sábado, 27 de março de 2021

Morre por Covid-19 em Curitiba, Ícaro Vital Brazil Filho, neto do fundador do Instituto Butantan

Ícaro Vital Brazil Filho, neto do cientista e fundador do Instituto Butantan Vital Brazil Mineiro da Campanha, morreu vítima da Covid-19 nesta sexta-feira (26).

No mesmo dia em que o Instituto Butantan protocolou um pedido na Anvisa para iniciar testes clínicos da vacina Butanvac.

Kiko, como era conhecido, deixou esposa e uma filha. Ele estava com 72 anos e tinha enfisema pulmonar.

De acordo com o irmão, Erico Vital Brazil, Ícaro começou a sentir sintomas da doença na semana passada, teve o exame confirmado no fim de semana, foi internado na segunda-feira e intubado na quinta (25).

"Ele foi o primeiro da família Vital Brazil a falecer de Covid, infelizmente. Coincidiu com essa data de o Butantan estar lançando a vacina contra justamente essa doença. A notícia foi tão auspiciosa, de tanta esperança, e para nós veio junto com outra notícia triste sobre o Kiko", disse o irmão.

Conforme o irmão, Ícaro era advogado e empresário.

"Nos últimos anos, ele trabalhou com turismo, ele representava no Sul algumas companhias aéreas. Mas, agora ele estava aposentado, estava lidando com o sítio".

O Instituto Vital Brazil afirmou que se solidariza com toda a família e presta condolências por esta grande perda.

Quem foi Vital Brazil?

Vital Brazil ficou conhecido como personagem importante nas pesquisas de combate às epidemias que assolavam a nação entre o final do século XIX e o início do século XX. Há 100 anos, ele entrava na história ao receber e doar a patente do soro antiofídico.

Nascido em 28 de abril de 1865, o médico viveu até os cinco anos de idade em Campanha, no Sul de Minas Gerais. 

A casa onde morou abriga um memorial com boa parte de sua história de vida.

Aos 21 anos, Vital ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Anos depois, foi nomeado inspetor de Saúde Pública e acompanhou de perto o avanço da febre amarela e da peste bubônica no interior paulista.

Vital Brazil foi o criador do Instituto Butantan, em São Paulo, que foi instalado em uma fazenda antiga e distante da cidade.

"Na verdade ele não só foi o fundador, criador, mas ele também imprimiu a identidade institucional. Ele projetou o Instituto Butantan internacionalmente. Ele foi sobretudo a pessoa que imprimiu a identidade científica do Butantan", afirmou Erico Vital Brazil.

Em 1899, ele assumiu a direção do Instituto e permaneceu no cargo por 20 anos. Segundo o Butantan, no cotidiano de Vital Brazil, sempre estiveram presentes a preocupação em divulgar amplamente a ciência, a atuação do instituto e a produção de soros e vacinas.

Ele também fundou o Instituto Vital Brazil, em Niterói. Brazil morreu no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1950.

"É o momento mais do que nunca de se valorizar esse passado, essas instituições e esses cientistas que nós temos. Vital Brazil não foi o único, mas certamente foi um grande protagonista daquele momento em que viveu, onde a ciência estava se construindo no país", disse Erico.

Há 100 anos, Vital Brazil entrava na história ao receber patente do soro antiofídico

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário