🔴 OUVIR PULSAR FM (CLIQUE PLAY)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Pitanga - Faleceu hoje a mãe do ex-vereador Jorge Pittner

Comunicamos o falecimento da senhora Cristina Schavaren Pittner de 86 anos, mãe do ex-vereador Jorge Pittner de Pitanga.

A todos os seus familiares e amigos, as nossas sinceras condolências.

Que Deus conforte os corações de todos.

DA  REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

MANOEL RIBAS - GRAVE ACIDENTE NA RODOVIA PRC-466

Um homem, de 62 anos, saiu ileso de um grave acidente na manhã de sexta-feira, dia 19 de fevereiro, por volta das 10h15min, na

Rodovia PRC-466, próximo à comunidade Barra Azul, em Manoel Ribas.

Segundo os agentes dos bombeiros que atenderam a ocorrência, o condutor do caminhão Mercedes-Benz, com placas de Campo Largo, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou.

O condutor estava sozinho no caminhão e não precisou de atendimento médico.Fonte: PM

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


 

VOLTE A SORRIR E RECUPERE A SUA AUTOESTIMA, CONFIANDO A SUA SAÚDE BUCAL A QUEM REALMENTE ENTENDE DO ASSUNTO

Você que quer voltar  a sorrir, comer alimentos com segurança, e aumentar a sua autoestima! Venha para o Consultório Odontológico Dr. Carlos Juliano Socoloski referência em Implantes Dentários na Região Central do Paraná.
Agende sua avaliação!

(42) 3646-5667 ou (42) 99811-7308 (wats)

 

GUARAPUAVA - Acusado de matar Camila é condenado a 21 anos de prisão

Um ano e cinco meses depois de assassinar Camila Ferreira a facadas às margens da PR-466, a justiça condenou José Pedro Antunes dos Santos, conhecido como ‘Zé Pedro’ a 21 anos e seis meses de reclusão e 12 dias-multa. 

De acordo com a sentença do Tribunal do Júri, que ocorreu nessa quinta (18) no Fórum de Guarapuava.

A condenação foi por homicídio duplamente qualificado com métodos que impossibilitaram a defesa da vítima e feminicídio em conexão com o crime de furto simples. 

Zé Pedro não teve concedido o direito de apelar em liberdade.

RELACIONAMENTO DÍFICIL 

Conforme informações, a jovem Camila foi morta e abandonada às margens da rodovia nas redondezas de Guarapuava em 18 de setembro de 2019, pelo homem que ela amava. 

Denilda Ferreira, mãe da vítima, deu um relato emocionante  em 20 de setembro de 2019. 

A mãe da jovem compartilhou a triste e curta ‘história de amor’ da filha. Camila, pelo que se sabe, conheceu Zé Pedro pela internet. 

Eles começaram um relacionamento. Entretanto, já nos primeiros dias de namoro ela foi morar na casa da mãe dele.

Para a família da jovem, até então Zé Pedro era um bom homem. Frequentava a casa da família e ia à igreja com eles.

 “Ele levava a Bíblia embaixo do braço e dizia que se minha filha quisesse ficar com ele, ela tinha que ir pra igreja”.

 Contudo, logo os sinais de violência começaram a aparecer.

 “Ele a impediu de trabalhar, dizia que ele sustentaria a casa. Fiquei sabendo, que ele verificava as roupas íntimas dela na hora em que ia sair e na hora em que retornava”. 

Além disso, Denilda contou que testemunhas disseram que uma certa vez ele a surrou dentro do carro em uma festa.

Conforme a mãe, a irmã mais velha de Camila e uma outra amiga sabiam das agressões. 

Elas aconselhavam a jovem a romper o relacionamento. Mas ela acreditava que “ele iria mudar”. 

DIA DO JÚRI 

Justiça! Esse foi o pedido que movimentou a avenida Manoel Ribas em frente ao Fórum da Comarca de Guarapuava na manhã de ontem (18) no dia do julgamento de Zé Pedro.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fonte: RSN

 

 

 

Pitanga - Ofertas Superpão compre mais. A loja mais barata da cidade e região, ofertas válidas para esta sexta feira 19/02/21

 

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Hoje, 19 de fevereiro, Dom Giovanni Zerbini celebra 26 anos de vida episcopal

 O bispo emérito de Guarapuava completou 93 anos de vida no último dia 29 de dezembro de 2020. Lúcido e de inteligência brilhante, o religioso é a tradução fiel de uma caminhada repleta luz e amor a Deus.

Em 19 de fevereiro de 1995, Dom Giovanni Zerbini era ordenado bispo para servir à diocese de Guarapuava. O religioso, que tomou posse no dia 19 de março do mesmo ano, ficou à frente dos trabalhos na diocese, até o dia 2 de julho, quando apresentou renúncia por causa da idade, 75 anos como prevê o Código de Direito Canônico.

Emérito desde então, Dom Giovanni nunca parou de trabalhar e, neste dia 19 de fevereiro, completa 26 anos de ordenação episcopal.

SOBRE O BISPO

Dom Giovanni completou 93 anos de vida no último dia 29 de dezembro de 2020. Lúcido e de inteligência brilhante, o religioso é a tradução fiel de uma caminhada repleta luz, amor a Deus, paz e devoção intensa pelo seu ofício, a evangelização.

A cada conversa com o homem de voz vibrante, a certeza do enriquecimento em se tratando de cultura, arte e, sobretudo, de amor a Deus através da catequese. O bispo emérito se mostra um evangelizador e um estudioso da religião tão intenso que suas ideias são capazes de instigar a todos à sua volta para que também busquem incessantemente pelo conhecimento.

Dom Giovanni, que nasceu em Chiari, na Itália, segundo relata, tinha a certeza, desde muito cedo, que o sacerdócio seria a extensão de sua vida, uma mescla perfeita entre corpo e alma.

No dia 29 de junho de 1956, foi ordenado padre pela Congregação Sociedade de São Francisco de Sales – Salesianos de Dom Bosco (SDB). No mesmo ano, foi designado para trabalhar no Brasil, País que adotou como sua segunda pátria. Trinta e nove anos depois, em 19 de fevereiro de 1995, o sacerdote Giovanni foi nomeado bispo de Guarapuava pelo Papa São João Paulo II, ocupando, portanto, a terceira vaga episcopal da diocese. Dom Giovanni atuou à frente da instituição religiosa até o dia 2 de julho de 2003, quando então assumiu os trabalhos na diocese, Dom Antônio Wagner da Silva, que se tornou emérito em 6 de maio de 2020, apresentando sua carta de renúncia por causa da idade.

Mesmo depois de deixar as funções frente à diocese, Dom Giovanni optou por permanecer no Brasil. Atualmente ele reside no Seminário Diocesano Nossa de Belém, em Guarapuava. Muitos são seus escritos publicados acerca da Igreja Católica. Com a força que lhe é nata, Dom Giovanni desconsidera a idade cronológica e as dificuldades do dia a dia, olha para frente e vislumbra novos horizontes a serem descortinados.

Ao longo de sua jornada repleta de amor a Deus e pelo trabalho exercido, o religioso demonstra, com certeza, que o bem viver está em se renovar a cada dia que passa, em buscar motivos, mesmo que mínimos para ser feliz e, por conseguinte, fazer com que todos ao seu redor também se sintam felizes e plenos de paz de espírito.

Fonte: Central Cultura de Comunicação

SEXTOU FRIGODASKO - Aprenda a fazer este delicioso Sanduíche de Costela com Farofa de Bacon e Creme de Queijos

 Final de semana chegou e você está pensando em que fazer para surpreender seus familiares, que tal fazer uma receita diferente, deliciosa e com ingredientes simples.

Mas antes de irmos para a receita deixamos aqui uma dica especial: Na hora de escolher a carne dê preferência para os produtos Frigodasko, é da nossa terra e tem garantia de qualidade e confiabilidade.

Vamos lá:

Sanduíche de Costela com Farofa de Bacon e Creme de Queijos

INGREDIENTES PÃO DE LEITE
  • ½ xícara (chá) de água

  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo

  • 1 ovo

  • 200 ml de leite em temperatura ambiente

  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

  • 4 colheres (sopa) de açúcar

  • 1 colher (chá) de sal

  • ½ envelope de fermento biológico seco

  • ½ kg de farinha de trigo


Para pincelar
  • 1 ovo batido com 2 colheres (sopa) de água

  • manteiga derretida


INGREDIENTES RECHEIO
  • 1 Costela suína

  • Sal a gosto

  • 1 fatia de bacon

  • 1 cebola inteira

  • 3 colheres (sopa) de molho inglês

  • 1 ½ xícara (chá) de água


CREME DE QUEIJOS
  • 1 caixa de creme de leite

  • 1 ½ xícara (chá) de requeijão cremoso

  • 1 ½ xícara (chá) de muçarela ralada

  • 1 ½ xícara (chá) de queijo prato ralado


FAROFA DE BACON
  • 2 xícaras (chá) de bacon picado

  • 1 ramo de orégano

  • ½ xícara (chá) de farinha de mandioca

  • Raspas de 1 limão

  • Salsinha picada a gosto

Modo de Preparo
Em uma panela, aqueça a ½ xícara de água com ¼ de xícara de farinha de trigo. Ligue em fogo baixo até formar uma pasta cremosa. 

Reserve.

Em uma tigela, misture os ovos com o leite e a manteiga. Adicione o sal, o açúcar e o fermento. Junte a pasta de farinha e logo em seguida vá acrescentando o restante da farinha aos poucos até formar uma massa homogênea e levemente grudenta. Deixe crescer por 1 hora.
Coloque cada bolinha em uma bancada e abra com um rolo. Enrole o maior comprimento para formar uma mini baguete. Coloque em uma assadeira untada e deixe os pães fermentarem por mais uma hora. Pincele água batida com ovo e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus de 20 a 30 minutos até dourarem.
Quando retirar do forno pincele manteiga derretida.
Para a costela, coloque todos os ingredientes na panela de pressão. Tampe, deixe em fogo médio e quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe por 35 minutos. Na sequência, desfie a costela e reserve.
Em uma panela, misture o creme de leite com o requeijão e os queijos. Misture bem até que os queijos derretam e reserve.
Em uma frigideira, doure o bacon até soltar parte da gordura. Adicione a farinha de mandioca e mexa até dourar.

PÃO DE LEITE

Divida em 10 bolinhas e deixe crescer por 15 minutos.

RECHEIO

CREME DE QUEIJOS

FAROFA DE BACON

Monte o sanduíche com a costela desfiada, o molho de queijos e a farofa.

TRISTEZA EM MANOEL RIBAS COM A MORTE DE UMA JOVEM MULHER

 A cidade de Manoel Ribas foi surpreendida na noite de ontem (18), com uma triste notícia, onde mais uma moradora infelizmente teve sua vida ceifada em consequência do Covid 19.

Sorridente, simpática, cheia de vida, assim era Naiara uma mulher jovem de aproximadamente 30 anos, que sempre lutou pelos seus sonhos, persistindo rumo aos seus objetivos e por onde passava contagiava com o seu sorriso.

Trabalhou por muito tempo no comércio, depois fez o curso Técnico em Enfermagem e atualmente cursava o ensino superior em Enfermagem, profissão esta que sempre foi sua paixão.

Mas infelizmente todo este sonho foi interrompido após ela ter contraído o vírus da covid 19, onde a notícia de sua morte pegou todos de surpresa, tronando-se quase impossível de acreditar.

Nas redes sociais muitas pessoas, dentre amigos, familiares e pessoas conhecidas lamentaram esta perca, porém agora o que nos resta é apenas pedir a Deus que traga conforto aos familiares, especialmente ao seu esposo e filhos.

Nossos sinceros sentimentos à todos os amigos e familiares, neste momento de profunda dor.

Da redação/ Sandra Laciuk

PALMITAL - VANDALISMO NO CEMITÉRIO, TÚMULOS FORAM DANIFICADOS

FOTO ILUSTRATIVA
A Polícia Militar de Palmital nesta quinta-feira (18) por volta de 19h00min.

Recebeu a informação de vandalismo no cemitério municipal, as denúncias relatavam dano nos túmulos, cruzes que foram arrancadas e ainda jogando na rua, a denúncia dava conta de vários jovens no local.

Quando a Polícia Militar chegou ao local, ao notar a presença policial os jovens saíram correndo, sendo possível a abordagem de dois deles.

Um 13 anos e outro de 12 anos, sendo notado no local onde estavam pedaços de madeira de cruz e alguns danos nos túmulos.
 
Após a abordagem foi, solicitado a presença dos conselheiros tutelares, Danilo e Nathãn os quais estiveram no local, levaram os jovens juntamente com mãe de um deles e acompanharam o boletim de ocorrência até o final.
 
Foi relatado ainda que estivessem no local e participaram dos danos outros menores sendo que ambos são conhecidos dos conselheiros os quais darão providências futuras.
 
Repassado ao conselho tutelar para os demais procedimentos.

Fonte: Polícia Militar

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Guarapuava - PM apreende 99 pedras de crack com jovens de 15 e 23 anos

A Polícia Militar fez duas apreensões de crack na noite dessa quinta (18) em Guarapuava. 

Na primeira, o Choque abordou um adolescente de 15 anos na rua Agenor Batista de Oliveira, no bairro Boqueirão, depois que ele jogou no chão 19 pedras de crack. 

A droga pesou 3,3 gramas e estava embalada para a venda.

Além disso, no bolso da bermuda do adolescente, os policiais encontraram certa quantia em dinheiro em notas diversas. 

O rapaz disse que está comercializando drogas e que o dinheiro era de vendas anteriores. 

Na casa dele, na mesma rua, os policiais não encontraram ilícitos. Por fim, a equipe do Choque apreendeu o menor e o conduziu com as drogas e o dinheiro para a 14ª SDP. 

A mãe do rapaz acompanhou os procedimentos na Delegacia.

SEGUNDA APREENSÃO 

Ainda na noite dessa quinta (18), a PM prendeu um jovem de 23 anos com 80 pedras de crack. 

O homem foragido do sistema prisional de Reserva no Paraná, estaria utilizando o nome de um dos irmãos para ludibriar as equipes policiais. 

De acordo com a PM, ele roubou um posto de combustível em Guarapuava em data anterior e foi reconhecido pela polícia, por meio de imagens de segurança cedidas pelos funcionários do posto. 

No bolso da calça dele, os policiais encontraram 12 pedras de crack. A droga estava embalada em papel alumínio e pronta para a venda. 

Também havia certa quantia em dinheiro e um celular. 

A polícia prendeu o homem por tráfico de drogas. Porém o rapaz tentou fugir, sendo necessário o uso de técnicas de imobilização para contê-lo e algemá-lo. 

NO FORRO DO QUARTO 

No forro do quarto da casa onde mora, a PM localizou uma mochila com 68 pedras de crack, também embaladas e pronta para a comercialização. 

Além disso, os policiais apreenderam uma bucha de cocaína, que pesou 0,6 grama. No local, havia ainda um rolo de papel alumínio e uma caixa de lâminas de barbear, materiais usados para fracionar e embalar os entorpecentes. 

Por fim, em consulta ao sistema, a equipe constatou que o homem tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado. 

E ainda que ele fugiu do sistema prisional da comarca de Reserva desde 19 de janeiro de 2019. 

A PM o encaminhou com as apreensões para a 14ª SDP.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fonte: RSN

PARANÁ - Colisão traseira deixa um ferido na PR 160, em Prudentópolis

O condutor de um veículo ficou ferido após um acidente de trânsito na PR 160, em Prudentópolis. 

A ocorrência foi registrada na noite desta quinta-feira (18).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um Chevrolet/Onix e um VW/Gol – ambos com placas de Prudentópolis se envolveram em uma colisão traseira. 

A polícia não informou qual dos veículos foi o atingido.

O motorista (45 anos) do Gol teve ferimentos leves, mas precisou ser encaminhado até um hospital do município. 

Já o condutor do outro carro saiu ileso.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

VAGAS DISPONÍVEIS NA AGÊNCIA DO TRABALHADOR DE PITANGA

 A Agência do Trabalhador de Pitanga atualizou a divulgação das vagas oferecidas nesta semana.

Confira:

ANALISTA FISCAL: Formado ou estar cursando Contábeis. Experiência em escrituração fiscal, pacote office, CTPS e bom relacionamento interpessoal.

CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS: Ensino médio completo, CNH B, possuir veículo próprio.
ASSISTENTE DE CAMPO: Formado ou cursando Engenharia Agronômica, CNH B, com disponibilidade para viagens. Conhecimento e vivência nas culturas de soja, milho e trigo.
SERVIÇOS GERAIS EM COMÉRCIO: Ensino médio completo, CNH B.
ASSISTENTE DE CUSTOS: Com experiência.
ASSISTENTE TÉCNICO DE ENGENHARIA: Com experiência.
AUXILIAR ADMINISTRATIVO: Com experiência.
AÇOUGUEIRO: Com experiência.
TÉCNICO DE ENFERMAGEM: Com experiência, ter CNH B, registro no Coren e conhecimento em informática básica(word/excel).
SERRALHEIRO: Com experiência.
COSTUREIRA: Com experiência em máquina reta e overloque.
APONTADOR DE OBRAS: Ensino médio e com experiência em carteira.
APROPRIADOR: Com experiência em carteira.
AUXILIAR DE TOPÓGRAFO: Com experiência em carteira.
AUXILIAR DE MECÂNICO: Com experiência em carteira.
AUXILIAR DE LABORATÓRIO: Com experiência em carteira.
CONTROLADOR DE MANUTENÇÃO: Com experiência em carteira.
GREIDISTA: Com experiência em carteira.
LUBRIFICADOR: Com experiência em carteira.
MECÂNICO DE BRITAGEM: Com experiência em carteira.
MECÂNICO DE MÁQUINA PESADA: Com experiência em carteira.
MOTORISTA DE CAMINHÃO: Com experiência em carteira.
OPERADOR DE BRITAGEM: Com experiência em carteira.
OPERADOR DE CENTRAL DE CONCRETO: Com experiência em carteira.
OPERADOR DE ESCAVADEIRA: Com experiência em carteira.
OPERADOR DE MOTONIVELADORA: Com experiência em carteira.
OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA: Com experiência em carteira.
OPERADOR DE ROLO COMPACTADOR: Com experiência em carteira.
OPERADOR DE ROLO PNEU: Com experiência em carteira.
OPERADOR DE TRATOR AGRÍCOLA: Com experiência em carteira.
OPERADOR DE TRATOR ESTEIRA: Com experiência em carteira.
OPERADOR DE USINA DE SOLO: Com experiência em carteira.
SERVENTE DE OBRAS: Com experiência em carteira.
SOLDADOR DE BRITAGEM: Com experiência em carteira.
TÉCNICO DE SEGURANÇA: Com experiência em carteira.

Interessados dirigir-se até a Agência do Trabalhador de Pitanga, localizada na Rua Interventor Manoel Ribas em frente à Panificadora Pão de Mel.

Paraná registra mais 3.027 novos casos de Covid-19; já foram vacinadas 271.275 pessoas

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (18) 3.027 novos casos de Covid-19 e 92 mortes pelo novo coronavírus. 

Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 600.189 casos e 10.907 mortes em decorrência da doença. Há ajustes ao final do texto.

Os casos divulgados nesta data são de fevereiro (2.875) e janeiro (70) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: junho (2), julho (4), setembro (7), outubro (3), novembro (24) e dezembro (42).

VACINA 

Até o final da manhã desta quinta o Paraná aplicou 308.972 doses da vacina contra o a Covi-19 – foram 271.275 da primeira dose e 37.697 da segunda. Portanto, 271.275 paranaenses já foram vacinados. Ao todo, o Estado recebeu 538.900 doses do Governo Federal até o momento.

Confira a distribuição das imunizações.

INTERNADOS 

Nesta quinta-feira são 1.519 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19. Destes, 1.273 ocupam leitos SUS (655 UTI e 618 clínicos/enfermaria) e 246 da rede particular (109 UTI e 137 clínicos/enfermaria).

Há outros 1.433 pacientes internados, 485 em leitos UTI e 948 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS 

A secretaria estadual informa a morte de mais 92 pacientes. São 40 mulheres e 52 homens com idades que variam de 22 a 94 anos. Os óbitos ocorreram entre 22 de julho de 2020 e 18 de fevereiro de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Londrina (20), Curitiba (11), Toledo (5), Ponta Grossa (4), Maringá (3), Telêmaco Borba (3), Apucarana (2), Arapongas (2), Araucária (2), Cambé (2), Francisco Beltrão (2), Paranavaí (2), Pato Branco (2) e Quatro Barras (2). O boletim registra uma morte em cada um dos seguintes municípios: Bela Vista do Paraíso, Campo Bonito, Castro, Cianorte, Cornélio Procópio, Engenheiro Beltrão, Figueira, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guaratuba, Ibiporã, Jandaia do Sul, Lapa, Laranjeiras do Sul, Mandaguari, Manoel Ribas, Marmeleiro, Mato Rico, Medianeira, Paiçandu, Palmeira, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Reserva, Rio Negro, Rolândia, Sarandi, Tapejara e Wenceslau Braz.

FORA DO PARANÁ 

O monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde contabiliza 4.405 casos de pessoas que não moram no Estado – 85 foram a óbito.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 

Paraná vai receber 2,4 milhões de doses de vacina até março

 Os imunizantes serão encaminhados pelo Ministério da Saúde em lotes distintos, divididos entre as vacinas AstraZeneca e Coronavac. 452.366 doses chegam ainda em fevereiro e outras 1.968.989 até o fim de março.


O Paraná vai receber 2.421.355 doses da vacina contra a Covid-19 entre a semana que vem e o fim de março. O cronograma de distribuição por unidades da Federação foi divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Ministério da Saúde. Ainda neste mês chegarão ao Estado 452.366 doses, divididas em dois lotes – 10.113 aplicações do imunizante desenvolvido pela AstraZeneca em parceria com a Fiocruz; e 442.253 doses da Coronavac, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Em março, de acordo com o Ministério da Saúde, outras 1.968.989 aplicações serão encaminhadas ao Paraná, entre AstraZeneca (961.451) e Coronavac (1.007.538). A perspectiva é que com as novas remessas a Secretaria de Estado da Saúde consiga concluir a imunização dos idosos acima de 60 anos.

“A previsão é que essas novas doses cheguem a partir da próxima semana. Seguiremos com a logística de distribuição em todo Estado, fazendo com que a vacina chegue a todos os paranaenses de forma segura”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As novas remessas são cerca de quatro vezes maior do total recebido pelo Paraná até o momento, de 539.900 doses. Deste montante, 91.790 estão em estoque, no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão enviadas para as Regionais de Saúde para complemento das etapas de vacinação em andamento.

NACIONAL – Os lotes de fevereiro e março integram o cronograma de entregas anunciado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com os governadores na quarta-feira (17) – o Paraná foi representado pelo vice-governador Darci Piana. Segundo o ministério, a distribuição começa na próxima terça-feira (23).

Na ocasião, Pazuello mostrou que, do final de fevereiro até julho, serão distribuídas aos estados mais de 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

Além da Coronavac e AstraZeneca, o cronograma apresentado pelo Governo Federal também leva em conta as negociações com os laboratórios União Química/Gamaleya e Precisa/Bharat Biotech, que garantirão ao Brasil a chegada da vacina russa Sputnik V, e da indiana Covaxin, respectivamente.

VACINADOS – O Paraná atingiu nesta quinta-feira (18), um mês após o início do processo de imunização, 308.972 mil doses aplicadas da vacina contra a Covid-19, sendo 271.275 da primeira dose e 37.697 da segunda. Até o final desta manhã, 271.275 paranaenses haviam sido vacinados.

Se usado o cálculo de média por 31 dias, o Estado apresenta cerca de 9,96 mil doses aplicadas/dia.

PLANO ESTADUAL – A Sesa publicou, no dia 15 de janeiro, o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, documento elaborado seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) com a colaboração do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná. O Plano estadual prevê os grupos prioritários para a imunização, processos de distribuição de doses, estrutura disponibilizada, além de informações técnicas e recomendações do Ministério da Saúde.

“Mesmo com a vacina, lembramos que o recebimento da dose não é álibi para descuido das medidas de proteção; reforçamos que é fundamental que todos sigam usando as máscaras de proteção individual, que façam constantemente a higienização das mãos e que mantenham o distanciamento social”, ressaltou Beto Preto.

DOSES – Veja a quantidade de doses da vacina contra a Covid-19 que chegarão ao Paraná nos próximos dias.

FEVEREIRO

AstraZeneca: 10.113

Coronavac: 442.253

Total: 452.366.

MARÇO

AstraZeneca: 961.451

Coronava: 1.007.538

Total: 1.968.989.

Fonte: AEN/PR

Covid-19: Fiocruz recebe mais 2 milhões de doses na próxima semana

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve receber até o fim da próxima semana mais 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra a covid-19. O material, que já vem pronto para ser aplicado, foi produzido pelo Instituto Serum, da Índia. A Fiocruz fará apenas a rotulagem para distribuição pelo Programa Nacional de Imunizações.

Outros 8 milhões de doses estão previstos pelo acordo com os parceiros AstraZeneca e Instituto Serum, mas ainda não há data prevista para o recebimento. Em janeiro deste ano, a Fiocruz já havia recebido 2 milhões de doses da vacina.

A estratégia de receber doses prontas é uma iniciativa paralela à produção própria feita pela Fiocruz, a partir da importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

Fonte: Agência EBC

Petrobras anuncia aumento da gasolina e do diesel em refinarias

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (18) um novo aumento médio nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias, que chegarão a R$ 2,48 e R$ 2,58 por litro, respectivamente. 

A partir desta sexta-feira (19), será aplicado um reajuste de R$ 0,23 para o litro da gasolina e de R$ 0,34 para o do diesel. https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1401623&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1401623&o=node

O preço cobrado nas refinarias da Petrobras corresponde a cerca de 33% do preço pago pelos consumidores finais da gasolina e a 51% do preço final do diesel, segundo a estatal.

A companhia explica que “até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis”.

Os preços praticados nas refinarias da Petrobras são reajustados de acordo com a taxa de câmbio e a variação do preço internacional do petróleo, negociado em dólar. 

Desde janeiro, a Petrobras já reajustou três vezes o preço do diesel e quatro vezes o da gasolina, que tinha o valor médio de R$ 1,84 em 29 de dezembro e chegará a R$ 2,48 com o reajuste que vigora a partir de amanhã. 

Em 18 de janeiro, a estatal anunciou um aumento médio de R$ 0,15 para a gasolina e manteve o preço do diesel. 

No dia 26 do mesmo mês, um novo reajuste elevou o preço nas refinarias em R$ 0,10 para a gasolina e em R$ 0,09 para o diesel. 

Já em 8 de fevereiro, foi anunciado um aumento de R$ 0,17 para a gasolina e de R$ e de 0,13 para o diesel.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PARANÁ - Trabalhador rural morre em acidente com máquina agrícola em Saudade do Iguaçu

Um trabalhador rural de 54 anos morreu vítima de um acidente com máquina agrícola. 

O fato ocorreu na comunidade de Alto Santa Rosa, próximo do Clube de Tiro.

Segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das 15 horas. 

A vítima, que é de Laranjeiras do Sul, estava auxiliando no plantio de milho e acabou caindo da plantadeira.

O condutor do trator não se feriu, mas entrou em estado de choque e foi encaminhado ao Posto de Saúde de Saudade do Iguaçu para avaliação.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fonte: RBJ

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

MARINGÁ - AVIÃO FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA E DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS

O Corpo de Bombeiros em Maringá foi acionado às 06h50min desta quinta-feira (18), para atendimento de uma potencial queda de aeronave na região do Aeroporto de Maringá. 

O local exato ainda era incerto, mas viaturas de combate a incêndio, ambulância e os caminhões da Seção Contra Incêndio do Aeroporto foram mobilizados. 

Simultaneamente, o helicóptero Saúde 10 do SAMU deslocou para a mesma situação, com a amplitude de visão privilegiada que o favoreceu localizar o ponto exato em que a aeronave se encontrava. 

Após a concatenação de informações no local, verificou-se que uma aeronave de pequeno porte realizou um pouso de emergência na coordenada geográfica 23°27’ 37.6″S 51°58’ 34.6″W (copie e cole no Google Maps para visualizar), que é a referência de uma rua sem nome no Jardim Monte Claro, em Maringá.

A aeronave era ocupada por seu comandante, um homem de 37 anos, e um instruendo, homem de 25 anos. 

Ambos estavam conscientes, orientados, deambulando, apenas com escoriações. 

Ainda assim, foram avaliados pela equipe de suporte avançado do Saúde 10, e encaminhados ao Hospital Bom Samaritano pela ambulância do Corpo de Bombeiros.

A operação, no total, empregou duas viaturas de combate a incêndio e resgate do aeroporto, que são guarnecidas por bombeiros militares; um caminhão de combate a incêndio e resgate e uma ambulância de quartéis da cidade; uma caminhonete de salvamento e gestão de ocorrência; e o suporte avançado de vida do SAMU, helicóptero Saúde 10.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA - VEJA AS OFERTAS DE HOJE DO SUPERPÃO COMPRE MAIS

 

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

GUARAPUAVA - COMERCIANTE TEM SEU ESTABELECIMENTO TOMADO EM ASSALTO NO MOMENTO QUE FECHAVA

Um senhor (61 anos) foi vítima de roubo no início da noite desta terça-feira (16) no Centro de Guarapuava. 

O crime ocorreu na rua Guaíra.

Ele estava fechando seu estabelecimento comercial por volta das 18h50 quando foi surpreendido por um indivíduo armado com uma faca.

O ladrão fez ameaças ao comerciante e levou uma quantia em dinheiro. 

A Polícia Militar (PM) fez buscas, mas o criminoso não foi localizado.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

 Fonte: RSN

Guarapuava - PM recaptura preso que saiu para trabalhar e fugiu da PEG UP

A Polícia Militar recapturou no fim da tarde de ontem (17), um preso de 30 anos da Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG UP).

De acordo com a PM, uma equipe se deslocou até a penitenciária por volta das 14h20, para atender uma ocorrência de fuga de preso. 

No local, um agente relatou que um preso que saiu para trabalhar em um canteiro de obras, fugiu do trabalho às 14h. 

Conforme a chefia da PEG UP, câmeras de segurança da empresa, flagraram o momento em que o homem fugiu. 

Após patrulhamento, o preso que deu entrada na penitenciária no dia 6 de janeiro deste ano, foi encontrado. 

Por fim, ele se encontra na carceragem da 14ª SDP.

Fonte: Portal RSN

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PARANÁ - Jovem é encontrado morto com uma mão decepada e parte do corpo queimado em Marquinho

Por volta das 09h20min, do dia 17 de fevereiro a equipe policial deslocou até a localidade de Ouro Verde, em Marquinho para atender uma ocorrência de local de morte. 

No local foi localizado o corpo de um homem de 18 anos de idade, dentro de um córrego.

Sendo que o corpo apresentava diversos ferimentos e ainda sua mão esquerda havia sido decepada. 

Constatado também que partes do corpo apresentavam queimaduras. 

Diante dos fatos foram acionados os órgãos competentes. Durante os procedimentos do IML, foram constatadas diversas perfurações no abdômen e nas costas da vítima. 

Familiares informaram que ele teria saído de sua residência na data de 16/02/2021, por volta das 15h, relatando que iria pescar em um rio, que o senhor, 66 anos, avô da vítima, localizou o corpo.

Fonte: PM

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

PITANGA - DE POSSE DE UMA ARMA DE FOGO INDIVÍDUO TENTA ROUBAR CELULAR

 Por volta de 07h30m de hoje (18), a Polícia Militar de Pitanga recebeu uma denuncia via Central 190, a qual dava conta de que um indivíduo usando blusa de moletom escura, boné e calca jeans estava apontando uma arma para uma mulher na Estrada da Paineira.

Diante do fato, a equipe deslocou até a empresa onde a vítima, uma mulher de 21 anos, informou que que uma pessoa com as características mencionadas, deu voz de assalto apontando uma arma, aparentemente um revólver de cor preta não sabendo informar outros detalhes, sendo que, a mesma pediu ajuda para as pessoas que passavam pelo local.

Diante da situação, o mesmo fugiu adentrando ao mato nas proximidades, tomando rumo ignorado.

A equipe realizou patrulhamentos no local, porém não obteve êxito.

Fonte: Polícia Militar



CINCO ESCOLAS PITANGUENSES FORAM MEDALHISTAS NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

No ano de 2020 aconteceu a 23º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, um evento à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

Onde podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.



E nesta edição o município de Pitanga também tem motivos para comemorar, pois 5 escolas pitanguenses são medalhistas, com resultados expressivos, confira:

  • Escola Municipal Dr. Ivan Ferreira do Amaral: 7 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata e 11 medalhas de bronze.
  • Colégio João Paulo II: 1 medalha de ouro, 4 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze.
  • Colégio Estadual Prof. Júlia H. de Souza: 3 medalhas de bronze
  • Colégio Antônio Dorigon: 1 medalha de prata e 1 medalha de bronze.
  • Colégio São Bento: 1 medalha de ouro e 1 medalha de bronze.

Devido a pandemia neste ano as provas tiveram que ser realizadas virtualmente, porém isto não foi empecilho para que os nossos pitanguenses pudessem chegar lá.

Parabéns para os professores e alunos envolvidos nesta Olimpíada e que seja apenas o começo da conquista de muitas outras medalhas , inclusive que sirvam de incentivo muitos.

Da redação/ Sandra Laciuk

MANOEL RIBAS - JOVEM PRESA E MENOR APREENDIDA, ACUSADAS DE ESTAREM COMERCIALIZANDO DROGAS

 

No dia 17 de fevereiro  às 11h30min, de posse de uma denúncia recebida via 190, a equipe policial realizou patrulhamento próximo a uma residência situada Rua XV de Novembro, centro, onde segundo informações, duas mulheres estariam comercializando entorpecentes. 

Saíram da residência 02 masculinos, os quais foram abordados e identificados, com sendo um jovem de 21 anos de idade e outro de 19 anos, porém nada de ilícito foi encontrado com os mesmos. 

Posterior a isso, foi visualizado outro jovem chegando a residência e logo que saiu foi abordado identificado como um masculino de 28 anos de idade, o qual tinha no bolso da calça uma porção de maconha. 

Logo em seguida foi abordada na residência uma Senhora de 19 anos, e uma adolescente de 16 anos de idade. Na residência foram localizadas 07 porções de substância análoga à maconha, prontas pra venda pesando o total de 15gramas, e uma quantia em dinheiro. 

Foi apreendido dois aparelhos celulares, sendo um Iphone e outro Xiaomi, pertencentes a propriedade da residência. 

Foi dado voz de prisão a Senhora de 19 anos, sendo apreendida a adolescente de 16 anos, juntamente com Conselho tutelar, até a Delegacia de Polícia Civil da referida cidade.

Fonte: Polícia Militar

Hospital de Maringá participa de estudo sobre remédio para Covid

O medicamento contém um anticorpo especificamente direcionado para o SARS-CoV-2, vírus que causa a Covid, melhorando a capacidade do sistema imunológico de combater a doença.

Pesquisadores do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) participam de um estudo internacional para avaliar a eficácia e segurança de um medicamento que combate a Covid-19 em pessoas com sintomas leves e moderados e também aqueles que integram o grupo de risco. O estudo é feito por meio do Núcleo de Pesquisas Clínicas.

Vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM) o Hospital é a única unidade hospitalar do Paraná a participar desse estudo.

 A coordenadora de estudos do Núcleo de Pesquisas Clínicas, Sandra Bin Silva, explica que, mesmo com a vacina, a Covid-19 ainda vai continuar existindo e por isso é necessário estudar medicamentos para tratar a doença ou evitar possíveis complicações.

O medicamento contém um anticorpo especificamente direcionado para o SARS-CoV-2, vírus que causa a Covid, melhorando a capacidade do sistema imunológico de combater a doença. A princípio, o remédio é chamado de VIR-7831, e como está em fase experimental não é comercializado para o tratamento da doença.

A pesquisadora também destaca o protagonismo nacional do Hospital Universitário no desenvolvimento de pesquisas clínicas. “Faz 10 anos que o Núcleo de Pesquisas Clínicas desenvolve estudos que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento da população brasileira. A UEM e o HU estão na vanguarda da pesquisa há bastante tempo e isso é fundamental para buscar soluções no momento que vivemos”, afirma.

O núcleo é referência em estudos clínicos e acadêmicos em áreas como endocrinologia, nefrologia e urgência e emergência. Desde o início da pandemia, os pesquisadores do hospital estudam alternativas de tratamento para a Covid-19. No total são sete estudos em andamento.

VOLUNTÁRIOS – A participação dos voluntários é estimada em aproximadamente 24 semanas. Para ser elegível é preciso ter 18 anos ou mais e apresentar algum dos fatores de risco, como diabetes, obesidade, insuficiência cardíaca, doença pulmonar crônica, entre outros. Serão selecionados de oito a dez pacientes para testar a eficácia do medicamento.

Outro grupo será formado por pessoas com 55 anos ou mais, independente de outros fatores de risco, com resultado positivo para o novo coronavírus e um ou mais sintomas de Covid-19. Interessados em participar do estudo podem entrar em contato com o Núcleo de Pesquisa Clínica do HUM pelo telefone (44) 3011-9210, das 8h às 12h.

Fonte: AEN/PR