terça-feira, 1 de setembro de 2020

Confira fatos e datas comemorativas que merecem destaque no mês de setembro

Calendário Setembro 2020 Imprimível | Befaro.comConfira os principais episódios e personalidades que tiveram presença no cenário nacional e mundial e que merecem destaque no mês de setembro:

Fim da 2ª Guerra Mundial

O dia 2 de setembro de 1945 (há 75 anos) marca o fim da 2ª Guerra Mundial, episódio em que os japoneses, que integravam o Eixo, assinaram oficialmente a rendição. Os nazistas haviam concordado com a derrota no mês de maio daquele ano.  No acervo da Empresa Brasil de Comunicação, é possível entender mais sobre os episódios do maior conflito com entrevistas de especialistas e fontes testemunhais, incluindo a participação do Brasil na campanha na Itália.  
Ouça , assista e leia mais sobre o tema tratado nos conteúdos disponíveis

Cultura e paixão

A primeira semana de setembro é de festa para uma das maiores torcidas do Brasil. O Sport Club Corinthians Paulista completa nesta terça-feira (1º) 110 anos de história. Foi fundado por um grupo de operários do bairro do Bom Retiro. A iniciativa rendeu troféus e sucesso internacional. A equipe é bicampeã mundial interclubes.  Ouça mais da história do Timão.
O dia 3 (quarta-feira) é de celebração dos uruguaios pelo nascimento do escritor Eduardo Galeano, que faria 80 anos de idade. Ele morreu há cinco anos, mas seus livros continuam na lista dos mais vendidos no continente, como As veias abertas da América Latina. 
Na quinta (4), a memória cultural em destaque é brasileira. A data marca os 25 anos da morte de um expoente da dramaturgia brasileira, o ator Paulo Gracindo. No mesmo dia. João Pessoa, a capital paraibana, completa 90 anos. É dia também de recordar um avanço contra a escravidão com a Lei Eusébio de Queiroz. Isso ocorreu há 170 anos. 

Patrimônio brasileiro

A sexta-feira (5) é especial para os povos da Região Norte. A mesma data celebra o Dia da Amazônia (leia e ouça mais aqui) e é dia internacional da Mulher Indígena. A Rádio Nacional da Amazônia, que completa seus 43 anos nesta terça (1º), mantém programação especial sobre essa riqueza imensurável do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário