terça-feira, 1 de setembro de 2020

HOJE O CORINTHIANS FAZ ANIVERSÁRIO - CONFIRA UM POUCO DA HISTÓRIA DESTE TIME

Empatados, Corinthians e Palmeiras fazem a 7ª decisão estadual na história  | PortalR3 |Neste dia 01 de setembro o Corinthians comemora 110 anos de história, e para você Torcedor Fiel nos selecionamos aqui alguns dos fatos importantes da história do Clube.

Confira: 
1910 - Fundação: Há exatos 110 anos, os operários Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone fundaram o Sport Club Corinthians Paulista.
1910 - Primeiro jogo: no dia 10 de setembro, o Timão entrou pela primeira vez em campo e, em partida varzeana, perdeu para o União Lapa, de São Paulo.
1910 - Primeira vitória: quatro dias depois, o Corinthians bateu o Estrela Polar e conquistou sua primeira vitória - os gols foram de Jorge Campbell e Fabbi.
1910 - Primeira goleada: não demorou a vir a primeira goleada. No dia 27 de setembro, a equipe alvinegra fez 5 a 0 no A.A. da Lapa.
1913 - Olá, Paulistão: três anos depois de sua fundação, o clube disputou sua primeira Liga Paulista de Futebol.
1914 - Primeiro título: com dez vitórias em dez jogos, o Corinthians conquistou o Paulistão. A conquista veio com uma rodada de antecedência.
1914 - Primeiro jogo internacional: em amistoso, a equipe alvinegra encarou o Torino, da Itália, e acabou perdendo por 2 a 1.
1916 - Potência a caminho: depois de ficar fora da disputa do Paulista em 1915, o Timão voltou com o pé direito e conquistou outro título invicto, mostrando que daria trabalho.
1918 - Em casa: o clube construiu seu primeiro estádio, chamado de Ponte Grande, onde passou a mandar seus jogos.
1918 - Em casa: o clube construiu seu primeiro estádio, chamado de Ponte Grande, onde passou a mandar seus jogos.
1919 - Título inédito: o Corinthians seguiu se firmando como potência estadual e venceu o primeiro Torneio Início da história do futebol de São Paulo.
1923 - Primeiro bi: no ano seguinte, o Timão chegou ao bicampeonato inédito da competição estadual.
1924 - Primeiro tri: a boa sequência continuou e o clube se sagrou tricampeão pela primeira vez.
1926 - Parque São Jorge: o clube comprou um terreno ao lado do Rio Tietê e, aos poucos, o transformou na sede social que dura até hoje.
1928 - Fazendinha: dois anos depois da compra do terreno, o Timão inaugurou sua nova casa no Parque São Jorge.
1929 - O Mascote: após o bicampeonato paulista conquistado em 1929, o jornalista Thomaz Mazzoni, do impresso A Gazeta, destacou "a fibra do Mosqueteiro" do Timão. Pouco depois, o próprio jornal criou um mascote baseado nisso.
1940 - Nova casa: o Corinthians inaugurou o estádio do Pacaembu com vitória por 4 a 2 sobre o Atlético Mineiro.
1950 - Primeiro Rio-São Paulo: com 40 anos de história, o Corinthians venceu seu primeiro torneio regional. O destaque foi o ataque, com 20 gols em sete partidas.
1951 - Ataque dos 100 gols: os números ofensivos melhoraram ainda mais no seguinte. Cláudio, Luizinho, Baltazar, Carbone e Mário fizeram, juntos, 103 gols em apenas 30 jogos.
1952 - Na gringa: campeão paulista de novo, o Corinthians fez sua primeira excursão na Europa, onde venceu 12 partidas, empatou outras três e perdeu apenas uma.
 1976 - Invasão corinthiana: cerca de 80 mil corinthianos foram ao Rio de Janeiro para assistir a semifinal do Campeonato Brasileiro entre Timão e Fluminense - equipe alvinegra passou nos pênaltis.
1977 - Fim do jejum: o ano de 1977 é um dos mais marcantes da história do Timão. Com gol de Basílio, o clube conquistou o Paulistão e pôs fim ao jejum de títulos que já durava 23 anos. 1978 - Ídolos chegaram: no ano seguinte ao fim da seca, Sócrates e Biro-Biro desembarcaram no Parque São Jorge.
1982 - Democracia Corinthiana: o clube revolucionou o futebol e, com papel importante de Sócrates, Casagrande, Wladimir e outros ídolos, implantou um sistema que permitia a participação de todos nas decisões do time. Além disso, o movimento teve impacto político ao fazer campanha pelas Diretas Já!.
1984 - Despedida: Sócrates deixou o Timão rumo ao futebol italiano.
1989 - Neto chegou!: entre os grandes ídolos do clube, Neto chegou ao Parque São Jorge em 1989.
1990 - O primeiro Brasileiro: orquestrado pelo camisa 10, o Corinthians conquistou o Ídolo do Timão, Sócrates foi um dos pilares da Democracia Corinthiana Corinthians foi campeão de três torneios importantes na temporada: Copa São Paulo, Campeonato Paulista e Copa do Brasil.
2005 - Tetra galático: com elenco de estrelas, sobretudo Carlitos Tévez, o Corinthians se sagrou campeão brasileiro pela quarta vez na história.
 2005 - Eterno...: 7 a 1! A goleada contra o rival Santos marcou o título alvinegro e é constantemente lembrada pela Fiel.
2007 - Momento difícil: nem só de glórias é feita a história alvinegra. Em 2007, o Timão amargou seu primeiro rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
2008 - O início da reação: como esperado, o Timão foi dominante na Série B e garantiu seu retorno à elite com título.
2008 - Final: mesmo na segunda divisão, o Corinthians se mostrou competitivo e foi à final da Copa do Brasil, onde acabou derrotado pelo Sport.
2008 - Fenomenal: no fim de 2008, o Corinthians chocou o Brasil ao apresentar Ronaldo Fenômeno como reforço para o ano de retorno à primeira divisão.
2009 - Mais um caneco: ainda com Ronaldo em alta, o Corinthians venceu também a Copa do Brasil, com direito a gol do Fenômeno na segunda final contra o Internacional.
2010 - Centenário: o ano foi decepcionante dentro de campo, mas a Fiel deu show em festa com mais de 100 mil pessoas pelo aniversário do clube.
2011 - Decepção e despedidas: o Timão foi eliminado pelo Tolima na Pré-Libertadores e viu Ronaldo e Roberto Carlos se despedirem. O cenário, que parecia de tragédia, acabou sendo essencial para a série de títulos que viriam na sequência.
2011 - Que goleada!: o Corinthians deu show no São Paulo e bateu o rival por 5 a 0, eternizando mais uma goleada em seus 110 anos de história.
2011 - É penta!: com campanha sólida, o time comandado por Tite conquistou o Brasileirão com altas doses de emoção - foi o quinto troféu nacional do clube.
2012 - Novo titular: após falha de Júlio César no Paulista, Cássio ganhou a vaga no gol alvinegro para a disputa das oitavas da Libertadores
 2012 - Sheik na gaveta!: nas semifinais, Emerson Sheik marcou um golaço na Vila Belmiro para encaminhar a classificação alvinegra contra Neymar e companhia.
2012 - Libertadores: o sonhado título veio no Pacaembu, com dois gols de Sheik e confirmação da conquista invicta.
2014 - Casa do Povo: após muitos anos de sonho, o Timão inaugurou a Arena Corinthians em maio, com derrota para o Figueirense.
2014 - Primeiro gol na Arena: no dia primeiro de julho, Jadson puxou para a perna esquerda para marcar o primeiro gol alvinegro na Arena, em empate por 1 a 1 contra o Botafogo.
2014 - Primeira vitória: no dia 17 do mesmo mês, o Corinthians bateu o Internacional por 2 a 1 e garantiu seu primeiro triunfo na Casa do Povo - gols de Guerrero e Fagner.
2015 - Volta de Tite: multicampeão com o clube em 2012, Tite voltou ao Corinthians após ano sabático.
2016 - Outro grande evento: a Arena voltou a sediar um grande evento, desta vez os Jogos Olímpicos do Rio.
2017 - É hepta!: mesmo com queda na reta final, a equipe teve força para segurar a liderança e garantiu o título nacional.
2019 - Timão no Guinness: com 27 vitórias seguidas, o time feminino do Corinthians entrou no Guiness Records por repetir a maior sequência de vitórias do futebol mundial.
2020 - Batismo da Arena: na noite dessa segunda-feira, o clube confirmou a venda dos naming rights da Arena, encerrando expectativa que já durava quase dez anos.
Acompanhe toda a trajetória clicando no (site)

Parabéns a todos os Corintianos leitores do Blog Jonei Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário