quinta-feira, 3 de março de 2022

PITANGA CONFIRMA DOIS CASOS DE DENGUE NA ÚLTIMA SEMANA

Foto original
A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgou ontem (02) a confirmações de dois casos de dengue em Pitanga. 

Nosso município que desde o início deste período sazonal da doença, (de agosto do ano passado e segue até julho deste ano), não havia nenhuma confirmação da doença, sendo que nesta última semana, teve 05 casos notificados e duas confirmações, sendo que, estas confirmações estão em investigação se o caso é autóctone, quando foi contraído no próprio município (transmissão comunitária) ou se este se trata de um caso importado, quando a pessoa contraiu a doença em outra cidade. 

Tivemos ainda, dois casos que foram descartados e um está em investigação.

Pitanga faz parte da 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava e que abrange 20 municípios da Região, a qual tem 60 notificações e seis confirmações da doença. Bem como, seis suspeitas e dois casos inconclusivos. 


Com estas confirmações, abre-se um alerta para toda a população que tomem cuidado, contribuindo com o combate à dengue, evitando deixar objetos que acumulem água, visto que infelizmente nos últimos dias já recebemos vários relatos de pessoas, inclusive que nos madarm fotos, as quais reclamam ter encontrado mosquitos em suas residências.

Para quem não conhece o Aedes Aegypti, ele é semelhante ao pernilongo, e o que o difere apenas é que este tem o corpo e as patas rajadinhas, outro detalhe importante é que este mosquito tem hábito diurno, ou seja ele pica apenas durante o dia ou quando há uma luz acesa, já o pernilongo tem hábito noturno.

Lembrando que o mosquito em si não tem o vírus, porém no momento em que ele pica uma pessoa infectada, ele contrai o vírus e assim passa a transmitir a doença e com a confirmação de casos na cidade, a possibilidade de um aumento deste, passa a ser uma realidade.

Portanto vamos todos fazer a nossa parte, pois a Dengue Mata e não é uma brincadeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário