sexta-feira, 10 de maio de 2019

PITANGA: INFRAÇÃO DE TRANSITO

A equipe de Policia Militar realizava patrulhamento pela Avenida Brasil, quando ao se aproximar da Rua Francisco Costa, foi avistado uma motocicleta com dois ocupantes, os quais estavam em atitude suspeita.

Então foi dada voz de abordagem, com sinais luminosos e sonoros, momento em que os mesmos fizeram menção de parar, porem empreenderam fuga na sequência, realizando manobras perigosas na via publica.

Diante do fato, a equipe realizou acompanhamento tático, momento em que o motociclista adentrou em alta velocidade no pátio do Posto do Bobato, trafegando na contramão da via, na Rua Francisco Costa, onde o condutor continuou realizando manobras perigosas na rotatória e  pela calçada, tomando o rumo do Bairro Pitanguinha.

Em prosseguimento da ocorrência, manteve as diligencias, logrando êxito em localizá-los na Rua Pedro Alves de Souza, onde foi dada voz de abordagem sendo encontrada a motocicleta na casa de seu genitor.

A motocicleta foi recolhida, encaminhada ao Pátio da Terceira Companhia, e encaminhado o condutor de 18 anos, para a confecção do Termo Circunstanciado, já o menor de 17 anos foi entregue a sua genitora.

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA: MANDADO DE PRISÃO

No dia 09 de maio, às 10:40 da manhã, a equipe de Policia Militar de pitanga cumpriu um mandado de  prisão, o qual foi expedido pelo Juiz da Comarca de Pitanga.

Par este cumprimento, foi deslocado até a Rua Santa Maria, no Bairro Santa Maria, a fim de cumprir o referido mandado, qual se refere a um crime de estupro de vulnerável, condenado e julgado a 14 anos de prisão em regime fechado.

O referido, foi conduzido e entregue na delegacia de policia civil de Pitanga.

Onde o mesmo permaneceu à disposição da justiça.

Da redação/ Sandra Laciuk

VEICULO FOI FURTADO DE DENTRO DA GARAGEM EM PITANGA

No dia de ontem (09), era aproximadamente 9:30 da manhã quando a Policia Militar recebeu uma solicitação para atender uma ocorrência de furto.

Então, atendendo a solicitação foi deslocado até as proximidades da Coamo, onde no local a solicitante relatou, que quando acordou sentiu falta do seu veiculo, VW Gol 1000L, de cor preta ano 95.

Segundo ela, seu carro estava estacionado no interior de sua garagem, e que ouviu alguns barulhos a noite, mas nada que chamasse muito a atenção, e só foi perceber que o carro havia sido furtado,logo de manhã.

Diante do fato, foi realizado patrulhamento, do qual foi logrado êxito, sendo encontrado o veiculo às margens da PR 466, na entrada do pesque-pague do  Langue.

O automóvel foi entregue a vitima, devido o fato de o mesmo sem alerta até o presente momento.

A equipe orientou a solicitante, quanto aos procedimentos a serem tomados.

Da redação/ Sandra Laciuk

quinta-feira, 9 de maio de 2019

ANIVERSARIANTE DO DIA 09 DE MAIO

Quem completa idade nova neste dia 09 de maio é Camila da Silva Rotava, moradora na cidade de pitanga.

Camila recebe os parabéns do esposo Oséias, e das filhas Mikaella e Yasmim, e também de todos os familiares e amigos.

O Blog Jonei Farias deseja a Camila um feliz aniversário,  muita paz e grandes realizações.

Da redação/ Sandra Laciuk

Recadastramento biométrico iniciou na Comarca de Pitanga

O Cartório Eleitoral da Comarca de Pitanga, iniciou nesta segunda-feira (06), o recadastramento biométrico, o prazo vai do dia 06 de maio ate o dia 25 de outubro do ano de 2019.

Durante este prazo, eleitores da cidade de Pitanga, como também de Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste e Mato Rico, as quais pertencem a esta referida Comarca, deverão se dirigir até o Fórum Eleitoral, o qual abre das 12:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira, que os mesmos serão atendidos.

Também é possível realizar o agendamento do atendimento através do site do TRE/PR, onde poderá escolher o dia e horário disponíveis.

Para o recadastramento o eleitor deverá comparecer munido de seus documentos pessoais (com foto) titulo de eleitor e comprovante de residencia.

Este recadastramento é obrigatório,como também o cadastramento visto que, nas próximas eleições será usado a digital. E, detalhe importante, o eleitor que não realizar  terá seu titulo cancelado.

Para as cidades vizinhas, que pertencem a esta Comarca, além da comodidade do agendamento pelo site, ainda serão feitos mutirões, para facilitar o acesso aos eleitores, a assim os mesmos não deixem de fazer o recadastramento, para evitar transtornos futuros.

É muito importante, não deixar para a ultima hora, pois se caso der algum problema com documentações, o eleitor poderá perder o prazo, e com isso gerar consequências, desagradáveis.

Da redação/ Sandra Laciuk

SEM SOLUÇÃO - Adão e Acir, dois desaparecidos, duas famílias que sofrem, dois casos que a policia não consegue desvendar

Já se vão 05 meses, e o ponto de interrogação continua para duas famílias uma em Pitanga e outra em Guarapuava.

No final do anos passado, houve dois casos de desaparecimento registrados, em semanas seguidas, nestas referidas cidades.

Ambos os fatos, ganharam repercussão em toda a região na época, sendo que, ao vermos as situações de desaparecimento os casos são diferentes.

Mas hoje os dois tem algo em comum, tanto Acir, (foto da direita) quanto Adão( foto da esquerda) não foram encontrados até o presente momento, detalhe este, que só aumenta a angustia das famílias.


Nas duas situações, houve muitas especulações, porem nada foi confirmado.

E a unica, certeza em tudo isso é o sofrimento dos familiares, sem noticias todo este tempo, sem saber se estão vivos ou mortos, o inverno chegando vem a duvida se não irão passar frio , se estão comendo, enfim uma duvida que só aumenta a angustia a cada dia.

Da redação/ Sandra Laciuk

Caminhoneiros confirmam nova greve se governo mantiver posição

Os constantes aumentos nos preços dos combustíveis, fizeram com que transportadores e caminhoneiros repensassem uma nova greve.

Em audiência na Comissão de Viação e Transportes ontem (8), o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, confirmou que a categoria entrará em greve, caso Jair Bolsonaro não interfira na Petrobras e reveja a política de reajuste do diesel.

A Petrobras decidiu recentemente pela revisão do preço do diesel a cada 15 dias, uma periodicidade considerada curta pelos caminhoneiros autônomos, já que até então os valores eram reajustados em intervalos menores, às vezes diariamente. 

Um dos pedidos dos profissionais é para que essa revisão ocorra pelo menos a cada três meses, por exemplo, para que motoristas não sejam surpreendidos no meio de uma viagem com o aumento no valor do combustível.

Hoje, o preço médio do diesel nas refinarias é de aproximadamente R$ 2,3 (litro). Em menos de 2 anos, o combustível apresentou aumento de quase 70%.

Fonte: TNonline

Da redação/ Sandra Laciuk

Decreto de armas de Bolsonaro facilita porte para políticos, caminhoneiros e outras categorias

O decreto do presidente Jair Bolsonaro que facilita porte de armas de fogo para uma série de 19 categorias, entre elas políticos, caminhoneiros e moradores de área rural - e não apenas para um grupo restrito, como foi anunciado anteriormente -, é questionado por juristas e se tornou alvo de ação no Supremo Tribunal Federal (STF). O principal argumento é de que, em vez de regulamentar o porte, a regra ataca diretamente o Estatuto do Desarmamento, lei federal de 2003 que foi aprovada pelo Congresso.
Ao anunciar o Decreto 9.785, na terça-feira, Bolsonaro afirmou que seriam incluídos atiradores esportivos, caçadores e colecionadores (CACs), além de praças das Forças Armadas - o que daria cerca de 255 mil pessoas. O texto final, entretanto, que só foi publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União, contempla diversas outras categorias - e cerca de 19,1 milhões de pessoas poderão ter acesso facilitado ao porte, segundo estimativa do Instituto Sou da Paz. O texto também permite que crianças e adolescentes pratiquem tiro desportivo sem aval judicial.
Entre os incluídos estão advogados, agentes penitenciários, conselheiros tutelares e jornalistas que atuam em cobertura policial. Nesta quarta, Bolsonaro voltou a defender essa política em evento no Rio. “Tudo o que podia ser concedido por decreto, nós o fizemos.” 
Para o jurista Wálter Maierovitch, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo e pesquisador de Segurança Pública, porém, seria ilegal estabelecer no decreto quais profissões têm direito ao porte. “Ao relacionar as profissões, a obrigação de demonstrar a efetiva necessidade da arma (critério estabelecido no Estatuto do Desarmamento) fica afastada”, afirma. O outro ponto ilegal, segundo ele, seria a presunção de veracidade na hora de declarar necessidade de ter arma. “No Direito brasileiro, só atos da administração (pública) têm presunção de veracidade. Aumentando isso, (o presidente) passa do poder regulador dele.”
“Esse decreto não regulamenta, ele cria regras novas”, critica o professor Cláudio Pereira de Souza Neto, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Direito Processual Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o professor Cláudio Langroiva também afirma que Bolsonaro não poderia se valer de decreto para tratar de temas tão abrangentes, como venda de armas e munição. Segundo ele, nos pontos em que o decreto contraria o Estatutoa lei deve prevalecer.
“Esse tipo de ação é infeliz porque toma um papel do Legislativo”, diz Langroiva. “Essas incompatibilidades, infelizmente, muito provavelmente acabarão decididas no Judiciário.”
Apoiador do governo, o senador Major Olímpio (PSL-SP) discordou. “O porte de arma continua sendo regrado pelo Estatuto do Desarmamento. Eu vi como um avanço (a retirada da justificativa de necessidade).”


A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) defendeu, em nota, a revogação do trecho que permite aos profissionais de imprensa portarem arma. Já o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de São Paulo (Aprosoja), Gustavo Chavaglia, disse que o decreto vai ajudar os produtores rurais a se defenderem de roubos e furtos. 
Fonte: Estadão.
Da redação/ Sandra Laciuk

VEM AÍ O SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO DA RCC PITANGA

A Paroquia Sant'Ana, juntamente com a Renovação Carismática RCC de Pitanga, promove a partir deste sábado (11), o Seminário de Vida no Espirito, o qual acontecerá durante nove sábados, logo após a Santa Missa no centro Pastoral da Paróquia.

Também teremos no mesmo dia o Seminário para as crianças, venha participe e traga seu filho para ter este contato tao próximo com Jesus.

São nove encontros de muita oração, pregação e partilha fraterna com o objetivo de levar os seus participantes a vivenciarem o Encontro Pessoal com Jesus Cristo pelo anúncio do QUERIGMA, experiência da efusão do Espírito Santo e vivência fraterna. 

Venha fazer esta  experiência de vida, um momento para conhecer, recuperar, ou aprofundar o relacionamento com Jesus Cristo Salvador e Senhor. Momento de encontrar a Deus como Pai e ao Espírito Santo agindo no ser de cada um com amor e poder.

Não deixe de  sentir o verdadeiro amor daquele que esta todos os dias, junto conosco, cuidando e nos protegendo sempre.

Estão todos convidados para participar.

Da redação/ Sandra Laciuk

ANIVERSARIO DE JOSÉ ANDERSON FORTUNATO

O Blog Jonei Farias, através de toda a sua equipe parabeniza hoje, José Anderson Fortunato, proprietário da empresa Fortunato Transportes e Turismo, pela passagem do seu aniversário.

Anderson também recebe os parabéns da esposa Lismary Zampieri e da filha Laura Zampieri, como também de toda a equipe Fortunato Transportes e Turismo.

Desejamos a José Anderson, um Feliz Aniversário, repleto das bençãos de Deus, e muita saúde ,paz e grandes realizações em sua vida.

Parabéns!!!!

Da redação/ Sandra Laciuk

RODRIGO ESTACHO APRESENTA PROJETO QUE PROÍBE MENSALIDADE PELA UTILIZAÇÃO DE SERVIÇO DE PAGAMENTO ELETRÔNICO

O Deputado Rodrigo Estacho propôs, nesta terça-feira (08/05), projeto de lei que visa proibir a cobrança do usuário da tarifa mensal de manutenção do serviço de pagamento eletrônico.

O Parlamentar entende que o custo de manutenção do serviço deve ser de responsabilidade integral da empresa que decide por ofertar a facilidade para o cidadão. Para ele, o custo de manutenção do serviço não pode ser transferido para o consumidor, que já paga valores altíssimos nas tarifas de pedágio e estacionamentos.

Além disso, na visão do Deputado, “a adoção de sistemas automatizados de cobrança diminui drasticamente o custo de operação do serviço, considerando que não há a necessidade de contratação de funcionários ou mão-de-obra para o recebimento de pagamentos ou operação de cancelas. Na prática, o que ocorre é que consumidor diminui o custo de operação da empresa e ainda paga por isso através de mensalidades ou taxas de manutenção do serviço”.

Rodrigo Estacho entende, ainda, que o consumidor é, muitas vezes, lesado nos seus direitos.  “É necessário que o Poder Público atue com firmeza na defesa dos direitos dos cidadãos. Este projeto é apenas um exemplo do trabalho que venho desenvolvendo na ALEP visando melhorar a condição dos consumidores paranaenses”.

Da redação/ Sandra Laciuk

NOTA DE FALECIMENTO- FAMÍLIA KALCKZUK

Comunicamos o falecimento de João Palckzuk Sobrinho 70 anos, ocorrido ontem no Hospital do Rocio em Campo largo/ PR.

Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária de Mato Rico.

O sepultamento será em horário a ser designado.

Aos familiares e amigos as nossas condolências.

Da redação/ Sandra Laciuk

INFORMOU:



quarta-feira, 8 de maio de 2019

Boato sobre aluno armado causa pânico, mas universidade de Maringá desmente caso

Uningá, centro universitário de Maringá, na região noroeste do Paraná, negou que um suposto aluno de medicina estaria armado no campus na manhã desta quarta-feira (8).
A Polícia Militar foi acionada e fez buscas para tentar localizar o estudante, mas sem sucesso. O suspeito passou a compartilhar mensagens bizarras em diversos grupos de WhatsApp, como “Eu sou rei sol do Japão, filho de israel, protetor da liberdade, e amo Brasil acima de tudo, Deus cima de tudo, Amém”, gerando um pânico coletivo em quem estava na universidade.
Diversos alunos relataram terem visto o rapaz, que ainda não foi encontrado
Apesar dos alunos terem sido liberados nesta manhã, as atividades acadêmicas serão mantidas pela universidade.
Confira a nota da Uningá na íntegra:
“Estamos apurando os fatos relativos a supostas mensagens que circularam por aplicativo de mensagens, que na manhã desta quarta-feira 08 de maio, causaram preocupação à comunidade acadêmica.
Segundo o que foi apurado até o momento, não há motivos para preocupação, sendo que as atividades acadêmicas estão mantidas e serão realizadas regularmente.
Afirmamos serem absolutamente inverídicas as noticias veiculadas pela imprensa e aplicativos de mensagens, sobre suposta ocorrência com arma de fogo no campus da UNINGÁ.
De todo modo, estamos reforçando medidas para garantir a segurança de todos no campus da Instituição.
FONTE: PARANÁ PORTAL
Da redação/ Sandra Laciuk

MULHER É PRESA E CACHORRO TENTA ACOMPANHÁ-LA

Na noite de ontem (07) a Policia Militar da cidade de Maringá foi acionada para atender uma solicitação,  a qual dava conta de que havia acontecido um caso de agressão.
Diante do fato, a equipe se dirigiu ate o Parque Hortência, onde no local foi constatado que uma mulher de aproximadamente 62 anos, era acusada de agredir seu esposo com uma facada nas costas, fato este que fato teria ocorrido após uma discussão entre ambos, motivo este que resultou após os dois terem ingerido bebida alcoólica.
Porem, nesta situação o fato que mais chamou a atenção dos policiais, foi a lealdade de um cão por sua dona, segundo a equipe que atendeu a ocorrência, logo que o animal percebeu que a suspeita foi presa, o mesmo parecia estar indignado, momento em que o cão pulou dentro da viatura junto com a sua tutora, porem os policiais não permitiram que o animal fosse junto, e deixaram ele com um vizinho.
O marido esfaqueado foi encaminhado para atendimento médico.
A Policia realizou todos os procedimentos cabíveis, quais competiam ao fato.
Foto: Cianorte Agora
Da redação/ Sandra Laciuk

ATENÇÃO: OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Atenção você que está em busca de um emprego, a Agencia do Trabalhador de Pitanga oferece nesta semana uma vaga para OPERADORA DE CAIXA feminino (Vaga Temporária), requisitos exigidos para o preenchimento da vaga, ter idade entre 18 a 45 anos, de preferencia que tenha experiência na área e formação mínima de Ensino Médio completo.
Caso você se encaixe, se dirija ate a Agencia do Trabalhador em Pitanga munido de CTPS (Carteira de Trabalho) e documentos pessoais.
Mas se caso você não preenche os requisitos exigidos na referida vaga, não deixe de ir até lá e faça o o seu cadastro junto à agencia, pois isso aumenta a sua possibilidade de encontrar um trabalho, de acordo com o que você se encaixe.
Da redação/ Sandra Laciuk

Paraná Serviços já tem registro de cadastro 192 municípios

Ferramenta criada pelo Governo do Estado agiliza a vida de quem busca um trabalho, ligando quem oferece e quem procura por um serviço específico. Profissionais já contratados revelam os benefícios e recomendam para todos os autônomos.

Iniciativa inovadora do Governo do Paraná para fomentar a geração de renda e retirar o trabalhador da informalidade, o aplicativo Paraná Serviços – uma ferramenta digital que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços – já chegou a 192 municípios do Estado, oferecendo mais de 100 diferentes categorias de serviços autônomos.
Para a cabeleireira Alini Oliveira, 35 anos, usar o aplicativo é interessante e bem prático. “Baixei o aplicativo já há uns dois meses e nesse tempo pude ter a experiência de trabalhar, ter pessoas me contratando e descobrindo meu serviço, o que é muito importante. Já fui contratada quatro vezes. É muito bom”, conta Alini.
Criado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e desenvolvido pela Celepar, o aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS e já registrou mais de 15 mil downloads até agora. “A ferramenta agiliza a vida de quem busca trabalho, ligando de uma ponta a outra, quem oferece e quem procura por um serviço específico”, afirma o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.
A maquiadora Belquis Goulart, 35 anos, também já foi contratada por intermédico do app. Segundo ela, foi fácil realizar o cadastro e ajustar o perfil. “Achei ótima ideia do Paraná Serviços, pois é mais uma oportunidade de conseguir um novo trabalho de maneira prática, sem sair de casa”, afirma. “Durante o processo do cadastro, da pesquisa até a contratação tive uma boa experiência, trocamos mensagens pelo chat, a pessoa precisava urgente do serviço e gostou da apresentação e das fotos divulgadas no meu perfil, depois passamos ao whatsapp e na sequência conseguimos fechar negócio, simples e direto”, revela.
É a mesma avaliação da designer de sobrancelhas Elaine Pereira de Lima, que baixou há um mês o aplicativo. “Acho um bom meio de mostrar meu trabalho, com a intenção de ter mais um canal de divulgação e uma oportunidade de ter novos clientes na minha área”.
INTERIORIZAÇÃO - As cidades do Paraná que estão melhores colocadas entre os registros de downloads, além de capital, são as da Região Metropolitana da Curitiba, que contam com um número expressivo de trabalhadores cadastrados.
O Governo do Paraná, por meio dos Escritórios Regionais da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, vai começar a divulgar o aplicativo em eventos por todo o Estado no intuito de aumentar cada vez mais a geração de empregos. A divulgação será feita com a apresentação da ferramenta para os prestadores de serviços das regiões. A primeira ação acontece na próxima quinta-feira (9), em Cascavel, na Agência do Trabalhador.
Segundo o assessor de Inovação e Tecnologia da Secretaria, André Telles, essa é uma importante inovação do Governo do Estado. “Nosso dever é fazer com que o trabalhador possa se encaixar no mercado de trabalho. Estamos adaptando cada vez mais a ferramenta para melhor atender o profissional autônomo, com um novo tutorial e passo a passo de como mexer no app. Com isso ele pode também incluir na apresentação do perfil, fotos e um pequeno currículo. Isso assegura que as pessoas possam contratar trabalhadores de confiança e qualidade”.
Além de cadastrar os profissionais no sistema para que sejam encontrados e contratados diretamente pelos usuários, o Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, também fornece a capacitação profissional e a orientação necessária para que eles se tonem Microempreendedor Individual (MEI).
Uma pesquisa realizada pela Celepar em 2017 indica que 35% das pessoas que buscam emprego nas agências têm potencial para exercer uma atividade profissional autônoma.
Fonte: Agencia de Noticias do Paraná
Da redação/ Sandra Laciuk

PF e FBI combatem a prática de crimes na internet e Dark Web

Brasília/DF - A Polícia Federal e o FBI, atuando em cooperação internacional, deflagraram na última segunda-feira (6/5) ações conjuntas no combate à prática de crimes na internet e Dark Web.
O principal alvo da operação é um cidadão israelense, que reside em Brasília/DF, responsável por administrar sítio na Dark Web utilizado para a prática de crimes online, como tráfico de drogas e armas, contrabando e lavagem de dinheiro.
Em ações simultâneas, enquanto o investigado era preso no Aeroporto Charles de Gaulle - Paris/França, buscas eram realizadas em sua casa, no Lago Sul, zona nobre de Brasília. Na busca foram apreendidos dispositivos utilizados para a guarda de criptomoedas e R$ 200 mil em espécie (moeda estrangeira e reais).
O israelense também administrava sítio na internet que servia como indexador dos principais mercados ilegais da Dark Web e era utilizado para educar os usuários sobre como comprar produtos e drogas online de forma segura, oferecendo não somente os endereços, mas também diversos tutoriais para os consumidores navegarem anonimamente, evitando a repressão policial.
O portal na internet trabalhava em parceria com os maiores mercados clandestinos na Dark Web e o morador de Brasília era remunerado por cada transação realizada por meio do sítio, como a distribuição de drogas, medicamentos ilegais, ferramentas hacker, dados bancários e etc.
As investigações constataram que o israelense recebeu taxas das transações de cerca de 15 mil usuários, que negociaram os mais diversos produtos ilegais, ou seja, obteve uma parte do lucro das transações de produtos ilegais.
O preso também é suspeito de praticar o crime de pornografia infantil e foi alvo de mandado de busca e apreensão para investigar tal delito em outubro de 2018. Na ocasião, a Polícia Federal apreendeu R$ 1 milhão em espécie (moeda estrangeira e reais) na residência dele em Brasília, além de notebooks e smartphones.
A ação conjunta também apreendeu o domínio na internet utilizado nas práticas criminosas, importante ação repressiva aos mercados clandestinos que operam na Dark Web.
Fonte:Policia Federal
Foto: policia Federal
Da redação/ Sandra Laciuk

PF e Força Nacional são alvos de tiros, mas apreendem cerca de 500 kg de maconha

Na  noite desta terça-feira (7), uma equipe de policiais federais e integrantes da Força Nacional realizavam patrulhamento embarcado no lago de Itaipu, entre os municípios de Entre Rios do Oeste/PR e Pato Bragado/PR,  quando visualizaram uma embarcação clandestina vinda do lado  paraguaio se aproximando da margem brasileira.
Ao perceber a aproximação da equipe policial que se preparava para a abordagem, o piloto abandonou o barco na margem e fugiu aproveitando-se da densa vegetação e da escuridão.
Em seguida, diversos disparos de arma de fogo oriundos da mata foram disparados contra os policiais, obrigando-os a revidar objetivando fazer cessar a agressão.
Nenhum policial se feriu, nem foi observado sinais de sangue dos agressores.
Examinada, a embarcação em chapa de aço, medindo aproximadamente 7 metros, equipada com um motor de popa de 90 hp, transportava aproximadamente 500 kg de maconha.
Todo o material apreendido foi conduzido para a DPF/Foz do Iguaçu para a pesagem oficial e medidas legais de praxe.
Fonte: Correio do Lago
Da redação/ Sandra Laciuk

Bando fortemente armado ataca agência bancária na Lapa

Pelo menos uma agência bancária foi ‘atacada’ por um bando fortemente armado no fim da madrugada desta quarta-feira (8), na Lapa. A situação teria começado por volta de 5 horas e ainda está em andamento. A Polícia Militar destacou que as forças policiais seguem atrás dos suspeitos.
De acordo com as primeiras informações, repassadas por moradores, “foram ouvidos muitos tiros e explosões”. A informação é que em meia hora foram ouvidos muitos tiros”.
Não é possível saber, neste momento, se os suspeitos com seguiram levar algum dinheiro. A informação de que um policial teria sido atingido por tiros, foi desmentida pela polícia. 
Um Vectra de cor preta e um Fox de cor branca foram encontrados abandonados em uma estrada rural que dá acesso a Quitandinha e também a Contenda. Os veículos estão nas proximidades da localidade Lagoa Gorda.

Atualização

De acordo com as informações confirmadas pela polícia no início desta manhã, o grupo armado que agiu na Lapa atacou uma agência bancária localizada no centro da cidade. Conforme a polícia, cerca de 10 homens fortemente armados participaram da ação. Parte do grupo jogou Miguelitos nas proximidades da Companhia da Polícia Militar e efetuou disparos de arma de fogo para evitar que os policiais saíssem quando as explosões na agência iniciassem. Miguelitos também foram dispensados na Rodovia do Xisto, no acesso à cidade.
No banco, o alvo foi o cofre.  A agência foi bastante danificada. Não foi confirmado pela polícia se alguma quantia foi levada.
As equipes policiais seguem na região a procura dos suspeitos.

Fonte: Massa News

Da redação/ Sandra Laciuk

terça-feira, 7 de maio de 2019

FAMÍLIA BUCZAK COMUNICA FALECIMENTO

Comunicamos o falecimento de Ana Buczak Jacente 78 anos, ocorrido no Hospital Santa Tereza em Guarapuava.

Seu corpo está sendo velado no salão da Igreja Santa Rita da Comunidade de Linha Cantu.

Seu sepultamento será em horário a ser designado pelos familiares.

À família e amigos as nossa sentidas condolências.

Da redação/ Sandra Laciuk

Informou:


ALERTA: FORAM CONFIRMADOS 8 MORTES POR DENGUE NO PARANÁ

Segundo o Boletim Epidemiológico, da dengue divulgado no ultimo dia 30 de abril pela da Secretaria da Saúde do Estado, com os números oficiais da dengue, foram  registrados mais 3 casos de mortes confirmadas pela doença nos municípios de Londrina, Maringá e Cascavel.

Com isso, sobe para 8, o numero de  óbitos por dengue no Paraná. Os registros anteriores foram confirmados em Londrina, 4 casos, e em Cascavel, 1 caso de morte.

No total,são 4.970 casos confirmados no Paraná, com 779 casos a mais que na semana passada, numero assustador. Sendo que deste,4.782 são autóctones, ou seja, foram contraídos na cidade onde a pessoa reside, e 188 são casos considerados importados,  que significa que a pessoa pegou dengue fora da cidade onde mora.


Ainda segundo o referido Boletim semanal, houve um aumento de 170 para 181 no numero de municípios com casos confirmados.Já as notificações, e casos de investigação, foram registrados em  319 cidades do estado, de todo este total  78 municípios estão com risco de epidemia.

Os municípios com maior número de casos confirmados são Londrina, com 762, Foz do Iguaçu, com 431, e Japurá, com 338.

Arapuã cidade próxima ao nosso município, a qual pertence à regional de Ivaiporã,está em epidemia.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado SESA, estão sendo feitas  as orientações sobre medidas preventivas além de trabalhos técnicos junto aos municípios.

Também estão sendo promovidos  cursos e palestras sobre manejo clínico da dengue em 11 Regionais de Saúde, abrangendo os municípios com maior registro de casos, e atingiu 1.870 médicos e enfermeiros das redes de assistência municipal e privada, detalhe este, que faz toda a diferença, principalmente para que mais casos não venham a se agravar.

 Mas, um trabalho fundamental neste momento é o de cada cidadão, mantendo a própria casa livre dos focos e criadouros; esta é nossa missão diante da gravidade da dengue; o alerta é para toda comunidade, em todas as cidades e em todos os bairros”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

O médico Enéas Cordeiro de Souza Filho, do setor de doenças transmitidas por Vetores da SESA resssalta: “Lembramos mais uma vez à população que a eliminação de focos do mosquito é a principal forma de combate à dengue; se não tem foco do Aedes aegypti não tem doença grave e por isso a importância do envolvimento de toda comunidade na prevenção”


Portanto, vamos todos fazer a nossa parte seja em casa ou em qual quer outro lugar, não jogando lixo, e não deixando depósitos que acumulem água, pois é inadmissível deixarmos que pessoas muitas das vezes do nosso convívio ou ate mesmo familiares, venham a sofrer ou até perder a vida por um um descuido nosso, pois o combate maior esta em nossas mãos.

Estes dados são da Secretária de saúde do estado do Paraná.

Fonte: SESA/PR

Da redação/ Sandra Laciuk

PITANGA: DOIS ACIDENTES ACONTECEM AO MESMOS TEMPO

Era aproximadamente 18h30m da tarde de hoje, quando o Corpo de Bombeiros recebeu uma solicitação para atender um acidente de trânsito na PR 466, sentido Guarapuava.

Então, a equipe composta pelos Soldados Chehrer, Marsal e Cristiano, se deslocaram para o local,  próximo a fazenda dos Gregios, onde foi constatado que se tratava de um engavetamento de veículos, onde envolveu os automóveis:  GM - ASTRA GLS, cor prata, GM - CORSA WIND, cor branco, VW - GOL GL, cor marrom.

Chovia bastante no momento, detalhe este que segundo informações pode ter sido, a causa do acidente devido a baixa visibilidade decorrente do temporal.

Se envolveram no acidente: V D J B D C , Masculino, 47 anos ,M S D A D C , Feminino, 42 anos A S , Masculino, 39 anos, os quais saíram ilesos do acidente, e recusaram atendimento.

Segundo informações duas pessoas foram encaminhada para o hospital, por uma ambulância que passava pelo local, ambas com ferimentos leves.

O Corpo de Bombeiros realizou todos os procedimentos cabíveis no local, a PRE esteve no local.

ACIDENTE NO SENTIDO A MANOEL RIBAS.(atualizada)

No exato momento em que a equipe do corpo de bombeiros, estava no atendimento ao acidente na PR 466, outro caso acontecia no trecho que liga Pitanga a Manoel Ribas, próximo à estufa de tomates.

Segundo informações, houve um acidente do tipo colisão frontal, entre os veículos, FIAT PALIO com placas de Ariranha do Ivaí, o qual era conduzido por uma pessoa de 71 anos, e um automóvel GM Montana, com placas de Telêmaco Borba, conduzido por R.S.O de 26 anos, deste acidente resultou em danos materiais em ambos, os veículos.

Segundo informações, não houve vitimas graves, apenas ferimentos médios, em duas pessoas sendo: Z.D.S de 55 anos e M.M.J.S de 78 anos.

Devido ao fato de a equipe do Corpo de Bombeiros estar em outra ocorrência, foi preciso acionar a ambulância da saúde para que pudesse fazer o atendimento, a qual encaminhou as vitimas ate o Hospital São Vicente de Paula de Pitanga.


Chovia muito no momento do acidente.


Da redação/ Sandra Laciuk

segunda-feira, 6 de maio de 2019

SECRETARIO DE SAÚDE DO PARANA FEZ A ABERTURA DO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, fez neste sábado pela manhã, na sede da 16ª regional de Saúde, em Apucarana, a abertura estadual do “Dia D” da Vacinação contra a gripe. Crianças e idosos foram imunizados pelo próprio secretário, que fez um apelo a todos os prefeitos e secretários municipais de saúde do Estado, no sentido de promoverem uma busca ativa do público alvo até o dia 31 de maio.

Conforme frisou Beto Preto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem expectativa de que todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde façam uma busca ativa de crianças, idosos, gestantes e puérperas além de outras faixas do público-alvo desta campanha de prevenção da gripe. “Não podemos deixar ninguém de fora, o inverno está chegando e prevenir é um ato de amor”, assinalou Beto Preto, alertando que em algumas circunstâncias os vírus circulantes podem ocasionar quadros graves em pessoas não imunizadas. 

A meta da Sesa, com apoio dos municípios, é garantir a imunização dos grupos prioritários – crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, professores, idosos, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. A Secretaria da Saúde do Paraná fez a distribuição das doses e os municípios usarão neste sábado diferentes estratégias para atingir o público-alvo. Até agora o Paraná vacinou 1.276.832 pessoas, representando 38,09% do público-alvo. 

“A expectativa é que o Dia D aumente esta porcentagem com o máximo de pessoas vacinadas. Entre os grupos prioritários, registram maior procura pela imunização: os idosos, com 68,44% do público já vacinado; os indígenas, com 66,9%, e as puérperas, com 65%. “A vacina é segura e promove a imunização contra os vírus mais comuns em circulação no momento”, explica Beto Preto, acrescentando que “a vacina não desencadeia a gripe, ela é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas pela gripe”. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio. 

Participaram do ato os prefeitos de Apucarana, Junior da Femac; Arapongas, Sérgio Onofre; Cambira, Emerson Toledo; Califórnia, Paulo Wilson Mendes; kaloré, Washington Luiz da Silva; Rio Bom, Ene Gonçalves; Bom Sucesso, Raimundo Almeida Junior; e de Borrazópolis, Adilson Luchetti. Também prestigiaram o evento o chefe da 16ª RS, Altimar Carletto, e a diretora geral do Hospital da Providência, Irmã Geovana Ramos.

Fonte: saude.pr.gov.br

Da redação/ Sandra Laciuk

Crueldade: Mulher foi morta com golpes de barra de ferro e em seguida foi atropelada várias vezes.

A morte de uma jovem de 22 anos neste domingo (5) chocou os moradores da cidade de São Mateus do Sul (122 quilômetros de Ponta Grossa).

O crime aconteceu na Praça do Olho, na Vila Pinheirinho, e causa espanto pela crueldade do autor do feminicídio.


Elza Ribeiro Micharski foi morta com golpes de barra de ferro e, em seguida, foi atropelada várias vezes. Ela sofreu lesões na cabeça e no abdômen e não resistiu aos ferimentos. 

O principal suspeito de cometer o crime é Alisson Ferraz Barbosa, de 24 anos, ex-marido da vítima. Ele fugiu do local, mas foi preso pela Polícia Militar pouco tempo depois. 

A Polícia Civil informou que eles foram casados por sete anos e o rapaz não aceitava o fim do relacionamento, o que teria motivado o crime. Inclusive, a vítima já tinha registrado vários boletins de ocorrência por ameaça e violência doméstica.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de União da Vitória. 

O suspeito foi levado até a delegacia da Polícia Civil e deve ser transferido para uma unidade prisional da região nas próximas horas para aguardar o julgamento em regime fechado. 

Ainda não há informações sobre a versão do suspeito para o crime.

FONTE: BLOG DO WELYNGTON JHONIS

Da redação/ Sandra Laciuk

GOIOXIM: JOVEM PERDE A VIDA EM ACIDENTE DE MOTO

Na noite de ontem 05 de maio, era aproximadamente 22:00h, quando a Policia Rodoviária Estadual de Pitanga foi acionada para atender uma acidente de trânsito na PR 364 Km 269, na cidade de Goioxim.

No local, foi constatado que uma motocicleta  YAMAHA/XTZ  com placas da cidade de Goioxim havia se chocado contra um poste.

Sendo que, deste acidente ocasionou na morte do passageiro, um rapaz de iniciais C.M 19 anos, o qual veio a óbito no local, sendo encaminhado para o IML de Guarapuava.

Já o condutor da motocicleta, cuja identidade não nos foi informada, apenas as inicias E.M.S de 34 anos, teve ferimentos de natureza grave e foi encaminhado para o Hospital São Vicente de Guarapuava.

Segundo informações, os envolvidos no acidente seriam moradores da cidade de Goioxim.

A PRE esteve no local, realizou todos os procedimentos cabíveis, também esteve no antedimento: o Corpo de Bombeiros, Policia Militar da cidade, IML e Criminalística.

Da redação/ Sandra Laciuk

Ouça a Impactus FM