sexta-feira, 2 de outubro de 2020

CORPO DE JOVEM ITALIANO QUE SERÁ BEATIFICADO, ESTÁ INCORRUPTO E COMPLETO

Grande emoção e momentos de intensa oração pelo jovem falecido com fama de santidade, que será beatificado no dia 10 de outubro

“Para permitir a mais pessoas um momento de recolhimento em frente ao túmulo de Carlo Acutis (1991-2006), tanto antes quanto depois da beatificação de 10 de outubro na Basílica superior de São Francisco”.

Com esta motivação, o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, explica a exposição do corpo incorrupto do jovem Venerável, a partir de hoje (1 de outubro), dentro do Santuário da Espoliação, em Assis, no final da celebração da Missa. “No dia da beatificação levaremos uma relíquia ao local da celebração, mas o seu corpo ficará aqui até 17 de outubro”

No mesmo período, a diocese organizou um rico calendário de eventos sobre a figura de Carlo Acutis, falecido aos 15 anos com fama de santidade. Haverá orações, celebrações litúrgicas e momentos de animação cultural (Vatican News).

3 mil fiéis na cerimônia beatificação

A abertura do túmulo, junto com os eventos paralelos, também permite controlar o número de fiéis que chegarão a Assis, favorecendo assim o atendimento às necessidades impostas pela situação de emergência sanitária.

“Para a beatificação – afirma dom Sorrentino – são esperadas mais de 3.000 pessoas. E os pedidos de participação são contínuos porque há muitas pessoas em todas as partes do mundo que conhecem esta história e se sentem atraídas por ela”.

Programação

O Santuário da Espoliação, em Assis, está aberto das 8h às 22h todos os dias, com prorrogação até a meia-noite de 9, 10, 11 de outubro.

Por conseguinte, na sexta-feira, 2 de outubro, inauguram-se, na Catedral de San Rufino e Santa Maria degli Angeli, as duas exposições, uma sobre os “Milagres Eucarísticos” e outra sobre as “Aparições Marianas”. À noite acontece um evento online dedicado aos jovens com o título: “Bem-aventurado: escola da felicidade com Carlo Acutis”, da pastoral juvenil regional.

No sábado, 3 de outubro, às 21h, no Santuário da Espoliação, acontece a visita dos bispos para veneração do corpo de Carlo Acutis.

Já no dia 5 de outubro prevê-se um momento de testemunho da mãe do jovem, Antonia Salzano, e de alguns amigos de Carlo que moram em Assis.

No dia 6 de outubro, às 17h, na Sala da Espoliação, haverá uma conferência com Dom Sorrentino.

Na tarde do dia 8 de outubro, no Santuário da Espoliação, acontece a apresentação do livro da jornalista Safiria Leccese (Mediaset), intitulado “A riqueza do bem”.

E no dia 9 de outubro, véspera da beatificação, haverá vigília de oração em Santa Maria degli Angeli, na presença do bispo auxiliar de Milão, Dom Paolo Martinelli e do presidente da Conferência Episcopal da Úmbria (CEU), Dom Renato Boccardo, e animada pela pastoral juvenil diocesana. Nessa circunstância toda Assis se tornará a “Cidade Eucarística” com momentos de adoração em várias igrejas do centro histórico.

Rumo aos altares

Nesse sentido, a cerimônia de beatificação, no sábado, 10 de outubro, poderá ser acompanhada por telões dispostos em várias praças. No domingo, 11, no Santuário da Espoliação, às 11h, o ministro geral dos Frades Menores Capuchinhos, pe. Roberto Genuin, presidirá a missa. No dia 12 de outubro, dia da memória litúrgica do Bem-aventurado Carlos Acutis, o Dom Sorrentino celebrará às 18 horas.

Na manhã do dia 13 de outubro, haverá momento de reflexão na Sala da Espoliação: “Eucaristia e doença, quando o sofrimento é luz”. À tarde, às 18h, o presidente do CEU, Mons. Boccardo, preside a missa.

Por conseguinte, a conferência intitulada “Carlo Acutis e a economia digital” acontece dia 16 de outubro na Sala Papal de San Francesco. Terá a participação do Padre Paolo Benanti, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, Luca Tomassini, fundador da Vetrya, e Giovanna Melandri, presidente da Human Foundation.

Por fim, o período de veneração ao jovem Beato terminará no dia 17 de outubro, às 10h30, com a missa no Santuário da Espoliação. Será presidida por Dom Sorrentino com a participação de todos os representantes diocesanos. No final, o túmulo do beato será fechado.

VEJA QUEM FOI CARLOS ACUTIS: 

Fonte: Aletéia 

Da redação/ Sandra Laciuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário