quinta-feira, 30 de abril de 2020

ATENÇÃO PITANGA: SANEPAR ALERTA PARA A NECESSIDADE DE RODÍZIO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NAS PRÓXIMAS SEMANAS

Sanepar alerta para uso racional da água em Jandaia do Sul - Canal ...Devido a esta longa estiagem que estamos sofrendo a Sanepar, os níveis de rios e poços em todo o estado estão muito baixos, e com isso em algumas cidades será preciso realizar o rodízio.

Pitanga é uma destas cidades, onde o nível do Rio Ernesto que abastece a cidade está muito baixo.

Com isso, a Sanepar pede para que os moradores de Pitanga  tenham cautela no uso de água, pois se a estiagem se estender ainda  mais, já nas próximas semanas será preciso realizar rodízios.

Portanto, vamos fazer a nossa parte economizando água, confira estas dicas importantes da Sanepar para você diminuir o consumo de água nesses tempos críticos:
  • Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduza o tempo para 10 minutos, e o consumo cai para 70 litros.
  • Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos 7 litros de água.
  • Enquanto faz a barba, com a torneira aberta, um homem gasta 65 litros de água. Feche a torneira enquanto faz a barba, e só volte a usar água para enxaguar. Com a torneira fechada o consumo será inferior a um litro.
  • Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas que não fecham a torneira durante a escovação gastam 10 litros.
  • A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência.
  • Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora.
  • Deixar a mangueira aberta enquanto lava o carro, nem pensar! Se você fizer isso vai gastar 360 litros. Não lave o carro. Se for imprescindível, use apenas a água de um balde pequeno.
  • Lavar a louça da família também exige mudança de hábito. Se continuar lavando com a torneira aberta o tempo todo, serão gastos 112 litros por pessoa. Mude o hábito. Feche a cuba da pia, encha de água. Ensaboe toda a louça e enxague com água limpa. Se fizer assim, você vai consumir menos de 10 litros para lavar a louça.
  • Procure usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas. Não lave roupas todos os dias. Espere acumular. Você vai economizar água e energia.
  • A água que fez o último enxague das roupas, no tanque ou na máquina pode perfeitamente ser usada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para molhar plantas, lavar carro, pisos e calçadas.
  • Vazamento em torneira:
Gotejando simplesmente consome 60 litros por dia ou 2m³ por mês

Vazando filete de 1mm consome 2.000 litros por dia ou 60 m³ por mês

Vazando filete de 2mm consome 4.500 litros por dia ou 130 m³ por mês

Vazando filete de 6mm consome 16.500 litros por dia ou 530 m³ por mês.
Os vazamentos são grandes vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente.

Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.

Recomendações gerais:

Quando você for viajar, feche o registro do cavalete de entrada d’água, evitando qualquer desperdício durante sua ausência.

Evite lavar calçadas e carros várias vezes por semana, assim como irrigar demais os jardins.

Da redação/ Sandra Laciuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário