terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Verão inicia hoje e deve ser com chuva e ar abafado por quase todo o Brasil.

 O verão no Hemisfério Sul se inicia  daqui a pouco às 12h59 desta terça-feira 21 de dezembro e se estende até às12h33 do dia 20 de março de 2022. 

O fenômeno La Niña vai influenciar todo o verão no Brasil.

Esta terça-feira terá o dia mais longo do ano, com o maior número de horas de sol, e a menor noite do ano.

 

De modo geral, as Regiões mais beneficiadas com chuva no verão 2022 serão o Nordeste e o Norte do Brasil. 


A tendência é que chova menos do que a média durante a estação na maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Sul do Brasil. 


Mas em janeiro, a chuva deve ser volumosa no norte de Mato Grosso, em grande parte de Mato Grosso do Sul, no Paraná e em Santa Catarina.

 

Nebulosidade sobre o Brasil

Grandes áreas de instabilidade continuam espalhadas sobre quase todo o Brasil, provocando muita nebulosidade e chuva sobre o Norte, Nordeste em parte do Centro-Oeste do Brasil. Durante esta terça-feira, novas áreas de instabilidade devem crescer sobre a Região Sul. 

 

Uma frente fria avança sobre o mar, ao largo da costa do Rio Grande do Sul.

 

Previsão do tempo para hoje em todas a regiões do Brasil:

 

O verão 2022 começa com tempo úmido e calor abafado por quase todo o Brasil. 

 

Na maioria das áreas do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. Muitas destas pancadas de chuva ocorrem com raios e podem ser fortes. 

 

No CE, RN, PB, PE o sol aparece forte e chove de forma rápida

 

sol predomina o dia todo sobre no norte do PR, no centro, sul e leste de MS, em quase todo o estado de SP (exceto no extremo norte do estado), no litoral centro-sul do RJ, incluindo a região da cidade do Rio De Janeiro),

 

As capitais mais quentes do país devem ser Boa Vista, com máxima de 36°C, Teresina (máxima de 35°C) e Campo Grande e Rio de Janeiro com 34°C  

 

Alertas meteorológicos para 21/12/2021 - terça-feira


Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Belém, Macapá, Palmas, São Luis e Teresina

 

Atenção para chuva moderada na região de Aracaju

 

Alerta para temporais no sul do RS, na serra do RS e de SC, no norte de MG e norte do ES, norte de GO, em MT (exceto no sul e sudeste do estado), na BA (exceto no nordeste do estado),no sul do PI e do MA, no TO, no sul e leste do PA, no centro, sul e leste de MT, em RO, no leste do AC

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios no extremo norte de SP (região de Franca), no leste e centro-oeste de MG,, demais áreas no RS, incluindo Porto Alegre, demais áreas de SC e do PR, no centro-sul de GO, DF, sul de  MT, no oeste e norte de MS, no oeste do AC, no oeste e norte do AM, em RR, no centro e oeste do PA, no no AP, no centro do MA, no centro e norte do PI, no norte da BA.


Fonte:Clima Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário