RUZ

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

DEPOIS DO OUTUBRO ROSA, NOVEMBRO AZUL AGORA É A VEZ DO DEZEMBRO LARANJA - CONHEÇA ESTA CAMPANHA

A Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

A partir deste ano, o mês de dezembro também virou mês de conscientização, desta vez, o destaque é para o câncer de pele, problema que atinge tanto homens quanto mulheres, principalmente em países de clima tropical, como o Brasil.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), cada quatro casos de câncer no país, um é da pele. Mas essa realidade não é apenas brasileira: a cada ano, são mais de 200 mil novos casos do câncer da pele no mundo e o número segue aumentando. Foi para reverter essa situação que a Sociedade Brasileira de Dermatologia resolveu dedicar todo o mês de dezembro para lembrar a prevenção da doença.

 O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Como participar:

O Dezembro Laranja convida a população brasileira a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo peças de roupa laranja e publicá-la com a hashtag #dezembrolaranja. Mas só isso não basta, é preciso se prevenir usando filtro solar e evitando a exposição ao sol das 10h às 16h. Mas detalhe: o filtro deve ser usado em todo o corpo, principalmente nas áreas que ficam mais expostas, como rosto, braços, mãos e pescoço. Também é preciso reaplicar a cada duas horas. Esse é um hábito que deve ser diário, mesmo nos dias chuvosos ou nublados. Prevenção é sempre o melhor remédio.

Trabalhadores que trabalham expostos como: agricultores, vendedores ambulantes, agentes de saúde e tantos outros, que fazem parte do grupo que necessitam de uma atenção maior pois estão mais expostos e precisam ter como EPI principal  o uso de chapéus, bonés e filtro solar para se protegerem dos raios ultravioletas que são tão prejudiciais para nossa saúde.

Da redação/ Sandra Laciuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário