segunda-feira, 13 de abril de 2020

ATENÇÃO: PITANGA TEM CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS

Diante do contexto em que temos vivido com essa pandemia muitas das vezes deixamos passar despercebido outros cuidados necessários com outras doenças , como no caso da dengue.

E diante disso vamos chamar a atenção para este problema que também pode trazer graves consequências para nos, mas a boa noticia que para a dengue existe um controle muito simples e que só depende de cada um de nós.

Mas infelizmente isso não vem ocorrendo, e os casos vem só aumentando no estado do Paraná.

E em Pitanga estamos com dados que chamam a atenção pois até a um tempo atrás esta era uma realidade inexistente em nosso município, porem hoje infelizmente chegou aqui.

A Secretaria de Saúde de Pitanga alerta para o registro de casos confirmados em nosso município, onde temos um total de 9 casos confirmados e outros em investigação, sendo que destes nove, quatro são casos de pessoas que estiveram em municípios onde existem casos, já os outros 5 são de pessoas que não viajaram pra nenhum outro lugar, ou seja estas acabaram pegando por aqui mesmo, o que confirma a existência do vírus circulando em nossa cidade.

Diante disso, a orientação é para que cuidemos dos nosso quintais, mas que também prestemos a atenção  em outros possíveis criadouros como por exemplo: calhas, reservatórios atrás da geladeira, bromélias que são aquelas plantas que muitos tem em casa e que existe um espaço onde fica acumulada água, ralos de banheiros especialmente aquele banheiro de área de serviço que muitas das vezes é pouco usado, e outro caso comum e que pode ser camuflado é o caso das caixas de captação de água da chuva, que as vezes pode ate estar bem tampada, mas se não tomar cuidado com o cano por onde entra a aguá o qual e preciso tem uma telinha o mosquito poderá entrar por ali. E outro detalhe importante está em lavar bem as vasilhas dos animais, pois não basta apenas trocar de água visto que o mosquito não põe seus ovos na água e sim na parede dos objetos portando senão esfregar bem o fato de apenas trocar a água vem ainda a contribuir para que o mesmo possa se proliferar.

São inúmeros os lugares em que podem se tornar criadouros do mosquito, e que só e possível evitar se prestarmos bem a atenção.

Fique atento aos sintomas: Febre alta 38.5ºC ou mais, Dores musculares intensas, Dor ao movimentar os olhos, Mal estar., Falta de apetite, Dor de cabeça, Manchas vermelhas no corpo, caso você sinta mais de um destes sintomas procure a unidade de saúde, não se medique sozinho, pois existem medicamentos que podem agravar o caso, como no caso do Ibuprofeno muito usado por muitas pessoas, cuide-se e cuide de sua família.

Cuidado a dengue mata.

Da redação/ Sandra Laciuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário