segunda-feira, 10 de maio de 2021

PROFESSORA MANOELRIBENSE PARTICIPOU DO EVENTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO PALÁCIO IGUAÇU

ELA FOI A ÚNICA PROFESSRA DO ESTADO DO PARANÁ A PARTICIPAR DO EVENTO, O QUAL CONTOU COM A PRESENÇA DE VÁRIAS AUTORIDADES, DENTE ELAS O GOVERNADOR RATINHO JÚNIOR.

Em comemoração  ao dia da Matemática o Governo do Estado do Paraná promoveu na última quinta-feira (6) uma super aula de Educação Financeira, novo componente curricular da rede pública estadual.

Esta super aula marcou o Dia Nacional da Matemática e foi acompanhada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, pelo vice-governador Darci Piana e o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder. 

Também contou com a participação do fundador da XP Investimentos, Guilherme Benchimol; do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, do aluno da rede Laerison Rosa e uma presença muito especial para nossa região foi da Professora manoelribense Ana Paula Herdt Menegazo Braga, a qual foi a única professora paranaenses a participar do evento.

Ana Paula é formada em Matemática e Pedagogia e a 08 anos atua como professora PSS (temporária) na Rede Estadual de Ensino, lecionando nos colégios: Centro Estadual de Educação Profissional de Manoel Ribas (CEEP), Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot, Colégio Estadual Nereu Ramos e  Colégio Estadual Prof, Reni Correia Gamper  onde neste último ela dá aula na Disciplina de Educação Financeira para uma Turma no período da noite.

Em suas aulas a professora, sempre busca trabalhar de forma que venha complementar o conhecimento dos alunos através de aulas mais dinâmicas, aproxiamndo o aluno da sua realidade, e em uma destas aulas, ela desenvolveu um projeto com os alunos do Colégio Reni  de Manoel Ribas, através da aplicação de uma Planilha de Orçamento Pessoal  e cada aluno fez o seu orçamento referente ao mês de março. E no início do mês de abril eles apresentaram através da aula online, destacando os resultados.

Este projeto deu tão certo que o Colégio decidiu enviá-lo para o Núcleo Estadual de Ivaiporã, para o qual o município de Manoel Ribas pertence, e de lá chegou ao conhecimento da Secretaria de Estado da Educação (SEED) que fez contato com a professora, sendo  ela, a única da cidade de Manoel Ribas a participar da seleção estadual do Projeto de Educação Financeira, onde participou de uma entrevista de forma online para apresentar o referido projeto.

Passado uma semana, Ana Paula foi comunicada de que  teria sido a escolhida e foi orientada a preparar uma apresentação do projeto e dos resultados obtidos para todo o estado de forma online.

No entanto a surpresa maior chegou na quarta-feira dia 05 de maio, quando já estava tudo preparado para a referida apresentação, eis que Ana Paula recebe uma ligação inesperada, onde do outro lado da linha estava o Secretário Estadual da Educação e do Esporte,
Renato Feder, que a convidou para ir até Curitiba fazer a apresentação ao vivo no Palácio Iguaçu, onde ela foi a única professora paranaense a participar do evento, em que estavam presentes o Governador dio Paraná:
 Ratinho Junior, vice-governador Darci Piana e o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, entre outros.

Em entrevista ao Blog Jonei Farias e TV Impactus a  Professora Ana Paula relatou a honra de ter sido a escolhida:

 " A melhor parte  de ser professor, é quando você vê que o trabalho deu certo e teve reconhecimento, a gente colhe bons frutos, isso tudo foi muito gratificante, mostrando que estou no caminho certo. É uma sensação de gratidão e que todo esforço tem valido a pena, toda aula preparada, todo projeto pensado elaborado, colocado em prática tem dado certo. Tudo isso traz a sensação de missão cumprida, onde todo o esforço tem dado bons resultados. A palavra tem sido gratidão".

Ana Paula relatou que foi muito gratificante este contato direto com  o Governador e Secretário da Educação e o quanto foi boa esta troca de experiência e também do fato de representar toda a classe.

"Isso tudo dá ainda mais força de  vontade de ser cada vez melhor na minha função, que quando você se sente reconhecida valorizada se sente bem, percebe o que o seu trabalho tá dando resultado na vida do aluno te dá ainda mais força para seguir em frente e ter novas metas, novos objetivos e colocar isso na vida dos alunos, pois através da educação financeira o aluno poderá ter uma realidade muito melhor, de fato isso tudo é muito importante". Disse Ana Paula.

Sem dúvidas é um mérito mais que merecido, por todo esforço e dedicação, para com o exercício da função. 

Ana Paula não representou apenas o município de Manoel Ribas e o Núcleo de Educação de Ivaiporã, mas sim toda a nossa região, que foi destaque através do seu empenho.

Ela traz um incentivo  principalmente para os professores do PSS que muitas se sentem distantes de uma realidade assim e isso impulsiona a todos a lutar pelo objetivos.

Por isso a parabenizamos, e desejamos  muito sucesso em sua vida e que este seja o primeiro de muitos outros que venham por aí.

Da redação/ Sandra Laciuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário