quarta-feira, 29 de julho de 2020

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE REALIZARÁ COLETA DO LIXO ELETRÔNICO




Nenhuma descrição de foto disponível.A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Pitanga realiza do dia 17 a 21 de agosto  das 08:00 às 17:00 mais uma edição da Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico.

 O lixo eletrônico deve ser cuidadosamente descartado, pois muitos de seus componentes podem ser maléficos para a natureza. 

Muitas pessoas sabem que lixo eletrônico deve ser descartado de uma maneira especial, mas não sabe como fazê-lo, por isso, é fundamental  esta ação desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente.

Quando um produto eletrônico fica velho, e precisa ser descartado é importante saber que não é possível descartar esses resíduos como lixo normal.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas a cada ano, em todo o planeta.

E as consequências do descarte incorreto para o meio ambiente são várias, sobretudo com relação às contaminações de solo e lençóis freáticos. 

Desfazer-se de pilhas, baterias de carros, trocar o computador ou celular e descartá-los corretamente é essencial para a natureza.

Lei que orienta o descarte correto:

Além da reciclagem, no Brasil já existem políticas vigentes para que os lixos eletrônicos sejam descartados da maneira correta. Um exemplo é a Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

As principais orientações da Lei são no sentido de proteger a saúde e os recursos ambientais, melhorar o trabalho com os resíduos sólidos, isto é, reciclá-los e/ ou reaproveitá-los de maneira mais intensa. Também são objetivos da lei reduzir o volume de resíduos sólidos de alta periculosidade, fazendo trabalhos de conscientização junto à população.

Além dessa norma, há também diretrizes para o descarte de eletroeletrônicos. Uma das mais importantes é a diretiva “REEE”-Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos proposta pela União Europeia .

Por isso vamos cuidar do nosso meio ambiente, realizando a coleta dos lixos eletrônicos e descartando de forma correta aproveitando a campanha realizada pela Secretaria do Meio ambiente de Pitanga.

Vamos cuidar da nossa natureza, juntos somos imbatíveis.


Da redação/ Sandra Laciuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário