quinta-feira, 30 de abril de 2020

PREOCUPANTE: GUARAPUAVA TEM 50% DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE UTI ESPECÍFICOS PARA COVID 19

Governo compra mais 160 respiradores | Tribuna OnlineUm anuncio feito pelo Secretário de Saúde de Guarapuava Celso Goes, em uma coletiva de imprensa, traz dados preocupantes para toda a região central do Paraná.

Guarapuava é o Polo da Região Central, esta que abrange um universo de 500 mil pessoas, ou seja este numero é o pertencente à 5° Regional de Saúde, que tem como centro a cidade de Guarapuava para o atendimento de muitas especialidades, inclusive a abrangência das UTIs, para a qual Pitanga envia seus pacientes.

O dado preocupante se refere ao Covid 19 que vem aumentando o número de casos, onde segundo o secretário até o dia de ontem o município contava com 10 pacientes confirmados da doença, e com relação aos atendimentos dessa doença nos casos mais graves, quando há a necessidade do uso de respiradores e UTI, Guarapuava possui 10 leitos específicos que são aqueles com distanciamento apto para atender paciente com corona vÍrus, e deste número até o dia de ontem 50% estavam ocupados.

Ou seja de um total de 10 leitos para atender uma população de 500 mil pessoa, cinco leitos de UTI com respiradores já estão ocupados.

O que preocupa é o fato de o frio estar se aproximando, e com ele surgem muitos problemas respiratórios que muitas das vezes levam, à necessidade de UTI, e com os casos de Corona Vírus isso tudo se complica ainda mais.

Portanto fazemos um apelo a toa a região central, vamos tomar todas as medidas de cuidados, evitar aglomerações, e você que puder fique em casa, e ainda mais esse final de semana com feriado prolongado, vamos deixar as reuniões de pessoas, as viagem e o recebimento de visitas para quando tudo isso passar. 

Vamos nos cuidar e cuidar daqueles que amamos, para não precisarmos ver pacientes morrendo sem a possibilidade de receber o atendimento necessário, como estamos vendo todos os dias nos jornais.

Da redação/ Sandra Laciuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário