quinta-feira, 19 de novembro de 2020

VOCÊ SABIA QUE HOJE COMEMORA-SE O DIA DO HOMEM? - ENTENDA A ORIGEM DESTA DATA

Quando se fala em "Dia do Homem" muitos irão brincar que esta data comemora-se no dia 01 de novembro o Dia de Todos os Santos, mas o que muita gente não sabe que esta data existe no calendário e no mês de novembro; mais precisamente no dia de hoje 19 de novembro que é o Dia Internacional do Homem, celebrado anualmente.

Foi Mikhail Gorbatchov, último líder da União Soviética, que promoveu a ideia da criação da data. Sua intenção era homenagear homens que haviam se destacado na história do seu país.

Em 1999, A International Men’s Day foi comemorada pela primeira vez em Trinidad e Tobago, tendo sido criada pelo Dr. Jerome Teelucksingh, professor de História na Universidade das Índias Ocidentais, com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU).

A ideia do Dr. Jerome era de ajudar os homens a estarem mais atentos a sua saúde, assim como conscientizá-los sobre os princípios da igualdade de gêneros.

O Dia Internacional do Homem surgiu como uma tentativa de equilíbrio e resposta positiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

No entanto, devido aos contextos históricos, o Dia Internacional do Homem ainda não possui a mesma representatividade em comparação ao Dia da Mulher.

Um dos objetivos principais desta data é chamar atenção para os cuidados da saúde masculina. Durante todo o mês de novembro é celebrado a nível internacional o chamado "Novembro Azul" ou "Movember" (uma combinação de “moustache”, que significa “bigode”, e “november” que quer dizer “novembro”).

A iniciativa também busca reforçar a consciência da preservação da saúde do indivíduo do sexo masculino. No Brasil, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre homens.

Além disso, a comemoração visa dar enfoque à importância da paternidade e dos modelos paternos ou masculinos.

Também pode ser uma oportunidade para promover um momento de debate, uma vez que também é usado de mote para a luta contra o sexismo, destacando a igualdade entre os gêneros na comunidade, no casamento, nas construções familiares e na educação dos filhos.

Fonte: Calendarr.com

Da redação/ Sandra Laciuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário