar do Mi–AU, 11 de Junho Na praça da Igreja matriz


A Aspapi Pitanga estará realizando o Bazar do Mi–AU, dia 11 de Junho.

Na praça da Igreja matriz, as 8:30 da Manhã, toda a renda será revertida para o tratamento de animais.  

Da Redação/Maria Farias

Menina de 2 anos que estava desaparecida é encontrada em Imaruí no Sul do estado


A menina Iara Nogareti, de 2 anos, que desapareceu na tarde desta quarta-feira, (5) em Imaruí, no Sul do estado.

Foi encontrada na manhã desta quinta-feira, 6, às 10h45. 

Ela foi encontrada caminhando na estrada próxima a uma ponte acompanhada de seu cachorrinho. 

Apresenta bom estado de saúde e já encontra-se sob os cuidados dos militares que encontram-se no local.

Como aconteceu A criança foi vista pela última vez em frente ao portão de casa, na localidade de São Tomás, na cidade de Imaruí, na tarde de quarta-feira. 

Durante a madrugada, três duplas de mergulhadores fizeram buscas na cachoeira que passa pela propriedade, que em alguns pontos atingem cinco metros de profundidade.

Na manhã desta quinta-feira, (6), as buscas continuaram. 

A missão envolveu mais de 30 bombeiros, entre militares e voluntários. 

Duas equipes contavam com drones para realizar a varredura da área e dois binômios, sendo um deles de Florianópolis e o outro o Cabo de Souza e a cadela Zaara, de Brusque.

Um posto de comando foi montado na residência da família, onde estavam sendo traçadas as estratégias de atuação. 

A Polícia Militar, Polícia Civil e a Polícia Militar Ambiental apoiaram a operação.

Da Redação/Maria Farias

Fonte: O Município

Aeronave de pequeno porte cai na região de Campo Mourão/PR

O piloto veio comprar o avião e estava levando o mesmo quando ocorreu o incidente.
O piloto de um avião monomotor, de pequeno porte, fez um pouso de emergência na manhã desta quinta-feira, em meio a uma plantação de milho, próximo a Fazenda Indaiá, entre Campo Mourão e Farol.


De acordo com as primeiras informações, o piloto foi obrigado a pousar por conta de uma pane no avião. 

Apesar do susto, ele não teria sofrido ferimentos. 

Aparentemente os danos na aeronave não foram de grande monta.

Fonte: Da Redação/Maria Farias

Fonte: Oseias Miranda

PRF prende em Guarapuava acusado de homicídio em Campo Largo


A Polícia Rodoviária Federal, prendeu por volta das 10h30 desta quarta (5) na BR-277 em Guarapuava, um homem de 41 anos acusado de um homicídio na região de Campo Largo em 2001. 

Ele era passageiro de um caminhão que trafegava sentido Curitiba. 

De acordo com a polícia, o veículo em que ele estava foi abordado durante uma fiscalização no Posto Guará, quando foi constatado um mandado de prisão foi expedido na última sexta (31). 

Ele recebeu a pena de oito anos e oito meses de prisão em regime fechado. 

O acusado não teve o nome divulgado pela polícia. 

Ele foi levado até a 14ª SDP onde está à disposição da justiça. 

A documentação do caminhão e do motorista estavam em dia, e puderam seguir viagem.


Da Redação/Maria Farias

Fonte: PRF

NESTE SÁBADO A CIDADE DE GUARAPUAVA SERÁ SEDE DE UM IMPORTANTE EVENTO

Neste sábado dia 08 de junho a partir das oito horas da manha, o Kartclube de Guarapuava, será palco da 3ª etapa da APA Challenge 2019, o campeonato de kartismo amador, o qual é promovido pela Associação de Pilotos Amadores de Kart (APA Kart).

Na ocasião, será feita uma homenagem para o piloto Guarapuavano Guilherme Modim, de 27 anos, que brilhou na categoria nos anos anteriores, porem que infelizmente no final do ano passado veio a falecer em consequência de um mal súbito.

Thiago Fuck  piloto e presidente da associação, a se referir a Guilherme ele relatou:

"O Guilherme abraçou a causa da APA, que é aproximar o máximo de pessoas possível de um esporte que é conhecido por ser elitista e distante. O Guilherme inúmeras vezes nos ajudou a mostrar que o automobilismo pode ser gentil e acessível. Essa etapa de Guarapuava será muito especial, pois faremos uma homenagem com o pouco que temos de forma a honrar a herança de gentileza e amor que ele deixou"

Mauro Modim, Juiz da Comarca de Pitanga, é tio de Guilherme e também piloto da APA, e um dos principais patronos da etapa, esta ansioso pela corrida deste sábado, onde segundo ele espera que Guilherme goste da homenagem que sera feita a ele na corrida.
mauro diz:
"Meu sobrinho era uma pessoa muito simples e humilde. Ele adorava compartilhar com os outros a paixão pelo kartismo, ainda mais quando havia crianças nas corridas da APA. E é isso o que tentaremos fazer nessa etapa que marca a saudade que sentimos dele".

Além da homenagem a Guilherme esta etapa de sábado ainda terá outro motivo especial, pois o evento irá celebrar a importante parceria com o projeto denominado Anjos Inocentes, o qual cuida de crianças em vulnerabilidade social da cidade de Guarapuava, o qual e liderado pelo Frei Alexandro.

Na ocasião, 50 crianças pertencentes ao projeto serão levados ao evento para conhecer os Karts, os pilotos e assistir a corrida.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Esportes de Guarapuava e patrocinado pela Água da Serra, Belíssima Casa Di Frutas, Superpão Compre Mais, Expressiva Modas e Guaratu Compensados, onde através desta tanto as crianças do projeto, quantos as outras que participarem do evento ganharão café da manhã e cachorro quente.Também através da parceria e apoio da Atitude Eventos, elas poderão brincar nos brinquedos infláveis e cama elástica que estarão disponíveis para elas no evento.

Segundo Thiago Fuck:

As crianças terão um momento com os pilotos antes e depois da corrida, também terão a oportunidade de conhecer de perto os equipamentos de corrida, e poderão perguntar o que quiserem." É a forma humilde que encontramos para aproximar novos fãs e promover o bem estar, com uma coisa tão legal que é o kart". afirma Fuck.

Informaçoes sobre o campeonato:


São dois campeonatos distintos: Graduados, o qual é destinado a todas as idades e o Master que é exclusivo para quem tem mais de 40 anos.

Guarapuava será muito bem representada na categoria Graduados por Clederson Fio lidera com 92 pontos, e possui uma vantagem de dez pontos de diferença para o curitibano Jackson Gonçalves, o que o coloca como franco favorito para a conquista do campeonato no fim do ano.

Já na Master o Guarapuavano José Arthur lidera o campeonato com 79 pontos, doze a mais que o paulista Plínio Frota que o segue com 67. E na terceira porem não menos importante etapa está Mauro Modim, com 62 pontos, o qual te vantagem sobre Paulo Lourenço que está com 58 e Clodoaldo Gato com 48.
Mas talvez você leitor está se perguntando o que vem a ser a APA:

Pois bem, se trata de uma associação de pilotos amadores de kart que, sem fins lucrativos, a qual decidiu decidiu se unir para correr e exercitar suas paixões. tudo começou com a ideia de dois amigos, Diego Pardo e Thiago Fuck, e hoje faz parte de uma das categorias mais procuradas pelos pilotos de kart.

Com apenas dois anos de campeonato, a APA ja conta com uma média de 25 pilotos em seu grid, e vem se expandindo a cada dia mais.

Da redação/ Sandra Laciuk

Cachorro encontra fragmentos de ossos em Nova Laranjeiras


A Polícia Militar foi acionada na tarde dessa quarta (5) em Nova Laranjeiras, depois que uma pessoa informou que juntava lenha em uma pequena plantação de eucaliptos na rua Helmiro Colla, COHAPAR II, próximo a sua casa.

E percebeu que seu cachorro começou a mexer em um embrulho que estava em uma caixa de papelão. 

De acordo com a mulher, ao verificar percebeu que o embrulho se tratava de um cobertor infantil e dentro havia fragmentos de ossos, presumindo ser de um recém-nascido. 

No local, os policiais constataram três pequenos fragmentos de ossos, porém não foi possível afirmar se tratar de ossos humanos. 

O material foi recolhido e encaminhado para a 2ª SDP, que posteriormente encaminhará os ossos ao Instituto Médico Legal (IML) e Polícia Científica para investigações pertinentes.

Da Redação/Maria Farias

Funcionária pública é morta a tiros ao sair de casa para trabalhar em Londrina


Uma funcionária pública de Londrina, no norte do Paraná, foi morta a tiros na manhã desta quinta-feira (6).

Ela estava saindo da garagem de casa para trabalhar quando foi atingida por quatro tiros na cabeça, de acordo com a Polícia Militar (PM).

A situação aconteceu por volta das 6h45, perto do Lago Igapó. 

Daniela Aparecida Novelli Pergo era servidora do município, da diretoria de tecnologia da informação.

Investigação

A polícia está investigando o caso. A princípio, a suspeita era de tentativa de roubo. 

Porém, nada foi levado. Então, outras hipóteses estão sendo apuradas, como homicídio.

A polícia teve acesso a imagens de câmeras de segurança. 

Segundo o que policiais informaram, elas mostram um homem aguardando no portão e, quando a vítima sai com o veículo, ele atira e foge.
Da Redação/Maria Farias

Fonte: G1


Lesionado, Neymar é cortado da seleção brasileira para a Copa América


O atacante Neymar está cortado da seleção brasileira para a disputa da Copa América de 2019. 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, na madrugada desta quinta-feira 6, que o jogador deixa o grupo após sofrer uma entorse no tornozelo direito durante amistoso contra o Catar, vencido pela equipe de Tite por 2 a 0, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Ao longo da semana, o atleta teve seu nome envolvido em uma denúncia de estupro, e pode ter cometido um crime virtual ao compartilhar, em um vídeo que postou 

voluntariamente em suas redes sociais, fotos íntimas da mulher que o acusa. Um depoimento sobre o segundo caso está marcado para esta sexta-feira, enquanto a investigação do primeiro corre em sigilo.

Depois de dias conturbados, Neymar entrou em campo apoiado pela torcida brasiliense nesta quarta-feira, para o primeiro amistoso preparatório da equipe que jogará a Copa América. 

Aplaudido nas primeiras jogadas que tentou, logo aos 16 minutos do primeiro tempo o atacante deixou o campo lesionado ao torcer o tornozelo direito, em uma dividida com o volante Assim Madibo.

Encaminhado para o Hospital Home, em Brasília, ele foi avaliado e submetido a exames complementares de imagem que confirmaram a ruptura ligamentar no tornozelo, impedindo uma recuperação em tempo hábil para a disputa do torneio. 

O Brasil estreia na competição no dia 14 de junho, contra a Bolívia, no Morumbi. CBF inicia a busca de um substituto.

“Devido à gravidade da lesão, Neymar não terá condições físicas e tempo de recuperação suficiente para participar da Copa América Brasil 2019. A partir desta quinta-feira (06), a comissão técnica da Seleção Brasileira iniciará a definição de um substituto”, informou a CBF em nota.

Pouco antes da confirmação sobre o corte de Neymar, o técnico Tite declarou em coletiva de imprensa que não gostaria de abrir mão do jogador. “Neymar é um jogador diferente. 

Vou querer ter na equipe até a última situação pela sua qualidade técnica. Não vou abrir mão. A não ser por uma situação excepcional”, afirmou o treinador.

Também ainda sem o conhecimento da gravidade da lesão, o presidente Jair Bolsonaro, que acompanhou o jogo contra o Catar no estádio, visitou o atacante no hotel Home, em Brasília, e postou uma foto no Twitter na qual desejou “uma rápida recuperação”. 

Bolsonaro já havia dito mais cedo que gostaria de “abraçar” Neymar e que acreditava em sua inocência quanto às denúncias de estupro.

Investigações

Na madrugada do último domingo, o atacante do Paris Saint-Germain foi acusado de estupro pela modelo Najila Trindade Mendes de Souza, em um boletim de ocorrência registrado em São Paulo, mas referente a um ato que teria acontecido em Paris dias antes.

Em vídeo de aproximadamente 7 minutos publicado em sua conta pessoal do Instagram, Neymar apresentou sua versão sobre o caso e publicou trechos do que seria a conversa que teve com a garota. 

O diálogo, via WhatsApp, mostra fotos sensuais da mulher (conteúdo que pode configurar crime virtual e deverá ser justificado por Neymar em depoimento à Justiça do Rio de Janeiro no próximo dia 7).

Além de detalhes sobre o encontro combinado pelos dois na capital francesa, com os gastos de passagem e hospedagem arcados pelo atleta.

Da Redação/Maria Farias

OCORRÊNCIA ATENDIDA PELA POLICIA MILITAR DE SANTA MARIA DO OESTE


FURTO
COMPARECEU ATÉ O DPM UM SENHOR INFORMANDO QUE NO DIA 03/06/2019 DEIXOU A PORTA DE SUA RESIDÊNCIA APENAS ENCOSTADA, SAIU POR APROXIMADAMENTE 30 MINUTOS E QUANDO RETORNOU PERCEBEU A FALTA DE SEU TELEVISOR DA MARCA LG 29 POLEGADAS LED.

O MESMO NÃO ENTROU EM CONTATO COM A POLÍCIA MILITAR POR NÃO POSSUIR TELEFONE, PORÉM NA DATA DE HOJE RECEBEU INFORMAÇÕES QUE O POSSÍVEL AUTOR DO FURTO SERIA SEU VIZINHO; E QUE O OBJETO ESTARIA NA RESIDÊNCIA DO MESMO.

DIANTE DOS FATOS A EQUIPE PM DESLOCOU ATÉ O REFERIDO ENDEREÇO ONDE ENTROU EM CONTATO COM UMA SRA A QUAL É ESPOSA DO POSSÍVEL AUTOR, A MESMA INFORMOU QUE ELE NÃO SE ENCONTRAVA E FRANQUEOU A ENTRADA DA EQUIPE NA RESIDÊNCIA ATRAVÉS DE AUTORIZAÇÃO ESCRITA ONDE NADA DE ILÍCITO FOI ENCONTRADO. DIANTE DOS FATOS AMBOS AS PARTES FORAM ORIENTADAS.

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA: POLICIA APREENDE MOTO ADULTERADA

No dia 05 de junho de 2019, eram 10h15m, quando em patrulhamento pela PR 466, a PM avistou uma motocicleta em  HONDA/ CG TITAN 125 de cor azul, Tarjeta de Pinhais/PR, sendo que ao ser consultada a placa, a mesma pertencia a  outra motocicleta HONDA/NXR 125 BROS KS cor azul, identificado o condutor como sendo um homem de 37 anos, o qual já é bem conhecido no mundo policial pela prática de furtos.

Em consulta à numeração do CHASSI, o qual estava parcialmente suprimido, constatou-se que a referida moto se tratava de uma  HONDA/ CG 125 TITAN KS, de cor azul com alerta de roubo em 03 de agosto de 2017 na cidade de Itajaí/ SC, já o número do motor pertence a outra motocicleta sendo uma  HONDA/CG 125 TODAY de cor vermelha.

Sendo indagado o condutor sobre a situação o mesmo relatou que os motores foram trocados , e que o da referida moto estava com um vizinho do mesmo, o qual é morador da cidade de Nova Tebas, diante do fato, foi repassada a informação para a equipe de Policia de Nova Tebas, os quais se deslocaram até o local indicado e lograram êxito em localizar, o autor do veiculo adulterado, onde foram feitas as comparações e constatado que se tratava do motor da primeira motocicleta.

Diante dos fatos, a Policia de Nova Tebas encaminhou o autor até a delegacia de Policia Civil de Manoel Ribas, e a Policia de Pitanga encaminhou o outro autor até a delegacia de Policia Civil de Pitanga, para que ambas pudessem tomar os procedimentos cabíveis.

Fonte: Policia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk

Acompanhe as Notícias na Manhã dessa Quinta-Feira

PITANGA: DUAS RESIDENCIAS FORAM ARROMBADAS NO DIA DE ONTEM

No dia 05/06/2019, a Policia Militar de Pitanga recebeu uma solicitação via 190, na qual uma senhora relatou que a casa de seu avô havia sido alvo de furto.

Segundo a solicitante, na manhã do dia de ontem eles tinham ido para Guarapuava, retornando apenas na parte da tarde, e quando chegaram em casa e notaram que a janela dos fundos estava quebrada, momento em que a vizinha relatou ter visto três elementos saindo com objetos de dentro.

Caso 02:

Eram 17 horas do dia de ontem (05), quando a Polícia Militar de Pitanga recebeu uma solicitação na qual dava conta de que no exato momento indivíduos estavam arrombando uma residencia.


Diante do fato a equipe se deslocou ate a localidade de Arroio Grande, onde no local um senhor relatou que pessoas haviam adentrado em sua residencia, e que ao perceber sua presença empreenderam fuga em uma automóvel GM Vectra Sedan ELEGANCE de cor cinza, levando um botijão de gás de sua residencia.

Em ambos os casos, a PM realizou patrulhamentos nas imediações porem sem lograr êxito,os solicitantes foram orientados quanto aos procedimentos

Da redação/ Sandra Laciuk

FAMÍLIA NEDUZIAK COMUNICA FALECIMENTO

Comunicamos o falecimento de Ana Neduziak 41 anos, ocorrido hoje 06 de junho no Hospital Santa Tereza de Guarapuava.

Seu corpo está sendo velado no salão da igreja do Arroio Grande do Copak.

O sepultamento será em horário a ser designado pela família.

Aos familiares e amigos as nossas sentidas condolências.

Da redação/ Sandra Laciuk

INFORMOU:


ATENDIMENTO REALIZADO PELO CORPO DE BOMBEIROS PITANGA

No dia de ontem (05), eram aproximadamente 10h30m da manhã quando o Corpo de Bombeiros de Pitanga realizou o atendimento na Rua Arthur Mehl, a um homem de 51 anos, o qual caiu de um nível elevado e veio a ter ferimentos de natureza leve.

A equipe realizou todos os procedimentos cabíveis ao fato.

Da redação/ Sandra Laciuk

COLISÃO DEIXA MOTORISTA COM FERIMENTOS EM GUARAPUAVA

Eram  14h30m do dia de ontem (05) , quando a Policia Rodoviária Estadual de Guarapuava, atendeu um acidente de transito do tipo abalroamento transversal, envolvendo um Fiat Uno conduzido por N.P.R de 44 anos , e uma caminhonete Ford Ranger conduzida por G.J.W de 58 anos,  ambos  os veículos com placas de Guarapuava.

Do acidente resultou em danos materiais nos veículos e ferimentos de natureza leve no condutor do Uno, o qual foi encaminhado pelo SIATE até as UPA Batel de Guarapuava.

Foram realizados todos os procedimentos cabíveis, os quais competiam ao fato.

Da redação/ Sandra Laciuk

Informou:


PITANGA: RAPAZ QUE SALVOU AS CRIANÇAS EM INCÊNDIO DE CASA PRECISA DE AJUDA

Familiares e amigos de Antonio Cândido, o  rapaz que em um ato heroico salvou as crianças no incêndio em residencia na semana passada aqui em Pitanga estão realizando uma mobilização para ajudar ele e sua família.

Segundo o que nos foi repassado por familiares, Toninho na madrugada desta quarta-feira (05) foi encaminhado para Curitiba, para que sejam intensificados os tratamentos pois as queimaduras foram muito grandes, nas duas mãos.

Toninho que estava desempregado, fazia alguns bicos para poder ajudar no sustento da família, agora diante da situação ficará bem complicado,  por não estar registrado ele  não tem ajuda do INSS.

Toninho  precisará de muito tempo para que se recupere, totalmente, e segundo o que nos foi repassado no presente momento ele não consegue realizar tarefas simples como comer, tomar banho, etc. A esposa do mesmo que está auxiliando em tudo isso, e durante o tempo de seu tratamento precisará de ajuda.

Diante disso, a família precisa de ajuda da população, pois alem de não poder trabalhar, ainda Toninho precisará gastar com remédios.

Por isso toda ajuda  é bem vinda, você que está lendo esta matéria e tocou seu coração, ajude com o minimo que puder, e com certeza para eles fará toda a diferença, você pode realizar depósito ou transferência na em conta bancária da Caixa Ag: 0389 - Operação 013- Conta: 800893-9 em nome de Antonio Cândido, ou qual outra forma de ajudar, com certeza Deus te dará a recompensa.

Ou talvez você não tenha tempo de se dirigir ate um banco, acha melhor entregar em mãos entre em contato com nossa equipe de jornalismo nos telefones:(43) 9 9677-1151, (42)9 9931-7475 e (42) 9 9853-5095 que passaremos o contato dos familiares.

Da redação/ Sandra Laciuk

quarta-feira, 5 de junho de 2019

PITANGA - Após 7 anos, acusado de matar professor Ari da EMATER é preso


Ari Juarez Alexandre de 42 anos, professor e funcionário da Emater, foi assassinado com um tiro na cabeça na PR 466, nas proximidades da divisa entre Pitanga e Santa Maria do Oeste/PR, o crime ocorreu em Fevereiro de 2012, também na época, a professora Marlene Mendes, que estava no veículo também foi baleada na cabeça, enquanto um terceiro passageiro conhecido como Cleber nada sofreu.

Ari conduzia um veículo Ford/Fiesta, com placa APG-1373 de Pitanga, foram parados na Rodovia, um homem desceu e atirou, acertando Ari que morreu no local e baleando a professora Marlene.

Após o crime, a policia começou as investigações, e segundo o delegado de policia civil, o autor seria a pessoa de Ney Camargo, e a motivação será ciúmes.
Ney estava foragido desde a época dos fatos.

Mas em Junho desse ano de 2019, a policia divulgou informações da prisão de Ney Camargo, que aconteceu em Goiania.

Ney foi preso pelo Denarc em Goiania, durante a operação Avaritia (“cobiça” em latim),  que tinha com objetivo de desarticular uma quadrilha que atuava naquela região.

A Morte do professor Ari, há sete anos atrás, provocou grande comoção em Pitanga e Região, Ari era muito querido por todos, era membro da pastoral familiar, e sua morte chocou a todos.

Tubarão é encontrado morto na praia, em Itapema


Na manhã desta quarta-feira, 5, um tubarão foi encontrado morto na praia, em Itapema. 

Há suspeitas de que o animal seja o mesmo que foi resgatado na noite desta terça-feira, 4, pelo Corpo de Bombeiros. 

Segundo o G1 SC, na noite desta terça-feira, 4, por volta das 21h50.

Os bombeiros resgataram um tubarão após ele ficar encalhado na praia de Itapema. 

A equipe utilizou uma moto aquática para fazer o resgate e conseguiu rebocar o animal até uma área com profundidade. 

No entanto, na manhã desta quarta-feira um animal semelhante foi encontrado sem vida também na praia de Itapema.
Da Redação/Maria Farias

Paraíba notifica 404 casos de esporotricose em humanos e doença é considerada epidemia

A Paraíba já notificou 404 pacientes com sintomas de esporotricose, desde o ano passado. 
A doença é contagiosa e acredita-se que ainda haja subnotificação. Um grupo de trabalho foi criado no âmbito do Ministério Público da Paraíba para acompanhar as ações de enfrentamento ao surto epidêmico de esporotricose no Estado. 
Ontem, uma reunião coordenada pela 49ª promotora de Justiça de João Pessoa, Jovana Maria Silva Tabosa, e representantes das secretarias de Saúde do Município e do Estado, do Hospital Universitário Lauro Wanderley, do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
 Além de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba, da Fiocruz e do Ministério Público Federal, definiu que serão reforçadas as ações de divulgação de informações, o trabalho de prevenção e combate à esporotricose.
Cada órgão, como secretarias de saúde e Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), que atende casos de esporotricose humana no Estado, deve cumprir as ações sob sua responsabilidade no enfrentamento à doença. 
Também é importante a interlocução dos órgãos com os profissionais de saúde e com a sociedade para esclarecer sobre a doença, que, mesmo sendo nova, já é tratada como epidemia, sendo sua notificação compulsória, no Estado.
Representantes do hospital e da Secretaria de Saúde de João Pessoa informaram que tem havido entraves no Ministério da Saúde para dispensação do Itraconazol (medicamento usado para tratar humanos).
E apresentaram um fluxo de atendimento e tratamento de pacientes, como também para obter a medicação junto ao MS e proceder a formalização da notificação dos casos. 
Foi criada uma ficha específica para notificação e o serviço de saúde se comprometeu em informar os dados pelo sistema FormSUS, nos próximos dias.
Subnotificação – A gerente executiva de Vigilância e Saúde, Talita Tavares, explicou que o agravo passou a ser de notificação compulsória em 2018 e que, desde agosto do mesmo ano, os profissionais de saúde devem notificar o caso preenchendo a Ficha de Notificação / Investigação disponível online pelo FormSus. 

Temos um agravo novo, que precisa ser melhor trabalhado. Não temos os dados de 2018 e nem as análises em sistema, pois os formulários não foram preenchidos. 

É oficial que temos um FormSus vigente, com solicitação de dados necessários para que o Estado possa ter a magnitude do agravo e assim um fluxo de informações. Se a notificação não chega, não temos como dar suporte aos municípios, pontuou.

O coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Universitário Lauro Wnaderley, Clodoaldo Silveira Costa, contou que a recuperação das informações referentes a 2018 já foi feita e que agora o núcleo está trabalhando na alimentação do sistema. 
“Precisávamos de um tempo para fazer isso. Agora podemos passar para o passo seguinte e cumprir essa recomendação do Ministério Público”.
Cuidados com os animais.
    
O grupo de trabalho e acompanhamento da esporotricose destacou, ainda, a importância do envolvimento da sociedade no enfrentamento da doença em animais e no meio ambiente. 
A transmissão da doença ocorre de animais para o homem ou do meio ambiente para o homem. Mas o animal, principalmente o gato, é tão vítima quanto o humano, porque o fungo está no meio ambiente.
A médica veterinária, Suely Ruth Silva, informou que nem todo animal doente que arranha ou morde uma pessoa, necessariamente, passa a doença para ela. 
Ela lembrou que os felinos têm uma deficiência imunologia e hábitos que fazem com que estejam mais vulneráveis ao fungo (esporos). 
Ela também explicou que não há transmissão entre humanos, que pegam a doença por meio de uma porta de entrada às vezes microscópica (furada, arranhão) em contato com o fungo presente em lesões de animais ou no meio ambiente.
Eutanásia, esterilização e incineração.
  
De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, todos os profissionais inscritos no CRMV foram informados sobre a necessidade de que seja feita a esterilização de todos os animais doentes, bem como a incineração dos bichos mortos com suspeita da doença. 
As carcaças, de maneira alguma, podem ser enterradas (como alguns donos de animais estão fazendo), para que não haja a proliferação dos fungos.
O Centro de Zoonoses de João Pessoa está realizando a esterilização de animais, como uma medida para evitar o aumento da população e o abandono. 
Nos casos de animais doentes sem condição de tratamento, é feita a eutanásia e a incineração das carcaças.
Da Redação/Maria Farias.

Ouça a Impactus FM