terça-feira, 16 de junho de 2020

FAMÍLIA RURAL EMPRESTA INTERNET DO VIZINHO PARA A FILHA PODER ESTUDAR EM RONCADOR

“Estudar, em todas circunstâncias, é para quem quer” (Ir. Zenóbia).
O compromisso da Imaculada Rede de Educação com os alunos e as famílias, oferecendo informação e formação de qualidade, continua mesmo durante a quarentena. 

Nossas escolas têm oportunizado o acesso aos conteúdos referentes às disciplinas, enquanto os estudantes, com o auxílio dos pais, se organizam em casa para continuar produzindo o seu conhecimento.

O espaço físico é importante, mas ele é somente um meio, já que o essencial é a aprendizagem. 

Prova disso é que as aulas remotas têm alcançado até mesmo aqueles que moram na área rural e não dispõem de internet, como é o caso da aluna Isabel Cravicz, que cursa o 5º ano do Ensino Fundamental.

Na Escola Nossa Senhora das Graças, de Roncador-PR. 

Ela tem conseguido manter a rotina de estudos graças à ajuda de um casal de vizinhos, que concordou em ceder a senha do wi-fi para que pudesse assistir às videoaulas e realizar as atividades propostas pela professora.

Sobrevivendo da venda de leite, bezerros e da agricultura familiar, os pais de Isabel chegaram a entrar em contato com algumas empresas de internet, mas devido ao alto custo e à situação de isolamento, que reduziu os serviços, não foi possível atender à demanda no momento. 

Diante disso, resolveram conversar com os vizinhos, que prontamente se dispuseram a ajudar.

Como o casal voluntário faz parte do grupo de risco do coronavírus devido à idade, a própria mãe da aluna se encarregou de organizar o ambiente de estudos em um pasto de gado localizado a 100 metros da moradia, onde é possível captar o sinal, evitando o contato direto com os vizinhos.

Todas as tardes, Isabel segue até o local acompanhada da mãe, que providencia os materiais necessários, prepara o lanche e improvisa tendas para protegê-la do sol ou do frio. 

Enquanto a filha estuda, a mãe ocupa seu tempo fazendo artesanato, como crochê e bordados.

Para a equipe diretiva e pedagógica da Escola Nossa Senhora das Graças, a família de Isabel serve de exemplo para mostrar que não existem obstáculos quando se tem vontade. 

“Quem quer estudar de verdade faz todos os esforços necessários. Estamos emocionados com esta aluna”, avalia Irmã Zenóbia, responsável pela Secretaria.


Agradecimentos: RPC Maringá, Escola Nossa Senhora das Graças - Roncador-PR.

Imagens: Eluir Ribeiro Junior / Cine Foto Estúdio Fotográfico - Roncador-PR

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário