terça-feira, 26 de janeiro de 2021

POLÍCIA MILITAR DO 16º BATALHÃO REALIZOU ONTEM O LANÇAMENTO DAS OPREAÇÕES: VIDA E PRONTA RESPOSTA II

A Polícia Militar do 16º Batalhão de Guarapuava realizou na tarde de ontem o lançamento das operações VIDA e PRONTA RESPOSTA II o ato ocorreu no parque do Lago na cidade de Guarapuava, mais uma ação no combate contra a criminalidade, uma resposta positiva para toda a população que ganha muito com isso.



 OPERAÇÃO VIDA

A Operação Vida foi desenvolvida a nível de Estado, e em 25 de janeiro de 2021 ocorreu o seu lançamento no Parque do Lago, em Guarapuava - PR. A Operação irá atuar na área do 16º BPM, em especial naqueles municípios em que o índice de mortes violentas aumentou, com base na análise criminal do Estado do Paraná. Seu objetivo é a prevenção e, consequentemente, a redução dos crimes contra a vida, inclusive o feminicídio.

Na região do 16º Batalhão de Polícia Militar esta operação terá maior intensidade em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Rio Bonito do Iguaçu. 

A Operação Vida foi planejada tendo em vista o último balanço realizado pela PMPR no ano de 2020 que apontou o aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. Deste estudo também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo e 34% dos homicídios registrados tem relação com o tráfico de drogas e/ou porte/posse irregular de arma de fogo.

Com base nesta análise criminal constatou-se a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes, como o tráfico de entorpecentes e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares. 

Desse modo, o grande foco da Operação Vida é a saturação nestes municípios a fim de oferecer à população maior segurança.

OPERAÇÃO PRONTA RESPOSTA II

Nesta segunda-feira, (25. jan.21), a Polícia Militar do Paraná fez o lançamento, em Guarapuava - PR, da Operação Pronta Resposta II, que visa a dar uma pronta resposta a ações críticas, de modo que,  policiais militares façam bloqueios e barreiras, em todo o Paraná, para prender criminosos. O efetivo é composto por mais de 150 policiais militares vindos de diversas regiões do Estado. Os policiais que serão empregados são integrantes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), e outras equipes táticas locais para fazer frente ao crime organizado.

Com o reforço do efetivo e alto nível de treinamento dos militares envolvidos, o objetivo da operação é principalmente combater o tráfico de drogas e porte/ posse irregular/ ilegal de armas de fogo, com fiscalização, intensificação de abordagens e bloqueios para prevenir o cometimento de crimes.

Os policiais militares estão preparados para realizar abordagens, bloqueios e patrulhamento em toda a região para coibir a criminalidade e reforçar a presença da Polícia Militar, cumprindo com o nosso compromisso com a população. 

A Operação Pronta Resposta II está sendo desencadeada pelo Subcomando Geral da PMPR por equipes táticas para fazer frente ao crime organizado. A aplicação é feita com base no planejamento estratégico da PM, com informações obtidas pelo setor de Inteligência da Corporação, de forma a dar pronta resposta caso aconteça alguma ação crítica, de modo que,  policiais militares possam fazer bloqueios e barreiras, em todo o Paraná, para prender os criminosos. São ainda desenvolvidas ações de combate ao tráfico de drogas, contrabando, furtos e roubos entre outros delitos, em apoio as equipes que já atuam na região. 

Fonte: Setor de Comunicação 16º BPM

Vídeo: Sgt RR Moacir

Da redação/ Sandra Laciuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário