🔴 OUVIR PULSAR FM (CLIQUE PLAY)

quinta-feira, 22 de abril de 2021

VOCÊ SABIA QUE HOJE COMEMORA-SE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL?

Você sabia que hoje dia 22 de abril comemora-se o Dia do Descobrimento do Brasil esta data marca a chegada dos navegadores portugueses ao território brasileiro pela primeira vez no ano de 1500.

Embora não seja feriado nacional, o que faz a data passar despercebida por muitos brasileiros o Descobrimento do Brasil, faz parte do nosso calendário e é abordado principalmente nas escolas.

Oficialmente, o descobridor do Brasil foi Pedro Álvares Cabral, pois era o chefe da expedição que chegou às terras brasileiras. Entretanto, o termo é usado apenas como referência, já que quando os portugueses chegaram o país era habitado por várias comunidades indígenas. Estima-se que existiam no Brasil aproximadamente cinco milhões de índios naquela época.

A chegada dos portugueses ao brasil

Segundo relatos históricos, os portugueses chegaram ao Brasil em suas embarcações onde conhecemos hoje como a cidade de Porto Seguro na Bahia. Eles partiram de Lisboa, em Portugal, no dia 09 de março de 1500 pelo rio Tejo com dois objetivos principais: tratados comerciais com a Índia e explorar as terras onde seria a América.

Nesse período, Portugal promovia as Grandes Navegações que exploravam as possibilidades pelo oceano Atlântico e o descobrimento do Brasil faz parte de uma dessas expedições.

Sob o comando de Pedro Alvares Cabral, com 13 embarcações e cerca de 1500 homens, em 22 de abril de 1500 foi avistado o Monte Pascoal pertencente ao território brasileiro.

No dia seguinte, ao explorar o litoral, houve o encontro entre os portugueses e os índios, o que foi um verdadeiro choque cultural. Eles ficaram curiosos com os objetos, animais, metais e com as roupas.

No início, o objetivo dos portugueses era catequizar os índios, mas depois iniciou-se o processo de colonização do Brasil e extração das matérias-primas do país, como o pau-brasil, por exemplo, fazendo com que a comunidade indígena fosse fortemente escravizada.

Carta de Pêro Vaz de Caminha

O rei de Portugal na época, D. Manoel I, foi informado da descoberta através da carta escrita por Pero Vaz de Caminha.

Pêro Vaz de Caminha era o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral e sua carta contava à Corte Portuguesa sobre as belezas da Terra de Vera Cruz, o nome que inicialmente deram ao Brasil.

Na carta, Pêro Vaz de Caminha descreve a terra, os índios, a primeira troca de presentes entre eles, e a primeira missa celebrada em território brasileiro, em 26 de abril.

Data do descobrimento: 03 de maio ou 22 de abril?

Como o Brasil inicialmente era chamado de Terra de Vera Cruz, a sua data de descobrimento foi fixada em 3 de maio coincidindo com o feriado da Santa Cruz baseada em uma interpretação de documentos do império feita pelo historiador português Gaspar Correia.

A publicação da carta escrita por Pero Vaz de Caminha, em 1817, pelo padre Aires de Casal fez com que a data da comemoração fosse mudada para 22 de abril.

Entretanto, com a proclamação da república, em 1889, ainda se manteve a data do descobrimento como feriado nacional no dia 3 de maio. A mudança para 22 de abril só foi realizada em 1930 no Governo de Getúlio Vargas, quando a data também deixou de ser feriado pelo decreto nº 19.488.

Quem descobriu o Brasil?

Alguns historiadores defendem que Pedro Alvares Cabral não teria sido o primeiro navegador a pôr os pés nas futuras terras brasileiras.

Supostamente, em 1498, o comandante Duarte Pacheco Pereira teria atingido o litoral brasileiro na atual região norte, explorando parte das terras que pertencem aos estados do Pará e do Maranhão.

Porém, essa descoberta teria sido guardada em segredo. Dois anos depois, em 1500, Cabral partia em direção às Índias quando foi surpreendido com o litoral daquilo que futuramente seria o estado da Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário